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 Treino com os espeedeiros.

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Klaus

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MensagemAssunto: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 12:59 pm

Hoje eu tinha combinado com o Artur de ir no treino de uns speedeiros.

A gente pensava que saia às 8 do Laçador e eu cheguei lá 8 em ponto mas nada, nem uma alma viva, só tinha eu e aquela estátua.

Bom, talvez fosse às 8:30, beleza, fiquei dando voltas no estacionamento da área de cargas do aeroporto e daqui a pouco já era 8:30 e nem o Artur que também achava que era às 8 tinha vindo. *Depos já em casa vi uma mensagem avisando que não ia poder vir.

Aí eu desisti e fiz a voltinha pelo corredor de pedestres do trensurb e fui voltando devagarito até que passaram duas speed`s do outro lado. Bom, não teria como fazer a volta para alcançar aquelas speeds. Tudo bem, segui em frente e mais adiante vi 4 speed`s saindo do posto ali perto e ali sim tinha um retorno.

Me puxei e consegui alcançar os caras e fui indo junto me fazendo de louco até que meio que puxei papo com um deles e pedi se eu podia tentar acompanhar o treino deles. Claro, diz. Aí fui me puxando e fui indo junto. Hora no meio hora meio pra trás depois no meio de novo até que depois de 25 kms bem pouquinho em bem pouquinho eles foram se distanciando. Eu consegui enchergar eles por muitos kms ainda e em uma hora que tinha um descidão pensei que ia conseguir reagrupar mas os cara tavam sentando o pé na descida e não teve como.

Lá em Portão re-encontrei eles voltanto. O combinado era até Portão mesmo. Eles devem ter feito alguns kms a mais. Fiz a volta ali mesmo e consegui me manter no grupo mais uns 15kms e logo pouco a pouco eles foram se distanciando e aí não vi mais o grupo.

Foi muito tri. Vou tentar mais vezes. Os guris são muito gente fina.

29,5km/h de média
63km/h máxima
15km/h mínima
Distância total do treino 104km.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 4:43 pm

Não sei quanto ao seu nível de treino em comparação com o desses caras, mas quando formam um pelote, a vantagem aero da reclinada comum não é suficiente.

Você precisa do tal clone da NoCom ou, pelo menos, de uma bambunada com o banco a uns 17 graus. Ou treinar mais! Wink

[]s
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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 8:07 pm

Sem dúvida, preciso de tudo isso mas principalmente mais horas de treino.

Os caras tem duzentas vezes mais horas de treino que eu mas estou trabalhando para apaziguar um pouco essa margem.

Pois é, essa questão do pelotão é muito louca e eu não consigo imaginar muito bem pois nunca fui realmente parte de um no sentido de aproveitar o vácuo dos outros.

Será que também da para pegar vácuo de reclinada?



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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 8:17 pm

Klaus escreveu:

Será que também da para pegar vácuo de reclinada?

Falando sem nenhuma experiência própria:

1) pegar vácuo de uma convencional, estando em reclinada: parece que sim,
dependendo da altura da reclinada (ver item 3)

2) pegar vácuo de uma reclinada, estando em reclinada: sei que é prática comum
nas corridas européias; creio que só funciona, ou funciona melhor,
com bicicletas de altura semelhante

3) pegar vácuo de uma reclinada, estando em convencional:
é com cereza possível se a reclinada for uma high racer,
especialmente as de quadro reto (mais altas que as de quadro curvo)

li relato do John Schlitter (=Mr. Bacchetta) do Colorado Last Chance
(brevet 1200 km pedalado tbém pelo Trevisan, conhecido dos randoneiros gaúchos),
onde ele diz que ele e um outro randoneiro casca-grossa como ele
ficaram "se ajudando" durante o brevet


Klaus: mandei um emeio explicando porque não deu pra aparecer,
não precisa mais responder. Ficou uma dúvida: o treino do Laçador
não aconteceu, não era às 8, aqueles caras fazem parte do grupo do Laçador, o o quê?


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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 8:30 pm

Eu suspeito que o treino do Laçador agora sai às 8:30 do posto Ipiranga do fim da perimetral.

Ali onde o Laçador ta agora é bem abandonado e não da para comprar uma coisa de última hora.

Te perguntei no e-mail também o que tu acha de treinarmos pedalar a centímetros do pneu um do outro na Av. Edvaldo Pereira Paiva. Que tal?
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 8:42 pm

Acho complicado tentar se integrar a um pelotão de speeds - mesmo com uma high-racer, que parece ser a reclinada mais apropriada para isso.

Isso supondo que os espideiros aceitem um "intruso" reclinado!

Na speed é mais fácil ficar de olho da roda do cara à frente (difícil é olhar para frente!) Mesmo assim, às vezes dá capote.

Então, Klaus, faz uma NoKom (NoCom do Klaus), se possível com tailbox, e treina forte! Tu não és o mais novo aqui do grupo? Não tens a desculpa do peso dos anos...

[]s
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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 9:20 pm

Klaus escreveu:
Eu suspeito que o treino do Laçador agora sai às 8:30 do posto Ipiranga do fim da perimetral.

Ali onde o Laçador ta agora é bem abandonado e não da para comprar uma coisa de última hora.

Te perguntei no e-mail também o que tu acha de treinarmos pedalar a centímetros do pneu um do outro na Av. Edvaldo Pereira Paiva. Que tal?



Legal, vamos tentar descobrir com certeza hora e local. Talvez a gurizada da Rodociclo saiba.

Acho que vale a pena tentar a coisa do vácuo. Não sei se no caso das nossas atuais bicicletas
vai dar um resultado perceptível. Talvez entre tu e o Daniel desse mais certo.
Mas ele quer vender a Agenda...

Eu tenho zero experiência com isso, sou meio medroso pra ficar grudado na roda.
Dá medo de machucar o ciclista (ou a bici) da frente com o coroão.

Vamos ver.

O que tu precisa mesmo é botar a coroinha pra funcionar pra podermos subir a serra...

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Klaus

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyDom Jun 27, 2010 10:09 pm

Citação :
machucar o ciclista (ou a bici) da frente com o coroão

Nem tinha pensado nesse outro problema.

O que eu já sabia que é perigoso é se houver um descompasso entre os ciclistas e um pneu encostar no outro e aí ou não da nada ou um ou os dois caem feio a 40km/h no meio do trânsito, affraid , bom , No
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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptySeg Abr 25, 2011 8:02 pm

Olá pessoal,

deixa eu me intrometer nessa conversa? kkk.... (minha apresentação eu faço em outro lugar... só não sei onde).

fiquei interessado na possibilidade de andar no ritmo das speeds, mas para isso precisamos de muito treino, isso eu sei.

Mas ajudaria (nesse caso), usar uma relação mais próxima das speeds? (coroas maiores principalmente) ou isso não é tão fundamental?


Abraços
Luiz Miguel
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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyTer Abr 26, 2011 12:03 am

Ressuscitou o tópico....

Acho que a opção por uma relação pesada como a das speeds deve depender do nível de condicionamento físico e da cadência preferida de cada um. Uma pedivela tripla de 170 mm com coroas 52/42/30 ou 53/39/30 seria o típico para uma reclinada esportiva, mas nem todo mundo tem perna para empurrar um coroão desse. Mesmo nas speeds, tem gente que não usa o coroão com os pinhões menores. Então, se não é para usar, para quê uma relação tão pesada?

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyTer Abr 26, 2011 8:30 am

opaaaa.....

nem tinha reparado na data. Fo mal! -- COVEIRO mode ON (desenterrando os mortos)


Mordaz,
Eu também penso assim. Se não é prático ou nçao será utilizado, não precisa ter.
Ainda estou estudando os tipos de reclinadas existentes no Brasil e que proveito posso tirar delas. Ando de MTB, onde tenho um pe-de-vela 44-32-22 e geralmente na descida em rodovia logo perde-se a pedalada. Mas no plano, me serve adequadamente para meus objetivos.

Não penso em competir junto com speeds. Acho que procuro uma reclinada para passeios urbanos e viagens em estradas (médias distâncias), e quem sabe futuramente uma cicloviagem.

De qualquer maneira, valeu pela resposta...

abração
Luiz
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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyTer Abr 26, 2011 11:27 am

Minha preferência em termos de pedivela recai sobre as de MTB, encurtadas para 150 mm ou 145 mm, com coroas 48/32/20.

Uma "desvantagem" das pedivelas de MTB em relação às de estrada é o "Q-factor" (distância entre os pedais) maior, mas eu até prefiro assim porque meus pés apontam para fora! Com as de MTB, não fico esbarrando o calcanhar na pedivela.

Uma vantagem é poder usar uma coroinha de 22 dentes ou, mediante uma pequena adaptação da pedivela, de até 20 dentes. Nas triplas de estrada, a menor coroa que se pode usar é 24 (embora exista um negócio chamado Mountain Tamer que permite instalar uma coroa de até 18 dentes).

Supondo que você não vá encurtar a pedivela, eu recomendaria uma Shimano de 170 mm, dessas de duas partes, central integrado e rolamentos externos, com coroas 48/36/26, e trocar a coroinha por uma 22. Essa combinação é ideal para reclinadas, na minha opinião. Fica quase como seria uma tripla compacta de estrada, se tal coisa existisse (as duplas compactas de estrada costumam ser 50/36 ou 50/34).

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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyQua Abr 27, 2011 10:42 am

Mordaz escreveu:
Minha preferência em termos de pedivela recai sobre as de MTB, encurtadas para 150 mm ou 145 mm, com coroas 48/32/20.

Uma "desvantagem" das pedivelas de MTB em relação às de estrada é o "Q-factor" (distância entre os pedais) maior, mas eu até prefiro assim porque meus pés apontam para fora! Com as de MTB, não fico esbarrando o calcanhar na pedivela.

Uma vantagem é poder usar uma coroinha de 22 dentes ou, mediante uma pequena adaptação da pedivela, de até 20 dentes. Nas triplas de estrada, a menor coroa que se pode usar é 24 (embora exista um negócio chamado Mountain Tamer que permite instalar uma coroa de até 18 dentes).

Supondo que você não vá encurtar a pedivela, eu recomendaria uma Shimano de 170 mm, dessas de duas partes, central integrado e rolamentos externos, com coroas 48/36/26, e trocar a coroinha por uma 22. Essa combinação é ideal para reclinadas, na minha opinião. Fica quase como seria uma tripla compacta de estrada, se tal coisa existisse (as duplas compactas de estrada costumam ser 50/36 ou 50/34).


Roberto,

Hà algum tempo sempre dou umas olhadas nos pedivelas triplos na ChainReactionCycles para ver se aparece uma boa oportunidade.

Praticamente todos os pedivelas shimano road triplo é na seguinte configuração: 50-39-30 (BCD 130 e 74mm)
(Encontrei apenas 1 que tem a configuração 52-42-30 (que é a configuração que eu gostaria, porém é o pedivela mais básico deles para 8v))

Apesar do coroão ser 50, o pedivela não é compacto porque a furação é 130mm e não 110mm? É isso?

Como eu gosto de velocidade e a expectativa é que ela aumente com a reclinada, principalmente nas descidas devido a aerodinâmica, acho que a coroa 50 não vai dar pé, mas aí é só trocar por uma 53 ou 52?

Outra pergunta, alguém já transformou pedivela duplo em triplo. Lembro que muitos pedivelas vem com uma marcação para furação 74mm, mas não tem furo, nem rosca, só um rebaixo arredondado (penso que o duplo e o triplo são a mesma peça fundida, porém o triplo vai ser furado e roscado o BCD 74)???

Abraços.



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MensagemAssunto: Re: Treino com os espeedeiros.   Treino com os espeedeiros. EmptyQua Abr 27, 2011 3:04 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto,

Hà algum tempo sempre dou umas olhadas nos pedivelas triplos na ChainReactionCycles para ver se aparece uma boa oportunidade.

Praticamente todos os pedivelas shimano road triplo é na seguinte configuração: 50-39-30 (BCD 130 e 74mm)
(Encontrei apenas 1 que tem a configuração 52-42-30 (que é a configuração que eu gostaria, porém é o pedivela mais básico deles para 8v))
Engraçado... No comércio local é mais fácil achar 52-42-30... Isso de 8v ou 9v, em se tratando de pedivela, é marketing. Não faz diferença.

Marcus Del Mastro escreveu:
Apesar do coroão ser 50, o pedivela não é compacto porque a furação é 130mm e não 110mm? É isso?
Isso! E as pedivela compactas são sempre duplas. A idéia da compacta é que coroa 50 com pinhão 11 dá uma relação parecida (e até um pouco mais pesada) que coroa 53 com pinhão 12.

Marcus Del Mastro escreveu:
Como eu gosto de velocidade e a expectativa é que ela aumente com a reclinada, principalmente nas descidas devido a aerodinâmica, acho que a coroa 50 não vai dar pé, mas aí é só trocar por uma 53 ou 52?
Isso! Coroa 53 de 130 mm é fácil de achar. Bota também um cassete com pinhão de 11. E roda 700c. E haja perna!

Marcus Del Mastro escreveu:
Outra pergunta, alguém já transformou pedivela duplo em triplo. Lembro que muitos pedivelas vem com uma marcação para furação 74mm, mas não tem furo, nem rosca, só um rebaixo arredondado (penso que o duplo e o triplo são a mesma peça fundida, porém o triplo vai ser furado e roscado o BCD 74)???
Quanto à possibilidade de furar, não sei, mas existe um negócio chamado Triplizer que transforma pedivela compacta dupla em tripla:
Treino com os espeedeiros. Triplizer250
É simplesmente uma coroa na qual se aparafusa a coroinha.
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