Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Transmissão Cardan

Ir para baixo 
+5
Arthur HP3
Franz
Luciano
Cruzbiker
Mordaz
9 participantes
AutorMensagem
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyQui Mar 26, 2015 10:58 am

Sempre achei que a transmissão por cardan é mais prática do que por corrente.
Já tinha visto as bicicletas de aluguel aqui de Santiago, mas não tinha prestado atenção nos detalhes, pois elas são muito parecidas com as do México.
Ontem por acaso ao sair para jantar, passei por um estacionamento delas e olhei com um pouquinho mais de cuidado.  Surpresa!  A transmissão é por cardan!  E o cardan é parte do quadro da bicicleta!
Transmissão Cardan 2j4a7he
Para variar as piores do mundo são as do Itau...em todos os outros lugares do mundo elas tem pelo menos farol e lanterna.
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyQui Mar 26, 2015 6:14 pm

é uma alternativa, acredito, aplicada mais para este tipo de bike de aluguel, onde um desempenho maior nao e correr, mas sim apenas um deslocamento. O trunfo do cardan se deve a nenhuma perda de torque e força devido a sua engenhosidade. Acho uma ideia legal, mas talvez para um ponto especifico de emprego no ciclismo
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySex Mar 27, 2015 7:32 am

Cardã tem perdas, sim. Mais do que transmissão por corrente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySex Mar 27, 2015 7:07 pm

De que maneira mordaz?
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySex Mar 27, 2015 7:28 pm

Luciano escreveu:
De que maneira mordaz?  

Não sei exatamente o porquê, mas já li a respeito e a transmissão mais eficiente é mesmo por corrente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySex Mar 27, 2015 7:36 pm

Fui no google somente agora e caí de costas. Verdade. Mesmo assim não me parece lógico porque a corrente é flexivel e o eixo parece nao ser, ou, nao pode se. ! Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySáb Mar 28, 2015 7:27 am

Luciano escreveu:
Fui no google somente agora e caí de costas. Verdade. Mesmo assim não me parece lógico porque a corrente é flexivel e o eixo parece nao ser, ou, nao pode se. ! Sad

A corrente ser "flexível" (no sentido de os elos serem articulados?) não muda o fato de que ela é inextensível (ela não "estica" sob tensão).

Assim, sem pesquisar coisa alguma, eu diria que o cardã pode estar sujeito a torção. O Arthur deve saber ao certo o porquê da perda maior.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySáb Mar 28, 2015 10:40 am

Mesmo sendo menos eficiente eu optaria por cardã se pudesse. Muito mais limpo e provavelmente a manutenção deve ser mínima e não deve precisar lubrificar ou limpar toda hora.
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySáb Mar 28, 2015 11:33 am

cruzbiker tbm concordo com tua explicacao. Mas ainda penso que em reclinadad com grandes correntes, existe ums perda de torque até o momento de maxima forca quando o ato de pedalar tem que espixar tido o comprimento da correia. O peso dela... Espero ter me feito entender Smile mas concordo. Contigo e com o mordaz tbm.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptySáb Mar 28, 2015 7:10 pm

Mordaz escreveu:
Luciano escreveu:
Fui no google somente agora e caí de costas. Verdade. Mesmo assim não me parece lógico porque a corrente é flexivel e o eixo parece nao ser, ou, nao pode se. ! Sad

A corrente ser "flexível" (no sentido de os elos serem articulados?) não muda o fato de que ela é inextensível (ela não "estica" sob tensão).

Assim, sem pesquisar coisa alguma, eu diria que o cardã pode estar sujeito a torção.  O Arthur deve saber ao certo o porquê da perda maior.

Opa! Fui citado, então vou dar meu palpite  Basketball
Não creio que o fator de perda de potência esteja na deformação de componentes do sistema de transmissão. Acho que, para as duas configurações em análise, elementos bem dimensionados não se deformariam ao esforço a ponto de interferir no rendimento da transmissão de força.
As perdas a considerar, a meu ver, são as mecânicas que se transformam em calor, de forma irreversível (as perdas por deformação podem, em parte, ser devolvidas pelo efeito elástico do material).
Para essas perdas mecânicas, embora tudo dependa do material, lubrificação e das precisões de fabricação das peças de cada sistema, em tese a transmissão por corrente (duas rodas dentadas e uma corrente) tende a ter melhor rendimento mecânico do que a transmissão por engrenagens (um par de engrenagens).
Só que, neste caso – corrente ou cardã para bike, a vantagem da transmissão por corrente se acentua, já que o sistema cardã utiliza dois pares de engrenagens, grosso modo, dobrando as perdas a considerar. A utilização de dois pares de engrenagens é a única solução neste caso, já que pela distância entre os eixos não se pode usar apenas um par de engrenagens para transmitir o torque do eixo do pedal para o eixo da roda.
Mas não é só isso, como no sistema de cardã da bike há duas transmissões entre eixos ortogonais, são usados dois pares de engrenagens cônicas. As engrenagens cônicas têm perdas maiores do que as engrenagens cilíndricas.

Contudo vale lembrar que, para os pequenos valores de rotação e força envolvidos, estamos falando de diferenças de perdas percentualmente pequenas, a meu ver, desprezíveis em troca das vantagens de um sistema hermético, à prova de sujeira e que requer pouca manutenção, considerado o uso comum e intenso, principalmente em bikes de aluguel, e outros nos quais desempenho não é o fator prioritário.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyTer Mar 31, 2015 9:22 am

Acrescentando alguns ingredientes pró cardan :

Nivel de ruido (da corrente e seus direcionadores)
Estética
Limpeza
Atritos em polias direcionadoras


Certamente haverá contras ao cardan, mas um pouco de isenção poderá ajudar na avaliação.

Para quem busca desempenho talvez uma pequena redução de rendimento mecânico seja significativo e inaceitável.
Quem sabe tambem o custo do sistema de câmbio seja decisivo.

Ir para o topo Ir para baixo
Franz
Admin
Franz


Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 51
Localização : Pelotas - RS - Brasil

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyTer Mar 31, 2015 9:39 am

Colaborando com a discussao...
https://www.youtube.com/watch?v=JAflhYgjFmw&feature=youtube_gdata_player
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.luisfranz.blogspot.com
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyTer Mar 31, 2015 1:30 pm

Paulo SBM escreveu:
Acrescentando alguns ingredientes pró cardan :

Nivel de ruido (da corrente e seus direcionadores)
Estética
Limpeza
Atritos em polias direcionadoras
Certamente haverá contras ao cardan, mas um pouco de isenção poderá ajudar na avaliação.

Para quem busca desempenho talvez uma pequena redução de rendimento mecânico seja significativo e inaceitável.
Quem sabe tambem o custo do sistema de câmbio seja decisivo.


Paulo, concordo plenamente com esses aspectos positivos, e eles importam muito a depender da utilização da bike. Todas as vantagens que você citou são complementadas com o sistema de marchas no cubo, também um sistema hermético que tem todos os pontos positivos enumerados para o cardã.
Gostaria muito de andar numa reclinada dessas do vídeo postado pelo Franz. Por todos esses motivos de praticidade e mais por não ter que lembrar de reduzir a marcha antes de parar.
Mas tudo isso deve ter um preço meio salgado.

Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyTer Mar 31, 2015 1:57 pm

Franz escreveu:
Colaborando com a discussao...
https://www.youtube.com/watch?v=JAflhYgjFmw&feature=youtube_gdata_player

ODEIO VÍDEOS QUE SÓ FALAM E NÃO MOSTRAM AS PEÇAS, SEMPRE
O AUTOR CONTANDO ALGUMA HISTÓRIA MAS NUNCA DETALHANDO O PRODUTO.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyTer Mar 31, 2015 2:24 pm

Prefiro crer que o maior argumento a favor das correntes seja o baixo custo.
E tambem acredito que a tecnologia aliada à produção massiva acabará com o reinado da corrente, aliás torço muito por isto.
As limitações impostas são sempre internas (nas pessoas), assim como o paradigma das bikes convencionais influenciado pelo "coletivo".
Ir para o topo Ir para baixo
Junior Dias




Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/04/2017

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Cardan   Transmissão Cardan EmptySeg Abr 17, 2017 9:55 pm

Acredito que a eficiência do cardan é maior, pois ferro não deforma, não patina, coisa que acontece com a corrente, que sofre a influencia de sujeiras, desgastes dos dentes etc... Pelo fato do ferro estar ligado totalmente um ao outro e a engrenagem a transmissão de força é 100%. Além disso o cardan tem vários prós.
Ir para o topo Ir para baixo
edulpj

edulpj


Mensagens : 39
Data de inscrição : 20/01/2017
Idade : 60
Localização : Bauru - SP

Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan EmptyTer Abr 18, 2017 11:17 am

Tenho uma bicicleta com transmissão por cardan. É uma Biomega Amsterdam, de fabricação dinamarquesa. O sistema de marchas, é um cubo Shimano Nexus 8.

Tudo é fechado. Não entra poeira nem água em lugar nenhum. O silêncio é absoluto. Uma máquina excelente para quem não quer preocupações com manutenção.

Quanto à eficiência, sempre é bom lembrar, que um sistema de corrente, só tem eficiência ideal se cumprir os seguintes requisitos:

1. Chainline perfeito: A coroa deve ser COPLANAR com o pinhão e esse plano deve ser perfeitamente paralelo com o plano longitudinal da bicicleta;

2. Tensão perfeita: A corrente deve estar perfeitamente tensionada;

3. Relação máxima de diâmetro de 3:1 entre coroa e pinhão, ou seja, o diâmetro da coroa não pode superar o triplo do diâmetro do pinhão;

4. Pinhão com no mínimo 16 dentes

Não é difícil notar, que um sistema de câmbio descarrilador falha nos dois primeiros requisitos, o que faz com que a corrente dificilmente opere em condições ideais de eficiência.

Como deu pra ver, sou fã do sistema de cardan, mas uma outra estrela está brilhando nesse céu... São as CORREIAS DENTADAS. Os maiores expoentes atualmente são o Carbon Drive da Gates (EUA) e o Conti Drive da Continental (Alemanha).

A própria Biomega, descontinuou sua linha de bicicletas com tração por cardan e investiu maciçamente nos modelos por correia dentada (Gates Carbon Drive).

Pessoalmente continuo acreditando no sistema de cardan. Torço para surgirem novas versões, com eixo de fibra de carbono e engrenagens de titânio para aliviar um pouco de peso...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Transmissão Cardan Empty
MensagemAssunto: Re: Transmissão Cardan   Transmissão Cardan Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Transmissão Cardan
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cardan para reclinada
» Transmissão de bicicleta com polia dentada, vantagem para reclinadas?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: