Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros

Ir para baixo 
+2
ag_favaro
Marco Di Martino
6 participantes
AutorMensagem
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyTer Mar 22, 2011 5:01 pm


Na França estão criando ciclofaixas no sentido contrário ao fluxo de carros em ruas com velocidade máxima de 30km/h. Achei interessante, uma vez que a idéia é baseada na vontade de utilizar o bom senso e não fica limitada à imitação de leis de trânsito cuja criação pouco ou nada tem a ver com o uso de bicicletas.

https://we.riseup.net/massacriticapoa/mão-dupla-para-bicicletas+85329

Saudações!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyTer Mar 22, 2011 9:35 pm

Marco,

A ciclofaixa com sentido inverso ao fluxo de trânsito só acho boa idéia se não houver cruzamentos. Uso diariamente uma ciclofaixa de mão dupla, separada apenas por uma faixa com refletores pintada no chão das pistas normais de mão única. Na ida ao trabalho, no mesmo sentido dos carros, tudo bem, quase não existem problemas. Na volta, ao contrário, é um caos. Em cada cruzamento fico atento fixamente ao rosto dos motoristas, para ter certeza que fui visto. É impressionante como eles só dão atenção aos carros e caminhões, olham para para o lado do fluxo automotor e invadem a ciclo-faixa sem dó nem piedade. Cansei de ver ciclistas desatentos serem derrubados em cruzamentos onde teoricamente seriam preferenciais.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyQua Mar 23, 2011 12:10 pm

Muito importante mesmo esse teu relato! Infelizmente, a selvageria de parte dos nossos motoristas pode atrapalhar a criação desse tipo de modalidade de trânsito por aqui. É a penalização, seja através de danos materiais ou cadeia, que realmente acaba determinando o respeito à convenção. Se o outro carro for grande e puder causar estrago ou perigo de vida ao motorista que espera, terá a atenção merecida, caso contrário (bicicleta ou moto) vale a "lei do mais forte". Mas acredito que sabendo desse tipo de situação, é possível criar algum mecanismo para não dar margem a esse tipo de safadeza.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyTer Abr 12, 2011 6:54 am

Existe um estudo que ciclovias bidirecionais, ou seja, uma acaba ficando na contramão, tem um índice maior de acidentes do que não ter a ciclovia. Vou procurar o link e colo aqui depois.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyDom Abr 17, 2011 5:41 pm

além disso, os ferimentos podem ser mas graves em caso de choque frontal a velocidade relativa entre o carro e a bicicleta é maior. Com uma bicicleta andando a 25 km/h (bicicleta elétrica francesa por exemplo) e um carro respeito as limitações de velocidade 30 km/h, dá 55km/h de velocidade de aproximação. Ficou muito acima da velocidade 36 km/h. Eu tinha lido que acima dessa velocidade era observado um aumento brutal de probabilidade de morrer.

Minha experiência Franco-Brasileira me deixou a impressão que era bem mais seguro andar de bicicleta na França (a cidade era do interior: Grenoble). No Brasil, eu andei no Rio de Janeiro, não era tão ruim no meu caso, porque eu usava bastante ciclovia em Botafogo e na Urca.
Aqui em Vitória, é realmente muito difícil andar de bike, o trânsito é muito mais agressivo do que no Rio mesmo nas ruas de pequeno porte. Aqui, em Vitória, a bicicleta não tem direito nenhum, no Rio era bem diferente. A diversidade era mais tolerada já alguns anos atrás. Agora, provavelmente deve ser melhor ainda?
Ir para o topo Ir para baixo
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptySeg Abr 18, 2011 8:06 pm

Apenas lembrei agora que meu acidente em setembro passado, que resultou em três meses com a perna direita imobilizada, foi exatamente assim.
Em uma ciclofaixa de mão dupla - andando na mão contrária ao trânsito de automóveis - ao atravessar um cruzamento em que existe até com faixa de segurança, um motorista "abestado" que estava parado olhou apenas para o lado de onde vêm os carros e avançou em cima de mim.
Normalmente costumo olhar para a "cara" dos motoristas, certificando-me de que fui visto. Mas aquele infeliz estava parado. Foi inacreditável quando subitamente perdi o equilibrio e caí, com a inércia das 4 baterias de chumbo 12V 12 Ah comprimindo meu fêmur contra a tíbia.
Estivesse naquele momento com a reclinada e não com a elétrica, era só levantar (dizer uns desaforos) e prosseguir, pois andava bem devagar.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyTer Abr 19, 2011 11:13 am

Em Sorocaba também possui ciclofaixas (são poucas), a maioria são ciclovias.

Numa das ciclofaixas de mão dupla em rua de mão única temos um monte de problemas:
- muitos cruzamentos;
- a rua apresenta um grande declive no sentido da mão, porém a prefeitura colocou "Pare" na ciclofaixa em todo o cruzamento;
- os carros para entrar na rua embicam na ciclofaixa e como já disseram, os motoristas só verificam o fluxo de carros;
- praticamente todos os carros possuem insufilm surperhiperblack;
- pedestres não olham tb;
- carros e motos invadem a ciclofaixa, assim como carrinhos de bebê, etc...
- grande quantidade de comércio com estacionamento

Ou seja, na descida eu utilizo o leito destinado aos automóveis mesmo, me sinto muito mais seguro.
Na subida o problema é menor devido a baixa velocidade que consiguimos pedalar.

Para uma ciclofaixa funcionar, acho que muito mais que multas pesadas é a criação de um espírito de coletividade e comunidade pouco presente no Brasil.
O trânsito é cada um por si, não há muitas gentilezas e cuidados uns com os outros. Quando digo cuidados, não me refiro apenas a seguraça física, mas a convivência harmoniosa:
- acelerar calmamente e manter velocidades muito baixas em ruas locais preserva o ambiente rua local, as pessoas se sentem menos achacadas e as mães se sentem mais seguras em deixar as crianças brincarem na rua (pois é a rua não foi feita só para o monstro carro, é por excelência um espaço público de usos múltiplos). Lembrem que mesmo dentro das casas podem haver idosos doentes, bebês dormindo...
- ao entrar numa rua verificar não apenas carros, mas também ciclistas, pedestres, idosos, crianças...
- ao dirigir, não ser apenas um legalista que vê que a velocidade permitida é "X" e andar nesse valor em qq situação, há situações, mesmo que não ofereçam riscos reais à segurança causam medo às pessoas, reduza a velocidade e seja claro em que ação fará.
- quando estiver parado, mantenha-se parado, ficar na borda da rua "chacoalhando" o carro para frente e para trás, faz com que os outros não entendam o que vc fará em seguida, criando um ambiente de insegurança (para os ciclistas e motociclistas nem se fala) que poderá inclusive criar impasses que atrasam o trânsito, seja claro com sua "expressão corporal" (seja de carro, moto, bike, pedestres)
- não ponha insufilm no carro, isso reduz a segurança no trânsito em geral: não há como saber para onde o motorista está olhando; não dá para saber o que está acontecendo a frente do carro seguinte, dificulta muito a visibilidade nas esquinas onde esses carros estão estacionados.

Por aí vai, a linha condução de tudo isso é um pensamento coletivo e comunitário, a preocupação com o bem estar dos outros e que certamente chegar 5min depois não vai te fazer diferença. A melhor atitude no trânsito é não sair atrasado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyTer Abr 19, 2011 12:41 pm

belo post, Marcus,

quero destacar esta frase, que me fez lembrar quanto comecei a pilotar minha primeira moto (uns 2 anos depois de começar a dirigir meu fusca):

Marcus Del Mastro escreveu:
- ao entrar numa rua verificar não apenas carros, mas também ciclistas, pedestres, idosos, crianças...
comecei a 'perceber' que motos também andam nas ruas
e depois que comecei a pedalar e a correr, também passei a 'perceber' que existem ciclistas e pedestres.

Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros EmptyQui Abr 21, 2011 2:33 pm

Ótimo esses relatos, comprova ainda mais o quão perigoso sãos estas ciclofaixas ou ciclovias no contra fluxo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros   Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ciclofaixas no Sentido Contrário ao Fluxo de Carros
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Divulgando o dia Mundial Sem Carros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloativismo-
Ir para: