Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Comprimento dos raios

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySáb maio 21, 2011 1:32 am

Consulta aos experts:

Como já comentei em outro tópico, estou montando um par de rodas com aros de mtb e cubos de estrada. É para uma bike de estrada, que originalmente usava rodas 650c (571 mm). Como nessa medida só se acha pneu de 23 mm, e como quero usar pneus de 28 mm, optei por aros de mtb (559 mm).

Para montar com um número reduzido de raios, optei por aros Vzan Extreme 24F/28F, os mesmos usados na roda Vzan Extreme montada (não é aquele Extreme mais comum de 32F/36F).

Agora estou em dúvida sobre como determinar os tamanhos dos raios que preciso comprar. Usei a calculadora do site da Sapim. Medi os cubos e o aro. No caso dos aros, estou supondo que o ERD dele seja o mesmo do Extreme 32F/36F, muito próximo do que medi.

Até aí, tudo bem. O que eu queria saber é se existem medidas padronizadas. Se eu acho, por exemplo, 262 mm para os raios da roda dianteira e 255/259 mm para os da traseira, devo encomendar essas medidas exatas ou alguma medida padrão mais próxima?

Agradecimentos antecipados,
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySeg maio 23, 2011 11:17 pm

Mordaz escreveu:
Consulta aos experts:

Como já comentei em outro tópico, estou montando um par de rodas com aros de mtb e cubos de estrada. É para uma bike de estrada, que originalmente usava rodas 650c (571 mm). Como nessa medida só se acha pneu de 23 mm, e como quero usar pneus de 28 mm, optei por aros de mtb (559 mm).

Para montar com um número reduzido de raios, optei por aros Vzan Extreme 24F/28F, os mesmos usados na roda Vzan Extreme montada (não é aquele Extreme mais comum de 32F/36F).

Agora estou em dúvida sobre como determinar os tamanhos dos raios que preciso comprar. Usei a calculadora do site da Sapim. Medi os cubos e o aro. No caso dos aros, estou supondo que o ERD dele seja o mesmo do Extreme 32F/36F, muito próximo do que medi.

Até aí, tudo bem. O que eu queria saber é se existem medidas padronizadas. Se eu acho, por exemplo, 262 mm para os raios da roda dianteira e 255/259 mm para os da traseira, devo encomendar essas medidas exatas ou alguma medida padrão mais próxima?

Agradecimentos antecipados,
RT

Gostaria de saber mais sobre raios (spokes).
No catálogo da DT-Swiss não diz muito como são escalonados os tamanhos
http://www.dtswiss.com/getdoc/71f384b2-a638-401e-bd66-accbc9c64124/TechnicalDatasheet.aspx
Eles dão apenas o intervalo... raio x vai de 232mm a 304mm por exemplo...

Entrei na Jenson USA, o catálogo a venda diz algo mais, por exemplo o modelo DT Swiss Comp. 2.0/1.8 Spokes - Black tem nos seguintes tamanhos:
183, 185, 187, 189, 244, 246, 248, 250, 252, 254, 256, 258, 259, 260, 261, 262, 263, 264, 265, 266, 267, 268, 269, 270, 272, 274, 276, 278, 280, 282, 284, 286, 288, 290, 291, 292, 293, 294, 295, 296, 297, 298, 299, 300.

Não sei dizer se a empresa produz os raios em intervalos como os apresentados pela JensonUSA, pois no catálogo diz que esse tipo de raio vai de 185-315mm e a loja oferece de 183-300mm... fiquei na dúvida.

Nos modelos da DT, a rosca varia de 13mm a 17mm, ou seja, acho que dá para "errar" um pouquinho no tamanho do raio.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer maio 24, 2011 12:34 am

Minha primeira burrada (nessa montagem de rodas) eu descobri a tempo...

As medidas certas que preciso são: 255 mm, 252 mm e 247 mm.

Pelo que andei lendo, 1 mm a menos não tem problema.

Como os raios que pretendo comprar não são nada baratos, acho que vou levar os cubos e os aros à bicicletaria para fazer uma pré-montagem com raios comuns. Nem precisa tensionar. É só para confirmar os comprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer maio 24, 2011 12:43 am

Ah, o suporte técnico da VZAN respondeu que o ERD dos aros Extreme 24F/28F é 536 mm, igual ao dos Extreme 32F/36F. Também medi e confere.

Se essa montagem der certo, vai ser uma opção interessante também para reclinadas com rodas 26" (Zöhrer EXD, por exemplo), visto que o custo final será aproximadamente o da Vzan Extreme montada, mas com um peso bem menor.



Outra idéia que devo desengavetar em breve é um par de rodas 20" para a EXD, com 24 raios na traseira e 18 raios na dianteira, usando aros de 36 furos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySáb maio 28, 2011 1:18 am

Tenho aprendido bastante sobre rodas ultimamente. O suficiente para saber, por exemplo, que eu estava quase fazendo besteira no cálculo do comprimento dos raios (estava errando o número de cruzamentos).

Agora, porém, surgiu um fator complicador que eu não tinha considerado: Os aros que pretendo usar (Vzan Extreme 24F/28F) têm os furos aos pares, ou seja, os furos não são equidistantes. As calculadores on-line de raios não consideram isso.

Então, levei os aros e os cubos a uma bicicletaria e pedi para montarem com raios comuns, só para ver na prática que medidas de raios seriam necessárias. Usaram raios de 175mm para a roda dianteira e sobraram uns 3mm (eu usaria 272mm, então). E raios de 265mm para a roda traseira (ambos os lados). Fiquei intrigado com o uso da mesma medida de raio nos dois lados da roda traseira. Ainda não estou muito seguro de que essas são as medidas certas.

Agora pensei que uma outra maneira de confirmar isso seria pegar as medidas dos raios e o diâmetro da furação dos cubos utilizados na roda Vzan Extreme e fazer uma correção em função do diâmetro da furação dos meus cubos (dá para ver que os flanges dos meus cubos têm alturas diferentes dos cubos da Vzan).

Já obtive a informação de que os raios originais das rodas Vzan Extreme são 269mm (D) e 263/265mm (T). Só falta saber os diâmetros da furação dos cubos. Alguém do fórum teria acesso a um par dessas rodas para medir os cubos? Refiro-me à distância entre dois furos opostos em cada flange de cada cubo (dianteiro e traseiro):

Comprimento dos raios Diamcubovzan

Parece que os flanges direito e esquerdo desses cubos Vzan são de mesmo tamanho, então, bastaria uma medição em cada cubo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyDom maio 29, 2011 11:35 pm

Já obtive a informação do suporte da Vzan:


A flange traseira do cubo Extreme possui 58mm (medida externa) a medida
de um furo a outro é de 49mm.

A flange dianteira do cubo Extreme possui 54mm (medida externa) a medida
de um furo a outro é de 45mm



Como sempre, a Vzan está de parabéns.

Quanto ao meu problema de calcular comprimentos de raios para rodas com aros furados aos pares, achei uma calculadora excelente que permite especificar os ângulos dos raios, em vez de meramente especificar o número de cruzamentos:

http://www.softwareautomata.com/Applet3/Spoke3.html

Fica aqui registrado, caso alguém venha a precisar disso.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySeg maio 30, 2011 9:16 am

Mordaz escreveu:
Já obtive a informação do suporte da Vzan:


A flange traseira do cubo Extreme possui 58mm (medida externa) a medida
de um furo a outro é de 49mm.

A flange dianteira do cubo Extreme possui 54mm (medida externa) a medida
de um furo a outro é de 45mm



Como sempre, a Vzan está de parabéns.

Quanto ao meu problema de calcular comprimentos de raios para rodas com aros furados aos pares, achei uma calculadora excelente que permite especificar os ângulos dos raios, em vez de meramente especificar o número de cruzamentos:

http://www.softwareautomata.com/Applet3/Spoke3.html

Fica aqui registrado, caso alguém venha a precisar disso.

[]s
RT

Roberto,

Quanto vai ser o peso final das rodas? E o que significa aros furados aos pares? Precisa de cubos furados aos pares tb?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySeg maio 30, 2011 12:10 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Quanto vai ser o peso final das rodas?
A montagem experimental, com raios comuns e niples de latão, deu 1,6kg o par, sem blocagens. Como vou montar com raios leves e niples de alumínio, deve ficar mais leve ainda.


Marcus Del Mastro escreveu:
E o que significa aros furados aos pares? Precisa de cubos furados aos pares tb?
Significa que os furos do aro não são espaçados uniformemente, mas agrupados aos pares:

Comprimento dos raios GRD_173_aro_roda_extreme

O que esses aros de reposição da Vzan têm de especial é que são os únicos aros com menos de 32 ou 36 furos encontráveis no mercado nacional. E até que são de boa qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySeg maio 30, 2011 12:12 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Precisa de cubos furados aos pares tb?
Não necessariamente:

Comprimento dos raios GRD_216_cuboExtreme_dian
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySeg maio 30, 2011 12:31 pm

Mordaz escreveu:
Outra idéia que devo desengavetar em breve é um par de rodas 20" para a EXD, com 24 raios na traseira e 18 raios na dianteira, usando aros de 36 furos.

Mais uma idéia que tive recentemente (não reclamo a originalidade da mesma!) é a de usar um aro de 32 furos numa montagem de roda traseira com 24 raios. Nesse caso, seria um padrão de 16 raios com dois cruzamentos do lado da catraca. No lado oposto, 8 raios radiais. Pular-se-ia um furo do aro a cada três. Esses três seriam dois cruzados do lado da catraca e um radial do lado oposto (este ficaria no furo do meio no grupo de três). Como o lado da catraca leva 16 raios, o cubo precisa ser de 32 furos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: mordaz   Comprimento dos raios EmptySeg Fev 20, 2012 3:06 pm

menos raios de um lado da roda não ficaria mais suscetíveis á torções??!!

tenho preferência sempre por raiação grossas independente do peso pela maior rigidez e resistência á torções!!!


a calculadora de raios é muito bacana!!!!


qdo comecei a ler este tópico, pensei que era um monólogo!!! kkkkk


abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySeg Fev 20, 2012 11:49 pm

prof carlos henrique escreveu:
menos raios de um lado da roda não ficaria mais suscetíveis á torções??!!
O problema que essa divisão desigual de raios se propõe a resolver é o de tensão insuficiente nos raios do lado oposto ao do cassete. Como o flange direito do cubo (no lado do cassete) está mais perto do centro do cubo do que o flange esquerdo, os raios no lado direito ficam com muito mais tensão. Por incrível que pareça, isso causa quebra prematura dos raios do lado direito, os menos tensionados. Um raio pouco tensionado sofre mais fadiga.

Desde que criei este tópico, aprendi bastante sobre montagens com mais raios de um lado que de outro. Descobri também que essa raiação que eu sugeri, com 16 raios cruzados no lado de tração e 8 radiais no lado oposto é chamada de "triplet". Com essa raiação, as tensões ficam praticamente iguais em todos os raios.

prof carlos henrique escreveu:
a calculadora de raios é muito bacana!!!!
É excelente! Já montei dois pares de rodas usando essa calculadora, e estou indo para o terceiro par.

prof carlos henrique escreveu:
qdo comecei a ler este tópico, pensei que era um monólogo!!! kkkkk
Eu esperava mais retorno, mas montar as próprias rodas não é um hobby popular... O que é uma pena, principalmente para nós que pedalamos reclinadas. Rodas e pneus provavelmente são o melhor upgrade que se pode fazer em uma bicicleta para melhorar seu desempenho e importar rodas prontas sai caro devido ao tamanho, custo do frete, etc. Sem falar nos tamanhos desiguais entre roda dianteira e traseira, comuns em reclinadas. Montar rodas, por outro lado, é bastante econômico, se utilizados aros comprados no mercado nacional e cubos e raios importados (há vários cubos de qualidade e relativamente baratos no eBay).


Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 12:06 am

Aqui vai uma foto das rodas que motivaram a criação do tópico:
Comprimento dos raios 050220121099alignedsmal

Aros Vzan Extreme de 24 e 28 furos, cubos taiwaneses "Bikelover", raios Cnspoke aero.

A reclinada é a Slyway que comprei do Régis Dewes há um tempão e na qual fiz algumas modificações (por exemplo, peças da direção). Foi feita para rodas 650c, mas preferi montar rodas 26" para poder usar pneus Schwalbe Durano de 28 mm. São considerados pneus rápidos, mas perdem para os Michelin PRO3 Race que eu usava na high-racer HP3 e também perdem um pouco para o Continental Gatorskin que passei a usar pela melhor proteção antifuro (ambos 700c, 23mm dianteira, 25 mm traseira).

Estou devendo um "review" sobre essa bike, e vou fazê-lo em breve.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 12:20 am

Mais um par de rodas montado com o auxílio da calculadora de raios que mencionei neste tópico:

Comprimento dos raios 191120111028

Detalhe da roda traseira (raiação triplet):

Comprimento dos raios 191120111029

Aros Sun Assault de 451 mm e 32 furos (comprados no Brasil), cubos taiwaneses "Circus Monkey" de 32 furos e raios Sapim encurtados (16 na dianteira e 24 na traseira).

Esse par de rodas ficou ridiculamente leve! 1130 e poucos gramas, aproximadamente. Taí uma vantagem das rodas pequenas. Nenhuma roda 26" ou 700c pode chegar a esse peso com aros de alumínio.

Os pneus da foto são Panaracer Minits PT (dobrável) de 28 mm, mas tenho também um par de Schwalbe Durano (infelizmente com arame, porque não existem dobráveis nessa medida de 451 mm).
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 12:33 am

Exemplos de rodas com raiação "triplet" (estas não foram montadas por mim):

Comprimento dos raios 638533490pica5xl

Comprimento dos raios 638533543gvt9oxl

Comprimento dos raios 638533550zqezjxl

Comprimento dos raios Dscn4974w

Comprimento dos raios Dscn4973b

Comprimento dos raios Dscn4976k

Detalhe: São raios com 3 cruzamentos no lado do cassete e 1 cruzamento no lado oposto. A "triplet", a rigor, tem raios radiais (sem cruzamento) no lado oposto.

E aqui, um exemplo de que boas idéias não têm idade (observem as rodas):

Comprimento dos raios 1931fordmodelagreenroad
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 11:26 am

Roberto, no fim eu estava quase comprando um aro 650 (apesar do problema de ter que importar pneus e camaras),
e agora vc diz que resolver usar aros 26 na slyway.

Nessa raiação "Triplet" vc usa cubo 32 furos em aros de 24, é isso?

Pq essa opção? A sua HR ficou como a superesportiva e a slyway para ciclotour sem perder muito em desempenho?
As 650 não temos opções de pneus mais "rápidos"?

PS: no fim conseguiu desvendar os segredos da calculadora, parabéns.
PS2: vc poderia abrir um tópico fazendo um comparativo entre a sua HighRacer e a Slyway, daqui de longe parece que a Slyway seria mais rígida que a HR e por isso mais indicada as suas pedaladas em busca de velocidade e a HR por ser mais delgada teria uma suspensão natural e rolaria melhor num ciclotur... impressões de quem está longe. Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 12:13 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, no fim eu estava quase comprando um aro 650 (apesar do problema de ter que importar pneus e camaras),
e agora vc diz que resolver usar aros 26 na slyway.
Ainda acho que vale a pena montar rodas com aros 650c para poder usar pneus mais rápidos. Isso de importar pneus não é problema; todos os pneus que uso são importados mesmo, e até mais baratos que os encontrados no mercado nacional. Quanto a câmaras para roda 650c, pode usar 26"x1.0" sem problema (a diferença de diâmetro de 559 mm para 571 mm é muito pouca).

Acabei usando aros 26" com pneus menos finos na Slyway para que ela ficasse mais versátil. E nada impede que eu monte um par 650c alternativo para eventos competitivos.

Marcus Del Mastro escreveu:
Nessa raiação "Triplet" vc usa cubo 32 furos em aros de 24, é isso?
Esclarecendo, não usei raiação "triplet" nas rodas da Slyway, pois embora seja mais raro quebrar um raio numa triplet do que numa convencional, se/quando isso acontece, fica impraticável continuar a usar a roda com um raio quebrado.

Usei "triplet" nas rodinhas 20" / 451 mm, com cubo 32F e aro 32F, pulando um furo a cada "trio" de raios (CORREÇÃO: dois direitos e um esquerdo).

Estou montando mais um par de rodas 700c com raiação "triplet", com cubo específico para esse tipo de raiação (16 furos no lado do cassete e 8 furos no outro lado) e aro de 24 furos (Kinlin XR-300).

Marcus Del Mastro escreveu:
Pq essa opção? A sua HR ficou como a superesportiva e a slyway para ciclotour sem perder muito em desempenho?
A princípio, foi essa a idéia. Os Duranos de 28 mm ainda passam por esportivos. Tipo um "fast touring"!

Marcus Del Mastro escreveu:
As 650 não temos opções de pneus mais "rápidos"?
Melhor dizendo, só temos. Praticamente só se acha pneus de 23 mm, raramente de 25 mm e quase nada além disso.

Marcus Del Mastro escreveu:
PS: no fim conseguiu desvendar os segredos da calculadora, parabéns.
Consegui! Essa calculadora é excelente. Tem até um recurso avançado que permite especificar o ângulo de desvio do raio cruzado (tomando como zero grau o raio radial) em vez de especificar simplesmente o número de cruzamentos. Esse recurso se mostrou essencial para os aros Vzan Extreme de 28F/24F, com furos aos pares. Envolveu alguns cálculos feitos por fora, mas descoberto o ângulo, foi só colocar lá na calculadora e pronto.

Marcus Del Mastro escreveu:
PS2: vc poderia abrir um tópico fazendo um comparativo entre a sua HighRacer e a Slyway, daqui de longe parece que a Slyway seria mais rígida que a HR e por isso mais indicada as suas pedaladas em busca de velocidade e a HR por ser mais delgada teria uma suspensão natural e rolaria melhor num ciclotur... impressões de quem está longe. Abraços
Farei isso, com certeza, assim que concluir meus últimos "experimentos" (direção "tiller", por exemplo, e outras coisinhas...)

Posso adiantar que a HR HP3 continua sendo minha preferida. As rodas 700c parecem rolar melhor, a bike é/está mais leve, é mais aero, tem melhor dirigibilidade e o banco M5 é infinitamente mais confortável. A suspensão "passiva" não me parece "roubar" muita potência, por incrível que pareça. Minhas velocidades finais em ambas as bikes estão parecidas. Para desempatar, teria de colocar um medidor de potência ou, pelo menos, rodar alternadamente com ambas no mesmo dia/hora (teste A/B).

[]s
RT


Última edição por Mordaz em Ter Fev 21, 2012 6:44 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 5:53 pm

está ai um tema que preciso me aprofundar mais!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 8:53 pm

Valeu pelas respostas,

Vc vai experimentar a posição esquilo?

Eu experimentei a Bless do Davilson nos dois jeitos, com a barra passando entre as pernas e segurando a direção esquilo (ou quase) e o opencockpit,... achei o open melhor em tudo:
não fica interferindo nas pernas, os braços ficam em posição bem mais confortável, a visibilidade melhora, a direção fica mais intuitiva, e ainda senti um conforto psicológico maior.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 11:25 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Valeu pelas respostas,

Vc vai experimentar a posição esquilo?

Eu experimentei a Bless do Davilson nos dois jeitos, com a barra passando entre as pernas e segurando a direção esquilo (ou quase) e o opencockpit,... achei o open melhor em tudo:
não fica interferindo nas pernas, os braços ficam em posição bem mais confortável, a visibilidade melhora, a direção fica mais intuitiva, e ainda senti um conforto psicológico maior.

Já experimentei.

Primeiro experimentei um GlideFlex da TerraCycle para ter ajuste total (altura e distância) e para poder articular o conjunto, de maneira que eu não ficasse "preso" atrás do guidão. Também era minha intenção ajustar o "esquilo" da forma mais aero possível, com os cotovelos em cima da barriga e as mãos juntas, para ficar pelo menos mais aero que o cockpit aberto. Não deu muito certo; acho que meus braços são muito longos; sei lá. Também achei desconfortável a posição dos trocadores tipo "trigger". Talvez com "gripshift" ficasse melhor (ou menos ruim!)

Depois voltei a experimentar os componentes de direção originais da Slyway. Pior ainda! Todas as desvantagens já constatadas, mas com o agravante de o guidão ficar fixo, muito alto e muito para trás, bem na minha cara. Em uma low-racer talvez não fosse tão ruim, mas a 62 cm do chão realmente é inquietante não poder desencostar do banco direito para allcançar o chão com os pés.

Não insisti muito no "esquilo" e não estou vendo motivos para fazê-lo. Se não consigo uma posição mais aerodinâmica que o cockpit aberto, não vejo vantagem. Talvez um arranjo como o do John Morciglio seja a solução, mas teria de ser em outra bike, estilo NoCom, como a dele:

Comprimento dos raios Photo3

Voltando à vaca fria... Uma coisa que não entendo na Slyway é a escolha do ângulo da caixa de direção, de 70 graus. A roda fica tombando para os lados, por excesso de "trail". Eu quis experimentar o "esquilo" também para ver se nessa configuração o efeito seria diferente (e de fato o é, pelo menos em parte). O peso do conjunto atrás do eixo da caixa de direção compensa a tendência da roda tombar para os lados, mas só em regime estático. Uma vez em movimento, a direção continua apresentando aquela instabilidade em baixa velocidade, própria do excesso de "trail".

Fico me perguntando se isso foi uma opção consciente de projeto. A dirigibilidade não chega a ser ruim. Em alguns aspectos é até interessante. A bike é ágil e "gosta" de fazer curvas (embora para essa sensação também concorra a menor interferência do pneu com o calcanhar, em comparação com a HR HP3). Parece uma bike boa para se enfiar dentro de um pelotão de espideiros, por exemplo. Mas não paro de pensar que talvez fosse melhor com um ângulo de caixa de direção de 72 graus, como na high-racer HP3, na Zockra e até mesmo no novo modelo Endorphin da Slyway.

Quanto à Solyom Bless, sendo uma LWB, não poderia mesmo ficar melhor com "esquilo", a não ser que fosse direção remota. Aliás, essa é uma idéia que eu gostaria de desenvolver: uma LWB com direção USS remota, rodas 26", garfo dianteiro de carbono (650c) e um banco bem deitadão. Pena que o chromolly está em falta...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 11:40 pm

Acho que agora entendi o que é Tiller.

Só um detalhe, a Bless é SWB, na foto está com o guidão que não gostei tanto, na segunda-feira experimentei com o cockpit aberto, achei muito melhor.
http://www.solyombikes.com/BLESS-!.php
Comprimento dos raios 070120124406
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Fev 21, 2012 11:42 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Só um detalhe, a Bless é SWB
Falha minha!

Parece com a Rans V-Rex:
Comprimento dos raios Rans_v-rex_lg
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyQua Fev 22, 2012 10:16 am

Acho que vou abrir um tópico sobre isso (sistemas de caixa de direção), tá ficando muito offtopic, não?

Valeu Roberto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptySáb Mar 17, 2012 9:56 pm

Uma dúvida, os cubos dianteiros com freio a disco são assimétricos?
Se assim for, teria que ser usado a opção de "roda traseira" que tem a opção de offsets diferentes?

Abraços,

Mordaz escreveu:
Já obtive a informação do suporte da Vzan:


A flange traseira do cubo Extreme possui 58mm (medida externa) a medida
de um furo a outro é de 49mm.

A flange dianteira do cubo Extreme possui 54mm (medida externa) a medida
de um furo a outro é de 45mm



Como sempre, a Vzan está de parabéns.

Quanto ao meu problema de calcular comprimentos de raios para rodas com aros furados aos pares, achei uma calculadora excelente que permite especificar os ângulos dos raios, em vez de meramente especificar o número de cruzamentos:

http://www.softwareautomata.com/Applet3/Spoke3.html

Fica aqui registrado, caso alguém venha a precisar disso.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios EmptyTer Mar 20, 2012 12:00 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Uma dúvida, os cubos dianteiros com freio a disco são assimétricos?
Se assim for, teria que ser usado a opção de "roda traseira" que tem a opção de offsets diferentes?
Boa pergunta. Como ainda não tenho bike com freio a disco, não sei responder.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Comprimento dos raios Empty
MensagemAssunto: Re: Comprimento dos raios   Comprimento dos raios Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comprimento dos raios
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Aceito palpites
» Dobrável - sem cubos e sem raios
» Tudo sobre cubos, aros e raios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: