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 Pedivela encurtado em bicicletas convencionais

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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySeg maio 16, 2011 8:45 am

Pessoal, o que vocês acham do uso de pedivelas encurtados em bicicletas convencionais?

Eu estou aqui com um pedivela Alivio encurtado pelo Arthur, pra 145 mm. Era para equipar a Explorer, mas infelizmente não serviu (ficou longe do quadro, não dando curso pro câmbio dianteiro). O próprio Arthur me sugeriu uma série de soluções, assim como o Davilson, para poder usar esse pedivela na bike. Todas muito boas e possíveis! Mas, na minha teimosia, estava pensando no seguinte:

Em vez de anunciar a venda desse pedivela aqui, pq acho q com certeza ia ter interessados, pensei em aproveitar esse pedivela na minha bike de uso diário, e com a qual faço esporádicos trajetos mais longos. Depois, mandava o pedivela Acera q uso na explorer, pro Arthur encurtar outra vez, aí claro q ia dar certo.

Bem, se nas reclinadas, pedivelas encurtados propiciam uma órbita menor a ser percorrida pelos joelhos, ficando mais "saudável" e até mais possível o giro numa cadência mais alta, acredito q numa bicicleta convencional, assim também será. Detalhe: até hoje não uso pedal de encaixe na mountain-bike - estou só encaixado na explorer e na bamboobent-berimbauklausmade. Mas estou querendo instalar esses pedais na bike normal. Parece q, com pedivela curto, fica mais difícil pedalar em pé. Aliás, como já comentaram aqui (provavelmente o Mordaz), o pedivela 170 ou 175mm é uma espécie de "meio termo" do comprimento ideal pra girar bem, e pra poder pedalar em pé.

Sobre pedalar em pé, eu fazia isso muito. Depois de muito rodar e entender melhor minha pedalada, diminuí bastante a prática, preferindo estar sempre girando sentado. No entanto, na variedade de situações do dia-a-dia, e principalmente pelas necessidades do trânsito, voltei a pedalar mais em pé. Claro q depende da hora, do q vou ter q fazer - em situações ideiais, sem tráfego, tlvz eu não o fizesse. Mas acho q, estando constantemente "encaixado" (pra isso vou tentar providenciar umas sapatilhas no estilo tênis, q dê pra andar no dia-a-dia), a necessidade de pedalar em pé diminua, pois dá pra transferir mais potência.

Enfim, vcs acham viável? Estou pra fazer umas modificações tanto nessa bike de uso diário, qnto na explorer (pretendo voltar a explorer pra 20x20, passando o esquema de 9v dela pra MTB, e instalo nela um esquema 8v mantendo o mesmo pedivela 42-32-22, com um cassete 11-32... outra dúvida q tenho é se o câmbio long cage vai operar com segurança no aro 20, sem perigar raspar o chão ou obstáculos... alguém também tem essa experiência?).

Saudações!
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySeg maio 16, 2011 6:37 pm

O "encurtador de pedivelas" Mark Stonich defende o uso de pedivelas encurtadas também em bicicletas convencionais, mas o enfoque do cara não é competitivo. Se é para pedalar sentado, pode até haver alguma vantagem. As bicicletas de pista, por exemplo, usam pedivelas mais curtas que as de estrada e de MTB. Uma vantagem colateral que você terá é a menor possibilidade de bater com um pedal no chão.

Dito isso, tomara que você faça essa experiência! Sentir você mesmo o resultado é algo muito mais esclarecedor do que ponderar as impressões de outrem. Quando experimentar, compartilhe suas impressões conosco, principalmente com os que nem têm mais bicicletas convencionais (como eu).

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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySeg maio 16, 2011 7:10 pm

Vou fazer isso mesmo, com certeza sob os olhares desconfiados do pessoal da oficina (eles reconhecem um pedivela encurtado a quilômetros de distância!). Pior q esse foi o típico tópico q eu abri já sabendo q eu ia acabar fazendo, independente de aparecer mil opiniões contrárias! What a Face

E pretendo estrear no fim de semana; se o tempo ajudar (hje, a previsão diz q não chove sábado e domingo), vou fazer um pedal de reconhecimento da rota alternativa q bolei até Belo Horizonte, via estradões de terra. Mas vou só até quase metade do caminho e volto, na bike convencional com pedivelinha! Até hoje só conheço um quarto do caminho, e é duro, tlvz o mais difícil aqui da região. A intenção é conhecer o resto do trajeto e ver como está a parte q já conheço, avaliando a possibilidade de ir futuramente de reclinada - provavelmente a Explorer. Essa brincadeirinha de ida e volta vai dar uns 100 km, em estrada de chão. Se der certo, semana q vem pego um busão até a metade e vou da metade até BH, e de lá volto no busunda. Esses busões q andam em estradão são os mais loucos e pela simpatia dos motoristas acho q dá pra entrar com umas cinco reclinadas! alien

Um amigo meu vai se formar (pela segunda vez, e desta vez no meu curso!) na UFMG em julho, e eu botei na cabeça q quero ir de bicicleta Cool ! Vou ter um mês e meio pra ir experimentando o trajeto.

Mordaz, na EXD 20x20 vc usa câmbio traseiro "long cage"? Funciona bem ou o ideal seria médio? Considerando 11-32 atrás, e pedivela 42-32-22. Meu receio é o câmbio ficar muito baixo (em relação ao chão). Fiz umas medições e pareceu ficar meio q no limite. Parece q o tourney q tinha antes, por ter as roldanas de diâmetro bem maior, não era tão comprido qnto o Alivio q devo colocar (q é o q já está lá).
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySeg maio 16, 2011 7:49 pm

ninocoutinho escreveu:
Mordaz, na EXD 20x20 vc usa câmbio traseiro "long cage"? Funciona bem ou o ideal seria médio? Considerando 11-32 atrás, e pedivela 42-32-22. Meu receio é o câmbio ficar muito baixo (em relação ao chão). Fiz umas medições e pareceu ficar meio q no limite. Parece q o tourney q tinha antes, por ter as roldanas de diâmetro bem maior, não era tão comprido qnto o Alivio q devo colocar (q é o q já está lá).
Não. É um Acera bem curto, aquele com roldanas grandes. Para a próxima bike da Leonor (com roda de tração 20"), acho que vou usar um X.9 "short cage".
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySeg maio 16, 2011 8:34 pm

Valeu. Eu estava pensando colocar nela um esquema 8v q tenho quase completo aqui, zero km, e parado... mas como está parecendo q eu vou ter q usar o câmbio de roldana grande, acho q vou botar de volta o esquema original, q acredito q deva ter rodado uns 600 km (esqueci de anotar! Se eu fizer uma busca no fórum acho q descubro; putz, isso aqui é quase um diário meu!!!): tudo 7v, tourney, com catraca de rosca 14-34. Só ficaria diferente o pedivela, q antes era 48/38/28. Como vai ser a bike pra ciclotour pesado (pra qndo eu estiver suficientemente macho), acho q pode ser positivo um esquema barato, encontrável em qualquer lugar... Pros casos de desregulagens, eu tenho q estar pronto pra mexer.

Hum, pensando bem, a marcha mais pesada vai ficar meio leve, né? 42x14, num aro 20, é parecido com 32x14 de aro 26. Girando a 100 rpm, dá quase 26 km/h. Mas não sei se com a bike pretensamente bem mais pesada, vou querer pedalar muito forte (descidas?). Hum, mas rendimento muito abaixo... Tlvz seja melhor usar sim o esquema 8v pra ter o cassete com coroinha 11 (aí dá 34 km/h a 100 rpm na pesada). Ou manter o 14-34, mas com pedivela 48/38/28, q é como era (pesada a 30 km/h em 100 rpm). O 28x34 no aro 20, já é um pouquinho mais leve que o 22x34 de aro 26. Mas eu pensei em ainda mais leve, e o 22x32 achei q ia ser bem bom! O paia é q esse meu pedivelão, não acho q é muito encurtável, ele afina muito cedo... Ah, mil coisas! scratch bounce Amanhã, na oficina, decido!!
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySeg maio 16, 2011 11:30 pm

Escolher a relação é algo complicado. Eu já defini minha preferência: Coroas 44-32-20 e cassete 11-34 numa roda 26", isso supondo uma pedivela de 145 mm. "Equivale" a uma pedivela de estrada tripla com coroas 53-39-24.

Na high-racer uso um coroão 48 para ter mais velocidade final, mas isso não é tão necessário. Como a roda 700c é maior, sinto falta é de uma marcha mais leve. Uma coroinha 18 viria a calhar. Marchas mais pesadas não são tão importantes. As que fazem falta mesmo são as mais leves.

A Leonor vinha usando coroas 44-32-22 e cassete 11-34 numa roda 20", com pedivela de 120 mm; fez o Audax assim. Recentemente mudamos a pedivela dela para 145 mm, com coroas 52-42-30, só para comparar. Até agora experimentou pouco, mas não achou melhor. Depois vamos partir para um meio-termo, 130 mm ou 135 mm.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyTer maio 17, 2011 1:17 pm

Obrigado, Mordaz, me ajudou a tomar a decisão. Deixei hoje cedo as duas bikes, a explorer e a rally, na oficina. Meu mecânico oficial não estranhou eu querer colocar o pedivela encurtado na convencional! Fiquei mesmo com a ideia de 42(ou 44, não tenho certeza)/32/22 na frente e 11-32 atrás, tudo 8v, com rodinha traseira aro 20. Pra não deixar titio sheldon de lado, na marcha mais leve vou subir a 6,1 km/h, em 100 rpm (quase equivalente a um possível 18x34 no aro 26, no qual iria a 6,3 km/h). Do jeito q estava até agora, minha subida mais vovózinha era a 7,7 km/h, nessa cadência.

Ah, em princípio o "bikeshop boss" optou por usar o câmbio traseiro alivio compridão, mesmo. Até levei de volta o antigo tourney de roldanas grandes, pra casa. Ele falou q esse tourney, apesar de parecer (e ser) menor, usa um "gancho" em cima, pra prender no quadro, q faz ele ficar até maior. Tlvz o acera q vc usa não seja assim. Bem, espero q ele não tenha se enganado, no fim da tarde busco.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua maio 18, 2011 12:10 am

ninocoutinho escreveu:
Ah, em princípio o "bikeshop boss" optou por usar o câmbio traseiro alivio compridão, mesmo. Até levei de volta o antigo tourney de roldanas grandes, pra casa. Ele falou q esse tourney, apesar de parecer (e ser) menor, usa um "gancho" em cima, pra prender no quadro, q faz ele ficar até maior. Tlvz o acera q vc usa não seja assim. Bem, espero q ele não tenha se enganado, no fim da tarde busco.
O Acera não tem isso, não:
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua maio 18, 2011 12:11 am

ninocoutinho escreveu:
Meu mecânico oficial não estranhou eu querer colocar o pedivela encurtado na convencional!
Agora você me deixou curioso! Porque ele não estranhou?
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua maio 18, 2011 2:52 pm

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Meu mecânico oficial não estranhou eu querer colocar o pedivela encurtado na convencional!
Agora você me deixou curioso! Porque ele não estranhou?
Acho q, dpois q eu entrei lá com uma reclinada de bambu, não há nada mais a estranhar!! Twisted Evil

Então, deu tudo certo nas duas bikes! Aqui vou comentar sobre a convencional; sobre a explorer, vou comentar lá naquele tópico dos upgrades. Já já escrevo.

Na minha brevíssima experiência, e contrariando o q costumam recomendar (de esperar umas semanas pra se adaptar às pedivelas encurtadas) devo dizer antecipadamente: pedivelinha rules!!! Ou, mais ao estilo Marco di Martino, se ele concordasse, short cranks to death!!!

Eu super-me-acostumei com o 145mm na bamboobent, e nas poucas pedaladas com o 170mm da explorer tava achando estranho aquele giro muito longo... na convencional não via diferença, mas hoje vi. Pedalei uns 10 km hje, no uso prático do dia-a-dia, e já me senti convertido!

Taí o pedivelinha:

Pedivela encurtado em bicicletas convencionais DSC02927

É bem difícil dar impressões isentas pq tudo ficou muito diferente, e também é difícil se isentar das "teorias" q a gente faz sobre quais seriam as sensações. Só pra deixar claro, antes eu estava com os pedais plataforma (só pedalei um dia com o encaixe na MTB), a relação era de 7 velocidades 14-34, câmbio traseiro tourney, passadores yamada (esses há uns 5 anos), movimento central GTS e pedivela GTSuper. Agora ficou com pedal de encaixe, sapatilhas e taquinhos novos (é, gastei!), 9 velocidades 11-34, câmbio traseiro alívio, passadores alivio, movimento central shimano e pedivela Alivio. Outra diferença são os cubos, q agora são os shimano (antes eram aqueles simples q não sei como chama - nos quais o traseiro é pra catraca de rosca). O pneu traseiro tb mudou - saiu um Pirelli Daytona 26x2.0, entrou o Schwalbe Marathon 26x1.5. Bem, toda a roda traseira e praticamente toda a relação saiu da Explorer.

Apesar de toda essa diferença, vamos lá:

Digo q o giro curtinho e controlado é muito massa! Logo na saída, na busca pela marcha ideal pro esforço ficar ideal, percebi q essas duas buscas vieram acompanhadas duma cadência ligeiramente mais alta. Acho q ficou uma pedalada bem reclineira. Não sei em qual tipo de bicicleta pedalo melhor, mas na convencional acho minha pedalada mais "bonita", pra falar bem simplificado. Com certeza o pedal de encaixe cooperou com isso, e acho q o pedivela encurtado facilita muito.

Percebi q precisei de mais agilidade pra trocar marchas nas mudanças de situação (ex: mudanças de inclinação no terreno e paradas súbidas por causa de trânsito, pedestres ou obstáculos), algo parecido com o q ocorre nas reclinadas. Me vi também trocando mais de marchas, coisa q falam q tb é uma atitude meio reclineira. Pedalei em pé tanto por necessidade quanto por teste, e percebi q é bem mais fácil! Os pés presos também devem contar com isso, não sabia como era pedalar em pé encaixado. Senti alguma falta de força qndo a marcha não era a ideal - parecia q antes eu me livrava melhor de situações desse tipo. Acho q tem lógica isso - e tlvz por eu saber q tem lógica, senti mais claramente.

Enfim, vou deixar um par de tênis sempre aqui no trampo, e pedalar no dia-a-dia com a sapatilha antiga, com a qual não vou ligar e já nem ligo de ficar arrastando o taquinho no chão. Nas pedaladas mais longas e treinos, seja em qual bike for, vou com a nova sapatilha (comprei a tradicional Shimano M076, fica a dica: tá em promoção na jenson por 49 doletas. pra quem está procurando vale a pena).

Pra concluir, um look na minha commuter. Assim q eu conseguir uma câmera de novo tento fotografá-la na versão completa, com alforjes, bolsa de guidão, pisca e farol.

Pedivela encurtado em bicicletas convencionais DSC02926

Nessa imagem de longe, o pedivela encurtado parece chamar ainda mais atenção (pela estranheza!)


Abraços!!


Nino
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua maio 18, 2011 3:20 pm

Faltou dizer, apesar de eu ter citado no primeiro post: agradecimentos ao Arthur pela proeza! cheers Em breve ele vai ter mais trabalho, pois fatalmente mandarei o pedivela da explorer pra encurtar também. Acabou q foi bom esse alivio não ter servido nela, pois tlvz eu não fosse realizar essa experiência na convencional. Essa bike agora aguarda muitos kilômetros de estrada de chão no próximo fim de semana; será o teste definitivo, pois terei POUCO morro pra escalar clown !
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua Set 26, 2012 12:21 pm

Acatando a sugestão do Roberto, vou ressuscitar o tópico com esse depoimento, já que o ocorrido foi em uma bike convencional (MTB)

Assunto: Re: Pé de vela Seg Set 24, 2012 11:39 pm

Falando em pedivela, domingo foi a primeira vez que andei uma distancia razoável (pouco mais de 40k) com uma pedivela 152mm (da lazco), apesar da falta de costume foi muito bem.

Em geral, independente da distância percorrida, lá pelas 3horas de pedal, sinto fadiga nas pernas...
Apesar de ter sido um pedal relativamente curto, durou quase 3 horas, com direito a paradas, mesmo assim seria normal estar com as pernas fatigadas, mas que nada, estava inteiro. Será que foi o tamanho da pedivela.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua Set 26, 2012 4:36 pm

Vocês lembraram de reajustar a altura do selim?
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua Set 26, 2012 7:16 pm

Sim, ajustei e fiquei um pouco impressionado com a altura. É estranho, pois subi uns 4cm, parece que estou em outra bike (tudo bem que já esperava subir isso tudo, mas impressionou mesmo assim)
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQua Set 26, 2012 7:32 pm

Meio fora do tópico, mas às vezes penso em arrumar uma fixa para experimentar um pouco com uma pedivela encurtada, porque acho que faz sentido usar pedivelas encurtadas em fixas.

O problema é achar um quadro apropriado. Bicis convencionais não são muito minha praia.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQui Set 27, 2012 12:07 pm

Vc tá pensando em ter uma fixa convencional, né? (nunca pensei em vc pedalando bikes convencionais, interessante)

Acho que não há saída numa fixa, pois vai ter que pedalar em pé e vai ter que frear tirando o peso da roda de trás para conseguir reduzir a aderência...

boa sorte!



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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQui Set 27, 2012 1:41 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Vc tá pensando em ter uma fixa convencional, né?
Isso. Até já vi fotos de uma fixa reclinada, mas acho que só se justifica em um velódromo.

Marcus Del Mastro escreveu:
(nunca pensei em vc pedalando bikes convencionais, interessante)
Nem eu!

Marcus Del Mastro escreveu:
Acho que não há saída numa fixa, pois vai ter que pedalar em pé e vai ter que frear tirando o peso da roda de trás para conseguir reduzir a aderência...
Acho que só precisaria subir nos pedais para arrancadas e se eu resolvesse escalar alguma coisa, o que até poderia fazer como treino de força.

Mas seria uma fixa com freio dianteiro...
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQui Set 27, 2012 7:49 pm

Mordaz escreveu:

Acho que só precisaria subir nos pedais para arrancadas e se eu resolvesse escalar alguma coisa, o que até poderia fazer como treino de força.

Mas seria uma fixa com freio dianteiro...

Acho que são duas coisas interessantes numa fixa:
1. simplicidade, é a coisa mais simples do mundo, não tem praticamente mecanismos, cubo de roda, cubo central, caixa de direção, fim!
(isso no caso de não ter nem freio).
2. treino, te obriga a sair da zona de conforto cadência x potência que nos acostumamos, nos faz vivenciar e nos desenvolver em ritmos bizarros, seja baixas rotações com força ou altíssimas rotações sem força (vc é obrigado a pedalar sempre, a não ser que tire os pés do pedal)

Mesmo assim, não sei se encararia, mesmo com freios...

Voltei a treinar há exatos 3 meses e num momento o desempenho estabilizou e só voltou a melhorar (de forma bem clara) ao voltar andar com o pelotão, que faz andar fora do nossa ritmo "natural" (e acaba colocando nossa ritmo natural em outro patamar).

abraços
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyQui Set 27, 2012 10:18 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
1. simplicidade, é a coisa mais simples do mundo, não tem praticamente mecanismos, cubo de roda, cubo central, caixa de direção, fim!
(isso no caso de não ter nem freio).
É isso que me atrai nas fixas, simplicidade. De complicada já basta a vida. (Mas não abro mão do freio dianteiro.)

Marcus Del Mastro escreveu:
Voltei a treinar há exatos 3 meses e num momento o desempenho estabilizou e só voltou a melhorar (de forma bem clara) ao voltar andar com o pelotão, que faz andar fora do nossa ritmo "natural" (e acaba colocando nossa ritmo natural em outro patamar).
Melhorou o seu desempenho ou aumentou a velocidade só por estar no pelotão? Tens puxado o pelotão de vez em quando?

Esse negócio de pelotão dá uma vantagem tremenda para as bicis convencionais. Se for um pelote gigante, não dá para acompanhar de fora, de jeito nenhum. Um pequeno em fila simples até dá, no plano.

Tem uns gringos que até entram de reclinada em pelotão de bicis convencionais, mas acho um negócio tenso demais. Eu só faria se fosse com um grupo de amigos (em vez dos assholes que giram por aqui...)
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySex Set 28, 2012 12:31 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
1. simplicidade, é a coisa mais simples do mundo, não tem praticamente mecanismos, cubo de roda, cubo central, caixa de direção, fim!
(isso no caso de não ter nem freio).
É isso que me atrai nas fixas, simplicidade. De complicada já basta a vida. (Mas não abro mão do freio dianteiro.)

Marcus Del Mastro escreveu:
Voltei a treinar há exatos 3 meses e num momento o desempenho estabilizou e só voltou a melhorar (de forma bem clara) ao voltar andar com o pelotão, que faz andar fora do nossa ritmo "natural" (e acaba colocando nossa ritmo natural em outro patamar).
Melhorou o seu desempenho ou aumentou a velocidade só por estar no pelotão? Tens puxado o pelotão de vez em quando?

Esse negócio de pelotão dá uma vantagem tremenda para as bicis convencionais. Se for um pelote gigante, não dá para acompanhar de fora, de jeito nenhum. Um pequeno em fila simples até dá, no plano.

Tem uns gringos que até entram de reclinada em pelotão de bicis convencionais, mas acho um negócio tenso demais. Eu só faria se fosse com um grupo de amigos (em vez dos assholes que giram por aqui...)

Eu também gostaria muito de ter o freio dianteiro, sem dúvida.

Quanto ao pelotão..., a melhora foi sentida nos dias em que pedalo sozinho, semana passada alcancei a média de 35,8km/h (sozinho) num percurso de 64km (numa estrada com declividades medianas, mas nada montanhoso). Sem pegar o pelotão nos fins de semana a minha média tinha estacionado nos 33km/h.

Quando se está em pelotão, não me preocupo com a velocidade em si, pois é irreal e ilusória exatamente por causa do vácuo, tenho revezado na cabeça do pelotão também, o que eu acho uma tarefa difícil, pois estou acostumado a andar no limite aeróbico, mas no pelotão, muitas se guarda energia para um tiro que está por vir.

A grande vantagem do pelotão é que ele anda em ritmos estranhos para mim, tem algumas subidas tradicionais em que o pelotão sobe a todo vapor e em outros trechos anda-se morosamente. Para se ter uma idéia, uma das subidas que costumo subir a 24km/h (quando estou muito bem), o pelotão finaliza a 30km/h (até a metade sobem a 37km/h), ou seja, mesmo na roda é de arrebentar. São uns 5 ou 6 tiros tradicionais (ritmo forte durante alguns minutos) e 2 áreas de sprint, (ritmo zureta por menos de 1 minuto, nessas estou tentando virar embalador).

Esses momentos são verdadeiros desafios para mim, sozinho nunca teria ânimo para dar esses tiros bizarros, já que meu foco foi sempre a velocidade média final (espécie de contrarrelógio). Porém, por estranho que pareça, esses tiros nos colocam em outro patamar atlético e permite melhorar muito o desempenho quando estou pedalando sozinho com foco na velocidade média. Sozinho não tenho motivação para dar esses tiros, no pelotão vc vai pq se perder a roda... game over, vai pedalar sozinho até em casa... rsss.

Aliás, meu objetivo nunca foi competição, mas tenho dois apreços no ciclismo: escaladas e contrarrelógio. São momentos em que se isola a capacidade de cada ciclista e acabam por destacar a diferença entre cada um. Pessoalmente (e estou errado em pensar assim), acho meio Dick Vigarista essa história de andar na roda para depois ganhar no sprint.

Para mim não faz menor sentido porque eu descontextualizo o esporte e o coloco como uma simulação de pessoas viajando de bike, ou seja, misturo alhos com bugalhos. Numa viajem em grupo, não faria menor sentido membros do grupo não se doarem para chegarmos 1/2 hora mais cedo ao destino mas, ao invés, se economizarem para chegar 1/2 bicicleta antes dos demais... inclusive acho feio isso rsss. O que é mais relevante todos chegarem 1/2h antes ou vc 1/2 bicicleta antes dos outros (porém 1/2h depois)? (é loucura da minha parte, porque o ciclismo/esporte não tem propósito, exceto a competição).

Assim, dentro do ciclismo o que vejo com mais simpatia é o contrarrelógio por equipes, acho realmente lindo esse tipo de prova, em que todos dão o sangue por todos, revezando dentro da capacidade de cada um. (Acho que é uma analogia simplificada a um mundo utópico que gostaria de viver, né?).

Abraços,
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySex Set 28, 2012 10:55 pm

Interessante a sua maneira de pensar...

Gostei do "Dick Vigarista"! Razz Não imaginava que você tivesse idade para conhecer esse personagem (ou ainda passa Corrida Maluca na TV?)

Bom, então eu sou o Dick Vigarista das reclinadas, pois adoro "pegar carona" em espideiro, para dar uma descansada, e depois deixar o(s) cara(s) para trás. Twisted Evil

Claro que só consigo fazer isso em trechos bem planos (não estou no melhor de minha forma). O engraçado é que eu pego vácuo dos caras facilmente, mas eles não pegam tanto de mim. Ainda preciso experimentar isso na Performer. Presumo que ela dê menos oportunidade ainda para quem cola atrás.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptySex Set 28, 2012 10:59 pm

Voltando às convencionais -- pois afinal o tópico é sobre elas -- tem um cara vendendo uma fixa KHS Flite 100 com pedivela de 165 mm no grupo Yahoo Ciclonewsrio. Só não faço a menor idéia se o tamanho do quadro é apropriado para mim. Nunca fiz bike fit para bici convencional.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyDom Set 30, 2012 8:07 pm

Mordaz escreveu:
Interessante a sua maneira de pensar...

Gostei do "Dick Vigarista"! Razz Não imaginava que você tivesse idade para conhecer esse personagem (ou ainda passa Corrida Maluca na TV?)

Bom, então eu sou o Dick Vigarista das reclinadas, pois adoro "pegar carona" em espideiro, para dar uma descansada, e depois deixar o(s) cara(s) para trás. Twisted Evil

Claro que só consigo fazer isso em trechos bem planos (não estou no melhor de minha forma). O engraçado é que eu pego vácuo dos caras facilmente, mas eles não pegam tanto de mim. Ainda preciso experimentar isso na Performer. Presumo que ela dê menos oportunidade ainda para quem cola atrás.

rsss... mas aí não pega nada, o duro é sair com gente que fica na roda o tempo todo e depois da sprint e vem cantar de galo, mas ainda sim, isso faz parte.

Outra coisa que acho engraçado é que alguns speedeiros não cumprimentam, não conversam, não nada... enquanto os mtbikers quase sempre cumprimentam e trocam alguma idéia, não é regra, mas parece um comportamento meio padrão que distingue muito quem pedala mtb da speed.

E os reclineiros,... pelo que vi até agora, eles sacam um violão das costas, ou uma flauta, ou outro instrumento musical e saem cantando... rsss

Abraços
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyDom Set 30, 2012 8:23 pm

Mordaz escreveu:
Voltando às convencionais -- pois afinal o tópico é sobre elas -- tem um cara vendendo uma fixa KHS Flite 100 com pedivela de 165 mm no grupo Yahoo Ciclonewsrio. Só não faço a menor idéia se o tamanho do quadro é apropriado para mim. Nunca fiz bike fit para bici convencional.

Que eu saiba é uma boa marca, pelo que vi é um quadro doublebutted de cromoly, excelente.
O tamanho do quadro é quase fundamental, acho que o mais importante é a medida do top tube (tamanho do tronco e braços), porém dá para dar uma ajustada com o tamanho da mesa.

Tem que ver também que como é uma geometria clássica de velódromo, não dá para abaixar muito o selim (como podemos fazer nos quadros slooping(?)), então tem que ficar esperto com o tamanho do seat tube (que é, em geral, o tamanho da bicicleta: 51, 53, 55, 57...) que tem a ver com o cavalo (e o tamanho da pedivela)...

Tem um forum bem extenso sobre bikefit no pedal.com.br, já deu uma olhada. Lembro que eles listam alguns sites bacanas, tem um que vc vai colocando as medidas e no fim ele te passa 3 configurações de bikefit diferente (tem uma série de teorias sobre bikefit que não se casam no fim)...

Eu tb nunca fiz um, mas como sempre andei em speed, dá para sentir se uma bike casa comigo ou não, não sei explicar.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais EmptyDom Set 30, 2012 11:04 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
E os reclineiros,... pelo que vi até agora, eles sacam um violão das costas, ou uma flauta, ou outro instrumento musical e saem cantando... rsss
Aqui no Rio tem um que saca um violino!

As suas impressões sobre espideiros e mtbikers condizem com as minhas.
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MensagemAssunto: Re: Pedivela encurtado em bicicletas convencionais   Pedivela encurtado em bicicletas convencionais Empty

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