Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptyQua Abr 22, 2015 8:52 am

Não é recumbent related, mas é sobre framebuilding então é difícil não pensar no trabalho solitário de tantos construtores artesanais de reclinadas:



também no vimeo: https://vimeo.com/124584711

A confecção do garfo é bonita demais... E o maquinário todo muito interessante - talvez ainda mais pra quem entenda.

http://www.bgcycles.com/

Disse que não é o Bruce Gordon da volta ao mundo por causa deste tópico:

https://recliforum.forumeiros.com/t534-volta-ao-mundo-em-reclinada-e-quebra-de-recorde
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptyQua Abr 22, 2015 3:57 pm

O cara tem uma oficina com máquinas muito interessantes.
Com uma fresadora daquelas dá pra tirar "leite de pedra" ...rsrsrs.
O cuidado com que manuseia as peças , os encaixes que faz nos tubos para proporcionar uma perfeita união.
Ainda não descobri como conseguem conificar os tubos, veja que o garfo tem as extremidades mais finas.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySex Abr 24, 2015 3:46 pm

Paulo SBM escreveu:
Ainda não descobri como conseguem conificar os tubos, veja que o garfo tem as extremidades mais finas.

Eu desconfio que os tubos venham conificados no kit de tubulação que esses caras compram. Aliás, pelo que já ouvi falar, em geral eles não trabalham com material tão 'bruto' como alguns imaginam... os tubos já vêm cortados na quantidade e medida certa, com os jigs corretos e tamanho aproximado pro quadro pretendido. Bem diferente dos recli-construtores, que precisam fazer miséria usando muita criatividade.

Eu sigo o Denis Cardoso (Cardoso Cycles) no facebook e já vi fotos das pernas de garfos prontas, antes de curvar. Acho que os tubos de chain stays também são assim, e depois ainda ganham uma "amassadinha" pra caber as coroas.

Da última vez que encontrei com o Cezinha (Barbosa), ele disse que o Denis estaria fazendo um garfo de cromo pra próxima reclinada dele. Uma vez consultei o Klaus Poloni (também "seguível" no face) e ele também me disse que poderia fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySex Abr 24, 2015 4:09 pm

O Nino acertou.  Dê uma olhada no site de um fornecedor para "framebuilders", só para ver a variedade de coisas prontas:

http://www.cycle-frames.com/bicycle-frame-tubing/TUBE-SETS/
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySex Abr 24, 2015 4:18 pm

Sim, neste site eles tem os tubos já devidamente conificados nas extremidades.
Imagino que façam a redução de diâmetro através de um processo semelhante à trefilação.
Em tubos de aluminio pequenos vi que faziam por batimento (amassamento) e rotação.
Ir para o topo Ir para baixo
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySáb Abr 25, 2015 9:33 am

As bicicletas dele são lindas! Btw, já vi quadros de madeira, mas rodas ainda não tinha visto. A que aparece rapidinho no video é mesmo um aro de madeira?
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySáb Abr 25, 2015 9:18 pm

Cruzbiker escreveu:
A que aparece rapidinho no video é mesmo um aro de madeira?

É sim. O Richard Dunner, que é um dos organizadores do Audax Randonneurs SP, tem uma bicicleta com quadro feito pelo Klaus Poloni, montado originalmente com aros de madeira. Eis:

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] 167591_1288777835254_6023895_n

Por sinal, vi essa bicicleta ao vivo, por ocasião de um brevet 600 em Boituva, em 2013, mas não estava com essas rodas, que eu me lembre. (na época me chamou mais atenção a traseira curta dela, provavelmente pouco confortável pra audax, mas eficiente pra subidas)
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptyDom Abr 26, 2015 6:17 pm

O que não se faz por nostalgia... Pode ser muito "cool", mas madeira é um péssimo material com o qual se fazer aros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySeg maio 11, 2015 12:20 pm

pra quem vai construir bicicletas com DF tem material à beça pronto para construção.

existem até traseiras de carbono com titânio prontas, para solda e encaixe em quadros a serem feitos.

não temos nada disso pra reclinadas, desconheço, e procurei bastante. o máximo que se tem são planos prontos para construir. atomic zombie disponibiliza uma variedade grande, inclusive tall bikes e monociclos.

mas eu imagino que seria possível ter formas de construir bicicletas reclinadas, sem usar solda, e sem ser em madeira. mas imaginar isso cabe aos projetistas, é claro.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySeg maio 11, 2015 12:25 pm

ogum777 escreveu:

mas eu imagino que seria possível ter formas de construir bicicletas reclinadas, sem usar solda, e sem ser em madeira. mas imaginar isso cabe aos projetistas, é claro.

A primeira reclinada que o Davilson construiu foi uma de alumínio toda encaixada, sem soldas. Acho q tb já vi instruções de construção de trikes tb sem solda. O Roberto acho q tem alguma experiência em buscar partes de quadro pra reclis, inclusive de carbono.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySeg maio 11, 2015 12:27 pm

ogum777 escreveu:
existem até traseiras de carbono com titânio prontas, para solda e encaixe em quadros a serem feitos.

Essas mesmas traseiras de carbono podem ser usadas na construção de reclinadas, sejam estas de aço, alumínio ou carbono. A Carbent é feita assim.

As traseiras da Deddacciai, por exemplo, podem ser adquiridas com conectores de aço ou alumínio que podem ser soldados ao restante do quadro. A traseira de carbono é, então, colada aos conectores com epóxi. Nos quadros em carbono, os conectores são desnecessários.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] EmptySeg maio 11, 2015 12:45 pm

ninocoutinho escreveu:
ogum777 escreveu:

mas eu imagino que seria possível ter formas de construir bicicletas reclinadas, sem usar solda, e sem ser em madeira. mas imaginar isso cabe aos projetistas, é claro.

A primeira reclinada que o Davilson construiu foi uma de alumínio toda encaixada, sem soldas. Acho q tb já vi instruções de construção de trikes tb sem solda. O Roberto acho q tem alguma experiência em buscar partes de quadro pra reclis, inclusive de carbono.

tem foto?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty
MensagemAssunto: Re: Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]   Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo] Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bruce Gordon (não é o da volta ao mundo!) [vídeo]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Volta ao mundo em reclinada e quebra de recorde!
» Volta ao mundo de reclinada - Ativista ecológico
» De Volta a MTB
» Guidon para reclinada
» Aceito palpites

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: