para terminar audax na média permitida eu acho que o melhor é a bike que tenha o melhor custo beneficio na subida.
ou seja menor eforçoXvelocidade média na subida.
o peso da bike deve influenciar pouca coisa numa subida para um ciclista amador em uma prova longa que tenha variação de relevo.
sempre me pareceu que rodas pequenas na frente e pedivela mais baixo que a linha da cintura (opinião totalmente pessoal e testada nos modelos que já pedalei) tem melhor custo beneficio na subida entre o esforço necessário para se manter uma média razoável.
SE.... eu fosse voltar a fazer audax (atualmente sem chance) eu iria fazer tudo que é teste de geometria em subidas com a mesma reclinada. Com velocimentro e frequencimetro. Dai chegar a conclusões e dai testar a hipótese num audax com bastante relevo.
mas isso é bem pessoal. nos foruns sempre o pessoal coloca trocentos parâmetros de geometria dos quadro, hipoteses de pneus, inclinação do banco VS frequencia cardiaca, e etc...
na pratica dos audax que participei de reclinada e de mountain bike sempre foi nas subidas que me desgastei.