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 cubos - 130/135 mm ?

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artur elias

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MensagemAssunto: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? EmptySáb Ago 31, 2013 6:17 pm


oi pesso@l


acho que o tema dos aros (no tópico dedicado) está praticamente resolvido com a opção entre Mavic e DT Swiss, ambos com 32 furos e superfície de frenagem como eu preciso.

Está muito difícil encontrar cubos de MTB de qualidade alta que não sejam para disco. Os cubos Chosen, que são bem leves, muito bem falados, e tinham bom preço, sumiram do mercado. Mesmo abrindo mão do quesito "rolamentado", não está fácil encontrar um cubo traseiro avulso tbém.

Existe um pouco mais opção em cubos de estrada, ainda que dificilmente rolamentados.

Pergunta:

o que acontece se o vivente tenta meter uma roda montada com um cubo de estrada (130mm) em um quadro para padrão MTB (135mm)?

a) nada?

b) apenas "calçar" com a blocagem aproximando minimamente as "pernas" do garfo traseiro e era isso?

c) pode danificar o quadro?

d) é impossível?

Agora me lembrei que tenho duas rodas de fábrica (Xi-manô). Uma delas entra fácil no quadro da M5; a outra preciso fazer um pquinho de força para afastar as "pernas" do garfo traseiro. Será que esse quadro é "bivolt", tipo assim feito pra usar ambos padrões de cubo? Depois vou ali medir.

Mais uma vez, peço ajuda aos universitários.


"mais vale um sertanejo analfabeto do que um pagode universitário"
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? EmptySáb Ago 31, 2013 11:53 pm

Acabo de dar uma olhada nas specs da sua M5 Shock Proof 559. Segundo as informações do site, o quadro aceita tanto rodas 26" (ETRTO 559) quanto rodas 650c (ETRTO 571). Muito provavelmente o fabricante presume o uso de rodas prontas, disponíveis comercialmente. Como as rodas 26" sempre usam cubo traseiro de 135 mm e as rodas 650c sempre usam de 130 mm, é quase certo que o quadro foi concebido para ambos os tamanhos.

Mas, mesmo que não fosse, duvido que haveria algum problema, visto que o quadro é de CrMo. Por exemplo, muita gente usa rodas 26" na Bacchetta Strada de CrMo, cujo espaçamento é de 130 mm. Dá para forçar para 135 mm sem problema.

A Metabikes aceita tanto 130 mm quanto 135 mm e é de alumínio. A princípio estranhei, mas a distância entre os dropouts é de 132,5 mm, de maneira que o máximo que se "força" é 2,5 mm, ou 1,25 mm para cada perna.

[]s
RT

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artur elias

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MensagemAssunto: Re: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? EmptySáb Set 07, 2013 12:15 am

valeu Roberto, obrigado pela abalizada resposta


hoje finalmente venci a preguiça e medi a distância entre gancheiras da minha M5


conforme você observou, e eu intuía, parece ser planejada para aceitar bem tanto uma medida de cubo quanto a outra: 133 mm segundo meu paquímetro

acho que os holandeses usam muito componentes de grupos de estrada, até porque na Holanda não há necessidade de ter marchas realmente muito curtas

vejo um belo cubo de estrada no meu futuro próximo
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MensagemAssunto: Re: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? EmptySáb Nov 09, 2013 7:46 pm


requentando meu próprio tópico:


as rodas novas ficaram prontas FINALMENTE - primeiro foi a incrível dificuldade de encontrar aros 26 que não fossem nem pra disco nem vzan, depois o cubo, depois esperar o alemão voltar do Al'manha, depois o mané/cara-de-pau de uma certa bicicletaria de Brasília conseguiu mandar um aro certo e um errado, e ambos extremamente mal embalados e arranhados, e levou mais um mês pra mandar o aro certo;

a roda dianteira com o dínamo ficou pronta antes; achei que ficou extremamente rígida, coisa que atribuo ao fato do alemão seguir obsessivamente as especificações técnicas, usar torquímetro, medidor de tensão, uma chave de raios de um aço temperado especial sem o que (segundo) ele não é possível obter a tensão correta, porque as chaves comuns estragam o nípel se apertar pra valer; o cubo SON é uma beleza e, conforme esperado, o arrasto não é perceptível, nem com o farol ligado

a roda traseira acabou sendo montada por outra pessoa porque o alemão tava na feira de SP e eu com pressa; o cubo é um Dura-Ace modelo meio antigo que fez o pessoal da bicicletaria suspirar uma tarde inteira

agora uma pergunta:

eu testei montar o cubo sem espaçadores, usando a blocagem pra "espremer" as pernas da balança traseira; funcionou mas saiu do lugar uma vez, numa arrancada em subida; aumentando o aperto parece que segura, mas dá uma sensação meio estranha

agora botei uma arruela de pressão (a mais fina que tinha em casa) de cada lado;

isso permite usar um aperto 'normal' na blocagem; ainda não testei;

PORÉM, dessa maneira a área de contado entre o eixo do cubo e a gancheira - ou seja, o perfil de aço - fica menor do que o normal

isso seria um problema?

qual das duas opções seria a mais vantajosa?

outras sugestões?


é o que pergunto aos universitários

p.s. estou voltando à randonagem amanhã com um brevet de 200 - meu irmão que se reclinou este ano é estreante na modalidade, com a Rans que era do di Martino
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? EmptySeg Nov 11, 2013 8:23 am

Hmmm, que tal arruelas maiores?

P.S. Parabéns pela volta aos Audaxes.
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MensagemAssunto: Re: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? EmptyTer Nov 12, 2013 6:45 am

Mordaz escreveu:
Hmmm, que tal arruelas maiores?
Você quer dizer, com área maior? Tipo, pra aumentar o atrito com o quadro? Não tinha pensado nisso. Eu me referia à área de contato na vertical - ou seja, porção do eixo que suporta o peso da traseira, mesmo.

Parece que funciona do jeito que está. Se bem que o teste pra isso é o commute, mesmo - pára-e-arranca a cada 200-500 m, às vezes em subida, freqüentemente sob amigável pressão dos motoristas, incluindo caminhões e ônibus... É aí que eu descubro se a blocagem tá apertada o suficiente. Já me aconteceu de tirar a roda do lugar algumas vezes. Com esse cubo, a chance aumenta.
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MensagemAssunto: Re: cubos - 130/135 mm ?   cubos - 130/135 mm ? Empty

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