Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sugestões sobre características construtivas

Ir para baixo 
+2
NILO PARACY
ag_favaro
6 participantes
AutorMensagem
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: Sugestões sobre características construtivas   Sugestões sobre características construtivas EmptySáb Jun 06, 2009 6:30 pm

Existem alguns detalhes da construção de reclinadas, que gostaria de saber a opinião dos demais integrantes:
1) Que tal é o comportamento das reclinadas com tração dianteira? E a construção, muito crítica?
2) Qual as experiências com alavancas de pedivelas menores? na minha primeira, usei parte da estrutura de uma bicicleta infantil, de aro 20. A pedivela original, com braço mais curto, parece mais confortável. Alguma opiniâo?
3) Tubo de aço ou alumínio?
Ir para o topo Ir para baixo
NILO PARACY

NILO PARACY


Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 56
Localização : PELOTAS

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: TRAÇAO   Sugestões sobre características construtivas EmptySáb Jun 06, 2009 7:22 pm

OI
tenho duas com os dois tipos de tração
a de tração dianteira e mais leve porque acorreia e do tamanho original e pela sua facilidade de construção e mais leve ja sua dirigibilidade e um pouco mais dificil visto as pernas viraren junto com a direção
a de tração dianteira e um pouco mais pesada por causa da relaçao mas ja to planejando colocar 147 velocidades nela
mas pra min o bom e trabalhar no projeto e andar
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: pedevela curtos   Sugestões sobre características construtivas EmptyDom Jun 07, 2009 8:08 am

para varios reclineiros, eu e minha esposa tb, a alavanca menor do pedivela foi muito bem vinda. ficou mais fácil de arrancar e cansou muito menos os joelhos.

já com traçao dianteira minha experiencia não foi completamente boa. o sistema de tração faz muito barulho em comparação ao sistema traseiro. tira aquele prazer de pedalar em silêncio. e qualquer perda de tração na pista fazia a roda derrapar devido a meu banco ficar muito para traz.
se fosse um reclinada longa com tração dianteira seria mais interessante para mim.

abs

marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
Mateus

Mateus


Mensagens : 33
Data de inscrição : 25/05/2009
Idade : 52
Localização : Triunfo/RS

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões sobre características construtivas   Sugestões sobre características construtivas EmptySeg Jun 08, 2009 11:26 pm

andei só uma vez de tração dianteira e achei muito estranho
talvez com a prática a gente se acostume
mas ainda prefiro a tração traseira
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões sobre características construtivas   Sugestões sobre características construtivas EmptyQua Jun 10, 2009 8:43 pm

ag_favaro escreveu:
Existem alguns detalhes da construção de reclinadas, que gostaria de saber a opinião dos demais integrantes:
1) Que tal é o comportamento das reclinadas com tração dianteira? E a construção, muito crítica?
2) Qual as experiências com alavancas de pedivelas menores? na minha primeira, usei parte da estrutura de uma bicicleta infantil, de aro 20. A pedivela original, com braço mais curto, parece mais confortável. Alguma opiniâo?
3) Tubo de aço ou alumínio?

oi Favaro

vou tentar responder, dentro da minha experiência que é limitada:

1) experimentei algumas vezes, modelos diferentes;
se for bem construído, não há dúvida que funciona muito bem,
e questão da corrente torcer não é problema;
pessoalmente, acho a sensação muito curiosa e agradável,
a tração na roda que está mais perto (dos olhos ao menos)
dá uma sensação de transmissão direta, responsiva

para construir creio que o aspecto mais crítico seja o garfo
(se estamos falando de corrente torcida; se for de central móvel tipo CruzBike, esse problema não existe)


2) faço coro ao Montanhista quanto a pedivelas curtos;
adotei a medida 145 mm depois de anos pedalando em 170 e nem sonho em voltar -
mas esse é um assunto complexo que merece um tópico separado


3) para construção caseira, o alumínio certamente não é um material adequado;
o processo de soldagem enfraquece a liga, e exige um tratamento pós-solda
(não lembro bem como é, alguém mais versado em engenharia e metaurgia complemente por favor)

aço-carbono comum é o material mais usado para protótipos,
pela facilidade, maleabilidade, confiabilidade e baixo custo

mesmo alguns modelos sob encomenda da Zöhrer são feitos deste material

[ ]

a.
__________
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: troquei o pedivela   Sugestões sobre características construtivas EmptySeg Jul 20, 2009 9:36 pm

Hoje consegui tirar um tempo, e aproveitei para fazer a troca do pedivela. Usava um padrão de bicicletas aro 26, com 175 mmm. Coloquei agora um fabricado para usar em bicicletas infantis (aro 16), que deve ter uns 115 mm aproximadamente.
Gostei da troca, ficou melhor de pedalar. Com as pernas elevadas o curso antigo causava mais cansaço (impressão minha). Hoje foi só uma voltinha. Conclusões definitivas, só em um passeio maior. Mas acho que não troco mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: Pédivela reduzido pronto de fábrica, :-)   Sugestões sobre características construtivas EmptyQui Set 10, 2009 12:09 am

Oi Favaro!!!

Bah, não imaginava que da para conseguir um pédivela 115mm novo!! A nossa vantagem é que na reclinada essa peça sofre muuuito menos esforços mecânicos que em uma bike convencional então um pédivela infantil pode mesmo resolver! Esse que tu conseguiu é da Caloi?

115mm não ficou pequeno demais?

Uma possibilidade que existe pelo fato de que exigimos menos do pédivela é fazer furos num convencional depois de reduzir o tamanho para reduzir o peso, ;-) Claro que deve ser bem pensado e bem planejado mas já vi reclinadas com pédivela furado na web...

[]!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: Pedivela genérico   Sugestões sobre características construtivas EmptyQui Set 10, 2009 8:53 pm

Klaus,

Na minha reclinada, nenhuma peça é de "grife".
É tudo genérico, daquelas peças bem populares, inclusive o pedivela. Acho que paguei entre 10 a 15 reais por este componente.
Não pretendo competir. Então umas gramas a mais ou a menos, não fazem nenhuma diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: é isso aí!!   Sugestões sobre características construtivas EmptyDom Set 13, 2009 3:02 pm

Oi Favaro!!

Eu busco peças boas mas simples e o que der para não ter como câmbio na frente eu prefiro não ter, heheh

Melhor ainda são peças artesanais inovadoras como essa idéia do Ricardo, mecânico da Adventure Bike:

Sugestões sobre características construtivas Imagem012f


A idéia dele foi ótima mas tive que trabalhar ela pois acontecia de escapar dos dentinhos, travar e ir lá na coroa traseira travar tudo de vez, heheh

Daí eu fiz essa peça aqui e ficou bom e sem perigo de travar.
Sugestões sobre características construtivas P1020143d
Passador de fiu de varau + rodinha de skate trabalhada no torno com dois rolamentos.

O legal dessa peça é que ela não fica presa ao quadro!!!
Sugestões sobre características construtivas P1020141d


O melhor seria não precisar de nada disso e para isso vou comprar outros tamanhos de coroas traseiras e ir testando mudando tb o comprimento da corrente para ver se eu consigo mantê-la bem esticada.


E falando em peças boas e simples não ha nada melhor que um câmbio não indexado:

mais simples,
mais leve,
menos problemas...

;-)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Sugestões sobre características construtivas Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestões sobre características construtivas   Sugestões sobre características construtivas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sugestões sobre características construtivas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» E com essa idéia?
» Projeto Livre
» Seriema-I -> teste inicial
» Sobre o uso de Alforjes
» Impressões sobre o triciclo HP3

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: