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 nova dobra da Azub, novo dropout e dúvida sobre allen

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ninocoutinho



Mensagens : 1199
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

MensagemAssunto: nova dobra da Azub, novo dropout e dúvida sobre allen   Qua Abr 15, 2015 9:39 am

Tinha lido por alto a postagem no blog mas não tinha dado atenção. Mas um post no BROL me chamou pra lá de novo.

Uma das novidades desse ano da azub é que ela mudou o mecanismo dobra dos trikes. A dobra agora é SEPARÁVEL do quadro. Assim, na verdade, todos os quadros são separáveis. Aí vc escolhe se quer comprar o quadro com a dobra, ou sem a dobra. Bem, essa é a vantagem econômica, aparentemente tanto para o fabricante, quanto para o consumidor. Mas seguem as vantagens técnicas apontadas pela azub:

Citação :
It is possible to manufacture the folding hinge from 7075 aluminium alloy, which is stronger than any weldable material.

It is possible to use hard anodizing instead of powder coating. All parts can be manufactured with extreme precision. This surface treatment is well know for improving mechanical resistance, but we went a step further and decided to have all parts teflon (PTFE) hardcoat anodized. This method, usually used in armament industry, offers ultimate surface protection and also minimizes friction, which is exactly what we needed.

Thanks to presisely matching jags and sags, the frame resists torsional strain much better.

Larger diameter, longer hinge axle, which rests in maintenance free sliding bearings, improves the overal strength.

The hinge has an ergonomic XXL quick release lever which is positioned on the upper side of the frame. This makes both folding and unfolding extremely easy and smooth.

The hinge is easily adjustable with an Allen key.

And it is, of course, possible to remove the hinge and screw both parts of the trike frame together for hard core (ab)use.

Fotos (nelas dá pra ver também o sistema de dobra do guidão, que lembra os couplers da S&S):





Outra novidade desses trikes é o eixo traseiro vazado, de 142mm. Explicações técnicas:

Citação :
Poor lateral stiffness is the biggest problem of vast majority of trikes with 26“ rear wheels.

It is caused both by the lower stiffness of a standard 26“ bicycle wheel (if compared to 20“ wheels), and the lower stiffness of the longer rear fork.

We managed to minimize this issue by using a wider hub and the patented Syntace X-12 through axle system, which you can find on majority of higher end mountain bikes.

Fotos:




Nessas duas novidades, tanto o mecanismo de dobra quanto os dropouts traseiros são presos ao quadro por 8 e 4 parafusos allen, respectivamente. Eis minha dúvida aos engenheiros do fórum: esse tipo de estrutura é suficiente pra aguentar os esforços, torções, etc, que um trike ou uma bike sofrem? Imagino que no cálculo não se leva em conta apenas o parafuso em si mas a maneira com que as partes se unem, dimensões das superfícies, etc.

As Azubs em geral primam por uma construção perto do indestrutível, então também imagino que eles não pecariam nesse aspecto.

Aparentemente, essa nova dobra não foi levada pra azub origami, nem pra twin. Eu acho sinceramente que deviam fazer essa possibilidade de dobra + quadro separáveis em todos os modelos, especialmente na azub mini. pirat
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