Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 E quando fura o pneu?!

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
lgalicki




Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/03/2014

E quando fura o pneu?! Empty
MensagemAssunto: E quando fura o pneu?!   E quando fura o pneu?! EmptyTer Abr 01, 2014 11:58 am

A experiência de um pneu furado em uma reclinada é bem diferente de um furo numa DF. Enquanto numa DF é possível olhar a situação dos pneus enquanto estamos pedalando, numa reclinada não há possibilidade de verificar visualmente a situação deles. Pode parecer uma coisa boba, já que dá para sentir que a roda começa a bater diretamente no asfalto, mas é algo que tem me preocupado porque passei por uma situação onde um furo e esvaziamento repentino do pneu dianteiro me fez levar um baita de um pacote que tornou banhos algo bastante sofrido por cerca de uma semana! Eu estava a mais ou menos uns 30 km/h quando o asfalto lixou minha bunda e meu cotovelo.  Sad 

Alguém já teve o desprazer de tomar um baita de um pacote por causa de um furo? Como vocês percebem que um pneu está furado?

PS: tenho uma SWB, e creio que no caso do pneu dianteiro a situação deva ser diferente em LWBs.
PS2: tenho lembranças de dois furos no pneu dianteiro que percebi sem maiores problemas, mas foram situações onde a velocidade estava menor. Será que o problema é o pneu murchar em velocidades altas?
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

E quando fura o pneu?! Empty
MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   E quando fura o pneu?! EmptyTer Abr 01, 2014 2:24 pm

No último domingo bati num tachão com a roda dianteira, amassando-a e furando a câmara no processo. Talvez não tenha sido um esvaziamento tão súbito quanto o seu, e talvez por isso eu não tenha perdido o controle da recli. Na hora pensei que a câmara poderia não estar furada, e que teria apenas perdido ar com a porrada. Enchi o pneu e continuei meu trajeto. Mais adiante notei que estava vazio de novo. Nas duas ocasiões a sensação foi de alguma instabilidade e uma certa resistência ao girar o guidão. Se tivesse encostando o aro no chão a sensação seria outra, com certeza.

Talvez seja interessante para você usar aros "tubeless-ready" para evitar contato direto do aro com o chão em caso de esvaziamento súbito do pneu. Como você provavelmente já sabe, esse tipo de aro tem em seu perfil um ressalto no qual o arame do pneu "sobe" quando a câmara é inflada. O arame fica bem preso na posição e menos propenso a sair do aro. Tem a desvantagem de tornar mais difícil um eventual reparo.

Já fiquei mais de um mês de molho por causa de uma queda, e nem foi devido a um furo. Acho que quedas em reclinadas são sempre menos traumáticas que em DF. Legal seria usar alguma proteção contra abrasão, talvez um short feito de aramida!

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

E quando fura o pneu?! Empty
MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   E quando fura o pneu?! EmptyTer Abr 01, 2014 2:29 pm

Olha o "EPI" desse cara:

E quando fura o pneu?! Tail-box-on-a-optima
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
lgalicki




Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/03/2014

E quando fura o pneu?! Empty
MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   E quando fura o pneu?! EmptyTer Abr 01, 2014 2:53 pm

Mordaz escreveu:
Nas duas ocasiões a sensação foi de alguma instabilidade e uma certa resistência ao girar o guidão.  Se tivesse encostando o aro no chão a sensação seria outra, com certeza.
O fódegas é que depois do pacotão que levei eu sempre tenho parado e verificado a pressão do pneu sempre que sinto algo meio diferente na direção, mas, como tô usando uma FWD, já parei várias vezes pra descobrir que o pneu estava ok e que a instabilidade que senti na frente da bike se deu por causa de uma pedalada mais forte que dei. Dependendo de desníveis do asfalto, também acabo tendo essa impressão de vez em quando. No pedal posterior ao meu pacote, eu desci a serra do mar aqui do PR, e em um dado momento, a mais de 70 por hora, tive a impressão que o pneu tinha furado. Provavelmente foi a descarga de adrenalina mais alta de toda minha vida! Parei e constatei que estava tudo ok.

Percebi que com o passar do tempo tenho tido menos a impressão de pneu furado. Acho que é algo psicológico, e tal impressão vai diminuindo conforme vou readquirindo a confiança. Além disso, percebo que conforme o tempo passa eu vou ficando cada vez mais habituado à bicicleta. Realmente ela tem uma curva de aprendizado bastante longa.

Citação :
Acho que quedas em reclinadas são sempre menos traumáticas que em DF.
Também acho. Eu tomei dois pacotássos com a FWD, na verdade, e, antes do causado pelo furo, eu caí a mais de 60 por hora em uma curva fechada porque vinha descendo muito rápido e não tive condições de desviar de um monte de pedrinhas que fizeram os pneus escaparem de lado. O prejuízo foi pele que ficou no asfalto  Sad , a bermuda que rasgou e nada mais. Com uma DF a altura da queda é mais alta, ainda mais que eu tô com uma low racer, além de haver a possibilidade de se cair de cara no chão caso haja perda súbita de velocidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





E quando fura o pneu?! Empty
MensagemAssunto: Re: E quando fura o pneu?!   E quando fura o pneu?! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
E quando fura o pneu?!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pneu Gigante
» Consertando pneu furado em apenas 60s
» Como saber se o pneu serve?
» Onde encontrar câmara de ar para pneu 20x1.35?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: