Senhores
Como já é do conhecimento de muitos, este que vos escreve esteve em visita à cidade de Nova York (gosto mais de
"York" do que "Iorque"...), nos EUA, entre outubro e novembro de 2009.
O que aqui apresento é uma seqüência de ilustrações de uma cidade cosmopolita de primeiro mundo que entende que
bicicleta não é apenas brinquedo de criança ou de adulto para descontração nos fins-de-semana e feriados, mas um
direito à locomoção e forma de participação no trânsito durante as 24 horas de todos os dias da semana. Há ciclovias
por todos os lugares de NY por onde passei. Times Square, Greenwich Village ou Harlem, por exemplo, não são exceções.
Direita, volver!!!
Os americanos, de acordo com o que tenho observado em minhas viagens aos EUA, têm uma exagerada tendência a aplicar
disciplina. Isso chega a ponto de tentarem impor até mão única pra quem quiser correr ("jogging") nos parques.
As bicicletas ganharam ciclovias, mas perderam a liberdade de trânsito pelos caminhos "encantados" do Central Park,
por exemplo. Não podem circular fora das ciclovias (que quase sempre têm a nem sempre inteligente
mão única).
A fiscalização não ocorre como no caso dos veículos automotores, mas, de qualquer forma, estamos sujeitos a tomar
"pito" de representante de autoridade, ou mal juízo de quem por nós passa, se sairmos da convenção. Muitos americanos
saem. Por vezes, se faz conveniente.
Bichos ainda estranhos...
Apesar de ser uma cidade de bikes, as reclinadas não são comuns em NY (não vi uma sequer transitando em toda minha
estada), mas há opções
fora dos grandes centros urbanos para sua aquisição. Eu, por exemplo, viajei uma hora e
meia de trem de NY a Hamilton, localizada uma parada antes de Trenton, capital do estado vizinho de New Jersey, para
que pudesse conhecer um lugar que comercializasse reclinadas. A loja Economy Bike, a que me refiro, dispõe de um porão
onde estão as reclinadas comercializadas pela firma Jersey Bents.
ECONOMY BIKE (Charly) / JERSEY BENTS (Sr. Laurence)
Charly em uma Bellandare (Bacchetta). Andei também, foi minha primeira fissura, depois que invadi, um a um,
todos links de fabricantes de reclinadas exibidos pelo Reclifórum. Acabei perdendo o interesse em face das outras
LWBs que conheci.
As perseguidas e o testezinho
Dentre as reclinadas que encontrei, duas, de imediato, ficaram no foco de minhas atenções: a Rans V (tamanho XL - aro
700 nas duas rodas) e a Raven (Cycle Genius - que nada mais é do que a Falcon em aro 700). Achei que os testes seriam
do tipo: "pegue a bike, dê umas voltas pelas redondezas, experimentando subidas e descidas, sem pressa, e volte.
Estaremos aqui até 6 p.m.", como teria sido se eu tivesse ido até a Bicycle Man (interior do estado de NY - 7 horas de ônibus)
ou RBR (interior da Pennsylvania - 4 horas e meia de ônibus) em vez da vizinha Jersey Bents. Meu teste se resumiu a duas
voltas em asfalto plano de algumas dezenas de metros (ir até a esquina e voltar), sem subidas, para cada uma das duas
bikes. A região era plana. Tudo isso feito sob o olhar do atencioso Sr. Laurence que esperava até completarmos as voltas.
Eu poderia ter exigido mais, mas não sou muito do tipo que se impõe quando se trata de negociar, mesmo que nesse caso
eu tivesse um bom motivo.
Eu não tinha motivos lógicos pra comprar outra reclinada: já possuo uma EXD que, apesar de algumas considerações, tem um
rodar e um desempenho que considero perfeitos. Mas a fissura de meses olhando LWBs pela Internet, associada ao fato de estar
na meca desse estilo de bike, falaram mais alto. Apesar de ter gostado mais de andar na Raven, a Rans era mais leve (de peso,
não de rodar) e ligeiramente mais curta (como infelizmente não poderia deixar de ser o tamanho do elevador do meu edifício
entrou em questão), além de ser disponibilizada na modalidade kit, coisa que, segundo o Sr. Laurence, não seria possível em
relação à Falcon (seria essa uma possível escolha e não a Raven que é em aro 700). Com a Falcon, apenas a bike completa seria
a opção. Tive que considerar que eu queria o mínimo de volume e peso na bagagem. Claro que o estilo mais Chopper do guidom
da Rans e seu acabamento também influenciaram no meu julgamento. Assisti o vídeo de minhas voltas trilhões de vezes antes de
optar. Comprei a Rans, porém na modalidade Fórmula 26 e em tamanho convencional.
RAVEN
RANS V (XL size)
Ainda estou em fase de testes com a referida bike pra ver como ficará. Até o presente momento, tenho apreciado seu
conforto, mas o rodar tem sido pesado. Como já colocado no tópido do GREV, neste mesmo fórum, fiz uma configuração
diferente da usual indicada pela Rans e agora estou tendo que revê-la.
Grato pela atenção e até mais!!!