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 Sugestões sobre características construtivas

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ag_favaro

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MensagemAssunto: Sugestões sobre características construtivas   Sab Jun 06, 2009 6:30 pm

Existem alguns detalhes da construção de reclinadas, que gostaria de saber a opinião dos demais integrantes:
1) Que tal é o comportamento das reclinadas com tração dianteira? E a construção, muito crítica?
2) Qual as experiências com alavancas de pedivelas menores? na minha primeira, usei parte da estrutura de uma bicicleta infantil, de aro 20. A pedivela original, com braço mais curto, parece mais confortável. Alguma opiniâo?
3) Tubo de aço ou alumínio?
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NEGO NILO

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MensagemAssunto: TRAÇAO   Sab Jun 06, 2009 7:22 pm

OI
tenho duas com os dois tipos de tração
a de tração dianteira e mais leve porque acorreia e do tamanho original e pela sua facilidade de construção e mais leve ja sua dirigibilidade e um pouco mais dificil visto as pernas viraren junto com a direção
a de tração dianteira e um pouco mais pesada por causa da relaçao mas ja to planejando colocar 147 velocidades nela
mas pra min o bom e trabalhar no projeto e andar
abraço
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marcelo_montanhista

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MensagemAssunto: pedevela curtos   Dom Jun 07, 2009 8:08 am

para varios reclineiros, eu e minha esposa tb, a alavanca menor do pedivela foi muito bem vinda. ficou mais fácil de arrancar e cansou muito menos os joelhos.

já com traçao dianteira minha experiencia não foi completamente boa. o sistema de tração faz muito barulho em comparação ao sistema traseiro. tira aquele prazer de pedalar em silêncio. e qualquer perda de tração na pista fazia a roda derrapar devido a meu banco ficar muito para traz.
se fosse um reclinada longa com tração dianteira seria mais interessante para mim.

abs

marcelo
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Mateus

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MensagemAssunto: Re: Sugestões sobre características construtivas   Seg Jun 08, 2009 11:26 pm

andei só uma vez de tração dianteira e achei muito estranho
talvez com a prática a gente se acostume
mas ainda prefiro a tração traseira
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artur elias

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MensagemAssunto: Re: Sugestões sobre características construtivas   Qua Jun 10, 2009 8:43 pm

ag_favaro escreveu:
Existem alguns detalhes da construção de reclinadas, que gostaria de saber a opinião dos demais integrantes:
1) Que tal é o comportamento das reclinadas com tração dianteira? E a construção, muito crítica?
2) Qual as experiências com alavancas de pedivelas menores? na minha primeira, usei parte da estrutura de uma bicicleta infantil, de aro 20. A pedivela original, com braço mais curto, parece mais confortável. Alguma opiniâo?
3) Tubo de aço ou alumínio?

oi Favaro

vou tentar responder, dentro da minha experiência que é limitada:

1) experimentei algumas vezes, modelos diferentes;
se for bem construído, não há dúvida que funciona muito bem,
e questão da corrente torcer não é problema;
pessoalmente, acho a sensação muito curiosa e agradável,
a tração na roda que está mais perto (dos olhos ao menos)
dá uma sensação de transmissão direta, responsiva

para construir creio que o aspecto mais crítico seja o garfo
(se estamos falando de corrente torcida; se for de central móvel tipo CruzBike, esse problema não existe)


2) faço coro ao Montanhista quanto a pedivelas curtos;
adotei a medida 145 mm depois de anos pedalando em 170 e nem sonho em voltar -
mas esse é um assunto complexo que merece um tópico separado


3) para construção caseira, o alumínio certamente não é um material adequado;
o processo de soldagem enfraquece a liga, e exige um tratamento pós-solda
(não lembro bem como é, alguém mais versado em engenharia e metaurgia complemente por favor)

aço-carbono comum é o material mais usado para protótipos,
pela facilidade, maleabilidade, confiabilidade e baixo custo

mesmo alguns modelos sob encomenda da Zöhrer são feitos deste material

[ ]

a.
__________
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ag_favaro

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MensagemAssunto: troquei o pedivela   Seg Jul 20, 2009 9:36 pm

Hoje consegui tirar um tempo, e aproveitei para fazer a troca do pedivela. Usava um padrão de bicicletas aro 26, com 175 mmm. Coloquei agora um fabricado para usar em bicicletas infantis (aro 16), que deve ter uns 115 mm aproximadamente.
Gostei da troca, ficou melhor de pedalar. Com as pernas elevadas o curso antigo causava mais cansaço (impressão minha). Hoje foi só uma voltinha. Conclusões definitivas, só em um passeio maior. Mas acho que não troco mais.
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Klaus

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MensagemAssunto: Pédivela reduzido pronto de fábrica, :-)   Qui Set 10, 2009 12:09 am

Oi Favaro!!!

Bah, não imaginava que da para conseguir um pédivela 115mm novo!! A nossa vantagem é que na reclinada essa peça sofre muuuito menos esforços mecânicos que em uma bike convencional então um pédivela infantil pode mesmo resolver! Esse que tu conseguiu é da Caloi?

115mm não ficou pequeno demais?

Uma possibilidade que existe pelo fato de que exigimos menos do pédivela é fazer furos num convencional depois de reduzir o tamanho para reduzir o peso, ;-) Claro que deve ser bem pensado e bem planejado mas já vi reclinadas com pédivela furado na web...

[]!!
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ag_favaro

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MensagemAssunto: Pedivela genérico   Qui Set 10, 2009 8:53 pm

Klaus,

Na minha reclinada, nenhuma peça é de "grife".
É tudo genérico, daquelas peças bem populares, inclusive o pedivela. Acho que paguei entre 10 a 15 reais por este componente.
Não pretendo competir. Então umas gramas a mais ou a menos, não fazem nenhuma diferença.
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Klaus

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MensagemAssunto: é isso aí!!   Dom Set 13, 2009 3:02 pm

Oi Favaro!!

Eu busco peças boas mas simples e o que der para não ter como câmbio na frente eu prefiro não ter, heheh

Melhor ainda são peças artesanais inovadoras como essa idéia do Ricardo, mecânico da Adventure Bike:




A idéia dele foi ótima mas tive que trabalhar ela pois acontecia de escapar dos dentinhos, travar e ir lá na coroa traseira travar tudo de vez, heheh

Daí eu fiz essa peça aqui e ficou bom e sem perigo de travar.

Passador de fiu de varau + rodinha de skate trabalhada no torno com dois rolamentos.

O legal dessa peça é que ela não fica presa ao quadro!!!



O melhor seria não precisar de nada disso e para isso vou comprar outros tamanhos de coroas traseiras e ir testando mudando tb o comprimento da corrente para ver se eu consigo mantê-la bem esticada.


E falando em peças boas e simples não ha nada melhor que um câmbio não indexado:

mais simples,
mais leve,
menos problemas...

;-)
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