Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 domando o vento

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

domando o vento Empty
MensagemAssunto: domando o vento   domando o vento EmptyTer Abr 12, 2011 8:30 am

Penso a muito tempo sobre isso, mas sinceramente são devaneios apenas, mas alguns deles poderia dar samba.

Dominando o vento (alucinações):
1. fazer um fairing (carenagem) a partir de tecidos esticados que pudessem ser retirados e que pesem muuiiito pouco. Seria necessário algumas hastes do tipo de barraca.

2. solução minimalista: fazer um estudo em túnel de vento (uhuuuu!) e criar pequenas haletas em pontos específicos controladas eletrônicamente, sensores indicariam a orientação do vento e as ajustariam para conduzir o vento de forma que gerasse menos arrasto e turbulência. Na F1 era onde mais se aplicava dinheiro, porém as haletas tinham, por regulamento, serem fixas, há alguns anos essas haletas foram banidas da F1.

A vantagem das haletas é que haveria potencialidade de ser mais leve que qq fairing e visualmente menos revolucionária.

Alguém conhece algum software disponível na net para fazer estudos grosseiros pelo menos sobre aerodinâmica?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyTer Abr 12, 2011 8:35 am

Uma trike:
http://hasebikes.com/215-1-pedelec-velomobile-e-trike-with-foldable-fairing-klimax.html

Um carro (protótipo construido da BMW)
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI5585-10142,00-BMW+CRIA+CONCEITO+COM+CARROCERIA+DE+PANO.html

Dependendo do tecido utilizado, poderia se fechar completamente e ainda visualizar lá fora, funcionando também como um protetor solar que não agride a pele.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyTer Abr 12, 2011 9:00 am

Uma carenagem tipo bolha e um "sock" são soluções comprovadas.

Lightning F-40:
domando o vento BodySock domando o vento 0

Easy Racers Tour Easy/GRR:
domando o vento SpankyTodds%20new%20sock domando o vento FFJavelin
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyTer Abr 12, 2011 9:32 am

Mordaz escreveu:
Uma carenagem tipo bolha e um "sock" são soluções comprovadas.

Lightning F-40:

Easy Racers Tour Easy/GRR:


Mas vc não acha que, para uma solução comprovada, ela é muito pouco utilizada. Vi diversas provas de reclinadas ontem no youtube (muito legal aliás) e a opções usuais são:
- sem carenagem
- só traseira dura (porque não de tecido?)
- completa dura.

Entre umas 50 reclinadas identifiquei apenas um fairing de tecido (nariz duro)

Vc pensa em usar um de tecido na sua Dual 700?

Lembro de uma de tecido que não tinha a bolha frontal e era presa nos pés mesmos... devia ter alguma proteção plástica para a coroa.


Última edição por Marcus Del Mastro em Ter Abr 12, 2011 10:07 am, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyTer Abr 12, 2011 4:01 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Mas vc não acha que, para uma solução comprovada, ela é muito pouco utilizada.
Sim, provavelmente porque agrega peso. Se o percurso tiver muitas subidas ou subidas muito íngremes, pode não ser vantajoso. Outro fator é o clima. Deve ficar um bocado quente dentro daquilo.

Mas que funciona, funciona. Já li relatos de que uma Tour Easy com bolha e sock é tão rápida quanto uma low-racer. Para quem não se acostuma com a posição extremamente reclinada das low-racers, é uma opção.

Marcus Del Mastro escreveu:
(porque não de tecido?)
Vou chutar: Acho que, se ficar ondulando muito ao vento, perde a eficácia. Seria algo como a diferença entre usar camisa justa e camisa folgada (parece piada, mas faz diferença em termos de aerodinâmica).

Marcus Del Mastro escreveu:
Vc pensa em usar um de tecido na sua Dual 700?
Não. Não faria uma diferença tão grande quanto, por exemplo, numa Tour Easy, porque o meu banco já está bem deitado. Aliás, eu gosto do banco bem deitado. Acho que vou até deitar mais um pouco, mas vou precisar de um apoio para cabeça.

Um negócio que eu tenho vontade de experimentar é uma low-racer com roda fechada atrás. Segundo pesquisei, a roda fechada ajuda a evitar turbulência, fazendo um efeito (splitter-plate) semelhante ao da rabeta, mas com menos peso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyQua Abr 13, 2011 6:30 am

Muita gente está agora montando carrengem feito com coroplast (plastico corrugado) que aparentement é bastante usado pelos publicitários mas no Brasil nunca vi nada feito com esse material.

Para o problema do calor tem um solução a evaporação da água (tecido empregnado de água. Funciona bem em lugares secos mas também em lugar húmido com vento, o que é o caso de VItória. Com essas técnicas, eu consigo me deslocar de bicicleta sem calor... Estou pesquisando nesse área do ponto de vista da física, ensino de física e talvez daqui a pouco do ponto de vista tecnológico!
Só para exemplificar, está com 35 °C sol forte para caramba e você quer andar de bike. Não tem problema, basta você você enxagar a metade superior de um casaco ou moletão e vestir. Eu uso um moletão com capucia, que também protege o pescoço, assim fico geladinho 35-40 minutos como se estivesse no Holanda (sem telhado). Se eu uso meu telhdinho eu consigo andar 60-70 minutos antes de evaporar toda a água! É o que eu preciso para ir no meu trabalho.

O coroplast parece muito promissor para caranagem, e aparentement é barato! Alguemsabe onde comprar placa de coroplast? Aparentemente o pessoal está usando coroplast de 4 mm de espessura.
cf grupo velomóvel coroplast

Falta eu ter um tricíclo para começar a mexer com carenagem de coroplast, para isso, vou ter que vender um carro para ter espaço para mais uma bicicleta ou então mudar de cassa mais vai ser mais complicado!! Em Vitória ainda não tenho uma solução alternativa para não usar o carro, preciso ter um velomóvel...

Eu acredito que deve ser possível usar um pedaço de isoporesculpido na frente da bicicleta, será que dá para comprar blocos de isopor de um tamanho suficiente?
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyQua Abr 13, 2011 12:53 pm

Coroplast não é a mesma coisa que Polionda?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyQua Abr 13, 2011 8:35 pm

Aparentemente sim! Coroplast é uma marca. Ns Estados-Unidos virou palavra!

Talvez vou conseguir achar esse plástico no Brasil! Mas vou precisar comprar um tricíclo antes!!
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyDom Abr 17, 2011 3:21 pm

Já fiz uma rabeta com polionda É FICOU MUITO BOM!
Deu umas duas horas de trabalho, e fixado na Zöhrer Capoeira ganhamos 5 km a mais na média e 10 na final.
O peso não aumentou muito cerca de 1kg.
Veja as fotos e o video.
domando o vento P8170007


domando o vento Rabetaquasepronta1


domando o vento Detalhefixaodarabeta1


domando o vento P8290008r







Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptyDom Abr 17, 2011 4:58 pm

Muito legal! Vou ver se começo com uma rabeta também!

Eu estou pensando agora se não é possível usar isopor para a rabeta e na frente. É também pensei em usar varreta de fibra de carbono. Já vi um telhadinho de velomóvel caseiro fantástico, feito de varretinha de fibra de carbono e tecido... O telhado da veltop tambem usa esse tipo de varreta.

Uma outra possibilidade é usar cano de PVC com joelhos, uma solução mais simples mas provavelmente bem mais pesada!
Ir para o topo Ir para baixo
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptySáb Nov 19, 2011 8:00 pm

Onde posso comprar polionda como pessoa física? (Estou em Vitória/ES)
Ir para o topo Ir para baixo
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento EmptySáb Nov 19, 2011 8:40 pm

Achei talvez algo! Mas será que dá para comprar duas placas?
http://www.serilon.com.br/comunicacao-visual/chapa-de-pp-corugado/
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





domando o vento Empty
MensagemAssunto: Re: domando o vento   domando o vento Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
domando o vento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Movido pelo vento, mas mais rápido que o vento!
» Vento e mais vento... considerações
» Aerodinâmica Cont. - Vento Lateral
» resultados testes túnel de vento - Cruzbike Vendetta
» Reclinada Zöhrer de ciclo-turismo movido a vento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: