Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Nova bike e bagageiro

Ir para baixo 
+2
ninocoutinho
Clebson Melo
6 participantes
AutorMensagem
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptyDom Jul 03, 2011 8:54 pm

Olá pessoal.

Enfim, após muita ansiedade pelos 16 dias esperando a chegada e liberação na transportadora, já estou com a minha Zohrer Turismo!!
Recebi ontem (20 de julho), montei e já dei minhas primeiras pedaladas.

É outro mundo!!!!!!!!

Ainda estou reaprendendo a pedalar e sinto dificuldade na saída, estabilizar o guidão e subidas. Das três somente as subidas é que deverão pedurar um pouco mais mas pegarei jeito.

Como não deu $$$$$ para pegar um modelo com componentes melhores, ficarei usando o Shimano Tourney. Não é lá grande coisa (e nem pequena coisa) mas dará pra usar a bike até trocar por um grupo Alivio. Tb quero mudar os pneus: o 26" para um mais largo e o 20" para um de BMX. Espero assim obter um pouco mais de conforto visto que não busco performance.



Algumas coisas estão fazendo falta ou tenho dificuldade, afinal sempre pedalei de MB.

1. Comprei um ciclocomputador para a Zohrer mas o fio é curto e ficou perdido.
2. Sinto falta de um bagageiro traseiro. O que tenho não deu para adaptar. Vou ter que construir um. Se alguém tiver algum plano de bagageiro traseiro, aceito de bom grado .. eh, eh.



Quero aproveitar para tirar algumas dúvidas com os mais entendidos:

1. É possível furar o banco na parte de trás, onde tem aquele volume estrutural para fixar um apoio auxiliar para bagageiro ou pisca?
2. Alguém sabe se é possível aumentar o fio de um ciclocomputador?
3. A fixação principal entre o bagageiro e o quadro pode ser feita nos mesmos parafusos que prendem as duas hastes do banco ao quadro? Seria uma sobrecarga?

Logo que tiver imagens postarei aqui.

Ah, e como é de praxe, muitos comentários das pessoas que me viram pedalando. Cada coisa ... rs

Beijos e abraços a todos

Clebson Melo
Natal/RN

cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySeg Jul 04, 2011 8:08 am

Clebson Melo escreveu:
1. Comprei um ciclocomputador para a Zohrer mas o fio é curto e ficou perdido.
Uma dica é que os ciclocomputadores, pelo menos os da Cateye, que vêm com sensor de cadência (com fio), costumam ser projetados para colocar o sensor de velocidade na roda traseira (já q o de cadência vai estar mais pra trás, também) de bikes convencionais. Assim, o fio deles é mais longo. Na minha Solyom, uso um Cateye Strada Cadence, esse é fácil de achar, o comprimento do fio dá tranquilo pra colocar na roda dianteira da Zohrer e colocar o computador no guidão - aí vc vai enrolando o fio pelo conduíte do freio dianteiro como vc já deve fazer na sua MTB.

Outro da Cateye q o pessoal costuma usar nas reclis é o Cateye Astrale. Eu acho q esse saiu de linha, mas ainda pode ser encontrado em algumas lojas (já vi na net, novo) ou então usado. Ou então:

Clebson Melo escreveu:
2. Alguém sabe se é possível aumentar o fio de um ciclocomputador?
Isso o pessoal faz, sim, deve ter gente aqui no fórum que domina essa técnica, é aguardar próximas indicações.

Quanto às questões sobre o bagageiro:

Clebson Melo escreveu:
2. Sinto falta de um bagageiro traseiro. O que tenho não deu para adaptar. Vou ter que construir um. Se alguém tiver algum plano de bagageiro traseiro, aceito de bom grado .. eh, eh.
Clebson Melo escreveu:
1. É possível furar o banco na parte de trás, onde tem aquele volume estrutural para fixar um apoio auxiliar para bagageiro ou pisca?
Clebson Melo escreveu:
3. A fixação principal entre o bagageiro e o quadro pode ser feita nos mesmos parafusos que prendem as duas hastes do banco ao quadro? Seria uma sobrecarga?
Não posso opinar muito. Só posso sugerir q vc dê uma olhada nas fotos desse álbum do Olavo e tente entender como ele fez:

http://olavolu.multiply.com/photos/album/34/EXD_Abril_de_2011

Não sei exatamente o uso que vc quer dar ao bagageiro. Pra mim, a forma ideal de distribuir o peso de bagagens em bikes desse tipo (CLWB) é usando também, ou primordialmente, o espaço abaixo do banco. Assim, dê uma olhada nesses dois tópicos:

https://recliforum.forumeiros.com/t18-porta-alforjes-para-reclinadas-zohrer-exd
https://recliforum.forumeiros.com/t561-sobre-o-uso-de-alforjes

No mais, parabéns por aderir ao reclinismo!! afro cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySeg Jul 04, 2011 1:34 pm

Olá Nino

Muito obrigado pelo pronto atendimento e pelas orientações e dicas.
Vou analisar as fotos do Olavo para ver como ele fez. O bagageiro que tenho parece com o que ele usa.
Quanto ao ciclocomputador, acabei de devolver. Entrou como pagamento no upgrade que farei na próxima semana na mudança para Shimano Alivio (o atual é Tourney). Vou dar um tempo sem ciclocomputador, não tem urgência mesmo.
O que vou precisar, e isso eu já vi que é muito necessário, é de espelho retrovisor. Vou ver isso em lojas para motos.
Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jahc




Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2010
Localização : Rio de Janeiro

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySeg Jul 04, 2011 5:46 pm

Clebson Melo escreveu:
Olá Nino

Muito obrigado pelo pronto atendimento e pelas orientações e dicas.
Vou analisar as fotos do Olavo para ver como ele fez. O bagageiro que tenho parece com o que ele usa.
Quanto ao ciclocomputador, acabei de devolver. Entrou como pagamento no upgrade que farei na próxima semana na mudança para Shimano Alivio (o atual é Tourney). Vou dar um tempo sem ciclocomputador, não tem urgência mesmo.
O que vou precisar, e isso eu já vi que é muito necessário, é de espelho retrovisor. Vou ver isso em lojas para motos.
Grande abraço

Clebson, boa noite.

de uma olhada no proprio site da zohrer, tem fotos da bike com um bagageiro, me parece pequeno, mas pode ser que resolva para o que quer. Deve ser de producao deles.



Ir para o topo Ir para baixo
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySeg Jul 04, 2011 8:41 pm

Caro Jahc

Já dei uma boa espiada. Me parece bem legal.
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptyQui Jul 07, 2011 7:57 pm

Olá Clebson,
Que bom que vc gostou da Zöhrer Turismo,
A Zöhrer tem uma lista de discussão no Yahoo grupos com mais de 230 associados, e lá temos vários arquivos e fotos que mostram desde como instalar seu ciclocomputador na bike até para-lama , racks etc.
http://br.groups.yahoo.com/group/zohrer/
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySex Jul 08, 2011 7:41 am

Olá Pedro

Obrigado pela dica.

Já faço parte da lista mesmo. Entrei antes de adquirir a bike justamente para me informar melhor sobre o assunto. Só não havia consultado os arquivos mas já estou vendo.

De cara já vei esta imagem:

http://f1.grp.yahoofs.com/v1/MOMWTjowp5Ge-mLTf7C_ZKePU_JNDpfZakqfvD4aJCKu03WHiMTBX73RWwo6i4lUeMW4uU58RIwINNTHX6zffFiZmTynd6UcuPo/bagageiros%20%26%20cadeirinhas/bagageiro%20na%20Racer%20InTheCisa.JPG

Foi muito bom porque já tenho um bagageiro apropriado para uso com alforges mas até agora não havia a possibilidade de encaixar na Zohrer. Mas pelo que vi na foto, é possível fazer alguns furos na fibra do banco para auxiliar na fixação visto que o peso maior recai sobre o quadro na altura do eixo traseiro. Vou ver como posso fazer na minha bike.

Tb andei vendo imagens do bagageiro que vcs estão desenvolvendo. Me parece simples e fácil. Caso eu não consiga adaptar o que tenho, verei se faço algo no estilo do que no site da Zohrer.

Ir para o topo Ir para baixo
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySáb Jul 16, 2011 9:11 pm

Olá pessoal.

Enfim resolvi a questão do encaixe do bagageiro aproveitando o que tenho.

A melhor solução que encontrei foi aproveitar o furo destinado a instalação do freio a disco. Este furo já faz parte do quadro mas apenas de um lado: o oposto ao que fica o cassete. Ver link 01 abaixo:
https://picasaweb.google.com/lh/photo/Lz4zp6jULX0G4kgXv2MHnw?feat=directlink


Como não há um furo correspondente no lado do cassete, eu aproveitei uma chapa de ferro. Fiz o molde riscando na própria chapa a forma do encaixe do quadro na roda do lado do cassete. Com auxilio de uma serra, furadeira, esmeril e lixa, dei forma a chapa deixando-a parecida com a forma do lado oposto e ficou assim:
Ver link 02 abaixo.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/K_ocosOf1NcvLENndQPxlw?feat=directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/Hfo9XCxYjZuhTFRoqEHRtQ?feat=directlink


Fixei as duas hastes que já vem no bagegeiro no banco. Como não sabia a espessura da fibra de vidro e não sei se seria resistente o suficiente, pus uma chapinha de alumínio de cada lado. Fixei as chapinhas com rebites. Fiz um furo no meio com rosca por onde entra o parafuso. Esqueci de fazer uma foto com mais detalhes desta chapinha mas vendo com um pouco de atenção você verá a mesma fixada na fibra do banco. Ver link 03 abaixo.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/E70EXNeBb5Rxf-walP0kjQ?feat=directlink

A foto seguinte mostra o resultado final. Acrescentei uma bolsa que já tinha e agora posso transportar pequenos itens de forma segura e confortável.
Ver link 04 abaixo.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/nHsRgir13TUcwYMYkFD9WA?feat=directlink

As demais imagens do álbum dão uma visão geral da minha Zohrer Turismo com as adaptações que fiz até agora.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/PNOJC4MkWL-rJ4n3ehEJpQ?feat=directlink
https://picasaweb.google.com/lh/photo/gMl5gyzk319ml2y3NBP2bg?feat=directlink


Ir para o topo Ir para baixo
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptyDom Jul 17, 2011 7:20 pm

Clebson,
ficou 10 a adaptação! Cool
este bagageiro vc comprou agora ou já tinha ele?
tenho um igual montado na minha MTB desde março do ano passado quando fiz um cicloturismo de 3 dias e acabei não tirando mais...uso raramente para levar/trazer roupas para meu serviço e/ou outras coisas, mas a fama dele não é das melhores...já vi 3 fotos deste modelo em que ele quebrou...mas parece que em asfalto ele vai bem, o problema seria em trajetos de terra/pedra/buracos/etc...
boa sorte e bons passeios Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySeg Jul 18, 2011 7:34 am

Olá Xamã

Esse é um bagageiro Tranz-X. Eu havia comprado há algum tempo para adaptar uma cadeirinha para transportar meu filho na MB. Depois acabei comprando um baby trailer pois é bem mais seguro e confortável.
Na reclinada não dá para usar mochila e o espaço para levar tralha é pouco. Daí tinha a opção de construir um bagageiro seguindo o modelo da Zohrer ou adapatar o que tenho. Foi a última opção.
O uso, por enquanto, será somente urbano e com pouco peso. Não sei da resistência do bagageiro pois o fabricante não dá dados técnicos. Futuramente colocarei um par de alforges AraraUna dos menores para pequenas viagens ou passeios mais longos.
Bom, aí saberei e postarei aqui sobre a resistência caso haja algum problema.
Se vc tiver o link do review ou do comentário sobre o bagageiro, gostaria de dar uma olhada.
Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptySeg Jul 18, 2011 7:47 am

Acabei encontrando algo sobre a quebra deste bagageiro no seguinte blog:
http://cicloturismobaixada.blogspot.com/2010/09/problemas-e-substituicao-do-bagageiro.html
Ir para o topo Ir para baixo
Antigão




Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 73
Localização : São Paulo - SP

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Fio do ciclocomputador   Nova bike e bagageiro EmptyQua Out 05, 2011 5:45 pm

Clebson,

Embora já se tenha passado um bom tempo e quase que "ressucitando" o tópico, eu resolvi o problema com um fio curto de ciclocomputador emendando os fios sem perder a polaridade. Ou seja, exemplificando:

São dois fiozinhos. Faça uma marca antes de cortá-los para saber que extremidade se ligará com a mesma extremidade do fio emendado. Para a emenda, eu usei um fio de um ciclocomputador que estava com defeito e eu o guardara para eventuais substituições de peças.

Não sei se me fiz entender, mas é como se cada fiozinho fosse de uma cor, por exemplo um preto e outro branco. Na hora de emendar, os fios novos tem dar branco com branco, preto com preto, embora eles possam ser de qualquer outra cor.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://pneunaestrada.blogspot.com/
Clebson Melo

Clebson Melo


Mensagens : 85
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 52
Localização : Rua Des Túlio Bezerra de Melo, 3631. Candelaria. Natal/RN

Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro EmptyQua Out 05, 2011 7:53 pm

Eu resolvi deixar de lado o ciclocomputador.

Porque simplesmente, para mim, a única função útil é saber a que velocidade estou. Nada mais.

Preparei minha bike para o uso no dia-a-dia. Tem alforges que uso sempre quando vou ao supermercado e até por motivo de trabalho. Os pneus são os mais largos que deu pra instalar para deixar a bike mais confortável e encarar uma estrada de terra quando necessário.

Tb pretendo viajar e pra isso posso usar meu GPS que informa onde estou e quanto falta para chegar ao destino.

Então, francamente, não sinto falta de um ciclocomputador. Futuramente, quem sabe, com grana sobrando eu compre um.

Mas ainda prefiro adquirir mais alforges, o bagageiro feito pelo Pedro e mudar a relação para Shimano Alivio. Essas coisas certamente trarão mais retorno.

De qualquer modo, eu fico muitíssimo agradecido por vc ter parado um tempinho para me prestar a gentileza de ajudar relatando a sua experiência. Independente de eu usar (agora) ou não, já sei (e outros colegas tb) que existe essa possibilidade.

Um forte abraço e mais uma vez muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Nova bike e bagageiro Empty
MensagemAssunto: Re: Nova bike e bagageiro   Nova bike e bagageiro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nova bike e bagageiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» bike fit?!
» NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE
» "resumão" de construção bike normal Vs bike reclinada e uso de materiais, pelo Julien Mauroy da Schlitter
» novas reclis da Optima: Orix e Falcon
» bike canguru

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: