Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.

InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

Nova Reclinada

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptyDom Abr 08, 2018 1:06 pm

Resolvi fazer uma nova reclinada. Desta vez definitiva. Estou testando ela e está muito instável. Embora que esteja aprendendo a andar numa low racer. Ela balança muito. Penso em reforçar o quadro. Será que é normal isso em baixa velocidade ?

Nova Reclinada Img_2010

Levantei a traseira do banco e melhorou muito. Mas vejo outras reclinadas parecidas e os reclineiros conseguem facilmente pilotar
sem as mãos.

Com relação ao TRAIL será que deveria jogar o garfo um pouco para frente ?

Última edição por paulocesar em Seg Abr 09, 2018 1:10 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 09, 2018 12:34 pm

Oi, Paulo, aqui não apareceu a foto. Queria ver seu experimento na lowracer. Acho que vc deve ter tentado colocar um link direto pra alguma foto sua do google fotos. Seria isso? Talvez funcione melhor compartilhar o link de um album inteiro. Abraço!
ninocoutinho

ninocoutinho

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 09, 2018 1:16 pm

Ah, apareceu!!! Uma MBB! Sucesso!

Vc deve estar experimentando o que chamam de "pedal steering". Não posso falar nada sobre isso, pq só experimentei bikes assim, nunca passei dessa fase.

Imagino que seu trail esteja parecido com o das cruzbikes, q é semelhante às geometrias de bicicletas tradicionais, e mesmo de reclinadas tradicionais. As escolas mais francesas "deitam" mais o headtube. É isso que vc queria experimentar, ou vc queria só "dobrar" mais o garfo?
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 09, 2018 1:31 pm

ninocoutinho escreveu:
Ah, apareceu!!! Uma MBB! Sucesso!

Vc deve estar experimentando o que chamam de "pedal steering". Não posso falar nada sobre isso, pq só experimentei bikes assim, nunca passei dessa fase.

Imagino que seu trail esteja parecido com o das cruzbikes, q é semelhante às geometrias de bicicletas tradicionais, e mesmo de reclinadas tradicionais. As escolas mais francesas "deitam" mais o headtube. É isso que vc queria experimentar, ou vc queria só "dobrar" mais o garfo?

Realmente. Ela é um clone de um clone de uma cruzbike acho eu. Queria manter o design dela. Se eu adiantar essa roda dianteira mantendo o garfo na posição (Como se diminuindo o TRAIL). Será que melhora a direção ?
ninocoutinho

ninocoutinho

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 09, 2018 1:51 pm

paulocesar escreveu:
Realmente. Ela é um clone de um clone de uma cruzbike acho eu. Queria manter o design dela. Se eu adiantar essa roda dianteira mantendo o garfo na posição (Como se diminuindo o TRAIL). Será que melhora a direção ?

Eu CHUTARIA que vc deveria tentar primeiro dominá-la como ela está. A princípio ela não parece ter nada impeditivo ao domínio da dirigibilidade. O que leio é que isso varia muito de pessoa a pessoa e costuma ser mais difícil pra quem JÁ pedala bicicletas reclinadas há muito tempo. Esse processo pode levar dias ou até meses. No site da cruzbike tem umas "lições" bem simples, que parece que quem faz direitinho, acaba conseguindo. Dizem que vale a pena ter a "humildade" de fazer esses exerícios que parecem bobos (o reclineiro já experiente pode querer pular etapas)

Agora, sobre o que vc mencionou sobre estar instável, balançar muito, e pensar em reforçar o quadro, aí já não sei dizer. Detalhe que, do jeito que está, pra mim ela é uma high-racer mesmo, no máximo uma mid racer.
Cruzbiker

Cruzbiker

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 16, 2018 9:53 am

Um valor empírico para o trail é de 5 a 7 cm. A bike está com quanto?

Mbb tem que ter mais peso na dianteira do que na traseira, algo como 55% na frente e 45% atrás.
A sua parece estar com muito peso na traseira. Pode ser só impressão. Use uma balança de banheiro e verifique o peso em cada roda com você na posição normal de pedalar (sente na bike e peça para alguém ler o peso).

Gostei muito do slat seat. Só por curiosidade, você pesou ele?

Perdoe-me mas achei a frente da bike muito feia. Você não necessita ter um poste específico para o cambio dianteiro. Se der para dobrar, dobre o tubo que passa pela caixa de direção no meio, indo direto para o movimento central e prenda o cambio dianteiro direto neste tubo.
Se não der para dobrar. corte o tubo exatamente no meio do comprimento atual e solde direto a partir daí para o movimento central. O angulo do cambio dianteiro não ficará no valor ideal mas funcionará numa boa.

MBBs tem uma curva de aprendizado maior do que outras reclinadas. Já vi pessoas que montam numa e saem pedalando e outras que não conseguem andar nem empurradas. Tenha paciencia que com o tempo você pega a manha!
Giuliano MO

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 16, 2018 10:15 am

Caras, sempre leio o fórum e sempre quis experimentar e pq não ter uma reclinada e vi nesse modelo algo fácil de fabricar eu mesmo!!
Vou procurar alguns quadros antigos e tentar fazer uma.
Uma das coisas que eu achava mais difícil fazer era o banco, esse modelinho em madeira achei muito interessante também!!
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 16, 2018 5:09 pm

ninocoutinho escreveu:
paulocesar escreveu:

Eu CHUTARIA que vc deveria tentar primeiro dominá-la como ela está. A princípio ela não parece ter nada impeditivo ao domínio da dirigibilidade. O que leio é que isso varia muito de pessoa a pessoa e costuma ser mais difícil pra quem JÁ pedala bicicletas reclinadas há muito tempo. Esse processo pode levar dias ou até meses. No site da cruzbike tem umas "lições" bem simples, que parece que quem faz direitinho, acaba conseguindo. Dizem que vale a pena ter a "humildade" de fazer esses exerícios que parecem bobos (o reclineiro já experiente pode querer pular etapas)

Agora, sobre o que vc mencionou sobre estar instável, balançar muito, e pensar em reforçar o quadro, aí já não sei dizer. Detalhe que, do jeito que está, pra mim ela é uma high-racer mesmo, no máximo uma mid racer.

Estou treinando mas ela continua instável. Parece que estou sentado numa maria-mole (doce caseiro). Apertei alguns parafusos mais fortemente, pois estavam meio frouxos.
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptySeg Abr 16, 2018 5:23 pm

Cruzbiker escreveu:
Um valor empírico para o trail é de 5 a 7 cm. A bike está com quanto?

Mbb tem que ter mais peso na dianteira do que na traseira, algo como 55% na frente e 45% atrás.
A sua parece estar com muito peso na traseira.  Pode ser só impressão. Use uma balança de banheiro e verifique o peso em cada roda com você na posição normal de pedalar (sente na bike e peça para alguém ler o peso).

Gostei muito do slat seat.  Só por curiosidade, você pesou ele?

Perdoe-me mas achei a frente da bike muito feia.  Você não necessita ter um poste específico para o cambio dianteiro.  Se der para dobrar, dobre o tubo que passa pela caixa de direção no meio, indo direto para o movimento central e prenda o cambio dianteiro direto neste tubo.
Se não der para dobrar. corte o tubo exatamente no meio do comprimento atual e solde direto a partir daí para o movimento central.  O angulo do cambio dianteiro não ficará no valor ideal mas funcionará numa boa.  

MBBs tem uma curva de aprendizado maior do que outras reclinadas.  Já vi pessoas que montam numa e saem pedalando e outras que não conseguem andar nem empurradas.  Tenha paciencia que com o tempo você pega a manha!

Atente para a inclinação dos bancos. Parece que mais em pé são melhores, mas quero eles mais deitados por causa da aerodinâmica.

Realmente, está com mais peso na traseira. Já tinha feito teste adiantando o banco mas o eixo da direção estava meio frouxo. Adiantei novamente o assento e vamos ver no teste de hoje.
Me inspirei nessa:

Nova Reclinada Cruzbi15

Veja como o assento é recuado. Acredito que ele não esteja com problemas.

Não pesei o assento. Por enquanto trata-se de um protótipo. Assim que corrigir a instabilidade dela vou cuidar do design.

Aqui outro clone:

Nova Reclinada 94353510

Aqui ela agora:

Nova Reclinada Img_2011
Giuliano MO

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptyTer Abr 17, 2018 2:39 pm

Paulocesar, não dava pra tu soldar esse tubo de cima saindo direto do "seat tube" desse quadro verde frontal??
Estou imaginando fazer assim, o tubo que vem pra direção saindo do pro´rio seat tube onde estará preso o cambio dianteiro, aí essa parte frontal ficaria um pouco mais caída à frente. Claro teria que ver o alcance dos pés nos pedais mas acho que daria certo. tenho 1,72 de altura, não faço nem idéia ainda de tamanho desses modelos de reclinadas pq sou total iniciante!!
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptyQui Abr 19, 2018 4:01 pm

Giuliano MO escreveu:
Paulocesar, não dava pra tu soldar esse tubo de cima saindo direto do "seat tube" desse quadro verde frontal??
Estou imaginando fazer assim, o tubo que vem pra direção saindo do pro´rio seat tube onde estará preso o cambio dianteiro, aí essa parte frontal ficaria um pouco mais caída à frente. Claro teria que ver o alcance dos pés nos pedais mas acho que daria certo. tenho 1,72 de altura, não faço nem idéia ainda de tamanho desses modelos de reclinadas pq sou total iniciante!!

Bom Giuliano. Assim que ela estiver 100% pilotável, vou melhorar o design (incluindo ai a remoção desse tubo e colocação de uma curva no tubo superior).
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Teste de Ontem   Nova Reclinada EmptyQui Abr 19, 2018 4:16 pm

Nova Reclinada Img_2013

Nova Reclinada Img_2012

Nova Reclinada Img_2014

Estava já pensando em transformar ela numa RWD quando resolvi fazer outra mudança. Como podem ver virei o garfo.
Com isso o TRAIL passou de 11 para 16 cm.

Resultado: Ela ficou quase 100% estável. Ficou excelente para arrancar. Muito leve. Meu banco esta muito alto, então resolvi recuar
e levantar a traseira dele (coisa que não queria fazer de forma alguma).

Até que me agradou o garfo nessa posição. Em alta velocidade tem um jogo ainda. Talvez por conta do aperto no headtube, que
aliás corrigi.

Vamos ver como ela se comporta hoje. Até mais!
NILO PARACY

NILO PARACY

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: alinhamento    Nova Reclinada EmptyQua Jun 27, 2018 7:01 pm

paulocesar escreveu:
Resolvi fazer uma nova reclinada. Desta vez definitiva. Estou testando ela e está muito instável. Embora que esteja aprendendo a andar numa low racer. Ela balança muito. Penso em reforçar o quadro. Será que é normal isso em baixa velocidade ?

Nova Reclinada Img_2010

Levantei a traseira do banco e melhorou muito. Mas vejo outras reclinadas parecidas e os reclineiros conseguem facilmente pilotar
sem as mãos.

Com relação ao TRAIL será que deveria jogar o garfo um pouco para frente ?

Oi já tentou ver o alinhamento das rodas si elas tiverem um pequeno detalhe ela vibra o garfo dianteiro só deve ser aberto para o lado da coroa as rodas ficam alinhadas e não acontece a vibração, e verificar o estado dos pneus que podem ter problema de desgastes
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Mudei de Reclinada   Nova Reclinada EmptyDom Dez 02, 2018 12:25 pm

Nova Reclinada Img_2022

Nova Reclinada Img_2023

Nova Reclinada Img_2024

Nova Reclinada Img_2025

Nova Reclinada Img_2026

Nova Reclinada Img_2027

Nova Reclinada Img_2028
ninocoutinho

ninocoutinho

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptyTer Dez 04, 2018 5:30 pm

Paulo César, MEUS PARABÉNS! Adorei! Nos conte as suas impressões sobre a pedalada. Abraço!
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Teste de Velocidade   Nova Reclinada EmptySeg Dez 10, 2018 7:05 am

Nova Reclinada Img_2015

Nova Reclinada Img_2013

Nova Reclinada Img_2014
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada EmptyQua Jan 09, 2019 3:13 pm

ninocoutinho escreveu:
Paulo César, MEUS PARABÉNS! Adorei! Nos conte as suas impressões sobre a pedalada. Abraço!

Autor: Paulo
Categoria: Recumbent Bike
Nome: "indefinido"
Ano de Criação: 2018
Tipo: Lowracer
Objetivo Principal: Velocidade e Cicloviagem
Roda Dianteira: 20'
Roda Traseira: 26'
Medidas: As mesmas da Raptobike
Entreeixos: 127,5 cm (um pouco menor)
Materiais: Partes de 5 bicicletas velhas que possuia
Custo: 200 reais aproximadamente (soldas)
Coroas: 48 dentes a maior
Catraca: 14 dentes a menor
Peso: 17,3 quilogramas

Características

Contras: Devido a baixa altura do assento há o perigo de ataque de cobras, por isso ando de preferência perto do asfalto. Ataque de cães é
           complicado pois é mais difícil olhar para trás. Carros em estacionamentos em diagonais não conseguem me ver.

Prós:     Alta velocidade, conforto, estabilidade.

Minha Experiência com a bicicleta: Quando comecei a pedalar tive grande frustração, pois praticamente no plano subindo conseguia somente
                                              12 km/h e nas retas 18 km/h sofrendo. Sabia que estava com sobrepeso e não condicionado fisicamente.
                                              A minha média era de 17 km/h. Pois bem. O tempo passou, perdi cerca de 3 kg, meu condicionamento
                                              melhorou e minha saúde também. Quanto a velocidade média, hoje está em torno de 24,5 km/h. Consigo
                                              segurar essa média por 20 km. Consigo , nas retas, atingir facilmente 31 km/h. Em descida forte, segurei
                                              nos 49 km/h. Pegava muito mais, mas segurei por medo. Subo tranquilo morros fortes, mas até certo grau
                                              de inclinação.

CONCLUSÃO:                             A bicicleta é bem estável em alta velocidade, me sinto seguro em pedalar, ela é muito robusta. Talvez uns
                                              3 cm a mais entreeixos melhorava ainda mais a dirigibilidade. Não tenho uma experiência 100 % pois a
                                              troca de marchas não são precisas (câmbio velho e não consegui ainda regular direito). Infelismente não
                                              tenho condições financeiras para melhorá-la (conforme vou conseguindo fazer alguns upgrades, posto aqui)

Upgrades necessários: Rodas com pneus finos, cubos roletados, aros aeros, pé de vela
                                                                             de alumínio, coroa maior de 52 dentes, engrenagem traseira de
                                                                             11 dentes ( já sinto falta dessa relação) e assento leve.

Teoricamente com os upgrades acima, minha experiência talvez seria (acredito).

Velociade Média por 20 km: 30km/h.
                                                                             Velociade em retas:           37km/h.

O conforto é indiscutível, pedalo 30 km puxando forte (135 bpm) e não sinto absolutamente nada.
Estou quase 100% feliz!

ABRAÇOS.
Convidado
Convidado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Leve melhora no visual   Nova Reclinada EmptyDom Fev 10, 2019 2:58 pm

Nova Reclinada Img_2017

Nova Reclinada Img_2016

Comecei a calibrar bem os pneus, com isso a bicicleta anda bem melhor.
Conteúdo patrocinado

Nova Reclinada Empty
MensagemAssunto: Re: Nova Reclinada   Nova Reclinada Empty

Nova Reclinada
Ir para o topo 
Página 1 de 1