Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro

Ir para baixo 
+3
Marcus Del Mastro
marcelo_montanhista
artur elias
7 participantes
AutorMensagem
daa




Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Petrópolis-RJ

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptySex Ago 17, 2012 11:33 pm

Artur,

Com relação ao seu projeto bici-caixa:

1) Chegou a fazer alguma mudança em relação ao desenho publicado nas fotos?
2) Depois de experimentar a bicicleta por mais tempo, tem algo que mudaria?
3) Tem ideia do peso da bicicleta (sem a caixa)?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptySáb Ago 18, 2012 6:36 pm

daa escreveu:
Artur,

Com relação ao seu projeto bici-caixa:

1) Chegou a fazer alguma mudança em relação ao desenho publicado nas fotos?
2) Depois de experimentar a bicicleta por mais tempo, tem algo que mudaria?
3) Tem ideia do peso da bicicleta (sem a caixa)?

Obrigado.


oi chê


1) sim. eu fiz 5 esboços, o que ficou como desenho definitivo ainda não aparece no álbum do flickr. No último tentei dimensionar com a maior precisão possível (para um músico ruim em matemática usando papel milimetrado, régua, compasso, transferidor e paquímetro). Tentei sinceramente fazer a bicicleta real ficar igual ao desenho, ficou quase...


2) sim. eu tentei não inventar nada, porque creio que geralmente querer "inventar" a todo custo (a não ser quando isso é necessário) é muito mais uma manifestação de vaidade do que uma manifestação de competência ou de eficiência.

Mas eu acabei dando uma forçadinha no dimensionamento da área de carga, tentando dar uma de "esperto" (tipo assim, se com 80 cm é bom, com 1 metro deve ser melhor ainda, certo? ;-). Realmente ficou muito confortável para as crianças, mas ao custo de criar uma flexão vertical que me deu calafrios durante várias semanas, até que conseguimos botar todos os reforços no lugar. Creio que poderia ter sido 1 pqnho mais curta e talvez reforços mais bem bolados.

Se eu fosse fazer para apenas 1 criança, faria COM CERTEZA mais curta, que seria automaticamente mais leve e mais rígida tbém.

O mesmo erro repeti ao confeccionar o "boneco" da caixa. Ficou um monstro (dá pra ver no álbum), mas felizmente era só papelão e deu pra corrigir antes de chegar na versão de compensado.

Outra coisa que eu superdimensionei foi o comprimento do top tube, ou melhor, a distância entre o tubo do selim e a coluna de direção. Mas isso é erro bom, se ficasse curto demais ficaria horrível, desconfortável. Nesse caso a solução foi simples: inverti a mesa, botando a parte que normalmente se projeta pra frente virada pra trás. Não apenas o "bike fit" ficou PERFEITO (muito confortável mesmo, e isso dito por alguém que em princípio NÃO GOSTA de bicis convencionais), como tbém deu mais espaço para as cabeças/capacetes das crianças.

A única outra coisa que eu mudaria, aliás pretendo mudar, é o desenho da longarina que transmite a direção indireta.

Eu fiz no estilo da Bakfiets holandesa mesmo, que sempre achei mais elegante e harmonioso - com a curva no plano vertical. O problema é que a Bakfiets NÃO tem (não precisa) aquele reforço em V que na minha tem (e precisa). Então foi complicado eliminar a interferência entre a longarina e o V. Tive que refazer a curva (dobra) e ficou feio, parece um macarrão retorcido. Funciona, mas conforme a flexão (carga) e a curva há um risco de raspar no pneu dianteiro. E praticamente impede a instalação de paralama.

A outra opção - que eu ingenuamente achava feia e "sem sentido" - é fazer a curva no plano horizontal. Duas das melhores bici-caixas do mundo são assim: a dinamarquesa Bullit (a única cargueira esportiva do mundo!) e a americana CTEMA (minha preferida, de todas).

Eu vou fazer uma longarina nova com esse desenho, para depurar o probleminha no esterço, viabilizar o paralama, e corrigir a estética.

A função dessa curva, tanto numa versão como na outra, é deixar espaço para a roda dianteira quando a curva é para a direita.


3) Todo mundo pergunta isso hehehe. Eu respondo de um jeito simples: "pesa MUITO". Very Happy Conforme a cara de quem pergunta acrescento: "óbvio, né, um caminhão tem que pesar mais que um carro de passeio!"

Sinceramente, não sei quanto pesa. Não me preocupei demasiadamente com isso, porque desde que ficou claro que o material seria aço-carbono, tudo que se poderia fazer era evitar peso desnecessário - sem arriscar em termos de estrutura - e isso foi feito.

Onde moro tem subidas fortes para todos os lados. Eu as escalo - com relação MTB normal, 22x34 e pneu 26-2.0 - mesmo com 2 crianças (= 45 kg aprox) na caixa. Às vezes, com três crianças. Outro dia, pela primeira vez, não deu pra subir pedalando - mas era uma ladeira bem íngreme, com curvas, de paralelepípedos MUITO irregulares (tração ruim), e tinha três crianças, sendo uma meio gordinha.

Com uma criança só subo sem ficar muito ofegante.

Sem carga, subo brincando. Parece até uma bicicleta "normal".



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
daa




Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Petrópolis-RJ

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptySeg Ago 20, 2012 4:00 am

artur elias escreveu:
A única outra coisa que eu mudaria, aliás pretendo mudar, é o desenho da longarina que transmite a direção indireta.

Eu fiz no estilo da Bakfiets holandesa mesmo, que sempre achei mais elegante e harmonioso - com a curva no plano vertical. O problema é que a Bakfiets NÃO tem (não precisa) aquele reforço em V que na minha tem (e precisa). Então foi complicado eliminar a interferência entre a longarina e o V. Tive que refazer a curva (dobra) e ficou feio, parece um macarrão retorcido. Funciona, mas conforme a flexão (carga) e a curva há um risco de raspar no pneu dianteiro. E praticamente impede a instalação de paralama.

A outra opção - que eu ingenuamente achava feia e "sem sentido" - é fazer a curva no plano horizontal. Duas das melhores bici-caixas do mundo são assim: a dinamarquesa Bullit (a única cargueira esportiva do mundo!) e a americana CTEMA (minha preferida, de todas).

Eu vou fazer uma longarina nova com esse desenho, para depurar o probleminha no esterço, viabilizar o paralama, e corrigir a estética.

A função dessa curva, tanto numa versão como na outra, é deixar espaço para a roda dianteira quando a curva é para a direita.

Uma solução que achei fantástica para a "direção remota" é essa abaixo, que usa cabo de aço e conduíte:

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 2269719181_b96a9e66c6_o

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 2920902118_df8e6a5d91_z

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 3123111045_4cbc557734_b
http://www.francescycles.com
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptySeg Ago 20, 2012 6:35 pm

bem legal esse sistema de direção.

Eu gostaria que a tandem fosse com a roda mais para frente. Tipo um sistema desses. Assim não sentiria tanto o impacto da roda em baixo do banco.
abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptySeg Ago 20, 2012 10:50 pm


Eu cheguei a considerar a possibilidade de fazer a transmissão da direção por cabo.

Não lembro mais todos os detalhes que me levaram a desistir disso e optar pela solução clássica - mas eram vários.

Meu irmão que já construiu um ultra-leve acha que daria pra usar um tipo de conduíte que se usa nessas aeronaves,
que é rígido o suficiente para empurrar o leme, e ao mesmo tempo flexível.

Fica pra próxima...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptyQui Out 16, 2014 8:22 am

Atualizando pois ontem saiu uma reportagem no vadebike:

http://vadebike.org/2014/10/bicicaixa-bakfiets-long-tail-transporte-criancas/
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptyQui Out 16, 2014 7:43 pm

Para os colegas que estão mudando o mundo começando por eles mesmos vejam que não estamos sozinhos e tem gente que acredita tanto na ideia de usar a bicicleta como ponto inicial para uma mudança maior que investiram do seu próprio  bolso em uma loja de referência a frente de seu tempo.
Vejam esta loja que conheci em São Paulo, ao estilo Bike Café que não deixa nada a dever em relação as que se encontram nos países mais desenvolvidos.
Um espaço para a cultura da bicicleta, e por que não dizer para a cultura do humanismo e de vidas mais sustentáveis.
Tive o prazer de conhecer o autor de tal façanha  Fábio Samori !
Gostei de tudo que vi, e me chamou atenção os acessórios para as bikes urbanas com bagageiros desenhados para isso.( vejam última foto)
http://www.aro27.com.br/

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 2607q74

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Nx819u

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Xp7s01
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
daa




Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Petrópolis-RJ

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 EmptyTer Out 21, 2014 10:14 am

Tem gente no Brasil produzindo comercialmente as "bakfiets":
http://bikeelegal.provisorio.ws/video/738/inventor-produz-versao-nacional-da-bike-cargueira-long-john
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Caixa de direção com ângulo ajustável.
» sobre fraturas na região da caixa de direção
» Novo fabricante brasileiro?
» MAIS UM FABRICANTE BRASILEIRO DE RECLINADAS!
» Artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: