Resolvi fazer uma nova reclinada. Desta vez definitiva. Estou testando ela e está muito instável. Embora que esteja aprendendo a andar numa low racer. Ela balança muito. Penso em reforçar o quadro. Será que é normal isso em baixa velocidade ?
Levantei a traseira do banco e melhorou muito. Mas vejo outras reclinadas parecidas e os reclineiros conseguem facilmente pilotar sem as mãos.
Com relação ao TRAIL será que deveria jogar o garfo um pouco para frente ?
Última edição por paulocesar em Seg Abr 09, 2018 1:10 pm, editado 2 vez(es)
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 09, 2018 12:34 pm
Oi, Paulo, aqui não apareceu a foto. Queria ver seu experimento na lowracer. Acho que vc deve ter tentado colocar um link direto pra alguma foto sua do google fotos. Seria isso? Talvez funcione melhor compartilhar o link de um album inteiro. Abraço!
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 09, 2018 1:16 pm
Ah, apareceu!!! Uma MBB! Sucesso!
Vc deve estar experimentando o que chamam de "pedal steering". Não posso falar nada sobre isso, pq só experimentei bikes assim, nunca passei dessa fase.
Imagino que seu trail esteja parecido com o das cruzbikes, q é semelhante às geometrias de bicicletas tradicionais, e mesmo de reclinadas tradicionais. As escolas mais francesas "deitam" mais o headtube. É isso que vc queria experimentar, ou vc queria só "dobrar" mais o garfo?
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Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 09, 2018 1:31 pm
ninocoutinho escreveu:
Ah, apareceu!!! Uma MBB! Sucesso!
Vc deve estar experimentando o que chamam de "pedal steering". Não posso falar nada sobre isso, pq só experimentei bikes assim, nunca passei dessa fase.
Imagino que seu trail esteja parecido com o das cruzbikes, q é semelhante às geometrias de bicicletas tradicionais, e mesmo de reclinadas tradicionais. As escolas mais francesas "deitam" mais o headtube. É isso que vc queria experimentar, ou vc queria só "dobrar" mais o garfo?
Realmente. Ela é um clone de um clone de uma cruzbike acho eu. Queria manter o design dela. Se eu adiantar essa roda dianteira mantendo o garfo na posição (Como se diminuindo o TRAIL). Será que melhora a direção ?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 09, 2018 1:51 pm
paulocesar escreveu:
Realmente. Ela é um clone de um clone de uma cruzbike acho eu. Queria manter o design dela. Se eu adiantar essa roda dianteira mantendo o garfo na posição (Como se diminuindo o TRAIL). Será que melhora a direção ?
Eu CHUTARIA que vc deveria tentar primeiro dominá-la como ela está. A princípio ela não parece ter nada impeditivo ao domínio da dirigibilidade. O que leio é que isso varia muito de pessoa a pessoa e costuma ser mais difícil pra quem JÁ pedala bicicletas reclinadas há muito tempo. Esse processo pode levar dias ou até meses. No site da cruzbike tem umas "lições" bem simples, que parece que quem faz direitinho, acaba conseguindo. Dizem que vale a pena ter a "humildade" de fazer esses exerícios que parecem bobos (o reclineiro já experiente pode querer pular etapas)
Agora, sobre o que vc mencionou sobre estar instável, balançar muito, e pensar em reforçar o quadro, aí já não sei dizer. Detalhe que, do jeito que está, pra mim ela é uma high-racer mesmo, no máximo uma mid racer.
Cruzbiker
Mensagens : 130 Data de inscrição : 07/06/2012 Localização : Volta Redonda
Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 16, 2018 9:53 am
Um valor empírico para o trail é de 5 a 7 cm. A bike está com quanto?
Mbb tem que ter mais peso na dianteira do que na traseira, algo como 55% na frente e 45% atrás. A sua parece estar com muito peso na traseira. Pode ser só impressão. Use uma balança de banheiro e verifique o peso em cada roda com você na posição normal de pedalar (sente na bike e peça para alguém ler o peso).
Gostei muito do slat seat. Só por curiosidade, você pesou ele?
Perdoe-me mas achei a frente da bike muito feia. Você não necessita ter um poste específico para o cambio dianteiro. Se der para dobrar, dobre o tubo que passa pela caixa de direção no meio, indo direto para o movimento central e prenda o cambio dianteiro direto neste tubo. Se não der para dobrar. corte o tubo exatamente no meio do comprimento atual e solde direto a partir daí para o movimento central. O angulo do cambio dianteiro não ficará no valor ideal mas funcionará numa boa.
MBBs tem uma curva de aprendizado maior do que outras reclinadas. Já vi pessoas que montam numa e saem pedalando e outras que não conseguem andar nem empurradas. Tenha paciencia que com o tempo você pega a manha!
Giuliano MO
Mensagens : 6 Data de inscrição : 21/11/2011 Localização : Pelotas / RS
Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 16, 2018 10:15 am
Caras, sempre leio o fórum e sempre quis experimentar e pq não ter uma reclinada e vi nesse modelo algo fácil de fabricar eu mesmo!! Vou procurar alguns quadros antigos e tentar fazer uma. Uma das coisas que eu achava mais difícil fazer era o banco, esse modelinho em madeira achei muito interessante também!!
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Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 16, 2018 5:09 pm
ninocoutinho escreveu:
paulocesar escreveu:
Realmente. Ela é um clone de um clone de uma cruzbike acho eu. Queria manter o design dela. Se eu adiantar essa roda dianteira mantendo o garfo na posição (Como se diminuindo o TRAIL). Será que melhora a direção ?
Eu CHUTARIA que vc deveria tentar primeiro dominá-la como ela está. A princípio ela não parece ter nada impeditivo ao domínio da dirigibilidade. O que leio é que isso varia muito de pessoa a pessoa e costuma ser mais difícil pra quem JÁ pedala bicicletas reclinadas há muito tempo. Esse processo pode levar dias ou até meses. No site da cruzbike tem umas "lições" bem simples, que parece que quem faz direitinho, acaba conseguindo. Dizem que vale a pena ter a "humildade" de fazer esses exerícios que parecem bobos (o reclineiro já experiente pode querer pular etapas)
Agora, sobre o que vc mencionou sobre estar instável, balançar muito, e pensar em reforçar o quadro, aí já não sei dizer. Detalhe que, do jeito que está, pra mim ela é uma high-racer mesmo, no máximo uma mid racer.
Estou treinando mas ela continua instável. Parece que estou sentado numa maria-mole (doce caseiro). Apertei alguns parafusos mais fortemente, pois estavam meio frouxos.
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Assunto: Re: Nova Reclinada Seg Abr 16, 2018 5:23 pm
Cruzbiker escreveu:
Um valor empírico para o trail é de 5 a 7 cm. A bike está com quanto?
Mbb tem que ter mais peso na dianteira do que na traseira, algo como 55% na frente e 45% atrás. A sua parece estar com muito peso na traseira. Pode ser só impressão. Use uma balança de banheiro e verifique o peso em cada roda com você na posição normal de pedalar (sente na bike e peça para alguém ler o peso).
Gostei muito do slat seat. Só por curiosidade, você pesou ele?
Perdoe-me mas achei a frente da bike muito feia. Você não necessita ter um poste específico para o cambio dianteiro. Se der para dobrar, dobre o tubo que passa pela caixa de direção no meio, indo direto para o movimento central e prenda o cambio dianteiro direto neste tubo. Se não der para dobrar. corte o tubo exatamente no meio do comprimento atual e solde direto a partir daí para o movimento central. O angulo do cambio dianteiro não ficará no valor ideal mas funcionará numa boa.
MBBs tem uma curva de aprendizado maior do que outras reclinadas. Já vi pessoas que montam numa e saem pedalando e outras que não conseguem andar nem empurradas. Tenha paciencia que com o tempo você pega a manha!
Atente para a inclinação dos bancos. Parece que mais em pé são melhores, mas quero eles mais deitados por causa da aerodinâmica.
Realmente, está com mais peso na traseira. Já tinha feito teste adiantando o banco mas o eixo da direção estava meio frouxo. Adiantei novamente o assento e vamos ver no teste de hoje. Me inspirei nessa:
Veja como o assento é recuado. Acredito que ele não esteja com problemas.
Não pesei o assento. Por enquanto trata-se de um protótipo. Assim que corrigir a instabilidade dela vou cuidar do design.
Aqui outro clone:
Aqui ela agora:
Giuliano MO
Mensagens : 6 Data de inscrição : 21/11/2011 Localização : Pelotas / RS
Assunto: Re: Nova Reclinada Ter Abr 17, 2018 2:39 pm
Paulocesar, não dava pra tu soldar esse tubo de cima saindo direto do "seat tube" desse quadro verde frontal?? Estou imaginando fazer assim, o tubo que vem pra direção saindo do pro´rio seat tube onde estará preso o cambio dianteiro, aí essa parte frontal ficaria um pouco mais caída à frente. Claro teria que ver o alcance dos pés nos pedais mas acho que daria certo. tenho 1,72 de altura, não faço nem idéia ainda de tamanho desses modelos de reclinadas pq sou total iniciante!!
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Assunto: Re: Nova Reclinada Qui Abr 19, 2018 4:01 pm
Giuliano MO escreveu:
Paulocesar, não dava pra tu soldar esse tubo de cima saindo direto do "seat tube" desse quadro verde frontal?? Estou imaginando fazer assim, o tubo que vem pra direção saindo do pro´rio seat tube onde estará preso o cambio dianteiro, aí essa parte frontal ficaria um pouco mais caída à frente. Claro teria que ver o alcance dos pés nos pedais mas acho que daria certo. tenho 1,72 de altura, não faço nem idéia ainda de tamanho desses modelos de reclinadas pq sou total iniciante!!
Bom Giuliano. Assim que ela estiver 100% pilotável, vou melhorar o design (incluindo ai a remoção desse tubo e colocação de uma curva no tubo superior).
Convidado Convidado
Assunto: Teste de Ontem Qui Abr 19, 2018 4:16 pm
Estava já pensando em transformar ela numa RWD quando resolvi fazer outra mudança. Como podem ver virei o garfo. Com isso o TRAIL passou de 11 para 16 cm.
Resultado: Ela ficou quase 100% estável. Ficou excelente para arrancar. Muito leve. Meu banco esta muito alto, então resolvi recuar e levantar a traseira dele (coisa que não queria fazer de forma alguma).
Até que me agradou o garfo nessa posição. Em alta velocidade tem um jogo ainda. Talvez por conta do aperto no headtube, que aliás corrigi.
Vamos ver como ela se comporta hoje. Até mais!
NILO PARACY
Mensagens : 44 Data de inscrição : 21/05/2009 Idade : 57 Localização : PELOTAS
Assunto: alinhamento Qua Jun 27, 2018 7:01 pm
paulocesar escreveu:
Resolvi fazer uma nova reclinada. Desta vez definitiva. Estou testando ela e está muito instável. Embora que esteja aprendendo a andar numa low racer. Ela balança muito. Penso em reforçar o quadro. Será que é normal isso em baixa velocidade ?
Levantei a traseira do banco e melhorou muito. Mas vejo outras reclinadas parecidas e os reclineiros conseguem facilmente pilotar sem as mãos.
Com relação ao TRAIL será que deveria jogar o garfo um pouco para frente ?
Oi já tentou ver o alinhamento das rodas si elas tiverem um pequeno detalhe ela vibra o garfo dianteiro só deve ser aberto para o lado da coroa as rodas ficam alinhadas e não acontece a vibração, e verificar o estado dos pneus que podem ter problema de desgastes
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Assunto: Mudei de Reclinada Dom Dez 02, 2018 12:25 pm
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Nova Reclinada Ter Dez 04, 2018 5:30 pm
Paulo César, MEUS PARABÉNS! Adorei! Nos conte as suas impressões sobre a pedalada. Abraço!
Convidado Convidado
Assunto: Teste de Velocidade Seg Dez 10, 2018 7:05 am
Convidado Convidado
Assunto: Re: Nova Reclinada Qua Jan 09, 2019 3:13 pm
ninocoutinho escreveu:
Paulo César, MEUS PARABÉNS! Adorei! Nos conte as suas impressões sobre a pedalada. Abraço!
Autor: Paulo Categoria: Recumbent Bike Nome: "indefinido" Ano de Criação: 2018 Tipo: Lowracer Objetivo Principal: Velocidade e Cicloviagem Roda Dianteira: 20' Roda Traseira: 26' Medidas: As mesmas da Raptobike Entreeixos: 127,5 cm (um pouco menor) Materiais: Partes de 5 bicicletas velhas que possuia Custo: 200 reais aproximadamente (soldas) Coroas: 48 dentes a maior Catraca: 14 dentes a menor Peso: 17,3 quilogramas
Características
Contras: Devido a baixa altura do assento há o perigo de ataque de cobras, por isso ando de preferência perto do asfalto. Ataque de cães é complicado pois é mais difícil olhar para trás. Carros em estacionamentos em diagonais não conseguem me ver.
Prós: Alta velocidade, conforto, estabilidade.
Minha Experiência com a bicicleta: Quando comecei a pedalar tive grande frustração, pois praticamente no plano subindo conseguia somente 12 km/h e nas retas 18 km/h sofrendo. Sabia que estava com sobrepeso e não condicionado fisicamente. A minha média era de 17 km/h. Pois bem. O tempo passou, perdi cerca de 3 kg, meu condicionamento melhorou e minha saúde também. Quanto a velocidade média, hoje está em torno de 24,5 km/h. Consigo segurar essa média por 20 km. Consigo , nas retas, atingir facilmente 31 km/h. Em descida forte, segurei nos 49 km/h. Pegava muito mais, mas segurei por medo. Subo tranquilo morros fortes, mas até certo grau de inclinação.
CONCLUSÃO: A bicicleta é bem estável em alta velocidade, me sinto seguro em pedalar, ela é muito robusta. Talvez uns 3 cm a mais entreeixos melhorava ainda mais a dirigibilidade. Não tenho uma experiência 100 % pois a troca de marchas não são precisas (câmbio velho e não consegui ainda regular direito). Infelismente não tenho condições financeiras para melhorá-la (conforme vou conseguindo fazer alguns upgrades, posto aqui)
Upgrades necessários: Rodas com pneus finos, cubos roletados, aros aeros, pé de vela de alumínio, coroa maior de 52 dentes, engrenagem traseira de 11 dentes ( já sinto falta dessa relação) e assento leve.
Teoricamente com os upgrades acima, minha experiência talvez seria (acredito).
Velociade Média por 20 km: 30km/h. Velociade em retas: 37km/h.
O conforto é indiscutível, pedalo 30 km puxando forte (135 bpm) e não sinto absolutamente nada. Estou quase 100% feliz!
ABRAÇOS.
Convidado Convidado
Assunto: Leve melhora no visual Dom Fev 10, 2019 2:58 pm
Comecei a calibrar bem os pneus, com isso a bicicleta anda bem melhor.