- daa escreveu:
- Artur,
Com relação ao seu projeto bici-caixa:
1) Chegou a fazer alguma mudança em relação ao desenho publicado nas fotos?
2) Depois de experimentar a bicicleta por mais tempo, tem algo que mudaria?
3) Tem ideia do peso da bicicleta (sem a caixa)?
Obrigado.
oi chê
1) sim. eu fiz 5 esboços, o que ficou como desenho definitivo ainda não aparece no álbum do flickr. No último tentei dimensionar com a maior precisão possível (para um músico ruim em matemática usando papel milimetrado, régua, compasso, transferidor e paquímetro). Tentei sinceramente fazer a bicicleta real ficar igual ao desenho, ficou quase...
2) sim. eu tentei não inventar nada, porque creio que geralmente querer "inventar" a todo custo (a não ser quando isso é necessário) é muito mais uma manifestação de vaidade do que uma manifestação de competência ou de eficiência.
Mas eu acabei dando uma forçadinha no dimensionamento da área de carga, tentando dar uma de "esperto" (tipo assim, se com 80 cm é bom, com 1 metro deve ser melhor ainda, certo? ;-). Realmente ficou muito confortável para as crianças, mas ao custo de criar uma flexão vertical que me deu calafrios durante várias semanas, até que conseguimos botar todos os reforços no lugar. Creio que poderia ter sido 1 pqnho mais curta e talvez reforços mais bem bolados.
Se eu fosse fazer para apenas 1 criança, faria COM CERTEZA mais curta, que seria automaticamente mais leve e mais rígida tbém.
O mesmo erro repeti ao confeccionar o "boneco" da caixa. Ficou um monstro (dá pra ver no álbum), mas felizmente era só papelão e deu pra corrigir antes de chegar na versão de compensado.
Outra coisa que eu superdimensionei foi o comprimento do top tube, ou melhor, a distância entre o tubo do selim e a coluna de direção. Mas isso é erro bom, se ficasse curto demais ficaria horrível, desconfortável. Nesse caso a solução foi simples: inverti a mesa, botando a parte que normalmente se projeta pra frente virada pra trás. Não apenas o "bike fit" ficou PERFEITO (muito confortável mesmo, e isso dito por alguém que em princípio NÃO GOSTA de bicis convencionais), como tbém deu mais espaço para as cabeças/capacetes das crianças.
A única outra coisa que eu mudaria, aliás pretendo mudar, é o desenho da longarina que transmite a direção indireta.
Eu fiz no estilo da Bakfiets holandesa mesmo, que sempre achei mais elegante e harmonioso - com a curva no plano vertical. O problema é que a Bakfiets NÃO tem (não precisa) aquele reforço em V que na minha tem (e precisa). Então foi complicado eliminar a interferência entre a longarina e o V. Tive que refazer a curva (dobra) e ficou feio, parece um macarrão retorcido. Funciona, mas conforme a flexão (carga) e a curva há um risco de raspar no pneu dianteiro. E praticamente impede a instalação de paralama.
A outra opção - que eu ingenuamente achava feia e "sem sentido" - é fazer a curva no plano horizontal. Duas das melhores bici-caixas do mundo são assim: a dinamarquesa Bullit (a única cargueira esportiva do mundo!) e a americana CTEMA (minha preferida, de todas).
Eu vou fazer uma longarina nova com esse desenho, para depurar o probleminha no esterço, viabilizar o paralama, e corrigir a estética.
A função dessa curva, tanto numa versão como na outra, é deixar espaço para a roda dianteira quando a curva é para a direita.
3) Todo mundo pergunta isso hehehe. Eu respondo de um jeito simples: "pesa MUITO".
Conforme a cara de quem pergunta acrescento: "óbvio, né, um caminhão tem que pesar mais que um carro de passeio!"
Sinceramente, não sei quanto pesa. Não me preocupei demasiadamente com isso, porque desde que ficou claro que o material seria aço-carbono, tudo que se poderia fazer era evitar peso desnecessário - sem arriscar em termos de estrutura - e isso foi feito.
Onde moro tem subidas fortes para todos os lados. Eu as escalo - com relação MTB normal, 22x34 e pneu 26-2.0 - mesmo com 2 crianças (= 45 kg aprox) na caixa. Às vezes, com três crianças. Outro dia, pela primeira vez, não deu pra subir pedalando - mas era uma ladeira bem íngreme, com curvas, de paralelepípedos MUITO irregulares (tração ruim), e tinha três crianças, sendo uma meio gordinha.
Com uma criança só subo sem ficar muito ofegante.
Sem carga, subo brincando. Parece até uma bicicleta "normal".