Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Turbulência Dom Mar 02, 2014 9:10 am
Alguém sabe qual é o tamanho da turbulência após a bike? tenho medido até 1 metro a 20km/h mas não sei se está certo, quero fazer um rabo aerodinâmico para minha bike mas preciso de mais info´s técnicas.
Pedro já fez em algumas bikes dele, podem postar fotos? que material era? como saber qual porcentagem da turbulência diminuiu?
quero tentar diminuir entre 70% e 100%, será possível?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Turbulência Dom Mar 02, 2014 11:01 am
neste tópico o pedro postou umas fotos bem explicativas da rabeta que ele fez, pra capoeira:
Lembro que o Roberto e eu chegamos a colocar umas tiras de fita cassete para visualizar a turbulência da rabeta , acho até que filmamos.
Achei alguns dos filmes veja abaixo: Parado contra o vento.
Com a bicicleta em movimento.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Turbulência Seg Mar 03, 2014 10:24 pm
Pedro, esse video com fitas é bem legal mas deveriam ter colocado mais fitas.
Dar para ver a turbulência logo no inicio e em cima da rabeta (atrás da cabeça)
talvez seria importante levantar a parte de cima até altura da cabeça
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Turbulência Ter Mar 04, 2014 11:18 am
Que tal um "tail-sock" em vez de uma tailbox / carenagem traseira?
Seja como for, acho que um grande problema de todas as tailboxes é a má interface entre o corpo do ciclista e a tailbox. Vejam o exemplo do modelo abaixo, da Optima:
Se o ciclista for menos largo que a tailbox, a borda excedente desta atuará como um freio aerodinâmico.
Por isso acho o "full-sock" uma opção atraente. A transição entre o corpo do ciclista e a traseira é sempre mais suave.
Se você aguentar o calor, é claro!
ZÖHRER
Mensagens : 394 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Turbulência Ter Mar 04, 2014 3:28 pm
Acho que uma Ful Sock não deixa necessariamente o interior mais quente. Segundo um relato do Pete Penseyres durante o RAAM, a cobertura protegeu ele do sol escaldante do deserto, e que as entradas de ar bem projetadas do conjunto da carenagem da F-40 permitiram uma temperatura melhor no interior da carenagem do que ao abri-la.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Turbulência Ter Mar 04, 2014 4:19 pm
Pedro, por que você não desenvolve um kit carenagem+sock para a Capoeira? Refiro-me a uma Capoeira como a original, mas com roda 700c atrás e 20" na frente. Teria como concorrentes apenas a Lightning F-40 e aquela da Easy Racers (GRR?). Não duvido que você até recebesse encomendas do exterior.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Turbulência Qua Mar 05, 2014 1:45 pm
Mordaz escreveu:
Que tal um "tail-sock" em vez de uma tailbox / carenagem traseira?
Hummmm, fale-me mais sobre essa tail-sock, gostei da idéia....
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Turbulência Qua Mar 05, 2014 1:47 pm
Mordaz escreveu:
Seja como for, acho que um grande problema de todas as tailboxes é a má interface entre o corpo do ciclista e a tailbox. Vejam o exemplo do modelo abaixo, da Optima:
Se o ciclista for menos largo que a tailbox, a borda excedente desta atuará como um freio aerodinâmico.
Vi exatamente isso no video do Pedro com as fitas, essa interface cria turbulência