Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 inauguração de ciclovia em Belo Horizonte

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte Empty
MensagemAssunto: inauguração de ciclovia em Belo Horizonte   inauguração de ciclovia em Belo Horizonte EmptyDom Set 04, 2011 11:00 am

Através da BHTrans, a Prefeitura de Belo Horizonte criou o programa Pedala BH, q tem buscado, entre outras coisas, implantar novas ciclovias pela cidade, integrando-as com outras, mais antigas, e fazendo conexão com pontos importantes, como estações de ônibus e de metrô. Quando tudo ficar pronto de verdade, vai ficar muito, muito bacana.

Até bem recentemente, o quadro q tínhamos era de duas ciclovias bem de lazer: a da orla da pampulha, q deve beirar os 20km, e da avenida dos andradas, bem mais curta. Outras poucas ciclovias q já existiam pela cidade tinham mais cara de "pró-mobilidade", mas são muito ruins, vc olha e nem parece q tem uma ciclovia... blocos de concreto retirados, piso esburacado, invadida por pontos de ônibus, estacionamento de carros, etc.

Mas a coisa começou a mudar! No comecinho de julho (ou fim de junho, não lembro), inauguraram uma importante ciclovia, a da Avenida Risoleta Neves, q liga uma das ciclovias ruins (av. saramenha) até uma das estações de ônibus e metrô mais importantes, a São Gabriel. No dia em q passei por lá, há quase 2 meses, era um sábado de manhã e o uso estava parecendo mais de lazer, o q também é necessário e sentimos falta de espaços assim na cidade - acho q é por isso q, qndo surgem, logo são ocupados:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN6565

Tô estranhando esse banco mais alto! cat

Essa ciclovia ficou bem arrumadinha, semáforos específicos pra bikes, sinalização por cores, etc e tal.

Aí ontem, inauguraram mais uma, importantíssima. Ela já estava quase pronta há muitas semanas ou até meses, já vinha sendo usada mas sempre faltando um detalhezinho aqui, outro ali, sinalização completa nos cruzamentos, etc. É a ciclovia da Savassi, que sai de uma área mais "nobre" da região centro sul, passa pela região hospitalar, pelo shopping mais badalado do momento, e chega a uma das ciclovias q hoje é mais de lazer, mas passará a servir como mobilidade pra região leste. Eu também já tinha dado meus rolês por essas bandas, tb já tinha mostrado aqui. Mas ontem foi a cerminônia oficial, com presença no pedal do prefeito de BH, Márcio Lacerda, e galera toda, tchê! Não poderia perder!! Very Happy

Minha intenção era até ir de bike convencional, já q na Berimbosa tem sempre aquele oba-oba, e a questão aqui era um pouco mais séria (pq não ser sério de bamboobent?), e eu também tinha o plano de ir vestido de forma mais casual (quase cycle-chic, mas é q eu não sou muito chique!), mas na última hora, não resisti! Deixei a bike pronta, mas manti meu traje casual, de calça jeans, sapatilhas e camisa polo. Na hora tive q vestir a blusa do programa Pedala BH pq o "trato" era esse.

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7808

Assim, saí daqui no clássico busão das 6 da matina:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7693

Cheguei bem BH por volta das 08h e saí pedalando até o ponto de encontro, pela Afonso Pena:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7705

Eu nunca pego o semáforo da Praça Sete aberto! Apesar de não parecer, na foto, é um dos lugares com mais concentração de pessoas por metro quadrado em BH, e fico ali séculos parado, sendo observado, apontado, etc Suspect :

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7706

Cada vez fico mais de boa pra pedalar por lá; desta vez foi especialmente tranquilo. Nos encontramos na Praça da Liberdade:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 310120_194256430641670_100001719421775_449061_2984806_n

E de lá saímos:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 320692_194257973974849_100001719421775_449112_1773920_n
inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 100_0233

Tô achando bem maneiro o tanto q estou deitadinho! tongue

Detalhe é q, nessas saídas da praça, eu sempre fico por último, pq o caminho é de paralelepípedo e vai todo mundo me passando, sem contar q qndo afunila lá na frente e o 'nosso' trânsito pára, eu prefiro dar preferência pros outros ao meu lado me passarem. Aí o q aconteceu desta vez: o carro da BHTrans, que estava fechando o trânsito motorizado pra gente passar, ME fechou No ! Eu era o último da fila, e essa foto flagrou minha cara de bons amigos Evil or Very Mad !

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 304895_194258943974752_100001719421775_449140_3320052_n

Vcs acham q fico tão invisível assim no trânsito, pra ser ignorado num grupo de uns 30 ciclistas?

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 296137_194259207308059_100001719421775_449147_8197322_n

Pedalei até a ciclovia na turma do fundão, o bonde das dobráveis!

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 316029_194259577308022_100001719421775_449157_1059760_n

O ponto de encontro com o prefeito ia ser numa esquina importante da ciclovia, e não no início (ou fim) dela, q é aqui:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 305847_194262393974407_100001719421775_449233_4161705_n

Continuei no bonde das dobráveis:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7717
inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7719
inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 321590_194263037307676_100001719421775_449251_8269604_n

Olha o cara bem no cantinho esquerdo me sacando Rolling Eyes ! Detalhe q essa última foto deve ter sido tirada no momento em q eu tirava a penúltima! What a Face

Tá tendo muitas dobráveis em BH, inclusive Bromptons, as mais badaladas e caras. Só um camarada aí tem duas bromptons e duas dahons! Cool

Uma das coisas bacanas foi que, apesar da grande presença de ciclistas por causa da cerimônia, havia muita gente usando a ciclovia normalmente, no sentido contrário ao q estávamos indo; esse aí tava passando de dobrável também:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7726

O ponto de encontro era lá naquela tenda branca:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 300620_194263237307656_100001719421775_449256_4063705_n

Tinha um tiozinho responsável pela bike do prefeito, q era só orgulho! Acho q pouca gente reparou no cara:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7739

Enquanto isso, reportagem comia solta com cidadãos tão ou mais importantes:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7744

O prefeito chegou com mais de hora de atraso. Qndo chegou, ainda deu umas boas entrevistas, as quais não presenciei, mas segundo relato de um dos nossos companheiros do MountainBikeBH, o cara tá antenado ou se mostrando assim:

Humberto Guerra escreveu:
O mais significativo foi ver o prefeito respondendo as perguntas dos jornalistas com um discurso pró-mobilidade por bicicleta muito redondinho, rebatendo críticas à ciclovia ter tirado vagas de estacionamento com o argumento de que o que vai ser valorizado é o transporte a pé, por bike e em transporte de massa, e que não vai dar para todo mundo de BH ter carro e querer usar o carro no dia-a-dia, senão a cidade trava. Não é comum ver prefeito brasileiro falar exatamente o que alguém aqui falaria. Tá dando pra finalmente botar fé no Pedala BH, acho que é só questão de marcar cerrado. E é melhor gastar energia botando mais gente pra pedalar que tentando mudar a opinião dos fora-ciclovia da vida.
No meio da muvuca, na hora sair pra pedalar com o chefe, tinha um camarada atrás de mim também com o retrovisor no capacete:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7749

Cruzamento com a Afonso Pena:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 100_0261

O semáforo estava vermelho para nós, mas como se tratava dum evento de maior porte, a BHTrans estava controlando o trânsito, então o verde pros carros significava vermelho pra eles!

O trajeto percorrido foi todo de descida e, qndo chegamos ao final, o prefeito largou a bike, pegou um taxi e zarpou! Enquanto isso, nos preparávamos para subir tudo de novo:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7767

Dou razão pra esse povo falar q pedalo dormindo! jocolor

Na volta, vejam q cena gostosa:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7790

Nesse ponto a maioria seguiu de volta à Savassi, enquanto ficamos com um grupo de amigos numa feirinha de sábado pra resenhar, ou seja, falar sobre o passeio enquanto se come e se bebe alien ! Conseguimos um bicicletário super bacana:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7800

Antes de colocar minha bike ali, consegui derrubar essa lata de lixo gigante! drunken

A maioria foi de acarajé e pastel; eu fui de polenta frita:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7815

De lá segui com um pequeno grupo q ia fazer um pedal de reconhecimento (de ladeiras! cyclops ). Eram parte das meninas do Pedal de Salto Alto (PdSA), que promovem uns pedais pra mulheres iniciantes, são todas organizadinhas. Elas iam escolher qual o trajeto do próximo passeio, q será no próximo sábado. Não perdi de ir com elas. No caminho, escolhemos passar de novo pela ciclovia, e encontramos um pai com seu filhote no movimentado cruzamento com a Afonso Pena, ele puxou assunto com a gente, falando q já comprou tudo pra bike, q só falta o capacete pra ele começar a usar:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7824
inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7829

É novidade falar que, mais à frente, cruzamos de novo a Afonso Pena Razz ?

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7853

Depois de muito pedalar, despedimo-nos:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7863

E fui com uma das companheiras do PdSA almoçar num restaurante vegetariano muito bacana; o prato do dia era bobó de grão-de-bico:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7864

De lá voltei sozinho pra rodoviária, passando de novo pela ciclovia, e desta vez respeitando os semáforos:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7866

Logo depois dessa foto, aconteceu mais uma daquelas coisas q só acontecem com reclineiros! Estava esperando o próximo semáforo de bikes abrir (praticamente na mesma esquina, reparem nos paraciclos ao fundo), qndo chega um grupo de jovens super curiosos achando o máximo, uma falou "nossa, mas aí vc trabalha o abdominal, hein?". Fizeram a maior festa, aí quiseram tirar uma foto, e tiraram, mas logo o sinal abriu e eu fui. Enquanto eu ia, pedi pra me acharem no facebook bounce pra me mandarem a foto. Não é q deu certo geek hahahaha recebi hoje:

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte 294351_2185684334651_1623324118_2178509_1203371_n

Botei a bike de volta no busão de cheguei aqui satisfeito por ter participado deste evento q para nós (e para a cidade) tem caráter de verdadeira festa cheers !

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte DSCN7868

Abraços,


Nino
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

inauguração de ciclovia em Belo Horizonte Empty
MensagemAssunto: Re: inauguração de ciclovia em Belo Horizonte   inauguração de ciclovia em Belo Horizonte EmptyQua Set 07, 2011 1:46 pm

Deu água na boca... o bobó rsss
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
 
inauguração de ciclovia em Belo Horizonte
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» avaliação ciclovia rio das ostras
» Ciclovia Cidadã em Guadalajara (Mexico)
» Inauguração da versão beta do Recliforum
» Obstrução da ciclovia
» Euréca, Porto Alegre é uma grande ciclovia!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloativismo-
Ir para: