| .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Klaus
Mensagens : 423 Data de inscrição : 27/05/2009 Idade : 39 Localização : Puerto Felíz
| Assunto: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. Dom Jul 26, 2009 8:05 pm | |
| Olá colegas construtores de bikes. Criei esse tópico para trocarmos experiências sobre esse material tão importante para o construtor artesanal. Eu a recém fiz meu primeiro experimento com resina epóxi e manta de fibra e obtive um exelente resultado juntando duas varas de bamboo. Produtos utilizados: ARALDITE LY 1564(resina epóxi); ARADUR 2963 BR(endurecedor); manta de fibra de vidro. Logo percebi que para juntar alguma coisa com a fibra é necessário que elas estejam préviamente fixas e nesse caso juntei com cordão bem apertado nas duas extremidades. Aconteceu de escorrer um pouco da mistura durante o processo de secagem que para a resina epóxi pode durar 3 dias. É essencial usar máscara específica para o trabalho com a fibra de vidro e luvas. Posteriormente quero trabalhar com materiais ecológicamente legais e por isso gostaria que me ajudem a descobrir resinas e tecidos naturais, :-) Abraços!!
Última edição por Klaus em Sex Set 11, 2009 10:28 pm, editado 3 vez(es) | |
|
| |
ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
| Assunto: Resina epoxi Seg Jul 27, 2009 7:53 pm | |
| Já usei muito a resina epoxi quando trabalhava com brindes. É mais cara que a resina "comum" usada para laminação em fibra de vidro, porém é muito mais estável e não tem aquele cheiro horrível (dá para usar dentro de um apartamento, sem incomodar ninguém). O grande segredo dela é a dosagem e o calor. O melhor é usar uma balança de precisão (a minha eu mesmo fiz, e usava parafusos como peso), seguindo corretamente a orientação do fabricante - em peso, não em volume. Usar em ambiente fechado, e se for no sul do Brasil, principalmente no inverno, usar uma estufa para que o local fique acima de 25 graus C. Aceita muito bem os reforços com fibras, porém a umidade prejudica o acabamento. É também uma alternativa para quem quer construir com alumínio, e não possui equipamento adequado para solda. Já li sobre bons resultados obtidos com adesivo epoxi e rebites combinados na união de peças. | |
|
| |
Franz Admin
Mensagens : 181 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 52 Localização : Pelotas - RS - Brasil
| Assunto: Re: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. Qua Jul 29, 2009 4:48 pm | |
| Essa resina epoxi compensa em termos de custo benefício, no caso de se fazer um banco?? Uma vez fiz um banco em resina e foi horrível. O cheiro era muito forte. Aí resolvi esquecer o material.
Abração, | |
|
| |
Klaus
Mensagens : 423 Data de inscrição : 27/05/2009 Idade : 39 Localização : Puerto Felíz
| Assunto: resina epóxi Qua Jul 29, 2009 7:02 pm | |
| Franz a resina epóxi é outra história. Não tem cheiro forte e é a resina recomendada para uso em peças que vão sofrer grandes esforços mecânicos.
É cara, paguei 98reais por um litro de resina e meio litro de endurecedor mas é um produto exelente. Comprei no http://www.comercialfiberglass.com.br/empresa.htm . Não da para comprar deles pela internet... Se tu descobrires um lugar que é mais barato me avisa, ;-)
De qualquer maneira tem que usar máscara que protege de elementos químicos com filtros externos e luvas. A máscara convencional só protege da fibra de vidro mas não protege das flatulências emitidas na reação química, heheh
Amanhã é para chegar uma balança que encomendei para dosar os elementos pelo peso como o Favaro me recomendou. Vou ver se a tarde mesmo adianto o trabalho da minha Hand-Bike de bamboo.
Tem um texto bem simples e direto sobre o trabalho com a fibra de vidro. Esse é o link: http://www.comfibras.com.br/literatura/index.html | |
|
| |
Olavo
Mensagens : 638 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 53 Localização : Porto Alegre - RS - Brasil
| Assunto: Re: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. Qui Jul 30, 2009 8:55 pm | |
| Klaus,
Handbike? Faz uma postagem especial sobre isso! Tu é uma máquina produtiva. | |
|
| |
Franz Admin
Mensagens : 181 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 52 Localização : Pelotas - RS - Brasil
| Assunto: Uma curiosidade Sex Jul 31, 2009 7:58 am | |
| Alguns anos atrás andei pensando o seguinte: Será que uma combinação de pinus (madeira muito leve) e fibra de vidro não daria um bom resultado para a construção de um quadro?? Caso fosse possível a combinação, também seria possível moldar facilmente um quadro no formato que a imaginação escolhesse e depois forra-lo com uma camada de fibra e resina. Embora, o resultado final talvez fique muito pesado, né??
Abração, | |
|
| |
Helder
Mensagens : 29 Data de inscrição : 18/05/2009 Idade : 60 Localização : Charqueadas - RS
| Assunto: Bicicletas de madeira Sáb Ago 01, 2009 7:49 pm | |
| Achei uns links bem legais sobre bicicletas feitas de madeira...
http://www.cenasapedal.com/blog/2007/08/19/bicicletas-de-madeira/
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL923802-5598,00.html
esse aqui é dez...
http://www.blogsilence.com/bicicletas-de-madeira/
abraços | |
|
| |
Klaus
| Assunto: primeira parte Dom Ago 02, 2009 12:34 pm | |
| Sexta-feira eu estava alienado do fato que teria massa-crítica. Eu adoraria ter ido mas daí eu não teria avançado na primeira parte da minha Hand-cycle, ;-) Desta vez a resina secou bem mais rápido pois já aprendi que a temperatura ambiente não pode ser inferior a 20 graus e o ideal é bem mais que isso então em vez de esquentar o meu quarto deixei a estufa na antiga casa dos cachorros onde eu apliquei a fibra para ligar ela logo depois de terminar o trabalho. Quem tem interesse em bikes de madeira e inclusive de construir um dia é o Artur: imagina uma M5 de madeira, mmmmmm Abraç`sss
Última edição por Klaus em Qui Ago 27, 2009 8:41 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
| Assunto: reina epóxi Dom Ago 02, 2009 7:37 pm | |
| Klaus, Acho que não precisa usar máscara para trabalhar com epóxi. Usei esta resina na fabricação de brindes, quando precisava ficar com o rosto "em cima" para ver as bolhinhas de ar, e nunca tive problema algum com a inalação. Até mesmo por ela não soltar vapores. Mas se for por causa dos pedacinhos de fibra, aí sim, é bom ter proteção. principalmente nas mãos. Acho muito legal seu trabalho com bambú.
Franz, Com a madeira deve ser possível fazer trabalhos fantásticos. Mas acredito que vai precisar de mais ferramental do que usaria com tubos de aço. O Pinus é uma madeira com muitos nós. Possivelmente consiga melhores resultados com Pinho nativo (mais difícil de achar). O Pinus, se não me engano, é genética de origem australiana. Uma pesquisada nas madeiras usadas para fins aeronáuticos, poderia trazer resultados interessantes. | |
|
| |
Klaus
| Assunto: récorde Sáb Ago 15, 2009 5:01 pm | |
| Ontem fiquei madrugada a dentro preparando e depois aplicando resina epóxi em uma amostra grátis(teste) e hoje bati todos meus récordes: Acordei às 15:15!!! Matriz: Resina epóxi Araldite LY 1564 e ARADUR 2963 BR ---> Reforço: corda de sisal Vou levar amanhã no GROM, ;-)
Última edição por Klaus em Qui Ago 27, 2009 8:41 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Klaus
| Assunto: Reclinada High-Racer Sex Ago 21, 2009 10:22 pm | |
| | |
|
| |
artur elias
| Assunto: Re: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. Sáb Ago 22, 2009 7:07 pm | |
| - Klaus escreveu:
UAU! esse treco preto é fibra de carbono em fita, né? será que precisa ainda o reforço de fibra natural? | |
|
| |
Klaus
| |
| |
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. Dom Ago 23, 2009 11:06 pm | |
| Fantástico! Está pesando quanto? | |
|
| |
Klaus
| |
| |
Klaus
| Assunto: Banco de reclinada Seg Set 07, 2009 11:04 pm | |
| Hoje desmoldei um banco de reclinada, ficou sexy, heheh :
O que me falta de tecido no meu calção que era uma calça foi para a parte de trás do banco, ehehehe : Foi uma experiência que deu certo e por isso vou usar em algum protótipo de reclinada, ;-) Os materiais foram: Resina epóxi + manta de fibra de vidro + plaquinhas de madeira no meio + jeans, ;-) Ainda falta tirar as rebarbas... Mesmo com elas o banco ta com 1,120kg. Próximo: Banco que tenho para molde(é do Paulo Calloni) em cima de tecido de fibra de carbono em cima da minha cama, ;-) . . []çsss | |
|
| |
Olavo
Mensagens : 638 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 53 Localização : Porto Alegre - RS - Brasil
| Assunto: Re: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. Seg Set 07, 2009 11:41 pm | |
| "Faz um bom tempo que estou que nem besta tentando ler este aviso" ... até que não demorei!!! O Banco ficou um "shô"...e o Village people aprovou? | |
|
| |
Franz Admin
| Assunto: Evolução genial Ter Set 08, 2009 9:02 pm | |
| Oi Klaus,
Tua evolução em termos de compósitos está cada vez mais surpreendente. Não vou resistir a tentação em dar uma sugestão com respeito à confecção de teu novo banco. O banco racer da Zohrer não se mostrou muito bem adaptado para alguns modelos de racer e para posições mais inclinadas. Sendo assim, talvez fosse mais interessante clonar um banco M5, dado que existem alguns em Porto Alegre. Talvez não fosse dificil conseguir um para cloná-lo. Não conseguirias fazer isso??
Abração, | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. | |
| |
|
| |
| .:. Materiais CoMpÓsitoS .:. | |
|