- marcelo_montanhista escreveu:
- carda obriga a ter cubo com marchas internas.
abs
marcelo
Concordo com o Marcelo montanhista, o uso de cardan só é possível com cubo com marcha interna, o que complica um pouco.
Não sei, mas penso que ficaria mais caro do que usar correntes. Outra coisa é que no caso das reclinadas, imagina o complimento do cardan (dependendo do modelo da reclinada é óbvio).
Não estou dizendo que é impossível, mas numa reclinada de tração traseira, o cardan ou segue uma linha reta entre o pedivela e o eixo traseiro, como em boa parte das reclinadas de tubo reto ou deverá ter um sistema de cruzeta para fazer as conversões como nas fotos de outra discussão que teve aqui no Recliforum (ver citação abaixo), quando usado em reclinadas de tubo curvado.
Veja o tópico: "Como funciona este mecanismo?" que está na página 2 do "Faça Você Mesmo"Mas não sou perito nisso, acredito que tenha mais alguém nesse fórum que possa contribuir com essa discussão.
Particularmente eu prefiro as velhas e boas correntes, pois são de baixo custo e quando bem utilizadas podem durar muitos kms pedalados.
Abraço
Odair