Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Trike de madeira - Miranda

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ptksimas

ptksimas


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/08/2011

Trike de madeira - Miranda Empty
MensagemAssunto: Trike de madeira - Miranda   Trike de madeira - Miranda EmptyQua Ago 10, 2011 11:13 pm

Oi galera,
Meu nome é Patrick e sou novo aqui no fórum. Ano passado cismei com uma trike que vi na internet. Procurei informações, inclusive aqui no fórum. Como a grana tava curta resolvi fazer a minha. Fiz um blog meio às pressas numa madrugada só pra mostrar como tá ficando e contar a epopéia.

A trike é de compensado naval, pinus, espuma de expansão e alumínio. Tirando as peças óbvias de bike e o compensado naval o resto eu catei no lixo, em ferro velhos e em tudo que é canto. O nome dela é Miranda e ainda estou trabalhando nela.

Pretendo fazer uma versão mais simples, usando uma estrutura central de alumínio mas mantendo a madeira também. Para deixar a suspensão dianteira mais macia e resistente e o quadro mais leve pensei em combinar o compensado naval com fibra de carbono. Assim acho que reduziria ainda mais o peso. Até vi na net para vender uns kits com o tecido e a resina. Já tenho o projeto e estou juntando a grana pra tocar em frente.

A Miranda ficou muuuito forte e tranquila de pedalar. Costumo sair com meu cachorro e minha afilhada pra pedalar com ela e encaro asfalto, terra e grama com ela. Recentemente coloquei um cubo shimano nexus de 3 marchas e freio contra-pedal. Me surpreendeu o resultado. Não é a bike mais levinha do mundo mas nem de longe é um esforço pedalar com ela. Pelo contrário, é um RollysRoyce com pedal! Quem quiser saber mais o blog é trikewood.blogspot.com.

Tá um pouco desatualizado. O sidecar do meu cachorro agora tem forro e tá pintado, coloquei suportes para o kit farol e pisca traseiro e também estou providenciando uns pára-lamas dianteiros.

Inté.

Trike de madeira - Miranda DSC04090


Última edição por ptksimas em Ter Ago 02, 2016 11:41 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Trike de madeira - Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: Trike de madeira - Miranda   Trike de madeira - Miranda EmptyQui Ago 11, 2011 9:55 pm

Parabéns Patrick,

Ficou mesmo um RR!

Tá muito bonita e charmosa,... e com os cachorrinhos mais linda ainda!

Muito interessante a corrente passar por dentro do quadro para conseguir uma largura maior do quadro a e mais rigidez lateral, é a minha opção se eu fizer uma reclinada de madeira.

Esse método construtivo é muito bacana, com compensado finos e espuma rigida, vi que mesmo assim vc usou uma estrutura de madeira por dentro.

Estou curioso para saber o peso total.

A suspensão dianteira também é muito sacada.

Só uma coisa que acho que vc pode mudar para melhorar bastante a dirigibilidade em curvas... o ideal é que o sistema de direção seja um trapézio e não um paralelogramo como parece que vc fez.
Isso pq a roda interna a curva precisa esterçar mais que a roda de fora, se for um paralelogramo elas esterçam igual e perde bastante rendimento nas curva, desgasta mais os pneus (se testar num piso bem
aderente a trike vai dar alguns solavancos quando fizer curva bem fechada...)

Para calcular qual a forma do trapézio precisa fazer muitos desenhos ou usar um arquivo excel na internet com o título "steering.xls" (porém não o encontro mais nos meus arquivos, nem na internet), nele vc entra com todas as medidas do seu trike e ele vai mostrando o quão perto ou longe você está do ideal.

Esse arquivo estava disponível no site IHPVA (Associação Internacional de Veículos à Tração Humana),... tem até um texto explicando...
http://www.ihpva.org/projects/tools/Steernew.txt

Alguém do fórum tem ainda a planilha?

PS: a única planilha esse nome encontrei aqui, não é a mesma, a outra vc entrava com ângulos de cambagem, ângulo da caixa de direção, era bem detalhada...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Trike de madeira - Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: Trike de madeira - Miranda   Trike de madeira - Miranda EmptyQui Ago 11, 2011 10:44 pm


Achei a planilha...ufff

Está com outro nome mas é a mesma, qq dúvida em como usá-la, manda ver a pergunta que o pessoal aqui decifra.
http://www.yellowjacketsystems.com/trikes/Thunderspeed/Thunderspeed-steering.xls

O site do autor, Peter Eland, encontra-se fora do ar, não sei se alguém sabe alguma coisa dele.

Aqui um vídeo com ele numa trike com assistência elétrica Bionx (vc pedala e o sistema ajuda, deve ser parecido com o Pedalec).



Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ptksimas

ptksimas


Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/08/2011

Trike de madeira - Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: Trike de madeira - Miranda   Trike de madeira - Miranda EmptyQui Ago 11, 2011 10:49 pm

Pois é Marcus,

Valeu pela dica! Eu suspeitei disso quando fiz os esboços. Não sabia dessa tabela. Realmente ela seria de muita ajuda. Esse alinhamento me deu um pouco de dor de cabeça. A parte da geometria eu até resolvo (minha mãe e meu pai e meu irmão lidam com engenharia e geometria muito bem), mas o problema era que eu não dispunha de ferramentas nem peças adequadas e, principalmente, tempo, então decidi simplificar. Quando fiz o conjunto de suspensão dianteiro a minha oficina improvisada (o terraço da cobertura dos meus pais) estava com os dias contados. Então tive que resolver rápido. Realmente nas curvas muuuito fechadas ela sente um pouco e a roda interna acusa o angulo errado. Mas nas em alta, que faço mais abertas sempre, não é perceptível. Claro que notei os pneus desgastando mais do que o normal mas resolvi deixar para refinar o projeto na próxima.

Cara, o peso eu também queria saber. Mas teria que desmontar e ir aos poucos numa farmácia ou conseguir uma daquelas balanças de frigorífico. Aquele miolo que de madeira que você viu eu pesei. Tinha uns 2 quilos e meio ou três. Era de pinus e é a unica peça de madeira maciça. Depois eu desbastei ele e fiz uns furos então acho que perdeu mais uns gramas. Mas a madeira foi o que menos acrescentou peso. O que acho que exagerei foi nas peças mesmo. Sem as rodas eu tiro a trike sem esforço do chão. Como o quadro é em grande parte oco e a parte metálica é de alumínio o que pesou foram as rodas dianteiras. Usei raios e cubos de carga. Não achei aqueles cubos mais delicados para rodas fixadas de um só lado onde moro. Além disso não quis arriscar um eixo amassado e usei parafusos de ferro maciços que são bem pesados. O cubo shimano também é um peso a mais. Ela não é uma magrela feita pra carregar no ombro se é que você me entende... Mas acho que ficou bem pesada pra tirar do chão, mas surpreendentemente leve para pedalar. Tudo bem que quando projetei não pensei em subir ladeiras muito ingrimes ou longas. Até mesmo porque o sistema contra-pedal não é o mais indicado para uma trike, acredito eu. Se parar em uma ladeira muito acentuada fica complicado reposicionar os pedais para sair novamente. Melhorou muito depois que pus o cubo shimano com marchas internas pois posso acionar uma marcha mais leve mesmo parado.

No fim é quase como um carro. Quando preciso, engato a primeira e saio suave.

Como uso apenas para passeio e onde moro 80% dos locais onde pedalo é ciclovia não preciso me preocupar em encarar um paredão. Mas já subi muita ladeira levando o Juca comigo no sidecar(meu cão. Ele tem 7,5 kg) e atualmente tenho levado minha afilhada na garupa (ela pesa 22kg). Eu tenho 187 e peso 86kg, o que dá só de carga quase 120kg, tirando o sidecar que deve pesar uns 2kg. Costumo caregar essa trupe por umas 2 horas. As vezes o Juca vai solto e me alivia um pouco mas realmente não faço nenhum esforço fora do comum. Então você pode chegar a duas conclusões. Ou eu sou o Lance Armstrong ou a Miranda tem um peso aceitável rsrs. Além disso acho que cheguei a uma configuração extremamente resistente pois não poupo o quadro de nada. Desço meio fio carregado e sem me preocupar em diminuir o ritmo e até subo alguns quando não encontro rampa. Mas a diversão fica melhor quando destaco o sidecar. Ela ganha agilidade e dá para dar uns cavalos de pau muito irados!

Desculpa a verborragia mas é que é a primeira vez que converso com alguém que compartilha a paixão por bikes sobre a Miranda.
Grande abraço![left]
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Trike de madeira - Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: Trike de madeira - Miranda   Trike de madeira - Miranda EmptyQui Fev 23, 2012 2:45 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Parabéns Patrick,

Para calcular qual a forma do trapézio ... usar um arquivo excel na internet com o título "steering.xls" (porém não o encontro mais nos meus arquivos, nem na internet), nele vc entra com todas as medidas do seu trike e ele vai mostrando o quão perto ou longe você está do ideal.

...
Alguém do fórum tem ainda a planilha?


Achei finalmente, rsss

Fenomenal!!!
http://ihpva.org/projects/tools/steernew.zip
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Conteúdo patrocinado





Trike de madeira - Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: Trike de madeira - Miranda   Trike de madeira - Miranda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Trike de madeira - Miranda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Miranda II Bike de madeira
» MIRANDA IV Bike de Madeira
» Recumbent bamboo trike - Construindo meu trike reclinável de bamboo
» MIRANDA IV
» Miranda III

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: