Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Recomendações para os recém-chegados à recumbência

Ir para baixo 
+2
duram
Mordaz
6 participantes
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 8:19 am

Abri este tópico não para fazer eu mesmo alguma recomendação, mas para dar espaço aos fabricantes (basicamente Zöhrer e Solyom) sugerirem seus modelos mais apropriados para quem está pensando em reclinar. É para dar uma ajuda às pessoas que manifestaram interesse em reclinadas nesse último Audax. Como são ciclistas experientes, pessoalmente acho que uma high-racer com rodas 26" ou 700c seria a mais indicada (e por isso não recomendei automaticamente que comprassem uma EXD usada). Como esses modelos não aparecem no site da Zöhrer e alguns tópicos do Recliforum sobre os lançamentos da Zöhrer estão com os links das fotos expirados, seria interessante repostar aqui.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 8:23 am

Para começar, segue o tópico de divulgação do modelo Zöhrer High Racer Sport.  Não tenho certeza, mas acho que é a do Márcio Romano, não?

Segue o link, por extenso, para que fique acessível até mesmo aos não inscritos no Recliforum:
https://recliforum.forumeiros.com/t1036-zohrer-high-racer-sport

E uma foto para ilustrar:

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Zhu8
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 9:32 am

Acho que chamar de "recumbência" é a mesma coisa que dizer "presidenta"
não combina, não fica bonito e nem sei se é palavra do dicionário.

reclinatória, que pelo menos meu auto corretor aceita e não dá erro Smile lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 1:56 pm

Legal! Essa é do Márcio, mesmo, que é quem tinha equipado uma flex design com as rodas everest e freios a disco, depois mudou pra esta nova racer. Só não lembro se depois o Pedro mudou essa mesma aí pra roldana under/over. A dele eu lembro que ele mudou (edit: sim, mudou, link), e acho que será assim (ou está sendo assim) nas próximas construções. Acabo de (re)ver que isso está ligeiramente discutido lá no tópico.

Na minha opinião, acho essa high racer sport a Zohrer mais indicada pra quem já tem experiência com bicicleta e busca um "algo mais" com as reclinadas - com esse "a mais" estando na área de treinos de melhor rendimento e de pedais de longa distância. Pra audax eu também recomendaria a Capoeira (pelas conversas com o Pedro ainda acho que é a preferida dele, mesmo sendo mais pesada e menos aero) e claro a racer low fwd. Aliás, são três modelos que nunca experimentei! Tenho uma vontade especial de testar a high-racer, principalmente pra ver o que eu sentiria de diferença em relação à Meta, especialmente no quesitos a) altura do banco; b) possível 'maciez' a mais pelo quadro de aço e pelo entre-eixos cerca de 10cm maior e c) guidão open.

Sobre as Solyom, acho que o Davilson anda precisando aparecer aqui pra falar do seu último modelo bounce . Como ele já fez inúmeros mas não se fixou em nenhum, não sei se dá pra indicar algum que pode ser que ele não faça mais. Mas aquela LWB do Luciano Fischborn parece ser bem interessante pra longa distância, assim como outras high-racers "padrão" e alguns modelos mais racer de tração dianteira. Teve até uma MBB que ele fez recentemente, na linha Silvio/Vendetta. Disse ter sido a melhor MBB que já fez. Mas acho que não vai pro "mercado"; foi uma encomenda específica.

Acredito que se o interesse do novato é nessa linha divisória que fica entre ciclismo de "rendimento" e ciclismo de longa distância, a conversa é meio por aí. Se cair pro cicloturismo aí o leque amplia muito e a gente também começa a repetir muita conversa que já rolou (o que também não é um crime e é um papo que acho muito legal!).

Sobre o termo recumbência ou reclinismo, diria que ao menos eu utilizo num certo tom de brincadeira, como quem insinua que não estamos tratando apenas de bikes diferentes, mas de um estado de espírito diferente, e que pode ter sintomas de patologia Twisted Evil .


Última edição por ninocoutinho em Qua Ago 27, 2014 2:06 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 2:00 pm

Adicionando fotos das duas LWB brasileiras prontas pra longa distância!

Solyom Explorer - Luciano
Recomendações para os recém-chegados à recumbência Audax4

Zohrer Capoeira - Cézar
Recomendações para os recém-chegados à recumbência 0c467030554ec4f4b328fd5a6fb4a003
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 3:30 pm

Recomendações para os ingressantes ao universo das bicicletas reclinadas.
Primeiramente é preciso que o interessado saiba que estilo de pedalada procura ( Lazer, esporte, cicloturismo etc.)e que seu atual tipo físico pode ampliar ou limitar sua experiência reclineira!
Sim isso mesmo tipo físico , alto, baixo, gordo, magro etc.
Como as reclinadas tem uma riqueza de design( não me refiro apenas estético e sim prático funcional) é muito importante o perfeito ajuste não só ergonômico e biomecânico , como  de usabilidade da bike.
Na minha vivência de mais de 20 anos vendendo bicicletas reclinadas, posso dizer que os modelos com pedal baixo, banco mais ereto e direção por cima são os mais facilmente assimilados pelos novatos em geral.
Usuários extremos como ,idosos, gordinhos assim como os baixinhos tem mais facilidade em reclinadas mais direcionadas ao lazer do que as esportivas.
Dentro desta visão se encaixam as CLWB e LWB. Zöhrer Turismo( EXD) 20x20 Tour Around e Strada.
Em segundo lugar ficariam as reclinadas SWB de posição de pedal  baixo e banco mais ereto. Zöhrer Urbi ou Racer Sport com rodas 20 " na frente e Aro 29 atrás e também a antiga New Chopper.
Os modelos SWB de direção em baixo podem ser muito confortáveis e contemplativas mas requerem uma mudança de paradigma que o público em geral não consegue transpor.Para saber se essa bike é para vc, isso só fazendo um teste drive. Zöhrer Under Control e Capoeira Under e em breve Turismo Under Control.
Para uso esportivo, as SWB Racer Sport, Racer Low,  e nova Under Control serie 2014 e das LWB todas as Capoeiras e a Strada com Carenagem frontal .
Lembrando que o uso em cicloturismo pode ser feito com quase qualquer modelo, mas acredito que as LWB  e as CLWB de pedal baixo e banco mais ereto seriam melhores em condições adversas de piso pela facilidade de colocar o pé no chão e não ser tão necessário o uso de firma pés ou clips.
Mas tem uma reclinada que merece ser falada em separado e ela é a Tandem Ciclotour( foi criada baseada no desenho da Zöhrer New Chopper), apesar de grande ela é incrivelmente fácil de se dirigir mesmo para um iniciante.Diria que é a bike mais estável e fácil de dirigir que eu conheço, talvez a Zöhrer Urbi e a Racer Sport 29x20 seriam tão boas quanto em termos de controle.

Fotos de teste drive de novatos:

Feito no encontro de cicloturimo em Campos do Jordão em 2013 mod Turismo.

Recomendações para os recém-chegados à recumbência S0v446

Teste drive no Catete com primeira Racer Sport

Recomendações para os recém-chegados à recumbência A4l6pk

Teste drive no Catete com uma Strada.

Recomendações para os recém-chegados à recumbência 2n1ywj4
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 6:48 pm

Pedro, o "estilo de pedalada" em questão é o de Audax mesmo.  

Os interessados em reclinar, aos quais me referi em outro tópico, são três, um dos quais o Maguila, conhecido do Cezinha.  Se não me engano, ele até já experimentou alguns modelos seus, então, não é tão novato assim.

Quanto à terminologia, "reclinatório(a)" é um adjetivo, não?  Nesse caso, teríamos de usar "reclinância"... tongue

Por incrível que pareça, "recumbente" consta no Dicionário Informal, e no dicionário de língua portuguesa da Porto Editora.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQua Ago 27, 2014 7:59 pm

O uso de bicicletas reclinadas em provas de Audax ou estilo Ranonneur, é tópico de discussão inclusive lá fora, e acredito que já se pedalou com quase tudo, tal qual acontece com as tradicionais.
Mas alguns pontos podem ser considerados úteis para o novato Audacioso.
No Brasil já testamos quase todos os estilos,e descobrimos que:

CLWB como a Zöhrer EXD hoje Turismo teve muito exito em estradas de terra e em locais de muita altimetria como o famoso Queluz -Barra Mansa e em Itaipava.
Como exemplo temos o Cezar que chegou a ser o terceiro melhor tempo com uma Option  20x26 em Itaipava.
E ela vai bem também nas provas de terreno plano como as provas de Saquarema -Araruama de 300km onde com uma Option o Cezar fez o melhor tempo da prova, na frente de todas as Speeds que lá estavam.
Outra boa escaladora é a New Choopper( que hoje pode ser substituida pela Racer Sport 26x20), a Racer Low por ser leve, a Racer Sport ( 26x26) vejam como no Audax Urbano o Marcio Romano foi muito rápido e subiu muito bem.Eu mesmo tenho feito bons tempos com a Racer Sport 700x700 vejam como foi meu tempo no Audax de 200km de Rio das Ostras desse ano.
Para mim bicicletas reclinadas leves e com transmissão eficiente sem correntes longas e com poucos ou sem desvios sobem muito bem.
Reclinadas mais deitadas e pedal alto são mais aerodinâmicas e andam mais rápido no plano, descidas e podem até subir muito bem.

Mas vale lembrar que tem gente que sente desconforto com bancos muito em pé e dormência nos pês com pedais altos e bancos mais deitados, tem que testar.
Ha noite temos outras coisas a considerar, não basta só um bom farol,ele deve estar bem posicionado para não criar sombras com a passagem dos pés , e a visibilidade pode ser influenciada pelo tipo de guidão( em baixo ou em cima, tipo louva deus ou Super homem) e pela posição do ciclista. Bikes reclinadas mais deitadas pioram a visão a frente em relação as reclinadas mais sentadas e pedal baixo.
No modelo Racer Sport, já pensando no uso de faróis e dínamos, fizemos os quadros já com esperas especiais localizadas na frente do quadro para fixação do farol no lugar ideal.
Recomendações para os recém-chegados à recumbência 15fst9h
Em relação ao vento contra, mais aerodinâmico melhor, mais baixa melhor, e na chuva melhor mais sentado e pedal baixo, se possível com uma carenagem frontal e um poncho para cobrir a frente da bike.
Isso vale também em relação ao sol, mais deitado mais exposição, logo economize no protetor solar e use calças colantes longas e blusa de manga comprida.
Com relação as rodas e pneu, rodas grandes são mais confortáveis nos pavimentos ruins que as rodas pequenas, lembrando que a distribuição de peso também afeta esse conforto.
O uso de susp. são recomendáveis apenas em bicicletas que usam rodas pequenas com entre eixos curto, em geral as com entre eixos longo são muito confortáveis.
Eu que sou alto 1,87m não fico confortável em uma Zöhrer Turismo em estradas esburacadas usando pneus finos.
Já com uma Racer Sport e com uma Capoeira o conforto é grande mesmo com uso de pneus finos de alta pressão.
Já ciclista com menos de 1,70m pedalam confortavelmente uma Turismo mesmo em estradas com muitos buracos.
Já um ciclista com menos de 1,70m em uma Racer Sport mesmo com aros 26" tem dificuldade de colocar os pés no chão, e recomendamos o uso de garfo 20" com rodas 20" na dianteira, pode até usar uma sup. dianteira para melhorar o conforto, mas acho desnecessário.
A Capoeira por ter uma posição de banco baixa , pode ser usada até por crianças se for usado uma roda de 20" na frente.
Vejam a filha do Ricardo Michel pedalando uma Capoeira 26x20.
Recomendações para os recém-chegados à recumbência 2usu1yp


Última edição por ZÖHRER em Qui Ago 28, 2014 1:37 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQui Ago 28, 2014 9:52 am

Bonita foto da Família Michel pedalando reclinadas e conjunto, para mim
é um sonho futuro, minha esposa só pedala reclinada com ela fixa dentro de casa
e as crianças.....ipod, iphone, ipad

Esqueceram de mencionar as FWD e as under control como bicicletas para
Audax e para longa distância, ambas aprovadas por mim.

Só tenho usado a FWD devido ao baixo peso dela
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQui Ago 28, 2014 10:27 am

Apesar de não gostar de reclinadas FWD-MBB, reconheço que elas podem ser uma boa alternativa em termos de baixo custo
para quem está começando, considerando que se pode aproveitar um quadro de MTB.  Estou lembrando do kit de conversão
da Cruzbike, da recli do Valdo, da recli daquele amigo do Artur lá do sul, etc.  Algumas conversões ainda têm a vantagem de
ser "full-suspension".

Exemplos:

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Cruzbike  
Recomendações para os recém-chegados à recumbência 2041507838_67e403a9bd_z

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQui Ago 28, 2014 1:31 pm

Olá Daniel,
na verdade mencionei sim as FWD, afinal a Racer Low é uma FWD.
O Cezar inclusive foi o primeiro reclineiro brasileiro a completar o Paris- Brest com uma Racer Low FWD.
Recomendações para os recém-chegados à recumbência Iolv2f
Recomendações para os recém-chegados à recumbência 2dbqtzl
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyQui Ago 28, 2014 4:19 pm

O Daniel quis dizer FWD-MBB...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 11:41 am

Mordaz escreveu:
O Daniel quis dizer FWD-MBB...

Exato!

Under Control Tb deveriam aparecer junto as Races, elas
não são de corrida mas são de cicloturismo, boas para estradas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 3:13 pm

duram escreveu:
Under Control Tb deveriam aparecer junto as Races, elas
não são de corrida mas são de cicloturismo, boas para estradas.

Vou dar uma de chato, espero que o Daniel me desculpe  Wink !

Under Control - nome cunhado pelo Pedro pra uma SWB da Zohrer que já teve várias gerações. sei que você sabe disso pq já teve
uma, se bem me lembro. só quero deixar claro pra quem não sabe. segue uma foto que acho muito legal (e por falar em bike com várias
gerações, podemos falar de outros tipos de gerações nas bicicletas cheers !!)

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Hwrb

USS (under seat steering) - tipo de guidão do modelo under control da zohrer e de várias reclinadas de diferentes 'genéticas',
inclusive de outras zohrer, como a capoeira. pode ter reclinadas bem "performance" com esse guidão, apesar de raras, e ter reclis menos
aero e mais de tour, como costumam ser as reclis com USS. Eu acredito que quando você menciona "under control", vc fala mais desse tipo
de bike, como a sua speed D5. Segue a Capoeira com guidão por baixo:

Recomendações para os recém-chegados à recumbência 13695918383431_f

Sinceramente, apesar de saber que cada um vai desenvolver suas preferências pessoais, e gostar mais de um tipo de guidão que de outro,
ou desgostar terrivelmente de algum, eu acho que o tipo guidão não é decisivo a ponto de influenciar na escolha da bike. Ou melhor, pode
influenciar, mas não ser decisivo. O que eu quero dizer é q não entra no mérito desse tipo de recomendação como a que o Roberto inicialmente
sugeriu. Mas claro que não é um item a se ignorar. Inclusive, exige muita atenção e, por vezes, muito tempo, pra um correto "fit". Eu tenho sorte
de ter sempre me sentido bem ajustado nesse quesito com minhas bikes, sem precisar de grandes modificações.

Só um exemplo duma performer high-racer, uma bici super esportiva e bem aero, com a config uss:

Recomendações para os recém-chegados à recumbência SAKI26
Recomendações para os recém-chegados à recumbência DSC02283
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 5:36 pm

Na verdade Daniel e Nino,
falei sobre os guidãos, tanto localizados para cima da altura do banco como abaixo do banco.
Para mim a grande vantagem dos guidãos em baixo seria posição de braço extremamente relaxada, seguro em quedas pois o que pega no chão é o guidão antes de pegar nas pernas, e visão para frente sem obstrução.
Do ponto de vista aerodinâmico vai depender da inclinação do banco e se o punho fica alto em relação a base do banco ou baixo.
De qualquer forma tanto o Cezar, o Nino, Daniel, o Marcelo Varda e os usuários de triciclos entre outros podem falar sobre esse tipo de pilotagem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 8:11 pm

[img]Recomendações para os recém-chegados à recumbência 2uqgirp[/img]
Obrigado pela lembranca pessoal. Estou na ativa com minha LWB ainda, mas tenho aparecido pouquíssimo por aqui, em virtude de tempo etc...

Gosto muito de minha LWB, fiz apenas um Audax oficial com ela, mas foi tudo em ordem, tranquilo. Fora isso, varios outros pedais de 180 a 210 km... De entre eixos ela tem 1.62, alguns bi-trens sentem inveja dela Very Happy Ela é bastante mansa para pedalar em retas e nas subidas normais tbm. Nas subidas bbbeeemmm ingremes, preciso manter um giro auto, e fazer mais correçoes de navegacao, pois ela responde ai de forma devagar devido ao longo entre eixos dela.

De visual acho ela maravilhosa, e a configuracao 26x26 pra mim é muito boa, nao vejo a necessidade de uma roda menor na frente... Uso 26x26 tbm porque onde moro é o mais usual e fácil de se achar peneus para comprar. Muitas lojas nem conhecem peneus 700... Minha MTB usa 27.5, e esta seria uma outra opcao pra eu usar caso quisesse fazer uma troca maior de diametro de roda...

Um abraco a atodos !
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 8:40 pm

[img]Recomendações para os recém-chegados à recumbência Oa19ua[/img]

Esta forma de postar fotos nova é mmuuiittoo melhor do que a anterior, e aqui uma última foto da minha LWB pro pessoal que tiver algum interesse no modelo, valeu abraços !
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 11:09 pm

Fotos grandes para detalhes

Under Control ou simplesmente USS

minha D5 e a Chalenger que aluguei na Bélgica

Recomendações para os recém-chegados à recumbência GXfJJK3

Recomendações para os recém-chegados à recumbência DhFuN0S

Recomendações para os recém-chegados à recumbência DzV4j8B
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySex Ago 29, 2014 11:22 pm

Poxa, Daniel, foto gigante assim fica muito ruim no forum Neutral ... o topico fica todo esquisito. Melhor colocar o link pra elas.  Wink

[desligando o modo chatice]  tongue

ZÖHRER escreveu:
Para mim a grande vantagem dos guidãos  em baixo seria posição de braço extremamente relaxada,
seguro em quedas pois o que pega no chão é o guidão antes de pegar nas pernas, e visão para frente sem obstrução.

Lembro bem de você me contar essas suas conclusões sobre a maior segurança em quedas! E da sua experiência em "se jogar"
nas trilhas pra testar onde se machuca hahaha!! Em compensação, o pessoal da AZUB, por exemplo, em geral recomenda, pra tour
(e quando eles pensam tour eles pensam "volta ao mundo", o que inclui passar meses longe de lojas de bike "atualizadas"), o guidão
por cima, pois o guidão por baixo deixa as peças (alavancas de freio, trocadores de marchas, terminações de conduítes,
possíveis gadgets) mais expostas, em caso de queda. Mas penso que tudo deles é bem super-estimado, incluindo essas recomendações.
O pessoal em geral fica mais fascinado, pra tour, com guidão por baixo. Apesar de gostar muito assim, eu também escolheria o guidão por
cima, como recomendam os Azubeiros. A título de exemplificação, largura de quatro guidões aqui de casa (medida mais externas):

- guidão esquilo (meta) - 41 cm
- guidão drop (speed) - 44 cm
- guidão MTB - 60 cm
- guidão USS (fox) - 65 cm

Pode parecer besteira, mas esses 20 e poucos cm de diferença entre o guidão da Meta e o guidão da Fox fazem toda a diferença na
manobrabilidade em situações extra-pedal. E isso acontece, em viagens, demais - seja pra cicloturismo, seja pra competições. Passar
por uma porta, por uma escada, enfiar dentro dum ônibus, deixar a bike num corredor qualquer... entre mil outras situações do dia-a-dia, também.

ZÖHRER escreveu:
e visão para frente sem obstrução.

Tava meio sem serviço aqui em casa na hora do horário político  Rolling Eyes e resolvi fazer uns testes a respeito da visibilidade. Comparei a Meta
com a Fox e com minha Sundown (quem pedala reclinada há muito tempo 'esquece' como a gente enxerga muito melhor em bikes convencionais,
e isso é uma consideração importante para audax e suas fases noturnas, faróis, etc) . Tinha pensando em mostrar como é ligeiramente diferente
a visibilidade de uma bike com guidão esquilo e de uma com USS, mas na verdade o que fica evidente é a diferença de posição aero (banco deitado e
pedivela alta Vs banco em pé e pedivela mais no nível do assento).

Primeiramente, distância dos olhos até o chão, numa linha reta que passa pelo mov central (vermelha) e pelo limite da roda dianteira (azul):

(obs: as distâncias medi o mais preciso possível com outro programa. as linhas coloridas fiz toscamente no paint, mesmo, por isso parecem tortas)

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Meta
Recomendações para os recém-chegados à recumbência Fox
Recomendações para os recém-chegados à recumbência Sundown

Agora esses eixos permanecem, pra medir a distância desse ponto de visão, até a roda dianteira (entendo como a distância entre a visão e o primeiro
"choque" com a bicicleta):

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Roda%2Bmeta
Recomendações para os recém-chegados à recumbência Roda%2Bfox
Recomendações para os recém-chegados à recumbência Roda%2Bsundown

Escolhi esses eixos arbitrariamente, só pra poder ter uma comparação. Pois claro que a gente enxerga bem mais que isso. Mas, dependendo do
obstáculo, realmente com uma bicicleta você pode ver, e com outra, por mais atento que você seja, pode não ver MESMO. Direto, quando estou
na Meta, eu só sinto o tranco de algum buraco ou alguma pedra, ou algo que eu nem chego a identificar, sem ter visto antes. Já na Fox, isso
acontece muito menos. Já na speed é muito raro algo na pista me surpreender.

Acrescento um teste bem pior, mas acredito que dá pra tirar algumas conclusões: visão traseira de guidão under e guidão esquilo - sendo o primeiro
esquilo "relax", como se costuma ficar em geral, e na segunda, com cotovelos mais próximos do corpo. O guidão esquilo mais aero dizem que é com
os cotovelos pra dentro do tronco, bem juntinhos e com as mãos bem próximas. Não é possível com qualquer guidão. Em descidas em que quero
embalar, trago os braços bem pra dentro mas seguro o guidão lá embaixo do suporte da garrafinha, diminuindo bem a área lateral (esqueci de fotografar assim):

Recomendações para os recém-chegados à recumbência DSC_1499%2B%281024x576%29
Recomendações para os recém-chegados à recumbência DSC_1500%2B%281024x576%29
Recomendações para os recém-chegados à recumbência DSC_1501%2B%281024x576%29

Não consigo achar USS tão menos aerodinâmico do que um guidão por cima, como costumam dizer. É o angulo do assento e a altura da pedivela
que fazem mais diferença, e geralmente as USS não são tão extremas como reclis mais 'esportivas' com guidão por cima.
Ir para o topo Ir para baixo
jonaldo baptista

jonaldo baptista


Mensagens : 100
Data de inscrição : 23/11/2010

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: recomendações para os recém chegados a recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySáb Ago 30, 2014 2:13 pm

Olá. gostaria de saber da sugestão dos participantes com referencia a medida de rodas :na configuração 20x26 o redimento é menor?, a dirigibilidade com roda 20 dianteira, fica mais esperta, mas com a 26 para longos percursos é melhor?
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptySáb Ago 30, 2014 3:21 pm

O monitor do Duram deve ser de 60 polegadas.....................................

Sem querer ser (muito) chato, por que postar fotos de reclis que não estão à venda?  
O cara entra no Recliforum, vê uma recli, gosta e pergunta: onde compro uma?  
Resposta: sinto muito, mas não está à venda.  No  No  No

Nino, essa sua Meta está bem "racer"!!!  A pedivela está super-alta.  Com um garfo 650c,
a frente ficaria um tanto mais baixa e a visibilidade seria melhor.

Embora eu não tenha problema de visibilidade durante o dia em nenhuma das minhas reclis,
à noite a coisa muda de figura.  Se eu pedalasse à noite, acho que optaria por algo
radicalmente diferente, como uma Easy Racers...

Recomendações para os recém-chegados à recumbência 2013grr1

...sob pena de ter algum "recumbutt".

PS: Falando em "recumbutt", que tal fazermos um glossário de termos específicos do reclinismo?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência EmptyTer Set 02, 2014 7:21 pm

Olá Luciano, pedalar de LWB é muito legal, eu adoro a posição de pedalar da minha Capoeira.
Nino, acho que guidão por baixo só corre risco de danificar os passadores de marcha e manete de freio se for tipo manche,
quando o guidão é reto na queda não danifica essas  peças e as mãos por ficarem para dentro
ficam protegidas pelo guidão.
Aliais achei ótimas as fotos com as linhas com os ângulos e pontos de visão! Como será que ficariam estas projeções em reclinadas bem baixas? Noto que na Capoeira e Racer Low pela proximidade com o solo a visibilidade até que não é tão ruim.
Roberto acho legal criar o glossário, mas onde colocar?
Vejam a minha Racer Sport 29x26 com dínamo de cubo e farol instalado na parte mais à frente
do quadro, alem do bagageiro traseiro que uso para levar uma bolsa.
Achei que com uso da roda 26 na frente, baixou o suficiente para melhorar a visibilidade a noite
o farol à frente ficou com uma iluminação ótima sem sombras.  
Recomendações para os recém-chegados à recumbência 13zofwi
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Conteúdo patrocinado





Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty
MensagemAssunto: Re: Recomendações para os recém-chegados à recumbência   Recomendações para os recém-chegados à recumbência Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Recomendações para os recém-chegados à recumbência
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» RJ-149 recém-asfaltada
» Fim do Projeto Rodas Livres! Culpa da Bike?
» Experiência de uma reclinada em terreno off-road
» Carenagem para os pés
» IPI para bicicletas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: