Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida

Ir para baixo 
+2
Mordaz
marcelo_montanhista
6 participantes
AutorMensagem
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyDom Fev 14, 2010 7:38 pm

salvem, aqui:

http://www.blogjws.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=147:bicicleta-eletrica-veja-o-teste&catid=39:blog-do-wille

tem um video de um ponto de vista interessante, para mim, sobre um ciclista opinando a respeito de uma bike eletrica.

gostei de ver os pontos negativos.
E se acabar a bateria no meio do caminho? tá danado! 34 kg de peso para levar! heheh

A história de teóricamente ter que usar capacete de moto achei bem interessante. Não sabia.

Já vi em algum lugar que teóricamente para bike elétrica teria que ter carteira de moto.... será?

bom, eu nunca pensei em ter uma elétrica. Apenas estou postando porque achei bem feito o video.

abs

marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptySeg Fev 15, 2010 2:56 am

Já brinquei um pouco com motorização de bicicletas e concordo com as colocações.

É muito complicado conseguir uma boa distribuição de peso numa bicicleta convencional motorizada. Essa aí do vídeo, com motor de cubo e baterias na traseira, fica com uma concentração de peso absurda atrás. Com o motor de cubo na frente, melhora um pouco (só um pouco), mas aí a direção fica pesada.

(Curiosamente, numa reclinada fica mais fácil. Uma que seria excelente para motorização é a Zöhrer de tração dianteira. Seria possível instalar um motor de cubo de roda dianteira na traseira da FWD.)

Há também a questão da pouca autonomia e do peso das baterias chumbo-ácidas (as de Lítio ainda são caras).

Finalmente, ao calcular o custo por km rodado, os fabricantes nunca consideram que, após um certo número de recargas, as baterias precisarão ser substituídas.

Para quem não anda de bicicleta, uma bicicleta com motorização elétrica pode ser, pelo menos, uma alternativa ao automóvel. Com o tempo, o proprietário de tal bicicleta pode até se animar a pedalar uma bicicleta "de verdade"!

[]s
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Toda moeda tem dois lados...   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptySeg Fev 15, 2010 9:56 pm

Realmente, a conclusão da experiência procede. Porém, existem momentos que a excessão desafia a regra.
Inquestionável que a motorização elétrica desvirtua a bicicleta, primeiro pelo "não pedalar", segundo pelo peso das baterias.

Uma bicicleta elétrica jamais deverá ser vista como bicicleta, mas como uma motocicleta "poliiticamente correta". Pois é exatamente isso que ela é. Um veículo automotor que não agride ao meio ambiente, e por ser mais lenta, menos agressiva no trânsito.

Tenho duas reclinadas "home-made" que já apresentei aqui no fórum. Não são sofisticadas, usam componentes "comuns", mas funcionam bem. Para passear, não para competir, fique claro.

Porém recentemente precisei mudar de residência, e agora estou a 15 Km do trabalho. E no meio do caminho existe uma balsa... A pricípio pensei que seria fácil, pois quando morava perto ia sempre de bicicleta. Na nova casa, passaria a usar a reclinada. O trajeto é relativamente plano.
Ledo engano... Por mais que tente pedalar devagar, preciso levar uma mochila com uma muda de camisa e uma toalha. e no trabalho não existe condição de tomar uma ducha.

Talvez no inverno, mas talvez... O certo é que precisei optar por usar ônibus (dois) ou comprar uma moto (detesto moto, já tive um acidente quando transitava na minha preferêncial, só não me quebrei todo por pura intervenção do além, nunca mais quis ter outra). Carro só uso em dia de temporal.

Então a opção foi motorizar elétricamente a velha mountain-bike. Não custou tão caro, comprei o kit no mercado livre por R$ 1.140,00, com frete. Fiz as contas antes, e isto é o que eu gastaria com passagens durante um ano (imagino que com cuidado a bateria dure dois anos). Muito menos que uma Biz, sem contar que não preciso emplacar, nem abastecer. Autonomia ela tem, para o que preciso. Basta não correr.

Então como disse acima, não é uma bicicleta, é um veículo automotor ecológicamente correto. Para usar em trajetos curtos, evitando subidas. Bicicleta é outra coisa, muito melhor. Mas provoca o suor. E não consigo chegar no trabalho suado e ficar á vontade...Mesmo com todos os desodorantes.
Ir para o topo Ir para baixo
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptySeg Fev 15, 2010 10:50 pm

Eu não poderia deixar de falar da minha experiência, já tive duas bicicletas elétricas, na verdade eu tive uma com um kit da Brazilelectric de 350W e minha esposa teve uma Chinesa de 180W

A minha deu problema com as baterias 3 vezes o que acabou sendo muito irritante, a da minha esposa foi usada um ano e meio todos os dias e nunca deu nenhum problema.

O peso sempre foi o mais desagradável, mas é muito gostoso andar numa elétrica, principalmente a com o kit da Brazilelectric, quando funcionava bem as baterias. Acabamos vendendo as duas, hoje eu só no pedal, e a esposa de carro por causa do filho!

Mordaz escreveu:
Para quem não anda de bicicleta, uma bicicleta com motorização elétrica pode ser, pelo menos, uma alternativa ao automóvel. Com o tempo, o proprietário de tal bicicleta pode até se animar a pedalar uma bicicleta "de verdade"!
Foi o que ocorreu comigo, sai de uma vida sedentária e a elétrica foi um passo intermediário.

ag_favaro escreveu:
... Por mais que tente pedalar devagar, preciso levar uma mochila com uma muda de camisa e uma toalha. e no trabalho não existe condição de tomar uma ducha.
Isso é um problema, mas pode ser resolvido matriculando-se numa academia próxima ao trabalho, conheço um cara aqui em Porto Alegre que fez isso. Eu por sorte tenho vestiário onde trabalho, posso tomar banho e ainda tenho armário para deixar algumas coisas. Mas todo dia é uma função de carregar e descarregar o alforje com roupas, ferramentas e lanche Smile
Uso a bicicleta até em dias de temporais, e adoro, só chateia um pouco a função de ter que prendê-lá muito bem no estacionamento e ter que tirar tudo que é facilmente removível, senão já era!

Eu penso em um veículo hibrido (pedal e elétrico) carenado, para pelo menos 3 pessoas, para ai sim poder substituir o carro em passeios com a família toda, e para ir a lugares onde não dá para chegar suado, pois o verão está sendo de matar!!!!Tive que desistir nas idas ao supermercado com a dobrável, pois chego encharcado.
Quem sabe eu consigo um dia desses tocar o projeto do QuarkTri de bamboo com o Klaus

Outro problema da bicicleta elétrica para quem já pedala bastante, tendo um motor disponível bate a preguiça de se pedalar mais forte, como consequência vem o despreparo físico!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyTer Fev 16, 2010 8:19 pm

Olá pessoal!!

Temos condicoes de carregar uma bateria dessas de bike elétrica no pedal?

A idéia do carro eltétrico recarregado a pedal é a que mais me atrai. Já foi feito?

Na minha idéia pedalamos somente para recarregar as baterias sendo que nao ha conexao entre a correia do pedivela com as rodas.

Aí a carenagem toda em painel solar para ajudar a carregar as bateiras, ;-) heheh
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Carregador a pedal   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyTer Fev 16, 2010 9:23 pm

Klaus,

Haverá perdas significativas. Na conversão de energia mecânica (pedalar) em elétrica para abastecer as baterias, e novamente na energia elétrica armazenada, para energia mecânica de propulsão, vai perder ao menos uns 30/40% do total.
Precisa considerar também o peso de embarcar todo este conjunto de gerador / bateria / motor.

Mas não considero possível o conceito de velomóvel (realmente utilizável), sem assistência motriz. E até agora, a solução que considero mais aceitável para recarregar as baterias é o gerador heólico doméstico. O pedalar pode sim ser usado como energia complementar, preferencialmente em outro eixo motriz. No plano, após vencer a inércia usando o motor, manteremos a velocidade com tração humana, não acionando o motor.
Nas subidas o pedalar poderá ajudar muito o motor, poupando as baterias.

Antonio.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyQua Fev 17, 2010 2:02 pm

Carregar as baterias pedalando não é viável. Muitas perdas. Seria menos eficiente do que simplesmente pedalar direto.

Carregar com um painel solar seria mais interessante. Certa vez vi uma foto de um triciclo com um baita painel em um reboque. Pena que não me lembro onde vi isso.

[]s
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyQua Fev 17, 2010 11:26 pm

Pois é !

No veículo o pedal tem que ser para propulsão mesmo devido as perdas, mas o motor pode atuar como gerador, não precisaria motor e gerador, mesmo assim não é viável pedalar para carregar. Deve-se sim usar o motor como gerador em descidas e ainda freios regenerativos, a idéia de painéis solares embarcados ainda é muito boa, mas muito cara e pouco eficiente o que se tem no mercado hoje em dia.

Seguindo a mesma ideia, eu já estou a horas com um projeto de criar em casa um gerador a pedal para carregar as baterias enquanto me exercito, eu quero alimentar toda a minha sala com essa energia que será armazenada em bateria. O que vou usar de gerador será um alternador de carro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Helder

Helder


Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 59
Localização : Charqueadas - RS

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Roda eletrica   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyQui Fev 18, 2010 12:23 pm

Olá,

não sei se voces já viram, mas achei essa materia bem interessante...

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=129502

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.degarupa.blogspot.com
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyQui Fev 18, 2010 1:00 pm

Dos sistemas que existem hoje esse me parece o mais interessante, pena que eles não divulgaram ainda o peso desse cubo.

Pra mim, o grande problema ainda permanecerá, com um motor ali o cara acaba pedalando menos, o que não é nada bom.

Mas com certeza é uma alternativa fantástica ao carro, um passa para os sedentários, e ótimo para quem mnão pode chegar suado e tem pressa de chegar!
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida EmptyQui Fev 18, 2010 2:17 pm

Helder escreveu:
Olá,

não sei se voces já viram, mas achei essa materia bem interessante...

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=129502

abraços

Deu para ver que é uma matéria traduzida. Provavelmente, "sininhos ou apitos" é uma tradução ao pé da letra de "bells and whistles", uma expressão idiomática que não tem nada a ver com os referidos "acessórios".

[]s
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty
MensagemAssunto: Re: ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida   ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
ponto de vista negativo sobre bike eletro assistida
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» bicicleta elétrica ou eletro-assistida: relação peso potência razoável
» Seriema-I -> teste inicial
» "resumão" de construção bike normal Vs bike reclinada e uso de materiais, pelo Julien Mauroy da Schlitter
» Pedalando em Boa Vista - Roraima
» Bike de PET

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo alternativo-
Ir para: