Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Sex Jul 17, 2015 11:37 am
Ontem em um longo papo com em uma loja de bike o dono me disse o seguinte:
Bikes tem 3 coisas mais importantes: Peso, Rigidez e Aerodinâmica dos quais rigidez é o mais importante.
vcs concordam?
Eu acho a aerodinâmica e e peso
Eles vendiam uma Speed com 5kg que custa R$85000,00 (oitenta e cinco mil)
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Sex Jul 17, 2015 5:07 pm
duram escreveu:
Ontem em um longo papo com em uma loja de bike o dono me disse o seguinte:
Bikes tem 3 coisas mais importantes: Peso, Rigidez e Aerodinâmica dos quais rigidez é o mais importante.
vcs concordam?
Eu acho a aerodinâmica e e peso
Eu diria aero em primeiro lugar, depois rigidez e, por último, peso.
duram escreveu:
Eles vendiam uma Speed com 5kg que custa R$85000,00 (oitenta e cinco mil)
Pergunte quantas já venderam!
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Sáb Jul 18, 2015 8:05 am
Eu diria que: Para velocidades médias e máximas a aerodinâmica é um componente vital. Para melhor aceleração e desempenho em subidas, a rigidez e o peso total ( ciclista mais bicicleta) são importantes. Sendo que mais importante que esses atributos, entra a biomecânica, pois de nada adianta aerodinâmica , rigidez e peso reduzido, sem um bom estudo da relação homem máquina.E sem um estudo adequado do tipo de uso que se fará da bicicleta ( prova longa, prova curta, cicloturismo etc)isso se chama "Design"onde tudo que é importante em um projeto é considerado. A forma como se projeta um quadro considerando esses fatores determina seu desempenho em diferentes condições. Lembrando que cada um desses fatores interfere entre si. Por exemplo, sem uma boa rigidez menos potência é transferida para a roda da bicicleta o que pode restringir não só a aceleração mas a velocidade máxima possivel dada uma mesma aerodinâmica e peso.Sendo que quadros muito rígidos tendem a ser mais desconfortáveis ( ergonomia) principalmente em condições de piso irregulares ou provas muito longas. Em um estudo feito por Allan V.Abbott e David Gordon Wilson sobre a comparação de performance da Lightning F-40 com as melhores bicicletas da UCI, mostrou que para subidas menores que 6% a vantagem é das reclinadas( carenadas em média mais pesadas que as tradicionais a Lightning F-40 pesa completa 14,5kg) e para subidas maiores que 6% a vantagem é das bicicletas tradicionais da UCI.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Dom Jul 19, 2015 12:54 am
Interessante ficar uma hora em uma loja de speed e tentar defender a reclinada, os caras são tão firmes em suas respostas que não conseguem nem pensar se é possível que a reclinada seja realmente boa.
Até para a posição deitada no guidon eles dizem que o peso no braço não exite ou que é bem distribuído.
A falta de reclinadas de corrida, pesando menos de 8 kilos, de carbono, e com design show impedem qualquer comparação ou apenas criação do marketing.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Dom Jul 19, 2015 8:46 am
Precisam ser de menos de 8 kg? Entre 9 e 10 kg há algumas opções, como M5 CHR, Schlitter Encore e Bacchetta CA2.0. As duas primeiras até já estão rodando no Brasil, lá no RS.
Convencer esse pessoal de speed das vantagens de algo que não seja uma speed é difícil. É mais eficaz (e divertido) provar-lhes na prática. Já que você gosta de construir suas reclinadas, por que não faz uma low-racer bem simples, baratinha, e a experimenta lá no Aterro na hora que os caras estiverem treinando? Algo como o mostrado neste vídeo:
Mas, se encarar o desafio, coloque um bermuda justa. Aquele paraquedas que você costuma usar não combina com nada que tenha "racer" no nome!
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Dom Ago 02, 2015 8:11 am
mais um local onde a aerodinâmica das reclinadas venceria
tanques na frente ou no bagageiro
Cruzbiker
Mensagens : 130 Data de inscrição : 07/06/2012 Localização : Volta Redonda
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Dom Ago 02, 2015 3:32 pm
As reclinadas ganhariam de lavada e ainda sairiam lavadas
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Sex Ago 07, 2015 1:24 pm
Cruzbiker escreveu:
As reclinadas ganhariam de lavada e ainda sairiam lavadas
hahahaha concordo
Roberto, Está na minha pauta futura para o novo velódromo do Rio, uma reclinada de velódromo (desenhos ainda no papel)
será algo assim baixo, leve e rápido...... FWD é claro
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Rigidez x Aerodinâmica X Peso Sex Nov 06, 2015 1:02 pm
Nesse domingo ventava muito e fiz um teste: contra o vento andei a 20 km/h e a favor 28 km/h fazendo a mesma força qual a velocidade do vento?