Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Projeto n° 5

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg maio 28, 2018 10:57 am

Para minha pedalada noturna, venho utilizando uma reclinada que fiz de um quadro de Monark Brisa, só que minha região é de planalto, com subidas em sequência com forte gradiente.

Sempre achei a bike pesada, pois além de ser um quadro de ferro antigo, usei uns tubos reforçados na adaptação. Uso para ir trabalhar uma Tito Urban Premium que pesa 13kg e a diferença é bem notável, mas nunca tinha pesado a reclinada para ver quanto; quando a pesei, deu "apenas" 21,5kg.

Pretendo construir uma que fique na faixa dos 15kg e montar com as peças da outra, excetuando o pedivela monobloco.
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg maio 28, 2018 11:52 am

Como não apareceu a opção para postar a imagem, aí está a URL. Esta é a atual, com o quadro da Brisa e 21,5kg.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20170104_154601-jpg

E este é o mockup do novo quadro. 24X26, 114mm de entre eixos, 70° na caixa de direção, banco com 53cm do solo e movimento central com 66cm.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20180524_155319-jpg
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg maio 28, 2018 3:03 pm

Atual:

Projeto n° 5 20170104_154601

Projeto novo:

Projeto n° 5 20180524_155319

Muito legal sua bike noturna!

Nutin, já pensou em alterar a linha de corrente dela? Não sei se aqueles tubos curvos abaixo do banco "saem" lateralmente mas, caso não, daria pra tirar uma das polias e ter uma linha de corrente MUITO direta no setor de tração, usando o princípio das polias over/under:

Projeto n° 5 42364708062_060c7d403e_z

No desenho abaixei só um pouquinho a posição da roldana mais da frente, só pra garantir que a corrente não raspe no banco, mas talvez nem precise.

Eu ACHO que é melhor a corrente seguir mais reta assim, do que seguir com cuidado o desenho dos tubos principais do quadro, que foi o que você fez. Pode ser que isso melhore um pouco sua eficiência em subida, não sei.

Outra coisa que poderia melhorar seu rendimento seriam pneus e rodas. Não precisa ser uma roda "violenta", e nem um pneu caríssimo. Mas tem uns que simplesmente arrastam demais e nada pode ser feito pra ajudar. Pode ser que a sua Tito Urban te facilite a vida não só pelo peso, mas por talvez ter rodas melhores e estar vestida com melhores pneus.

"roda melhor" e "pneu melhor" parece uma receita meio genérica e descobrir quais seriam parece às vezes morar na casa do esotérico, especialmente se formos pensar em mercado nacional pra pneus... já rodas é tranquilo.

Pode ser útil pensar em migrar pra aro 700 na traseira, que tem melhor oferta de bons pneus e, poutz, rodam em geral melhor que 26.

Sua nova geometria promete! Não tenho nada a dizer; os números me atrairiam pra uma commuter - exceto pelo aro 24 na frente (não pelo número em si, mas de novo pela oferta de pneus. é um tamanho muito bom pra reclinadas, mas o que existe de possibilidades pra ele é quase nada).
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg maio 28, 2018 9:32 pm

Obrigado por postar as fotos Nino.

Eu já usei esse arranjo de corrente que você sugeriu, mas como eu pego muito trechos de paralelepípedos, a corrente ficava batendo nos tubos quando eu parava de pedalar, além do barulho chato a batida estragava a pintura.

Sobre os pneus você tem razão, mas tenho alguns motivos para usar o 24 na dianteira. O primeiro é que eu já tenho quatro deles novos e duas rodas dianteiras prontas; segundo, ando em várias ruas sem asfalto até a estrada onde gosto de pedalar e um pneu mais fino sofre nos paralelepípedos daqui, o estilo do pavimento local deixa um espaço considerável entre as pedras e o pneu traseiro Kenda K154 e os 700X38 da Tito ficam se enfiando e mordendo neles, já o Kenda K90 dianteiro é um pouco mais largo e não dá esse problema; terceiro, eu moro no interior da Paraíba, aqui o MTB é forte e não se encontra quase nada que não seja dedicado a ele, quando acho algum pneu para bicicleta de estrada a largura não passa de 28, muito fino para um uso em outra coisa que não seja asfalto, até o pneu 38 só acho no Mercado Livre, mas o frete para cá não compensa.

Como eu quero uma bicicleta escaladora, acho que o 26 está mais apropriado para esse fim, mas que fico tentado em partir para o 700.

Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg Jun 04, 2018 5:36 pm

Hoje sobrou um tempinho, então soldei o quadro e fiz o suporte do banco. Agora dá para ver como vai ficar.

Esse banco é de ferro e está pesando 2,5kg, vou fazer outro com tubos de alumínio para ver se ganho 1kg.

Projeto n° 5 20180604_120436-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20180604_120436-jpg
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg Jun 04, 2018 5:47 pm

Não consigo mais postar imagens. scratch

Ajuda aí Nino.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptySeg Jun 04, 2018 6:10 pm

Nutin escreveu:
Não consigo mais postar imagens. scratch

Ajuda aí Nino.

Segue aí:

Projeto n° 5 20180604_120436

Tá promissora!
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptyQui Jun 07, 2018 2:41 pm

Mais um tempo livre e aproveitei para fazer os suportes traseiros do banco com regulagem.

Projeto n° 5 20180610

Projeto n° 5 20180611

Projeto n° 5 20180612
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptyTer Jun 12, 2018 5:51 pm

Mais um pequeno passo...

Projeto n° 5 20180613
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptyQui Jun 14, 2018 10:21 pm

Guidão e Pedais na distância correta.

Projeto n° 5 20180614

Projeto n° 5 20180616
Ir para o topo Ir para baixo
NILO PARACY

NILO PARACY


Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 56
Localização : PELOTAS

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Modelos    Projeto n° 5 EmptyQua Jun 27, 2018 6:46 pm

Oi pessoal apos mais de 9 anos sem participar do grupo estou montando outra reclinavel para novamente voltar a viaj

Apos  ter viajado por  mais de 500km de reclinavel pude ver  que as de correia longa, sofrem muito com o atrito da correia junto a roldanas na época temtei ate roda de patins mais o peso nos pedais era mair doque as convencionais na epoca nao avia tantos recursos como hoje, por isso prefiro as modelos cruzbike que são  mais praticas
[https://www.youtube.com/watch?v=j4Ukf1C6Vko]
https://youtu.be/j4Ukf1C6Vko
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptyTer Jul 10, 2018 6:55 pm

Após dez dias sem fazer nada na bike devido a uma forte gripe, voltei ao trabalho e defini a rota da corrente. Eu nao queria usar polias, mas o uso da roda dianteira 24 não permitiu, pois a corrente batia no garfo dianteiro, pelo menos a reflexão ficou bem suave.

Projeto n° 5 20180711
Ir para o topo Ir para baixo
Nutin




Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/09/2010

Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 EmptyTer Jul 10, 2018 7:12 pm

NEGO NILO escreveu:
Apos  ter viajado por  mais de 500km de reclinavel pude ver  que as de correia longa, sofrem muito com o atrito da correia junto a roldanas na época temtei ate roda de patins mais o peso nos pedais era mair doque as convencionais na epoca nao avia tantos recursos como hoje, por isso prefiro as modelos cruzbike que são  mais praticas

De fato, as MBB têm menos perdas na transmissão e são mais rígidas. Eu quase mudava para MBB, mas vou deixar para outro projeto.

Quanto ao desgaste, essa corrente está com quase 3.000km e ainda roda muito, o mesmo digo das polias de tecnil, que mesmo trabalhando durante essa mesma quilometragem com forte ângulo de deflexão, apresentam desgaste mínimo. Agora com esse ângulo suavizado, imagino que serão quase eternas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projeto n° 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto n° 5   Projeto n° 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projeto n° 5
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O projeto 002
» Adequação de projeto - reclinada 26x26 high
» Projeto Livre
» Meu proyeto 26x26
» Projeto Livre 2 - QuarkTri

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: