Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 em breve mais um velo no brasil...

Ir para baixo 
+2
duram
Franz
6 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQua Dez 03, 2014 7:39 am

blog da construção do Frederico Wenzel:

http://frediwenzel.blogspot.com.br/

em breve mais um velo no brasil... DSC09825

Acho que ele já "foi e voltou" algumas vezes com o projeto, mas agora se acertou com um formato definitivo, depois da visita ao pessoal do Sunrider, na Holanda.

Boa sorte na empreitada!! Perguntei pra ele no fórum pedal sobre o triciclo que ele usurá como base, ou se ele vai construir o próprio. Aguardando a resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptySex Jan 16, 2015 7:07 am

Mais uma etapa finalizada Basketball :

http://frediwenzel.blogspot.com.br/2015/01/desmolde-e-preparacao-do-molde-principal.html

em breve mais um velo no brasil... DSC09833

em breve mais um velo no brasil... DSC09842
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Friske

Marcelo Friske


Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 33
Localização : Ijuí

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyTer Jul 07, 2015 9:40 am

Mandei uma mensagem para o Frederico e ele me comentou que em algumas semanas o protótipo estará pronto. Eles pretendem colocar o modelo para venda nos próximos meses. Vamos aguardar!
Alguém aqui já andou de velomóvel e pode contar como é a experiência?!
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQua Jul 08, 2015 11:33 pm

Isso deve pesar uma tonelada, qualquer vantagem aerodinâmica se perde no peso para correr
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQui Jul 09, 2015 12:06 pm

duram escreveu:
Isso deve pesar uma tonelada, qualquer vantagem aerodinâmica se perde no peso para correr

oi daniel, não é bem por aí.

Não deve pesar uma tonelada. Velomóveis plenamente usáveis pro dia-a-dia, em fibra de carbono, já pesam em torno de 25kg, pelo que já li (me refiro ao modelo desenvolvido pelo Daniel Fenn, que só tem emagrecido seus velos). Eu diria que o modelo que o Wenzel está produzindo e postando no blog deverá pesar algo entre 30 e 40 kg. Ou seja, entre 15 e 25 kg a mais que uma bike comum. Isso é a diferença de peso, sei lá, entre eu e um cara mais pesado (Michel?). É a diferença duma bike de tour vazia, pra uma cheia de bagagem.

São diferenças relevantes, mas EM GERAL não são tão prejuízo assim pras vantagens aerodinâmicas das quais os velomóveis costumam fazer uso. Claro que tudo depende da altimetria dos terrenos e da possibilidade de desenvolver altas velocidades nos trechos mais favoráveis.

Não é difícil ter "provas" disso. Ainda mais em tempos de Strava. Tirei dois prints aqui sem nem escolher muito. Favor ignorar as estimativas de potência, absolutamente imprecisas e vão contra o que gostaria de mostrar Twisted Evil :

em breve mais um velo no brasil... Screenshot-www.strava.com%2B2015-07-09%2B12-31-12

em breve mais um velo no brasil... Screenshot-www.strava.com%2B2015-07-09%2B12-30-52

Legendando, o primeiro print é o log de um 200 rio das ostras do Fred Campos, que costuma ser ponteiro nessas provas e direito é o primeiro a terminar os brevês, de 200 a 600. O segundo é um pedal de praticamente 200k de um velonauta norte-americano que nem pedala o mais aero dos velos. É de polionda construído por ele mesmo. Veja a média muito superior, num percurso que tem o dobro da altimetria de rio das ostras.

Vou melhorar meu exemplo: abaixo, o relato dum 600k feito em 19 horas. afro

http://eprider.blogspot.com.br/2014/11/first-friday-writing-for-randos-seeing.html

editado: na comparação q fiz entre o fred e o orin, não considerei diferenças de condicionamento nem de esforço entre os dois. admito que é um exemplo bem raso. foi só na intenção de comparar um cara q é "de ponta" pedalando uma bike q deve pesar menos de 10kg num circuito "fácil", com um cara que provavelmente tb pedala muito (a média dele é uns 400k por semana) mas num percurso mais "difícil", especialmente pra quem está carregando muito mais peso, que era a sua preocupação em relação à performance.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Friske

Marcelo Friske


Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 33
Localização : Ijuí

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQui Jul 09, 2015 9:19 pm

Creio que o propósito de um velomóvel seja um pouco diferente do que uma bike (reclinada ou não).
O que digo é suposição já que não tenho experiência: um velomóvel como assistência elétrica seria um bom veículo para substituir o carro. Digamos que eu seja um atual dependente de carro e gostaria de não se mais: ir direto para uma bike parece ser complicado. Querendo ou não há coisas que se faz de carro que não dá pra fazer de bike. Já o velomóvel combina um pouco das características de um carro e uma bike (protege de intemperes e tem pedais), facilitando uma pouco essa transição.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQui Jul 09, 2015 11:22 pm

ninocoutinho escreveu:
Eu diria que o modelo que o Wenzel está produzindo e postando no blog deverá pesar algo entre 30 e 40 kg. Ou seja, entre 15 e 25 kg a mais que uma bike comum. Isso é a diferença de peso, sei lá, entre eu e um cara mais pesado (Michel?)

HAHAHAHAHA!!!! Sobrou pro Michel!   Very Happy

Agora sério, salvo em casos extremos, mais vale uma bike aero que uma bike leve, e velomóveis são extremamente aerodinâmicos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Franz
Admin
Franz


Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 51
Localização : Pelotas - RS - Brasil

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyTer Jul 14, 2015 2:54 pm

Segue uma contribuição para a discussão dos colegas.
A imagem abaixo é gigante, mas tem bastante informações.

Segue uma percepção curiosiosa que tive uma vez ao experimentar um velomobile que suspeito ter sido um Aerorider Sport.
Senti falta de "marcha ré". Isso mesmo. Não é como uma bicicleta que você vira e pronto.
Tem que abrir o velomobile, e virar ele caso erre uma curva.
Acho que seria uma reflexão minha para tentar contribuir com o mega-ótimo trabalho do Frederico Wenzel.
Estou ansioso para ver o resultado do trabalho dele pronto.

em breve mais um velo no brasil... Velomobiles
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.luisfranz.blogspot.com
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyTer Jul 14, 2015 4:59 pm

Faltou o peso
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Franz
Admin
Franz


Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 51
Localização : Pelotas - RS - Brasil

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyTer Jul 14, 2015 5:07 pm

logo acima de cada figura, um pouquinho para a direita, consta a palavra weight.
Este é o peso do velomobile, suponho eu.
abrçs!!
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.luisfranz.blogspot.com
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQua Jul 15, 2015 12:21 am

Correto, não tinha visto

de qualquer modo me parecem muito para um uso de longa distância
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQua Jul 15, 2015 8:05 am

duram escreveu:
de qualquer modo me parecem muito para um uso de longa distância

Não é o que dizem das reclinadas em geral? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQua Jul 15, 2015 8:11 am

O que a F40 está fazendo nessa lista? Não é um velomóvel!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptySex Jul 17, 2015 9:46 am

Mordaz escreveu:
duram escreveu:
de qualquer modo me parecem muito para um uso de longa distância

Não é o que dizem das reclinadas em geral? Wink

Eu ia falar que então o conjunto reclineiro barbudo + reclinada é muito para uso em longa distância mas... deixa pra lá. Twisted Evil

Enfim, velomóveis são tão ~muito~ pra longa distância que é normal os velonautas terminarem o Paris-Brest-Paris com tempos em volta de 50 horas.
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptySex Jul 17, 2015 11:33 am

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
duram escreveu:
de qualquer modo me parecem muito para um uso de longa distância

Não é o que dizem das reclinadas em geral? Wink

Eu ia falar que então o conjunto reclineiro barbudo + reclinada é muito para uso em longa distância mas... deixa pra lá. Twisted Evil

Enfim, velomóveis são tão ~muito~ pra longa distância que é normal os velonautas terminarem o Paris-Brest-Paris com tempos em volta de 50 horas.

Em setembro te falo se isso é verdade ou não, estarei entre vários e poderei ver ao vivo se realmente são melhores
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Marcelo Friske

Marcelo Friske


Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 33
Localização : Ijuí

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyTer Jul 21, 2015 12:02 pm

duram escreveu:

Em setembro te falo se isso é verdade ou não, estarei entre vários e poderei ver ao vivo se realmente são melhores

Depois conte-nos a experiência.

E o que me dizem do Rath Racer?


Na verdade de bicicleta só tem os pedais, mas que não tracionam as rodas e sim alimentam um gerador elétrico que por sua vez alimenta um motor que impulsiona o veículo até 100 km/h.

Queria saber o quão eficiente é esse conversor ai.
Ir para o topo Ir para baixo
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQua Jul 22, 2015 5:33 pm

Os pedais recarregam parcialmente as baterias. Ele não deixa de ser um velo elétrico, que necessita recarregar a bateria na tomada.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyQui Jul 30, 2015 10:08 am

um registro BEM recente da performance e economia de energia de um velomóvel - podendo olhar os dados MEDIDOS de potência (e não estimados, que eu até borrei aí na imagem pra não confundir) - numa corrida de 160km realizada no último domingo. Abaixo são os registros no strava do segmento final, de 30km:

em breve mais um velo no brasil... Eg1uo4

link: https://www.strava.com/segments/7754339

O primeiro lugar desse segmento estava num Quest. Veja que foi a 49km/h gastando cerca de 30W a menos do que os camaradas que foram a 40km/h. Isso significou economia de energia + ganho de tempo (8 minutos). Pense essa vantagem num circuito completo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... EmptyDom Ago 02, 2015 4:14 am

Na verdade, a diferença é provavelmente bem maior do que apenas 30 W.

Observe que, fora o velo, as velocidades são praticamente iguais. E os rides são do mesmo dia. Provavelmente esses caras estavam todos no mesmo pelote, o que lhes poupa muito esforço.

Acho que nem mesmo a TT mais tunada permite fazer uma média de 40,5 km/h com apenas 186 W.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





em breve mais um velo no brasil... Empty
MensagemAssunto: Re: em breve mais um velo no brasil...   em breve mais um velo no brasil... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
em breve mais um velo no brasil...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Velomobile novos?
» ser o mais rápido é fácil. É ser o mais lerdo?
» Prototype 1
» mais um e mais outro
» Cruzbike no Brasil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: