Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Intermediate drive? Desapareceu? Qui Fev 23, 2012 10:16 am
INTERMEDIATE DRIVE (Coroas ou jogo de coroas intermediárias)
Alguns no fórum já sabem que eu comecei a pesquisar pela internet apenas (nunca cheguei na etapa final de construir uma reclinada) desde meados dos anos 90, parei praticamente de revirar o assunto em 98, retomei levemente em 2003 e só fui retomar mesmo quando conheci esse fórum através do Nino (num tópico do pedal.com.br sobre audax).
Assim, existe um vazio grande na minha pesquisa e eu não sei para onde foi o INTERMEDIATE DRIVE e porque ele foi completamente substituído pelas polias/idlers (às vezes com dentes). (a Barracuda já teve intermediate drive e hoje utiliza apenas o idler)
São opções razoavelmente distintas, no caso do INTERMEDIATE DRIVE, há dois jogos de corrente (um que chega da frente e outro que vai para roda traseira ou mesmo dianteira). A grande vantagem é que em alguns casos ele servia mais do que simplesmente mudar a trajetória, ele também possuía um conjunto de marchas, multiplicando a quantidade de marchas e principalmente, aumentando a extensão das marchas (é como um jipe com suas marchas reduzidas). Às vezes é utilizado para tornar estática a trajetória da corrente em determinado trecho (veja dois exemplos no fim, RWD e FWD)
Fico em dúvida se o sumiço se deu pela popularização das MTB com número maior de marchas e marchas mais leves? ou se foi devido ao rendimento na transmissão mesmo? (é claro que há um fator a se considerar sobre o peso, usa-se mais elos e peças mais pesadas.
(encontrei esses links depois de abrir o tópico, estou lendo eles) Existe um tópico no bentrideronline e essa página no IHPVA.ORG (como sempre coisas bem antigas)
A idéia existe desde os primórdios:
Para não dizer que desapareceu completamente, olha uma M5 Low com essa adaptação:
Há experiências em usar isso em FWD (recumbents.com), para que a corrente que chega a roda dianteira tenha uma linha bem próxima ao eixo sempre:
E uma RWD, limpando a trajetória da corrente e utilizando uma coroa pequena.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Era tão comum que existia planilhas em excel para determinar/comparar sistemas de marchas, com as variáveis: - tamanho de roda - cassete - coroas da frente E.... - Intermediate Drive, coroa interna e externa!!! http://ihpva.org/projects/tools/PGUSc1.xls
E não tem opção sem o intermediate drive,...rsss - dá para anulá-lo colocando valores iguais no in e out
Abraços,
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Muito legal esse Greg Kolodziejzyk (é o mesmo do triciclo CR1) http://www.adventuresofgreg.com/HPVlog/06-26-06.html
Ele pegou uma M5 low racer em 2006 e soldou um intermediate drive (tem que ter coragem de fazer uma coisa dessas) Ele até cogitou em utilizar um movimento central com marchas internas, mas no fim colocou esse cassete intermediário e ficou com mais de 120 marchas (é claro que muitas equivalentes) O importante é que ele conseguiu aumentar bem o leque de marchas mais leves e mais pesadas (a última chegaria até 100km/h a 100rpm) importante para um reclinada com carenagem (peso extra nas subidas). Objetivo era bater o record das 24h (que ele conseguiu , mas não sei se com essa bike)
Ele avaliou (disse que faria nova avaliação mais criteriosa) que com a implantação desse sistema ele perdeu cerca 3W, mas é bom frisar que ele não substitui o idler pelo cassete, mas adicionou mais esse mecanismo, com mais um câmbio traseiro. (sem falar que ele testou girando o sistema para tras numa descida, ou seja, há mais o atrito da catraca, que inexiste quando se pedala para frente)
A meu ver, esse resultado é bem otimista, se pensarmos que num cassete intermediário que substitua o idler e a parte da frente do sistema seja marcha fixa... pensamentos...
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Um caso descrito que houve a troca do intermediate drive pelo idler http://www.recumbents.com/wisil/barracuda/barracudaframe.htm (dia 11/20/2001 - 20 de nov)
Ele diz: "The intermediary drive also loses a little efficiency, mostly due to the chain having to wind it's way through the derailleur, but partly due to it's use of small cogs. A large diameter idler pulley is more efficient." "I will be using 4" diameter fiberglass impregnated nylon idlers under the seat instead of the intermediary gears, as I no longer need the gearing step-up. " "The 5" one would be even better if you can fit it in your drivetrain. This will simplify the 'Cuda drivetrain greatly, and should be more efficient." Não sei se entendi direito, mas diz que a maior perda de eficiência do cassete intermediário é por causa do vento da corrente passando no esticador(???) e uma menor parte por causa do diâmetro das coroas.
"Nylon V Belt idler pulley, part #6234K3" http://www.mcmaster.com/#idler-pulleys/=gdnjgp
Barracuda antes
Barracuda como ficou (ele alterou na mesma tacada a roda traseira por uma de ciclismo e um monogarfo com suspensão, observe a direção, muito interessante tb)
Por fim, ele não percebeu diferenças nas médias e acredita que isso se deve ao ar estar mais frio. Já as velocidades máximas houve diferenças consideráveis (oh my poor english)
A meu ver, verificar em campo essas sutilezas é praticamente impossível, ou se faz num velódromo fechado (aos ventos) ou se faz num rolo, usando um medidor de potência de pedivela (SRM por exemplo).
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
A Varna streamlined FWD, usa uma, toda a mudança de marchas ocorre no cassete intermediário
Veja o tamanho da coroa, o cassete intermediário aumentando a carga e a coroinha na roda dianteira, tudo aumentando a marcha para compensar a roda pequena. Sem falar na interferência entre a coroa e a roda dianteira, é para andar em estrada apenas!
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Com a participações de pessoal da pesada: Arthur HP3 e Roberto Tavares (Mordaz)
Quanto maior o diâmetro do idler (roldana) ou coroa menor a perda de energia. Quanto maior o ângulo (mais aberto) de deflexão da corrente menor a perda de energia.
Paulo SBM
Mensagens : 92 Data de inscrição : 10/01/2012 Idade : 72 Localização : Porto Alegre
Assunto: Re: Intermediate drive? Desapareceu? Sex Fev 24, 2012 11:02 am
O que acham de utilizar a transmissão intermediária para eliminar a corrente pelo lado de fora do quadro ?
Seria possivel ter a corrente dentro do quadro até as coroas intermediárias ?
Quem aposta no conceito ?
Vejam a idéia maluca tomando forma .....
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Acho bem válido, com isso reduziria muito uma torção que praticamente inexiste na bike convencional, que é a torção longitudinal. A corrente vindo pela lateral transforma o quadro numa espécie de arco (e flecha) e pode-se perder bastante energia assim. Colocando a corrente por dentro do quadro, acredito que os esforços se reduzam significativamente. Estava pensando em utilizar esse princípio numa reclinada de madeira e também para uma de tensigridade, porém sem centralizar, que demandaria fazer peças especiais, porém vendo o desenho, percebe-se que não seria muito difícil (Lembrar que coroas de diametro muito pequeno perdem eficiência)
A Flevobike (que fazia aquelas reclinadas com articulação embaixo do assento) desenvolveu a Greenmachine com esse conceito numa SWB (o que é uma vantagem) que só é possível pq a corrente da frente tem uma rota fixa.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Antes de mais nada, obrigado Paulo por romper o monólogo, ...rsss
Estou lendo ainda o tópico bentridersonline (de 2010) e acabei de ler um post com uma proposta superinteressante (porém cara) The Rohloff DB model uses an odd 4-bolt mount for the brake disc. It looks to me like this pattern matches a 4-bolt pattern used on some Mtn bike chainrings (chainring bolts fit the holes), so using the hub as a mid-drive would require virtually no technical skill other than figuring out how to make a dropout mount for it. You would have to drive in on the right and out on the left, but since the Rohloff hub has a freewheel inside it, you would just get a fixie wheel and mount it backwards on the back.
Lá vou eu no meu parco inglês (corrijam os absurdos por favor): Existe um modelo do Rohloff (marchas dentro do cubo) que possui suporte para montar freios a disco e o cara acredita que é o mesmo padrão das coroas de MTB, então daria para usá-lo como mid-drive, com a corrente traseira saindo pela esquerda. Como o cubo Rohloff tem catraca e a roda traseira poderia ser uma fixa, então não seria problema a corrente chegar pela esquera.
A vantagem dessa configuração é poder reduzir o peso nas rodas de tras e ter a corrente mais próxima aos eixos (movimento central, Rohloff, eixo traseiro), reduzindo os efeitos de uma suspensão.
Ainda não fiz nenhuma reclinada até agora , elas estão ainda na "telinha" do computador ....rsrsrs. Mas o que mais intriga tanto em reclinadas como nas tradicionais é ver a "marvada" da corrente passando por roldanas ou tubos. Alem da estética tem o fato que muitos aqui no fórum já comentaram que é sujar roupas na corrente. É danado. Claro que um projeto desses com a corrente oculta limita um pouco a geometria do quadro e consequentemente a da bike , mas vejo que há uma certa tendência a ir por este caminho. A Shimano já lançou o shaft drive para as não reclinadas. As imagens que voce postou são muito inspiradoras , agradeço muito por isto , elas vão servir com certeza para fazer uma "engenhariazinha reversa" rsrsrs. Acho que até mesmo numa trike dá prá bolar um esquema parecido , nem que uma das vias da corrente fique centrada no interior do tubo do quadro e a outra via retorne pelo lado de fora (por baixo) , mas já daria até para "carenar" este retorno e deixar não só o visual um pouco melhor e mais limpo emtodos os sentidos.
Aqueles cubos com marchas então são uma pedida para levar adiante este tipo de idéia.
Imagino que vai ser algo como uma corrida no tempo , o que apertar primeiro o botão , leva o troféu ....rsrsrs.
Valeu o seu comentário , quem sabe mais loucos se juntam à idéia.
Abs.
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: Intermediate drive? Desapareceu? Qui Mar 01, 2012 7:30 pm
com um torninho e uma fresa a gente fabrica qq tipo de INTERMEDIATE DRIVE, aliás se fabrica qq coisa!!
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Intermediate drive? Desapareceu? Qui Abr 05, 2012 1:07 pm
Deem uma olhada neste intermediate drive.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Intermediate drive? Desapareceu? Seg maio 11, 2015 8:51 pm
ressuscitando o tópico.
alguém instalou mid drive ou sabe como fazer isso?