Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Minha FWD D7 saindo do forno Qua Fev 04, 2015 5:32 pm
Depois de redesenhar o modelo imprimi em 3D e já tá quase pronto para a fabricação. (minha mesa de trabalho está cheia)
Vocês podem ver em post anterior a diferença do modelo. (ambos na mesa)
Ela será em aço Chromo Molibidênio 4130 mas estou pensando em fazer um segundo desenho para fibra de carbono.
FWD Under control (USS) e com rodas 24"
PS: as fotos originais estão normais mas aqui saíram de lado, como rotacioná-las?
Queria entrar aqui na discussão sobre como fazê-la em fibra, o que deveria mudar? quais os locais que a fibra pede metal? quem poderia fazer aqui no Rio? custo?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 6:44 am
Como medida de precaução, sugiro que o headtube seja um pouco mais longo.
Faz logo com rodas 26". Você não é tão baixinho assim!
Dê uma olhada nesta aqui:
Sugiro também que você leia este tópico do Bentrider Online: http://www.bentrideronline.com/messageboard/showthread.php?t=70953
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 9:32 am
1-Headtube está na mesma distância da minha bike FWD atual que já testei e funciona sem problemas. 2-O Ângulo da caixa de direção é menor que permite fazer na forma Under Control (USS) esse ângulo não me dá essa liberdade 3-Roda 26" é mais pesada e não tem muito diferença da roda 24" 4-Headtube grande dificulta a dirigibilidade, ela fica pesada.
Mordaz
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 10:27 am
duram escreveu:
1-Headtube está na mesma distância da minha bike FWD atual que já testei e funciona sem problemas. 2-O Ângulo da caixa de direção é menor que permite fazer na forma Under Control (USS) esse ângulo não me dá essa liberdade 3-Roda 26" é mais pesada e não tem muito diferença da roda 24" 4-Headtube grande dificulta a dirigibilidade, ela fica pesada.
Não me refiro ao ângulo do headtube ou à sua distância em relação às outras partes do quadro, mas ao COMPRIMENTO do mesmo. No seu modelo miniatura, o headtube parece muito curto.
Quanto ao aro 26", há uma disponibilidade MUITO maior de pneus. A propósito, seus aros 24" serão de 520 mm ou de 507 mm ?
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 1:54 pm
Onde eu vejo se o aro é um ou outro?
Quanto maior a distancia mais baixo fica o pé de vela, prefiro ele mais alto (distancia menor) para melhor aerodinâmica.
A vantagem disso é ganhar mais angulo na curva e fazer menor força no braço.
A distancia maior aumenta o momento (e força nos braços) e as curvas ficam menos fechadas
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 3:37 pm
duram escreveu:
Quanto maior a distancia mais baixo fica o pé de vela, prefiro ele mais alto (distancia menor) para melhor aerodinâmica.
A distancia maior aumenta o momento (e força nos braços) e as curvas ficam menos fechadas
Interessante isso aí, Daniel. Mas acho que o Roberto ainda estava falando desse comprimento aqui
No seu modelo 3D, está bem curtinho.
Isso dito, o sistema de guidão por baixo, nesse tipo de bike com MBB, vai ter que ser bem especialmente pensado, não? Me refiro a precisar ser beeem forte!! Rola uma troca de forças bem intensa, não? Ou, ao menos, muito mais intensa que reclis RWD com USS.
Não sei se já folheou o tópico que o Roberto indicou. O cara que fez essa bike, que já fez no mínimo dezenas de outros designs, simplesmente achou essa a melhor de todas. De todas TODAS!! Mas não ficou como essa verde, não. Tá pretinha, nas últimas páginas. O processo foi muito interessante!
Como eu queria morar numa cidade que tivesse um Atomic Zombie!!!
Mordaz
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 4:22 pm
Exatamente, Nino.
Quanto à MBB do tópico do BROL referido, a última iteração do projeto resultou nisto:
E os planos da recli foram postados aqui: https://archive.org/details/AtombikesV26Version9
Mas vale a pela ler o tópico todo. Tem muita informação útil.
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 05, 2015 8:02 pm
Nino, 7 cm não há a necessidade de ser maior, só aumenta peso, na minha FWD D6 verde tem tb 7 cm
O projeto dele se baseia em guidon alto, USS tem um design diferente
Esse projeto é baseado no anterior que já foi estado e aprovado
O projeto dele falta a suspenção
ninocoutinho escreveu:
duram escreveu:
A distancia maior aumenta o momento (e força nos braços) e as curvas fica7m cm menos fechadas
Interessante isso aí, Daniel. Mas acho que o Roberto ainda estava falando desse comprimento aqui
No seu modelo 3D, está bem curtinho.
Isso dito, o sistema de guidão por baixo, nesse tipo de bike com MBB, vai ter que ser bem especialmente pensado, não? Me refiro a precisar ser beeem forte!! Rola uma troca de forças bem intensa, não? Ou, ao menos, muito mais intensa que reclis RWD com USS.
Não sei se já folheou o tópico que o Roberto indicou. O cara que fez essa bike, que já fez no mínimo dezenas de outros designs, simplesmente achou essa a melhor de todas. De todas TODAS!! Mas não ficou como essa verde, não. Tá pretinha, nas últimas páginas. O processo foi muito interessante!
Como eu queria morar numa cidade que tivesse um Atomic Zombie!!!
ninocoutinho
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 7:58 am
Mais uma inspiração pra vc, Daniel!
Talvez pra uma D8 . Entendi que sua D7 vai ser seu modelo já pronto.
Cruzbiker
Mensagens : 130 Data de inscrição : 07/06/2012 Localização : Volta Redonda
Assunto: Essa futura D8 é um espetáculo Sex Fev 06, 2015 8:58 am
Uma mistura de Quest com Silvio. Onde encontro mais informações sobre ela?
ninocoutinho
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 9:24 am
Cruzbiker escreveu:
Uma mistura de Quest com Silvio. Onde encontro mais informações sobre ela?
Não consegui nada, Vargas. Tava meio perdido, no meio dum tópico do brol sobre MBBs, e ninguém conseguiu tb maiores infos. A foto está no site dum cara/empresa que desenvolveu um mecanismo eletrônico para acionar o cubo de marchas do rohloff!! Um fantástico invento que consegue a façanha de trocar um simples CABO DE AÇO por um sistema muito mais prático e leve :
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 10:41 am
Perfeito, em fibra com suspensão
Será a D8 depois da D7 ter sido testada, vou salvar essa foto.
A diferença será apenas a espessura do material, fibra usa um volume maior que o aço
Valeu!
ninocoutinho escreveu:
Mais uma inspiração pra vc, Daniel!
Talvez pra uma D8 . Entendi que sua D7 vai ser seu modelo já pronto.
Última edição por duram em Sex Fev 06, 2015 10:43 am, editado 1 vez(es)
Mordaz
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 10:41 am
Essa recli seria relativamente fácil de se construir em carbono. Acho que o Mühle daria conta do recado.
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 10:46 am
não tem acabamento lindo mas esta ótima, veja que eles fazem em modelo retangular e não redondo o perfil do quadro, isso já facilita muito.
Mordaz
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 10:49 am
Embora MBB não seja minha "praia", já cogitei usar uma traseira de carbono da Deddaciai (a mesma usada na Carbent) como uma espécie de "kit cruz carbon".
Detalhe fundamental: os stays são articulados!
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Sex Fev 06, 2015 10:54 am
Mas não tem para freio a disco que é minha opção, em fibra o frio a disco permite mudar o tam da roda sem ter que furar o carbono
Cruzbiker
Assunto: Impressora 3D em fibra de carbono Sáb Fev 07, 2015 6:51 am
http://markforged.com/
Abre muitas possibilidades.
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Dom Fev 08, 2015 11:50 am
Minha atual (Under D5) e futura (FWD D7) frota em 3D
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Dom Fev 08, 2015 11:51 am
não reduzi pra manter os detalhes
Cruzbiker
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Seg Fev 09, 2015 9:21 am
Caramba, você mudou radicalmente o design e abandonou o conceito de MBB. Para mim uma das grandes vantagens do MBB é não ter interferencia da roda dianteira com o pedevela. Agora você tem que restringir o tamanho do aro. Uma pena. Confesso que não gostei muito daquela curva de 90 graus para cima do quandro no ponto de pivotamento seguida de outra curva para suportar o amortecedor. Creio que um tubo reto eliminando as duas curvas e o amortecedor inclinado alguns graus para a frente resultariam numa estética melhor.
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Seg Fev 09, 2015 4:15 pm
Cruzbiker escreveu:
Caramba, você mudou radicalmente o design e abandonou o conceito de MBB. Para mim uma das grandes vantagens do MBB é não ter interferencia da roda dianteira com o pedevela. Agora você tem que restringir o tamanho do aro. Uma pena. Confesso que não gostei muito daquela curva de 90 graus para cima do quando no ponto de pivotamento seguida de outra curva para suportar o amortecedor. Creio que um tubo reto eliminando as duas curvas e o amortecedor inclinado alguns graus para a frente resultariam numa estética melhor.
Não, continua MBB e as relações de distancia iguais a minha verdinha que já testei e funcionou, não quis arriscar aumentar a distancia do BB a cx de direção para ficar igual a Cruzebike pois isso aumentaria o esforço nas barras de direção.
A ideia é fazer um tubo continuo e um segundo saindo a cx de direção principal em Y
No 3D não aparece assim mais se eles puderem dobrar os canos será melhor, caso não o projeto já esta para tubos retos.
O design é o mesmo da Cruzebike só que adaptado para ser under control (USS)
Cruzbiker
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Seg Fev 09, 2015 7:59 pm
Ahhh, então entendi as figuras errado. Achei que a da esquerda fosse a atual e a da direita a próxima D7. Agora ficou claro. Inclusive eu já tinha visto o modelo 3D dela. Muito bom!
duram
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Ter Fev 10, 2015 6:47 am
Isso, a da direita é a minha Under Vermelha (D5) a da esquerda é a Under nova FWD (D7).
ninocoutinho
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 12, 2015 6:57 am
Há pouco menos de um mês, tem saído uma construção de uma MBB de bambu no velorizontal (a sigla TD acho que faz referência à Tração Direta):
Ele tem postado o passo-a-passo do projeto. Algumas imagens:
Essa aí de cima é o estágio atual. Videozinho dele tratando o bambu e amarrando/resinando algumas fibras:
Cruzbiker
Assunto: Re: Minha FWD D7 saindo do forno Qui Fev 12, 2015 9:18 am
Gosto não se discute, mas eu acho as bicicletas de bambu muito feias. Acho que é por causa do diametro maior dos tubos do bambu, dando uma impressão de coisa grosseira, pesada. Não joguem pedras ainda; já vi bicicletas de madeira e de bambu verdadeiras obras primas. Mas em geral dão a impressão de algo artezanal, muito volumoso, pouco arerodinamico e de manutenção dificílima. Vá lá que uma bicicleta de bambu chama bastante a atenção como uma curiosidade; pode até ser que um tubo de bambu tenha propriedades mecanicas etc melhores do que um tubo de fibra de carbono, mas não faz minha cabeça.
Bambu não gosto, mas uma reclinada de freijó ficaria linda!