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 Deitando mais o banco parte 2 - bike fit

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Mordaz
ninocoutinho
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MensagemAssunto: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptySáb maio 12, 2012 7:02 pm

Então, qndo quis abrir esse tópico ontem, estava com mais dúvidas, e hoje já estou bem mais resolvido. Mesmo assim acho que convém iniciar a discussão, pois não é sempre que a gente trata desse assunto aqui study , e acaba sendo uma busca meio solitária de cada reclineiro com suas bikes, em seus cantos bounce .

O Davilson fez um banco novo pra minha Fox. Eu estava um pouco insatisfeito com o anterior, pois o achava "pequeno" pro ângulo q eu usava. Não era um ângulo deitado demais, mas acredito q não era aquele ângulo bem em pé, que permite que vc use um assento com menor apoio pra parte mais alta das costas. Eu sentia falta, justamente, desse apoio.

Infelizmente, não tenho uma foto, na montagem anterior, bem parecida com a que tirei hoje, com o novo banco (que é mais comprido, q aparece nessa foto com a parede avermelhada):

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O recheio desse banco novo é totalmente diferente e, assim q chegou, na quarta-feira, comecei a pensar numa nova posição e num novo ângulo. De início, coloquei-o um pouco à frente da regulagem anterior. Testei dentro de casa e achei q tinha ficado ok. Qndo fui sair, que decepção No , não tinha ficado bom pras pernas, com os pedais muito próximos, ou seja, pernas muito dobradas. Fiquei num mau humor terrível, pois no dia anterior eu tinha pedalado 80 km com o banco antigo, sem maiores problemas e num ajuste muito bom.

Sabia q, se eu deitasse o banco ainda mais, a articulação dos quadris iria mais pra trás e tlvz ficasse melhor a distância. Mas receei deixar deitado demais e a geometria da bike não comportar isso (acho q não é a bike ideal pra deitar um absurdo).

Então optei por voltar o banco um pouco mais pra trás, sem mudar muito o ângulo novo q eu havia escolhido, chegando nessa configuração aí da foto de cima e a do vídeo abaixo:



Gravei esse vídeo antes de sair pra rua pra pedalar. Fiz pra testar essa história de ter uma ideia das medidas em casa e, na hora q vai rodar de verdade, tudo muda. Isso pq às vezes vc senta no banco meio de qualquer jeito, e não é exatamente o jeito q fica qndo vc pedala, q é qndo tudo começa a se acomodar.

Bem, eu acho q uma bicicleta com um assento bem deitado, acaba permitindo menos mudanças de posição, pois suas costas, seus quadris, sua bunda, se alojam quase que 'passivamente', ao sentar na bike. Já com uma recli mais no meio termo como a Fox, sem ser tão deitada e sem ser tão em pé, admite uma série de posições: com a bunda mais pra frente, mais pra trás, ou com vc contraindo o abdômen fazendo com que as costas adquiram outra curvatura, etc. Assim sendo, gravei o vídeo admitindo umas três possíveis situações, está descrito nas legendas. Pq não pode ficar ruim pras pernas em nenhuma delas. Numa subida, por exemplo, o corpo pode ir mais pra trás no assento, e aí os joelhos ficam mais esticados, correndo o risco prejudicar a pedalada.

Acabou q eu acho q, na posição q ficou, está bom pras três variantes. A verdade é q as mudanças não são drásticas, o desenho e o ângulo do banco impedem um pouco q se sente muito pra frente ou muito pra trás. Parece q o banco anterior permitia mais isso.

Saí pra rodar uns 25 km e aí sim fiquei satisfeitíssimo Very Happy ! Eu creio q o ângulo do banco mudou pouco, em relação ao q eu usava antes, mas a mudança é perceptível - mesmo q eu fosse meio cético, fica nítido qndo eu levanto as costas do assento por algum motivo, e dpois volto à posição original: vc tem q levantar muito mais as costas pra sentir q ficou em pé, e ao deitar de novo, parece q deitou muito mais. Também senti trancos maiores nas costas ao passar por irregularidades mais significativas, mas isso tb pode ser por causa do recheio do banco diferente - o anterior era um sofá, esse é mais na medida.

Quem quiser palpitar meu bike-fit, esteja à vontade. De toda maneira, não planejo fazer nenhuma modificação maior por esses dias, pois sábado que vem será a largada do Audax 400 Cool e não terei muito tempo pra fazer outras experiências até lá (nem é prudente fazer nenhuma mudança muito drástica). Acho q seremos três reclineiros: Cézar Barbosa, Ricardo Michel e eu, na lanterninha! drunken Mas com duas lanternas ligadas clown , pra enxergar direitinho os buracos, de madrugada Suspect .
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptySáb maio 12, 2012 9:12 pm

ninocoutinho escreveu:
O Davilson fez um banco novo pra minha Fox. Eu estava um pouco insatisfeito com o anterior, pois o achava "pequeno" pro ângulo q eu usava. Não era um ângulo deitado demais, mas acredito q não era aquele ângulo bem em pé, que permite que vc use um assento com menor apoio pra parte mais alta das costas. Eu sentia falta, justamente, desse apoio.
Você está me lembrando de quando troquei o banco original da minha EXD pelo atualmente utilizado na versão "Sport". Exatamente as mesmas impressões.

ninocoutinho escreveu:
Acabou q eu acho q, na posição q ficou, está bom pras três variantes. A verdade é q as mudanças não são drásticas, o desenho e o ângulo do banco impedem um pouco q se sente muito pra frente ou muito pra trás. Parece q o banco anterior permitia mais isso.
Talvez isso seja até bom, e signifique que o banco atual está melhor "ajustado" a você.
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MensagemAssunto: rapaaaaaazzzzzzz!!!   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptySeg maio 14, 2012 3:44 pm

fiquei preocupado qdo li a seguinte frase: seus quadris, sua bunda, se alojam quase que 'passivamente', ao sentar na bike, até parecia que era uma mensagem subliminar de sentar ativamente (cruz credo!!!) mas lendo o resto da postagem entendi o dilema do mineirinho!!!!


ninocoutinho escreveu:
Acabou q eu acho q, na posição q ficou, está bom pras três variantes. A verdade é q as mudanças não são drásticas, o desenho e o ângulo do banco impedem um pouco q se sente muito pra frente ou muito pra trás. Parece q o banco anterior permitia mais isso.

Talvez isso seja até bom, e signifique que o banco atual está melhor "ajustado" a você.

estou de acordo com esse comentário do mordaz!!!
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyTer maio 15, 2012 11:27 am

prof carlos henrique escreveu:
fiquei preocupado qdo li a seguinte frase: seus quadris, sua bunda, se alojam quase que 'passivamente', ao sentar na bike, até parecia que era uma mensagem subliminar de sentar ativamente (cruz credo!!!) mas lendo o resto da postagem entendi o dilema do mineirinho!!!!
Eu que tenho a mente poluída cherry e costumo perceber os duplos sentidos, não percebi cyclops .

Mas, Cacá, qual o problema de se sentar ativa ou passivamente? Pega nada, não, seja na bicicleta ou fora dela! Razz A vida é muita curta pra se pré-definir q 'não faço isso' ou q 'só faço aquilo' alien ! O importante é não fazer mal pra ninguém e sentir-se livre pra gozar de seus prazeres genuínos, sem culpas Wink .

Voltando ao assunto do fit, domingão pedalei 94 km e senti-me totalmente ajustado Cool . Se eu tiver que me queixar de alguma coisa, seria do motor, e não da máquina.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyTer maio 15, 2012 11:32 am

ficou bem confortável!!!!! What a Face
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyTer maio 15, 2012 3:07 pm

prof carlos henrique escreveu:
ficou bem confortável!!!!! What a Face
Meio off e meio on: apesar daquele tópico q eu abri lá das reclinadas touring aro 20 com suspensão, alegando q é a configuração q EU considero ideal, depois de rodar na Fox como eu tenho rodado (e não é puxa-saquismo), fica difícil imaginar que possa ter uma configuração ainda mais adequada pra touring, ou mesmo vislumbrar que eu preciso alterar em alguma coisa o setup q tenho.

Fotos do treino/passeio de domingo, numa montagem bem light pq pra um pedal de uma manhã, não preciso muito mais que uma bolsa de guidão (como nas reclinadas tudo é meio ao contrário, a bolsa de guidão vai no bagageiro pirat ):

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit DSC_0104

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit DSC_0128

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit DSC_0137

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit DSC_0140

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit DSC_0148

Apesar da bolsa de guidão ficar bem atrás, consigo acessar os zíperes dos compartimentos sem precisar parar de pedalar, pegar bananinhas passas pra comer, abrir tb sem parar de pedalar e dpois ainda guardar o papel/plástico da embalagem, de volta na bolsa. As garrafas q ficam embaixo atrás do banco (duas, uma de cada lado) também consigo tirar e colocar de volta, sem precisar parar de pedalar.

Na verdade o local ideal da bolsa de guidão é mais embaixo, mais ou menos em cima do pezinho/descanso. Ali fica com acesso bem mais fácil e tb totalmente seguro, pois o pezinho impede q a bolsa queira entrar na roda. E libera, claro, espaço pra colocar alforjes maiores no bagageiro.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyTer maio 15, 2012 3:27 pm

paisagens paradisíacas!!!!!!
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyTer maio 15, 2012 6:19 pm

Para uma recli urbana, acho válida a opção por rodas 20" na frente e atrás, mas para uma recli touring... sei não. Acho que você está melhor servido com a sua Fox mesmo.

A propósito, vai no Audax de novo com a Fox?

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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 10:26 am

Mordaz escreveu:
Para uma recli urbana, acho válida a opção por rodas 20" na frente e atrás, mas para uma recli touring... sei não. Acho que você está melhor servido com a sua Fox mesmo.
Pode ser. Acho q é por isso o "sucesso" de modelos como a HPVelo StreetMachine ou outras 20/26 mais tradicionais, pras viagens de volta ao mundo ou 'apenas' grandes viagens - apesar de q o povo encara com qualquer coisa (como aquela viagem louca do cara de M5 Carbon High, tenho uma lembrança vaga disso).

Mas engraçado como é coisa particular e, até mesmo, cultural. Dias atrás apareceu um tópico no BROL q não era exatamente uma enquete mas era quase, sobre opiniões sobre qual a bike ideal pra atravessar os States de ponta a ponta. Putz, só deu LWB, em geral as Easy Racers e Rans gigantescas, bem sentadonas, e eram sugestões vindas até de gente q pedala SWB mais deitadinhas.. deve ser o american way of touring. Com certeza tem lá suas vantagens, mas acho q tem tanta desvantagem viajar com uma banheira dessas... Crying or Very sad . Se essa pergunta rolasse em algum fórum mais europeuzoide, faço ideia de que bikes assim nem seriam lembradas.

Eu acho q a reclinada ideal pra touring tem que ser aquela bike com a qual vc MAIS GOSTA de pedalar (descobrir isso pode ser difícil), "acrescida" de três requisitos:

a) versatilidade a mais;
b) confiabilidade a mais;
c) praticidade a mais.

Tudo isso acarretando em muito pouca redução da performance. Poxa, se um cara pedala e se sente bem numa Carbon Aero, acho q a recli ideal de touring dele, se não for a própria C.A, é uma Giro 26 ou uma Strada com pneus mais largos, só. Tlvz não precise apelar pra nenhum dos extremos, seja uma street machine ou uma gold rush. Na Easy ele perde demais em praticidade, na minha opinião; numa HPVelo ele pode perder a rigidez q tlvz seja um dos itens q ele apreciava na Bacchetta. Óbvio q ele faz o q quiser Wink .

Eu, pelo meu apreço por bikes diminutas, por não ficar tão sentadão e por considerar muito importantes nas cicloviagens as várias situações extra-pedal, como embarcar com bicicleta, entrar em recintos, adentrar quartos de hotéis e "hostéis" ou mesmo casas de pessoas, fico oscilando entre essas 20/20 e 20/26 - as práticas, confortáveis, bonitas, pequenas e, please, leves e que durem para sempre Razz .

Mordaz escreveu:
A propósito, vai no Audax de novo com a Fox?
YEP Cool ! O Ricardo acabou de me confirmar que também estará lá cheers . O Cézar, de lei. Vamos fazer o possível pra representar a classe!!! afro
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 11:33 am

Ao objetar as LWB, você está pensando na dor de cabeça de transportá-las, não é? Talvez os gringos não estejam levando isso em consideração e pensando numa cicloviagem total, de porta a porta.

Apesar de estar meio divorciado das LWB, ainda aprecio algumas coisas nelas. Não as LWB do tipo Tour Easy, mas a Rans XStream, por exemplo. Imagino que uma XStream com carenagem bolha e um sock para uso opcional seria interessante numa viagem longa, para encarar chuva / frio.

Uma coisa que me desagrada nas SWB com banco muito deitado é pedalar à noite. Fico ofuscado pelos faróis dos carros e poder olhar para baixo (para a roda, como os ciclistas "normais") é uma alternativa interessante.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 2:28 pm

Mordaz escreveu:
Ao objetar as LWB, você está pensando na dor de cabeça de transportá-las, não é? Talvez os gringos não estejam levando isso em consideração e pensando numa cicloviagem total, de porta a porta.
Não só o transporte, mas o manejo geral. Numa viagem de 5 dias vc já pode se confrontar com uma série de situações além de pedalar e além do puro transporte. Por exemplo, é em todo hotel que vc vai chegar q eles vão ser simpáticos com vc entrar dentro do seu quarto (SE conseguir!) com sua bike?

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit Cambon-main-tn
Deitando mais o banco parte 2 - bike fit 3961891794_97bd76cb28

Se não deixarem ou não couber (lembrando q sempre vai ter escadas e corredores), vão arranjar um lugar carinhoso e confortável pra alojá-la? A garagem, se tiver, seria segura?

Até parar numa lanchonete pode ser complicado, encostar numa parede, na calçada, pode ocupar o espaço de uma porta até de mais de um estabelecimento, pod enão ter espaço pra encostar num poste por causa de carros ou fluxo de pedestres, enfim, precisa ter uma vaga de carro livre pra parar Twisted Evil . (de bicicleta comum vc já fica procurando onde encostar, mesmo com pezinho)

Eu acho q pra uma viagem que vai durar semanas ou meses, como atravessar os USA, é um stress diário a se passar - e não que eu ache q uma SWB vai te salvar da maior parte das enrascadas (qndo fiquei no albergue lá no Catete, no audax urbano, com a berimbosa, não foi fácil manobrar nas escadas e entre os beliches), mas acho q optar por uma LWB é assumir encarar uma série de dificuldades a mais, considerando que os pontos positivos que elas trazem superam. Aí vai realmente das preferências e inclinações pessoais, que às vezes são difíceis de explicar. O fato do Lauro ter feito de Oiapoque a Chuí na réplica dele de Easy, q não deve ter resultado em nada muito leve, é louvável.

Claro tb q, se fosse tão difícil assim, ninguém ia viajar de LWB nem de tandem; no entanto, tá cheio por aí. Como esses loucos Twisted Evil :

http://www.crazyguyonabike.com/doc/?o=1&doc_id=820&v=lO

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit The_Top

Esqueci de comentar: o Davilson me confirmou outro dia que, em subidas lentas com muita carga, as lwb vão muito mal de equilíbrio em comparação às swb. Ele andou fazendo uns testes levando 30kg de terra nos alforjes Shocked (é verdade, tenho fotos!), e comprovou.

Antes que pareça muita antipatia minha (já deve ter parecido Twisted Evil ) eu também já fiz escolhas q podem nem ser consideradas ideais (por mim mesno), mas "pago o preço" com todo prazer, q é o caso da direção USS. É muito mais legal, divertido, confortável e de visibilidade melhor, mas fora da bicicleta é o que há de menos prático, especialmente na minha rotina.

Mordaz escreveu:
Uma coisa que me desagrada nas SWB com banco muito deitado é pedalar à noite. Fico ofuscado pelos faróis dos carros e poder olhar para baixo (para a roda, como os ciclistas "normais") é uma alternativa interessante.
Na de bambu eu fico assim (sem poder olhar pra roda), e na fox, não, dá pra ver bem a roda (até por causa do uss), com o ângulo como está, a algo entre 36 e 38 graus. Acho q aproximando dos 30 graus é q começa a ficar difícil.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 2:58 pm

interessante essas bolhas apesar do visual esquisito, mas mesmo assim acho que vou experimentar para "sentir" a sensação de pedalar protegido por essa bolha.

tenho duas placas grandes de policarbonato que retirei de uma armação a marretadas que mal riscou, é fazer um molde e mandar soprador termico para moldar a bolha, e tem que ser de policarbonato pela segurança, não pode ser de acrilico ou outro plástico!

em viagens longas cicloturismo já prefiro os triciclos!
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 10:08 pm

prof carlos henrique escreveu:
interessante essas bolhas apesar do visual esquisito, mas mesmo assim acho que vou experimentar para "sentir" a sensação de pedalar protegido por essa bolha.

tenho duas placas grandes de policarbonato que retirei de uma armação a marretadas que mal riscou, é fazer um molde e mandar soprador termico para moldar a bolha, e tem que ser de policarbonato pela segurança, não pode ser de acrilico ou outro plástico!

em viagens longas cicloturismo já prefiro os triciclos!
Professor, tomara que dê certo. Seria legal contar com um fabricante nacional dessas bolhas.

Mas elas são mesmo feitas de policarbonato? Já li em alguns lugares que são feitas de um tal de "Lexan" (deve ser marca comercial de algum fabricante específico).
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 10:19 pm

A XStream carenada que me "inspirou" foi esta aqui:

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit Xst2

O banco é bem menos deitado do que o meu habitual nas high-racers, mas ainda confortável para mim porque é mais ou menos o que eu tenho na EXD.

Outro dia mesmo peguei a EXD 26x26 (ou "Sport Plus", como o Pedro batizou), há tanto tempo encostada, e me deu vontade de fazer um upgrade nela, de tão confortável que ela é, com suspensão traseira e pneus 1.4". Para quem não sabe, é esta aqui (na foto, ainda com pneus 1.0":

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit Dsc00693ys

Ao procurar a primeira foto acima, da XStream com bolha, achei mais estas fotos, que certamente agradariam ao nosso amigo Marco, afeito às choppers:

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit IMG_0643-1

Deitando mais o banco parte 2 - bike fit IMG_0647-1

Uma vantagem de a XStream ser tão longa é que o banco, mesmo bem reclinado, não coloca a cabeça do ciclista atrás do eixo da roda, como na minha EXD.
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 11:15 pm

Roberto, vc poderia colocar uma foto com detalhe da suspensão traseira?
Até hoje não entendi como ela funciona.

Abçs
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQua maio 16, 2012 11:53 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, vc poderia colocar uma foto com detalhe da suspensão traseira?
Até hoje não entendi como ela funciona.

Abçs
Farei melhor: Vou abrir um tópico com todas as fotos que tenho da instalação e etcéteras...
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MensagemAssunto: mordaz   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQui maio 17, 2012 8:57 am

lexan é o policarbonato que leva uma pelicula auto limpante, ao menoo é o que no site diz!!!!


tenho acesso ao policarbonato para fazer várias experiencias com as reclinadas e inclusive no momento estou ajudando a montar uma curvadora de placas de policarbonato feita do zero para se fabricar as proteções das correias, polias e correntes das máquinas do parque industrial da nestlé1


já tive em mãos placas de 5cm de espessura e de menos de 1mm!!

as que tenho deve ser de 2mm se não estou enganado!

moldar bolhas tem várias maneiras, tenho que ver qual é a mais adequada para o caso!

é uma pena que o inox seja tão caro, mas as partes metálicas do conjunto tanto das braçadeiras como as hastes e parafusos seria ideal em inox!!
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQui maio 17, 2012 12:47 pm

Olá Professor,
segue o link de como se faz estas bolhas usadas como carenagem aerodinâmica.
Tenho um molde em fibra de vidro para o processo de inflar a bolha dentro de uma forma pre-determinada( cópia da Zipper usado na Easy Racer) mas nunca usei.
http://www.zzipper.com/products.php
Caso vc venha a produzir teria interesse em comprar para usar na minha nova Capoeira e também os modelos EXD, Turismo assim como a Sport.
Acredito que as chapas de PETG também sejam uma boa opção e de menor custo.
http://www.recumbents.com/wisil/bubbles/hpvbubbles.htm
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptyQui maio 17, 2012 7:42 pm


vamos iniciar outro tópico para esse tema tão interessante?
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MensagemAssunto: Re: Deitando mais o banco parte 2 - bike fit   Deitando mais o banco parte 2 - bike fit EmptySex maio 18, 2012 2:29 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, vc poderia colocar uma foto com detalhe da suspensão traseira?
Até hoje não entendi como ela funciona.

Abçs
Farei melhor: Vou abrir um tópico com todas as fotos que tenho da instalação e etcéteras...

Eeeba!
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