Assunto: no trânsito: SWB ou CLWB? Qui maio 07, 2015 3:46 pm
crianças! perguntinha para quem tem mais experiência que eu:
no trânsito, especialmente pesado, melhor uma SWB ou uma CLWB? levando-se em conta geometrias, e uma posição mais sentada doque deitada do ciclista.
o que preferem?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Qui maio 07, 2015 10:33 pm
Aind existem CLWBs?
Eu escolheria uma SWB pela melhor dirigibilidade.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Qui maio 07, 2015 11:39 pm
mas as zöhrer EXD não podem ser consideradas SWB?
andrepinnola
Mensagens : 13 Data de inscrição : 15/03/2012 Idade : 49 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 12:02 am
ogum777 escreveu:
mas as zöhrer EXD não podem ser consideradas SWB?
São CLWB, alguns dizem até que é LWB.
Minha experiência no trânsito do Rio em 10 anos (ando 90% no trânsito, odeio ciclovias rs...):
pé o mais pra baixo possível; banco o mais sentado possível; bicicleta a mais alta possível; retrovisores ótimos mesmo assim guidão por cima pra passar bem entre os carros (toda uss tem guidão mais largo pra poder fazer curvas mais fechadas).
Com essas características, as CLWB acabam sendo melhores no trânsito mas tenho as duas, já testei todas as Zohrer antigas e quase todas as novas, curtas e longas e sempre achei as EXD excelentes no trânsito. Mas depois com a Easy Racers Tour Easy me surpreendi e ando melhor ainda. Em qual quesito? Segurança, claro. Não concebo andar no trânsito pesado sem ter antes de tudo o máximo de visão à frente e atrás de mim, assim como uma excelente capacidade e frenagem e um quadro que me proteja melhor. Uso 2 retrovisores de CB300. Só gostaria que a Easy fosse mais alta, mesmo assim com luzes e bandeirinha atrás, nunca levei sustos. SWB pode ser ágil, mas com o corpo mais deitado e o pé pra cima, acabou a agilidade cada vez que vc tiver que parar num sinal fechado. De quebra, fica-se vulnerável. Se for SWB guidão por cima, tem aquele canote no meio das pernas. Outro dia quase entrei na traseira de um carro a mais de 40. Se batesse, já era, ia prensar meu saco contra o canote! A LWB novamente ganha por ser comprida. Joguei a bike de lado e desviei rápido do parachoque com uma frenagem absurda. A frenagem das SWB é ruim pra péssima porque a roda traseira levanta e vc capota. Enfim, CLWB melhor, mas LWB vai ainda bem. SWB não rola.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 12:43 am
é, no trânsito, se o trânsito fosse perfeito, usaria alguma coisa bem baixa e confortável. low racer lwb.... hehehe
mas as condições ideais não existem em sp. preciso de uma reclinada por causa do meu ombro, que tá indo pro espaço.
meu caminho tem 20 km, alterna de ciclovias segregadas (e, por isso, com curvas idiotas de até 90 graus e raios pequenos), passando por avenidonas de trânsito rápido, subidas, ruas estreitas, rotatórias, o escambau.
meu roteiro em sp de ida e volta é um apanhado de tudo de ruim que pode acontecer num caminho, até paralelepípedos e escada pra subir.
bom, preciso escolher um modelo, que inclusive permita em passar num corredor em U pra parar a bike no trabalho.
vamos ver o que consigo.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 6:43 am
andrepinnola escreveu:
SWB não rola.
Hummm, Pinnola... acho um exagero. Mas entendo que você diz que não rola pra você.
Se a SWB admitir qualquer ângulo acima de 30 graus, mas de preferência 35, o banco já não fica tão deitado a ponto de dificultar aquelas olhadas ao redor. Quanto à pedivela alta, não é exclusividade de SWB, mas sim, em geral, de roda 26 na frente. Se tiver aro 20 na frente, a pedivela, a princípio, é mais baixa, comumente no nível do assento. Isso já deixa as paradas muito mais cômodas.
Lembrando de outros relatos e preocupações suas em mensagens mais antigas até na lista zohrer, eu acho que você também tem um receio exagerado desses choques contra o saco . Cara, se o impacto for grande e em alta velocidade, tem muita coisa em jogo no momento, a bike vai prum lado e você pro outro, o tiller não é a última coisa que seu corpo (ou uma parte preciosa dele!) vai encontrar. Só pra constar, sim, eu SEI de ao menos UM caso bem trágico, que imagino que seja de conhecimento de muitos da comunidade, e eu acho que CONVÉM que não seja descrito por aqui.
Odir, vou te repetir uma coisa que acho que te disse num tópico aqui mesmo do fórum: aposte no guidão esquilo. O ombro não tem nada a ver com ele. Guidão por baixo vai ser menos bom no trânsito e vai te atrapalhar no manejo do corredor em U. A maioria dos guidões esquilo tem boa ajustabilidade e vc acaba encontrando uma altura e distância adequados pro seu uso.
Ainda, experiente que você é, vc sabe que, com qualquer reclinada que seja, o seu comportamento no trânsito vai precisar ser muito diferente (até pq já muda muito entre as 'normais'), e claro que você vai fazer isso naturalmente. Mas para preservar ao máximo seu estilo de pedal, diria que uma LWB não seria o caso. Acho que uma swb 20x26 com o maior pneu 20 que conseguir achar/caber e, caso tenha traseira rígida, q eu acho que vai te agradar mais, pense bem em pneus mais largos pra amortecer as pancadas, ao menos enquanto estiver em uso essencialmente urbano.
Se for um quadro que admita a qualquer momento trocar o garfo por um 26 e instalar uma roda 26 na frente, vc tem uma bike mais ágil ainda prum audax .
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 8:46 am
ogum777 escreveu:
mas as zöhrer EXD não podem ser consideradas SWB?
A Zöhrer EXD é uma CLWB, sem sombra de dúvida.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 9:07 am
andrepinnola escreveu:
pé o mais pra baixo possível; banco o mais sentado possível; bicicleta a mais alta possível; retrovisores ótimos mesmo assim guidão por cima pra passar bem entre os carros (toda uss tem guidão mais largo pra poder fazer curvas mais fechadas).
Só faltam os retrovisores...
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 9:17 am
Coisas que acho incômodas nas (C)LWB:
- "Recumbutt". O banco quase vertical me deixa com o traseiro dolorido em pedais longos;
- "Leg suck". O risco de um pé se soltar do pedal e ser "tragado" para trás, ao tocar o chão com a recli em movimento, é para mim algo aterrador;
- Interferência entre o guidão e os joelhos. Provavelmente não ocorre em LWBs com pedais bem baixos, mas pode acontecer numa CLWB. Limita o raio de curva.
Mas são pequenos incômodos. Nada que me faça optar por uma DF!
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 10:13 am
Citação :
A frenagem das SWB é ruim pra péssima porque a roda traseira levanta e vc capota.
Esta afirmação é tão incorreta que chega a ser absurda.
SWB é um termo genérico que define APENAS a distância entre-eixos, e, indiretamente, o comprimento total (se o entre eixos é curto, a bici também vai ser relativamente curta).
Não há nada nesse termo que defina a distribuição de peso.
Tampouco altura de pedivela, altura do banco, ângulo do encosto, nem diferença de altura entre banco e pedivela.
Uma Rans V-Rex é SWB, TANTO QUANTO uma Optima Baron X-Low - nem mais, nem menos.
Até onde eu sei, são pouquíssimos os modelos onde é possível acontecer o descrito na frase destacada por mim. Uma dessas poucas reclinadas é a Zöhrer Undet Control. Mesmo nela, entretanto, não vejo como problema. Usei uma como meu principal veículo durante um bom tempo.
De resto, as SWB que não tenham excesso de peso no eixo dianteiro (e que são a maioria ) apresentam frenagem nada menos do que EXCELENTE e risco de capotagem ZERO.
Eu pedalei algo como 3000 km numa Ypê 26-26 (depois 24-24, depois roubada) e estou por volta de 19000km na M5 Shock Proof 559.
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 10:23 am
[quote="artur elias"]
Citação :
A frenagem das SWB é ruim pra péssima porque a roda traseira levanta e vc capota.
Esta afirmação é tão incorreta que chega a ser absurda.
SWB é um termo genérico que define APENAS a distância entre-eixos, e, indiretamente, o comprimento total (se o entre eixos é curto, a bici também vai ser relativamente curta).
Não há nada nesse termo que defina a distribuição de peso.
Tampouco altura de pedivela, altura do banco, ângulo do encosto, nem diferença de altura entre banco e pedivela.
P.ex., uma Rans V-Rex é SWB, TANTO QUANTO uma Optima Baron X-Low ou uma Carbent HPV - nem mais, nem menos.
Até onde eu sei, são pouquíssimos os modelos onde é possível acontecer o descrito na frase destacada por mim. Uma dessas poucas reclinadas é a Zöhrer Undet Control. Mesmo nela, entretanto, não vejo como problema. Usei uma como meu principal veículo durante um bom tempo.
De resto, as SWB que não tenham excesso de peso no eixo dianteiro (e que são a maioria ) apresentam frenagem nada menos do que EXCELENTE e risco de capotagem ZERO.
Eu pedalei algo como 3000 km numa Ypê 26-26 (depois 24-24, depois roubada) e estou por volta de 19000km na M5 Shock Proof 559.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 12:10 pm
zöhrer under control não está na minha mira, a não ser que apareça uma a preço de banana, claro.
mas não pretendo nada com pedivela lá em cima. pra entenderem, essa bike é minha:
mas veio com uma suspa 26 adaptada no lugar o garfo 26 adaptado. tá desmontada, mas montada se comportava como um landau ou veraneio.
essa bike eu não conseguia usar no trânsito. mas usava em passeios noturnos pela cidade. e claro, serviu pra colecionar histórias de aloprações ("nossa, como o aleijado tá rápido"; "meu filho, largue disso, aceite jesus!", e etc). e era divertido brecar: ela chacoalhava que nem uma veraneio da polícia...hahaha
preciso de algo menos trambolhudo. hoje tem uma malha razoável de vias segregadas que posso usar, e a largura do guidão não é problema, pois onde não há essas vias, é tão estreito que também não dá pra passar o carro sem ele ter que desviar.
então ser OSS ou USS, esquilo, open cockpit ou guidão por baixo não vai importar tanto quanto altura do guidão, posição da mão.
pra entenderem, e nino pra entender que o problema vai além do ombro: eu perdi parte dos movimentos da mão direita num acidente em 30/12/2000 (pinnola lembra disso, estrada velha de santos, lembra? comoção nacional na bikeonelist..hahaha) e claro, adaptei esses movimentos, com todas as consequências de LER que possam advir do fato de usar a mão de forma diferente.
houve épocas em que só conseguia usar speeds por conta do drop, outras épocas o guidão mas reto rola, mas dificilmente tenho bike de guidão reto que eu não use os bar-ends durante um bom tempo, por conta de punhos e da lesão na palma da mão.
bom, tenho que testar. meu percursos são punks, e nas ciclovias e ciclofaixas temos muitas curvinhas simplesmente imbecis a se fazer.
o negócio é testar, testar, testar... haja grana.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 4:30 pm
Artur, obrigado por responder sobre essa parte.
Odir, eu sei do seu problema na mão; o meu não é tão sério, pois fraturei sem perda aparente de movimentos, mas acredito que quando sinto incômodo por causa da bicicleta, é por causa do mesmo tipo de coisa que vc reclama. Por exemplo o guidão reto que fica uma porcaria pra mim hje em dia. E o drop ficou muito legal.
E por saber dos dois problemas, mão e ombro, é que penso que:
- pelo seu ombro: guidão por baixo e esquilo liberados - mas ambos com bom ajuste ergonômico. Um esquilo bem ajustado ainda tem chance de ficar melhor do que um por baixo mal posicionado, que pode exigir algum tipo de 'esticamento'. o único uso que pensaria limitado é o de open cockpit, mesmo assim, a se ver. não há peso no ombro na posição, tem que ver se pra bursite incomoda o braço pra frente.
- pela mão: qualquer guidão de reclinada ajustado e com manetes e passadores em posição legal. não tem peso nenhum na mão, o guidão é joystick em todas reclis**. a não ser que alguém construa uma USS sem assento, ou que vc perca o banco no meio de um pedal!!
** desconheço as necessidades de "esforço" das mãos em MBBs. acredito que não sejam comparáveis aos de impactos recebidos no guidão de bikes convencionais.
EDITADO: Odir, esqueci de dizer que pedalei, de Meta, com o casal toddynho na ciclovia da bras leme (uma das que tem curvas idiotas, pra quem não conhece). de fato não fica um veículo ideal praquele ambiente - não pelas curvas, mas pelo conjunto da obra - mas tenho certeza que na Fox, por exemplo, não teria problema algum, nem com curvas, nem com descida ou subida de rampas, paradas nos sinais, olhar pra trás, etc.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sex maio 08, 2015 9:18 pm
nino,
na ciclofaixa da engenheiro caetano álvares, é pior que a brás leme. tá cheia de cotovelos. e subidinhas e descidinhas, degraus e etc. um saco.
manobrabilidade e frenagem, me interessam muito. precisaria testar uma fox.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Sáb maio 09, 2015 12:18 pm
só pra ilustrar que tipo de cotovelos eu cito:
pensem no cara que está vindo, ele faz uma curva à esquerda depois um cotovelo à direita. normalmente esses locais tão cheios de carros.
a avenida é cheia de situações assim. é um dos meus caminhos.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Seg maio 11, 2015 4:10 pm
Ué, Odir, você não queria uma CLWB com pedais mais baixos que a sua recli atual?
Lá no zapzap (Reclineiros Rio) estão dizendo que você ficou interessado na Zöhrer Racer, ou seja, SWB com pedais altos!
Nada contra; afinal, também prefiro as SWB e trafego com elas normalmente, embora não com a mesma agilidade de uma DF, e num trânsito certamente menos denso (e tenso!) que em SP:
Então, esqueça isso de reclinada e arrume uma fixa:
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Seg maio 11, 2015 4:21 pm
Mordaz escreveu:
Ué, Odir, você não queria uma CLWB com pedais mais baixos que a sua recli atual?
Lá no zapzap (Reclineiros Rio) estão dizendo que você ficou interessado na Zöhrer Racer, ou seja, SWB com pedais altos!
Nada contra; afinal, também prefiro as SWB e trafego com elas normalmente, embora não com a mesma agilidade de uma DF, e num trânsito certamente menos denso (e tenso!) que em SP:
Então, esqueça isso de reclinada e arrume uma fixa:
hehehe, como se eu pudesse usar uma fixa aqui na região onde moro em SP! tenho morraria só pra sair de casa!
mordaz, uma high racer eu posso meter uma roda dianteira aro 20 pra andar na cidade (com freio a disco, no garfo 26 mesmo) e uma 26 pra fazer audaxes.
mas eu tava assuntando preço, que é meu maior obstáculo agora.
um dia filmo meu trajeto, que tem de tudo, morros, paredes, degraus, descidas esburacadas, retões planos, e etc, nos 20 km de casa atéo trampo. daí entenderão pq pergunto tanto.
minha chopper full é confortabilíssima, mas complicada de subir e descer escadas carregando, coisa que tambémtenho que fazer nomeu percurso.
[]s
Luciano
Mensagens : 222 Data de inscrição : 26/08/2011 Idade : 48
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Seg maio 11, 2015 7:47 pm
Sou ainda muito novato com o ciclismo reclinado. Estou nessa a quase 3 anos, somente. Todos vcs pedalam a mais tempo que eu. Pedalo, e amo minha lwb. Lí todas as respostas de vcs, e o que mais me preocupa quando eu ando com minha reclinada, é a total falta de educação de muitas pessoas ao enxergarem uma reclinada, e a pior de todas, a total imprudência de motoristas que quase param o carro ao meu lado pra olhar a reclinada, seja em vias rápidas, lentas ou até em entroncamentos perigosos entre faixas de rolagem, para me encher de lixo verbal, ou dar um agradável elogio . Não sei como são as coisas numa cidade grande, mas onde eu moro que é interior, as pessoas quase me enxergam como um alien
De resto, ainda acho que as reclinadas, seja qual estilo e configuração for, ainda não são tão versáteis quanto as bicicletas normais. Em muitos momentos, a atitude de não poder usar o peso do corpo, e toda aquela ginga e liberdade de olhar pra trás e tal, faz falta. E se alguém ver algum vídeo de algum reclineiro dando um daqueles gigantesos saltos de extreme downhill, eu hj mudo tudo o que eu falei aqui
Mas como eu sempre digo: Acho muito natural que cada tipo de bicicleta tenha sua correta e lógica pré - disposição a um tipo de uso específico. Adoro minha LWB. Adoro o ciclismo reclinado. Fico feliz e me sinto realizado positivamente por ter minha lwb feita pelo Davilson. Acho bonito. Admiro aqui os grandes randoneirors reclinados, e espero um dia poder passar da minha pequena marca até agora, dos 200km em audax com a minha reclinada.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Seg maio 11, 2015 8:02 pm
Luciano escreveu:
Sou ainda muito novato com o ciclismo reclinado. Estou nessa a quase 3 anos, somente. Todos vcs pedalam a mais tempo que eu. Pedalo, e amo minha lwb. Lí todas as respostas de vcs, e o que mais me preocupa quando eu ando com minha reclinada, é a total falta de educação de muitas pessoas ao enxergarem uma reclinada, e a pior de todas, a total imprudência de motoristas que quase param o carro ao meu lado pra olhar a reclinada, seja em vias rápidas, lentas ou até em entroncamentos perigosos entre faixas de rolagem, para me encher de lixo verbal, ou dar um agradável elogio . Não sei como são as coisas numa cidade grande, mas onde eu moro que é interior, as pessoas quase me enxergam como um alien
De resto, ainda acho que as reclinadas, seja qual estilo e configuração for, ainda não são tão versáteis quanto as bicicletas normais. Em muitos momentos, a atitude de não poder usar o peso do corpo, e toda aquela ginga e liberdade de olhar pra trás e tal, faz falta. E se alguém ver algum vídeo de algum reclineiro dando um daqueles gigantesos saltos de extreme downhill, eu hj mudo tudo o que eu falei aqui
Mas como eu sempre digo: Acho muito natural que cada tipo de bicicleta tenha sua correta e lógica pré - disposição a um tipo de uso específico. Adoro minha LWB. Adoro o ciclismo reclinado. Fico feliz e me sinto realizado positivamente por ter minha lwb feita pelo Davilson. Acho bonito. Admiro aqui os grandes randoneirors reclinados, e espero um dia poder passar da minha pequena marca até agora, dos 200km em audax com a minha reclinada.
bem vindo ao clube.
quando tava rodando com minha antiga zohrer chopper full, eu ouvia coisas as mais díspares.
uma vez, numa avenida, o moleque na picape falou pr pai: "olha como aleijado tá rápido!" - daí ofarol fechou e eu fui atravessar empurrando a bike correndo: "olha o aleijado correndo!"
outra vez, numa esquina, na frente duma igreja evangélica, a senhora de saia longa gritou: "homem, largue disso, aceite jesus!" e só faltou me bater coma bíblia. reclis devem ser coisa do capeta mesmo.
também ouvi muito: "como vc anda nesse troço tão desconfortável?", "não tem vergonha de andar nessa bicicleta de palhaço?" "você trabalha no circo?" e etc. afora os xingamentos.
mas como andando em bike DF eu cheguei até a levar socos, além de atropelamentos, só pq eu estava pedalando, eu relevo xingamentos. mas parei de usar capacete, de tantos tapas que tomava no capacete numas subidas perto de casa. talvez eu volte a usar capacete usando uma recli.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Seg maio 11, 2015 11:39 pm
Reclinadas tipo EXD ainda são as melhores no transito
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Ter maio 12, 2015 8:38 am
Luciano escreveu:
...para me encher de lixo verbal, ou dar um agradável elogio . Não sei como são as coisas numa cidade grande, mas onde eu moro que é interior, as pessoas quase me enxergam como um alien
Aqui é igual!
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Ter maio 12, 2015 8:40 am
ogum777 escreveu:
..."não tem vergonha de andar nessa bicicleta de palhaço?" "você trabalha no circo?" e etc. afora os xingamentos.
Mas que agressividade! Sou frequentemente chamado de preguiçoso, mas em tom de brincadeira.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: no trânsito: SWB ou CLWB? Qua maio 13, 2015 9:06 am
Mordaz escreveu:
ogum777 escreveu:
..."não tem vergonha de andar nessa bicicleta de palhaço?" "você trabalha no circo?" e etc. afora os xingamentos.
Mas que agressividade! Sou frequentemente chamado de preguiçoso, mas em tom de brincadeira.
Acho que tem um tópico sobre frases na rua aqui no fórum, certo? se não tem acho que vou
criar um pois deve ter muita coisa engraçada para ser contado, cada estado deve ter suas freses diferentes.....