Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Micky da Tricicleta

Micky da Tricicleta


Mensagens : 56
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 56
Localização : Cidreira

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptyQui Abr 22, 2010 10:40 pm

Amigos, uma das primeiras vez que escrevi foi no forum "ciclismo alternativo" e Olavo havia escrito que eu tinha escrito talvez não no forum mais adequado.Vocês acham que a minha tricicleta não é alternativa?Para mim, alternativa seria no sentido de ser uma opção para quem, no caso da tricicleta, não consegue o equilíbrio, é mais velho, e quer mais estabilidade, enfim...
Nunca pensei em colocá-la no forum de "reclinada" . Vcs a consideram reclinada?
Abraço.
Micky da tricicleta.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.tricicleta.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptyQui Abr 22, 2010 11:52 pm

A rigor, não é uma reclinada. A geometria do quadro é semelhante à de uma bicicleta "crank forward" ou "beach bike", como este:
O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? G_PRETO_BRILHANTE
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 4:56 am

Dário,

A quino Recliforum ciclismo alternativo é quando se fala de bicicletas que não são reclinadas, eu consideraria o teu triciclo reclinado, pra mim o que diferencia uma reclinada das outras é o banco com encosto.

Essa linha entre choppers, ou outros modelos é tênue.

Roberto olha esse modelo que a GTSM1 chama de chopper, era o modelo da minha elétrica, o pedal é mais pra frente ainda.

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? G_AZUL

Assim o triciclo do Dário estaria então mais para chopper do que para crank forward ou beach bike, inclusive o fabricante dessa bicicleta que ele transformou em triciclo chama ela de Chopper.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 10:36 am

Olavo, se você reparar nos diferentes ângulos do "seat tube" nesses dois quadros da GTSM1, verá que a pedivela não fica mais à frente do selim. O ângulo do seat tube é que dá essa impressão. Provavelmente esses dois quadros têm a mesma geometria.

O fato de ter um encosto não muda muita coisa se ele não tiver lá muita função. Nas crank forwards, beach bikes e choppers você não reclina o corpo no banco.

Tanto é verdade que até mesmo as crank forwards da Rans (que também é fabricante de reclinadas) não tem encosto.

[]s

P.S. Olhando melhor, a diferença entre esses dois quadros que mais salta aos olhos é o ângulo da caixa de direção.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Micky da Tricicleta

Micky da Tricicleta


Mensagens : 56
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 56
Localização : Cidreira

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Chopper?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 11:10 am

Caros amigos, na nota fiscal da tricicleta aparece "Chopper",mas por aqui não sei se eles sabem bem os modelos do que vendem,he,he.
Um abraço.
Micky da tricicleta- sem poder pedalar por aqui agora por causa da chuva e notando a necessidade limpar e lavar a trici.Por isso, recomendações são sempre válidas de vocês,pois em portais cada um diz uma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.tricicleta.blogspot.com
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 11:28 am

Dário,

Quanto à limpeza, quando a minha tá podre, ando muito na chuva também, eu largo em uma loja que faz a manutenção pra mim, desmonta cubos, movimento central, e limpa tudo, além de regular câmbios e freios. Eu simplesmente não tenho espaço, conhecimento e paciência para fazer isso!
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: :: Ciclismo alternativo :: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 2:54 pm

A princípio a discussão (no bom sentido) na qual agora dou meu palpite, parece estéril, ou apenas uma questão semântica de nomenclatura ou classificação dos tipos de bicicleta, mas eu a acho interessante porque é coisa que me deixou a pensar, desde que conheci a bicicleta “reclinada”.
Adianto que meu interesse e gosto pelo ciclismo é amplo, inclui a bicicleta convencional, a bicicleta reclinada, as diversas variações e geometrias em torno do tema, o triciclo delta, o triciclo tadpole ou a protagonista do tema, aqui no fórum: a tricicleta. Confesso, no entanto, que tenho uma especial predileção pelas reclinadas e pelos triciclos, devido ao conforto e às quase infinitas possibilidades de desenhos e soluções de engenharia que permitem.
Sei que alguns “reclineiros” podem não concordar comigo, mas, ciclisticamente falando, acho que nenhuma das configurações tem só vantagens ou só desvantagens, é uma questão de priorização do aspecto mais preponderante que se deseja.
Nomenclatura às vezes só serve para atrapalhar. Sei que o termo reclinada se refere à posição reclinada do tronco, com as costas apoiadas, mas aqui não me restringirei a esse entendimento literal do termo. A diferença entre uma bicicleta convencional e uma reclinada, para mim, é evidenciada não exatamente pela análise da geometria, mas das conseqüências da geometria para o piloto, considerando os três pontos de interação que temos com a máquina: guidão, banco e pedais.
A bicicleta convencional permite ao piloto distribuir seu peso: até 100% nos pedais, até 100% no banco, bem como dividi-lo em proporções variáveis entre banco, guidão e pedais.
Na bicicleta reclinada, por força da posição relativa dos três pontos de interação bike/piloto (banco, guidão e pedais), 100% do peso do piloto estará sempre sobre o banco. Não lhe é possível distribuir o peso do corpo, no todo ou em parte, seja para os pedais ou para o guidão. Pode apenas aplicar esforço (força, tomando como apoio o banco) nos pedais e, no guidão, apenas esforço para girá-lo.
Os triciclos, dentro dessa análise, são tipicamente como as reclinadas.
As crank forwards, beach bikes, choppers e similares, também apresentam, para o piloto, sob este mesmo ângulo de análise, as características de uma reclinada, mas nestas as posições relativas dos três pontos de interação: banco pedais e guidão o deixam com o tronco mais ereto, a ponto de, em alguns casos, prescindir de apoio para as costas.
Não há nada mais confortável do que uma reclinada, mas não há nada mais versátil para manobras e trilhas do que uma geometria convencional. A facilidade de equilíbrio decresce da convencional para a reclinada, passando pelas intermediárias crank forwards, beach bikes e choppers..
.....É só uma outra visão para esquentar a discussão!
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 6:18 pm

Mordaz escreveu:
O fato de ter um encosto não muda muita coisa se ele não tiver lá muita função. Nas crank forwards, beach bikes e choppers você não reclina o corpo no banco. Tanto é verdade que até mesmo as crank forwards da Rans (que também é fabricante de reclinadas) não tem encosto.

Isso traz de volta uma discussão já antiga e presente neste fórum: "É chopper ou reclinada?" No caso das choppers, o encosto é uma opção. A posição já favorece a isso... Em uma ocasião eu estava com minha EXD na usina do Gasômetro e encontrei dois caras de moto. Um deles em uma Shadow (custom) e o outro em uma daquelas motos na linha "robocop"... O da Shadow andou legal na EXD, gostou e disse que o equilíbrio era "o mesmo da custom". O da moto street tentou, mas não conseguiu andar na EXD. Disse ele que não estava acostumado com o tipo de postura. Em se tratando de bike, não sei se seria concebível dizer que uma Stratus da Rans não seria uma bike chopper... Até o nome do guidon é "chopper bar"...

Até mais!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Micky da Tricicleta

Micky da Tricicleta


Mensagens : 56
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 56
Localização : Cidreira

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Chopper   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex Abr 23, 2010 10:40 pm

Amigos, colocando no google "chopper", aparece bicicletas parecidas com a minha tricicleta. Mas esta questão é de definição de nomes,somente. No guidão da minha também está escrito BMX e não tem, como em muitas bicicletas, um monte de nomes em inglês, que são colocados pelos fabricantes.Na bicicleta da minha esposa está escrito www.statusbike.com.br,por exemplo.
Abraços do Micky da tricicleta.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.tricicleta.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySáb Abr 24, 2010 9:31 am

Marco Di Martino escreveu:
Isso traz de volta uma discussão já antiga e presente neste fórum: "É chopper ou reclinada?"
Essa é fácil!

Choppers: Pesadas / pneus enormes / privilegiam a forma em detrimento da função / conforto comparável ao de uma bici convencional (ou pior) / só servem para "tirar uma onda".

Reclinadas: Leves (pelo menos comparativamente) / pneus com resistência à rolagem condizente com propulsão humana / design racional / conforto / praticidade.

Marco Di Martino escreveu:
Em se tratando de bike, não sei se seria concebível dizer que uma Stratus da Rans não seria uma bike chopper...
Seria até ofensivo dizer uma coisa dessas!

Nada contra as choppers (ou melhor, quase nada...); até cogitei comprar uma (a Schwinn Spoiler, uma das poucas dimensionadas para adultos e atualmente descontinuada), mas foi bom eu não o ter feito. Ela estaria encostada em algum canto, juntando poeira...

[]s
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySeg Abr 26, 2010 5:30 pm

Há um tópico próprio para essa discussão (procurei e nem sei mais onde está...). Mas vamos lá...

Mordaz escreveu:
Choppers: Pesadas / pneus enormes / privilegiam a forma em detrimento da função / conforto comparável ao de uma bici convencional (ou pior) / só servem para "tirar uma onda".[]s

Isso pode ser aplicado a qualquer bicicleta de passeio, dependendo de como o dono decida configurá-la . Se partires do pressuposto de que uma chopper se resume apenas a um conjunto de características negativas, ela será o que acima expuseste e não necessariamente uma bicicleta com uma determinada distância entre-eixos, posição do pé-de-vela e uma estética que remonta a certos tipos de motocicleta (para o desespero de muita gente...) e que, a meu ver, é o que define uma chopper. Tem leigo que chega a pensar que a EXD é uma Harley bike... Tiraram isso de onde??? Acho mesmo que uma moto chopper e uma Stratus da Rans estão como está o tigre para o gato... A gente sabe que um não é o outro, mas eles têm tudo a ver! E eu sou orgulhoso das minhas duas "gatas"! Mesmo que a praticidade, à qual te referiste como característica das reclinadas, não esteja nada presente no tamanho das LWBs...(no meu caso a Rans). Mas e daí?

Uma vez o Artur sem h me disse uma coisa que eu achei bem interessante. Ele disse que não adiantaria a gente otimizar uma bicicleta de uma maneira que não gostasse tanto, pois quanto mais se gosta da bike, mais se anda... De modo que, pra muita gente (o Chapolim não me deixa mentir), a chopper (ou o que a ela se assemelhe) anda muito mais do que qualquer outra bicicleta, pois é agraciada pela preferência do dono...

Mordaz escreveu:
Seria até ofensivo dizer uma coisa dessas! []s

Não, não! Pra muita gente isso é até motivo de orgulho!!! Eu, por exemplo, me encontro entre esses. Sou amarrado nesse tipo de design.

Mordaz escreveu:
até cogitei comprar uma Schwinn Spoiler (uma das poucas dimensionadas para adultos e atualmente descontinuada)... []s

Cara, please, me diz: onde foi que tu encontraste a Spoiler? Quem é que vende? Sabes como ela é em relação à Stilleto?

Viva o direito à liberdade de escolhas!!! Dá-lhe Artur sem h!!!
Saudações!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySeg Abr 26, 2010 11:02 pm

Marco Di Martino escreveu:
Há um tópico próprio para essa discussão (procurei e nem sei mais onde está...). Mas vamos lá...
Acho que aqui está bom; ainda estamos no assunto "ser ou não ser reclinada".

Marco Di Martino escreveu:
Se partires do pressuposto de que uma chopper se resume apenas a um conjunto de características negativas, ela será o que acima expuseste e não necessariamente uma bicicleta com uma determinada distância entre-eixos, posição do pé-de-vela e uma estética que remonta a certos tipos de motocicleta (para o desespero de muita gente...) e que, a meu ver, é o que define uma chopper.
Mas eu mencionei a grande (e única) vantagem das choppers: Dá para tirar uma onda... Very Happy

Marco Di Martino escreveu:
Mesmo que a praticidade, à qual te referiste como característica das reclinadas, não esteja nada presente no tamanho das LWBs...(no meu caso a Rans). Mas e daí?
Escolhi mal a palavra. Por "praticidade", eu me referia à viabilidade enquanto veículo. Uma bicicleta reclinada é um veículo viável, assim como uma bicicleta convencional.

Minha bronca com as choppers é que elas não andam! A mesma bronca se estende, em menor grau, às mountain bikes quando usadas no asfalto. Bicicleta boa é a que te dá rendimento, que te permite deslocar-se com o mínimo de esforço (lembra os cinco "M" do Bram Moens?). Para isso, tem de ter baixa resistência à rolagem (ou seja, pneus slick e de alta pressão em vez de pneus balão ou cravudos).

Marco Di Martino escreveu:
Cara, please, me diz: onde foi que tu encontraste a Spoiler? Quem é que vende? Sabes como ela é em relação à Stilleto?
Só em loja gringa. Na ChoppersUS, por exemplo, por módicos US$300, algo assim, mas isso já faz tempo. O problema é que pesa pra burro e, desmontada, ocupa duas caixas gigantes, o que onera muito o frete. Conheço bem a Giant Stilleto, pois já motorizei uma. As fotos dela no meu fotolog são as mais visitadas; o povo se amarra no visual:
O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Dsc00519f
Com os meus 1,76 m, fico apertado.

A Schwinn Spoiler eu só vi em fotos, mas serve para adultos:
O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? R1937s5glbspoiler1spdbl

Sempre tem as custom-mades. O negócio é achar um "artista" para fazer uma. Você vai gostar dessa low-rider, bem extrema:
O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Dragchophighsideedited

A pretexto de nos mantermos no tópico: "São reclinadas?" Não, de jeito nenhum...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptyTer Abr 27, 2010 6:42 am

Roberto,

Conheço bem o Marco, e entendo bem o que ele quer dizer, pois eu também gosto do visual chopper, já tive duas choppers, lembra que também coloquei motor elétrico.
O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? 2

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? 39

Quase comprei uma Giant Stilleto, ai descobri as reclinadas, no início achei o visual da EXD feio, mas hoje eu adoro, e também adoro toda a vantagem das reclinadas.

Mas, com certeza existe reclinadas(com todas as vantagens) que tem visual chopper, exatamente como o Marco tá falando, não fica tão chopper, mas um leigo certamente confunde,tanto que o que mais se escuta na rua com a EXD é de "Harley Davison" heim!(isso é meio irritante com tempo, apesar de gostar muito das harleys).

Isso tudo é apenas um lance conceitual, na pratica é justamente o que tu fala:
Reclinadas = bicicletas com bons desempenhos
Choppers = bicicletas estilosas, mas pesadas e lentas

Mas no imaginário temos reclinadas com visual choppers e ai se junta o melhor dos dois mundos, pelo menos para o Marco!

Eu confesso que gosto do visual chopper, mas hoje em dia não gosto que as pessoas confundam as bicicletas choppers comuns por ai com a minha reclinada, pois uns ficam achando que o cara tá de reclinada só para fazer onda, o que é foda, pois uso a minha reclinada como um sério meio de transporte, mas sem deixardefazeruma onda é claro!!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptyTer Abr 27, 2010 6:57 am

Ah...esqueci de dizer, quase comprei também, antes das reclinadas, uma outra chopper,tem um cara aqui em Novo Hamburgo RS que faz uns quadros choppers sob encomenda, e vendia no mercado livre.

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Chopperalannh
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptyTer Abr 27, 2010 10:25 am

Olavo escreveu:
Conheço bem o Marco, e entendo bem o que ele quer dizer, pois eu também gosto do visual chopper, já tive duas choppers, lembra que também coloquei motor elétrico.

Quase comprei uma Giant Stilleto, ai descobri as reclinadas, no início achei o visual da EXD feio, mas hoje eu adoro, e também adoro toda a vantagem das reclinadas.

Mas, com certeza existe reclinadas(com todas as vantagens) que tem visual chopper, exatamente como o Marco tá falando, não fica tão chopper, mas um leigo certamente confunde,tanto que o que mais se escuta na rua com a EXD é de "Harley Davison" heim!(isso é meio irritante com tempo, apesar de gostar muito das harleys).

Lembro das suas choppers, claro. Também tive minha "fase chopper". Como quase todo mundo, eu achava aquilo o maior barato.
Mas essa fase passou e agora qualquer semelhança com motos só me irrita. São muito poluentes e, pedalando, a gente percebe isso claramente no trânsito. Passei a achar as geometrias das reclinadas mais interessantes e até mais bonitas (de início, também achava a EXD meio feinha! A EXD Sport, não. Essa ficou raçuda! eheh!)

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Dsc00754crop3
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex maio 07, 2010 6:37 pm

Bah, na boa, Olavo, e com todo o respeito: qualquer Stratus da Rans é dez mil vezes mais chopper do que essa bike amarela bonitinha aí...

Estamos tendo entendimentos diferentes do que vem a ser ou não uma bicicleta chopper. No meu entendimento, o que define em primeiro lugar é a estética remetendo à geometria e similaridades com aquele tipo de motocicleta do filme Easy Rider; a distância entre-eixos, o baixo centro de gravidade, a posição das pernas favorecendo reclinar-se ou não, um pneu que se faça evidente por ser espesso (mas não necessariamente impraticável). Como se percebe nas ilustrações de choppers acima colocadas, elas podem ser das mais diversas formas respeitando certas características (se não em totalidade, pelo menos em predominância). O formato das Stratus da Rans, por exemplo, é inegavelmente inspirado nas choppers (as pessoas gostem ou não de motos - pelo amor de Deus vamos ser sensatos gente!), começando pelo guidom... Não vêm com um pneu grosso, mas são feitas de modo a permitir, por exemplo, um pneu 3.0 (que é o pneu da Stilleto) que eu inicialmente coloquei na minha Rans.

Uma bicicleta chopper, em princípio, deveria ser uma tradução estética de uma moto chopper para o formato de uma bicicleta. O bom senso recomendaria fazer as adaptações necessárias para a tração humana, sempre tendo em vista o objetivo estético e as vantagens pretendidas com a aerodinâmica e o baixo centro de gravidade que o projeto original da moto desenvolveu.

Se as pessoas resolvem fazer traduções fora de contexto, é direito delas, mas não ficarão tão boas quanto às contextualizadas.

Uma bicicleta é uma bicicleta e uma moto é uma moto, mesmo que tenham uma mesma tendência de design. A racionalização também pode ser aplicável às bikes chopper.

Abraços a todos!


Última edição por Marco Di Martino em Seg maio 10, 2010 12:40 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySex maio 07, 2010 6:51 pm

Marco,

Eu concordo contigo!
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? EmptySeg maio 10, 2010 1:32 pm

Olavo escreveu:
Dário,

Aqui no Recliforum ciclismo alternativo é quando se fala de bicicletas que não são reclinadas, eu consideraria o teu triciclo reclinado, pra mim o que diferencia uma reclinada das outras é o banco com encosto.

A questão, Olavo, é que há uma diferença entre sentar em uma cadeira de datilógrafo e em uma poltrona reclinável. Se o encosto não possibilitar que se recline as costas (até uma parede poderia servir de encosto), descansando o corpo, como explicou o Mordaz, a pessoa não estaria reclinada... Logo, se é chopper ou não, isso não entra em questão e sim a maneira como se apóia as costas, com um maior ou menor descanço do corpo (aí entra o ângulo também) sobre o encosto.

Abraços!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Conteúdo patrocinado





O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?   O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que se pode considerar uma bicicleta ou tricicleta "alternativa" e reclinada?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tricicleta pode ser uma boa opção?
» reclinada pode ocasionar ernia de disco?
» Bicicleta reclinada no mercadoLivre
» Bicicleta Reclinada Solyom, modelo Trax, usada
» Procura-se bicicleta reclinada para alugar (ou emprestado) em Recife

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo alternativo-
Ir para: