Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!

Ir para baixo 
+4
NILO PARACY
artur elias
SOLYOM
Mordaz
8 participantes
AutorMensagem
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptyQua Abr 06, 2011 7:17 am

Muito boa a discussão, no passado distante , meu primeiro projeto de reclinada foi de um triciclo de tração dianteira e direção traseira.( 20 anos atrás)
Depois de meses de testes meus e de amigos, verificamos que ela era ótima em curvas e difícil de se manter em linha reta mas boa de subia.
Tentei com mais dois outros protótipos melhorar o modelo, mas morar em Santa Teresa, bairro com muitos paralelepípedos, subidas e trilhos de bonde, me fizeram desistir dos triciclos e me direcionaram para as reclinadas de 2 rodas.
Achei pertinente o que o Marcus falou,mas o problema de se medir perdas de sistemas biomecânicos é complicado, pois existem muitas variáveis a serem consideradas.
Acredito que essa deva ser a razão de atualmente prevalecer os sistemas de tração traseira, e as alternativas de tração dianteira como as TOXY e ZOX, que tem resultados comprovados em competição. e no tempo pelos usuários.
Perdas nos sistemas mecânicos sempre vão existir, a questão é como elas são administradas no projeto, e como o componente humano vai lidar com isso.
Certa vez ao conversar com o Sergio Gomes( ele é argentino tem gente que acha que ele é, alemão) dono da ZOX sobre o problema da bike dele ao se fazer curva para a direita encostar na corrente, o mesmo me respondeu e me corrigiu prontamente dizendo que aquilo não era um problema efetivamente e sim uma característica do sistema!
E o tempo de uso de bikes com este sistema me mostraram que ele estava certo, mesmo que a princípio isso me parecesse apenas uma trapaça dialética.

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Triciclozohrer




Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptyQua Abr 06, 2011 8:44 am

Mordaz escreveu:
Uma vantagem das MBB é a corrente curta e direta da coroa para o pinhão...

Vantagem essa que não é exclusiva das MBB, mas compartilhada também pelo projeto mostrado nas fotos a seguir:

Detalhe: A caixa de direção fica atrás da cabeça do ciclista.

(totalmente off-topic, né?)

Valeu Roberto,

(Totalmente off-topic 2)

Mas é isso mesmo, sou defensor das trikes delta, porque a corrente é bem curta e a transmissão rígida:
- movimento central-cassete
- movimento central-assento
Muito diferente das bikes MBB de duas rodas, em que a movimentos entre o assento e o MBB.

Certamente a trike Delta tem maior potencial de velocidades maiores que as trikes convencionais, mas dúvido que vão superar as bikes reclinadas.

Apesar da caixa de direção estar lá atrás, é uma tipologia Front Wheel Steering (FWD), pois estersa-se a roda da frente.
"A caixa de direção fica atrás da cabeça do ciclista." OK
Mas, o ciclista fica entre a caixa de direção e a roda que estersa => ele está sentado num garfo de "chopper" com formato de assento.

O que falta nessas trikes é só desenvolvimento cultural e difusão dos conceitos técnicos (trail, CG em relação ao eixo de rotação do garfo), em breve, acredito, serão tão populares quanto as trikes tradicionais. Certamente coexistirão as duas por um longo período ("BOLA DE CRISTAL 'AHUAHUAHUAH)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptyQua Abr 06, 2011 6:51 pm

ZÖHRER escreveu:
Muito boa a discussão, no passado distante , meu primeiro projeto de reclinada foi de um triciclo de tração dianteira e direção traseira.( 20 anos atrás)
Depois de meses de testes meus e de amigos, verificamos que ela era ótima em curvas e difícil de se manter em linha reta mas boa de subia.
Tentei com mais dois outros protótipos melhorar o modelo, mas morar em Santa Teresa, bairro com muitos paralelepípedos, subidas e trilhos de bonde, me fizeram desistir dos triciclos e me direcionaram para as reclinadas de 2 rodas.
Achei pertinente o que o Marcus falou,mas o problema de se medir perdas de sistemas biomecânicos é complicado, pois existem muitas variáveis a serem consideradas.
Acredito que essa deva ser a razão de atualmente prevalecer os sistemas de tração traseira, e as alternativas de tração dianteira como as TOXY e ZOX, que tem resultados comprovados em competição. e no tempo pelos usuários.
Perdas nos sistemas mecânicos sempre vão existir, a questão é como elas são administradas no projeto, e como o componente humano vai lidar com isso.
Certa vez ao conversar com o Sergio Gomes( ele é argentino tem gente que acha que ele é, alemão) dono da ZOX sobre o problema da bike dele ao se fazer curva para a direita encostar na corrente, o mesmo me respondeu e me corrigiu prontamente dizendo que aquilo não era um problema efetivamente e sim uma característica do sistema!
E o tempo de uso de bikes com este sistema me mostraram que ele estava certo, mesmo que a princípio isso me parecesse apenas uma trapaça dialética.

Muito legal essa trike Pedro,

Essa sua trike dá uma boa discussão.

Também acho que cada tipologia têm suas próprias características, não acho isso pejorativo, estamos longe de ter uma bike que sirva para tudo.

(Por exemplo: Para o MEU USO não vejo problemas na interferência entre o calcanhar e a roda dianteira, aliás só vejo vantagens, meu objetivo é velocidade em estradas e assim como as speeds convencionais que batem o pedal no chão, é só parar de pedalar para fazer uma curva fechada.).

A opção por cada tipologia/característica depende do que o usuário pretende com a bike (ok todos concordamos com isso).
Ex: bike com 2m de altura, para o meu propósito é um absurdo, mas tem um cara aqui em Sorocaba que só anda com ela pela cidade!!!

O problema é quando o sujeito busca determinada característica (ex: velocidade) e opta por uma FWS-MBB ou uma trike, aí esse discurso passa a ser, na minha opinião, o que vc disse "uma trapaça dialética", não acredito que a redução de corrente não irá compensar o movimento existente entre o pedivela e o assento.

Sobre as BIKES FWD-RWS* (Front Wheel Drive-Rear Wheel Steering; tração dianteira, direção traseira), a meu ver tem potencial de transmissão de energia superior a todas reclinadas (para uma mesma posição do ciclista), porém penso que deva ser utilizadas em ambientes controlados (velódromos e pistas de testes) com um belo piso.

As BIKES FWD-RWS* necessitam de uma adaptação absurda para guiá-las, tipo de dublê, mas isso não é o pior, há um problema geométrico incontornável, essas bicicletas necessitam de mais espaço para poderem contornar um obstáculo, o que torna-a mais perigosa em trajetos urbanos, em pelotões de ciclismo e mesmo em estradas que sempre tem buracos e sujeiras.

*falo de bikes, não estou falando de trikes.

Para uma mesma distâcia (fig. A e C) o ciclista de uma FWD-RWS precisaria virar muito mais o guidão e necessitaria de muito mais espaço lateral. o ciclista tem que levar a traseira da bike o lado oposto do obstáculo, totalmente não intuitivo (imagina no pelotão quando alguém furar o pneu na sua frente?**).

Já para uma mesmo ângulo de steering (A e B), perceba como a distância de resposta tem que ser maior e mesmo assim é necessário, ainda de quase o dobro de espaço lateral para fazer a manobra. Quando surge um imprevisto quanto menor o tempo de reação melhor.

Por fim, veja como a direção dianteira, que com menor distância de reação e com movimentos mais suaves, é mais intuitiva (necessário em situações de risco e necessidade de respostas rápidas), a bicicleta sempre caminha para onde você quer ir!!!
Não é a toa que é utilizada na grande gama de veículos existentes.

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Marcusdelmastrofwdrws




Porém, ainda sim acho super válido criar uma reclinada de duas rodas na tipologia FWD-RWS, adaptar um ótimo ciclista para quebrar os records da M5. Acho realmente possível, necessita treino, muito treino aprender a dirigi-la e muitos tombos.

**sim um dia haverá pelotões de reclinadas como no Tour de France (BOLA DE CRISTAL...rsss)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptySáb Abr 09, 2011 8:04 pm

Postei de novo o desenho...

Tentei apagar a imagem que tinha postado em duplicidade e acabei apagando a errada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 65
Localização : Araçatuba - sp

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: de bike reclinada   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptyTer Fev 21, 2012 4:44 pm

a que me cativou foi esse modelo flevo com suspensão traseira, é só o tempo de terminar a reforma da minha academia que já inicio a construção dela, os materiais já estão esperando!!!!!


não consegui achar o link de onde baixei esse pdf então capturei duas imagens, upei para postar aqui e ser apedrejado!!!

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Flevobikesuspenso



Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Flevobikesuspensoesquem



e me cativou justamente por ser tração traseira, ainda não consegui digerir bikes/trikes com tração dianteira!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptyQui Fev 23, 2012 6:36 pm

Mordaz escreveu:
Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 5cf9cad94714c5577919c266171d935c_L

Pela foto, parece uma Cruzbike Sylvio. Parece que essas MBB FWD sobem bem mesmo.

Leia a história completa (em inglês) clicando aqui.

[]s
RT





Posso está errado , mas a altura e o tamanho da roda dianteira deve dificultar em subidas.....
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptySex Fev 24, 2012 12:49 pm

Braga Tepi escreveu:
Posso está errado , mas a altura e o tamanho da roda dianteira deve dificultar em subidas.....
A Cruzbike Silvio não tem a pedivela tão alta assim, e sendo MBB, não há como esbarrar o pé da roda dianteira.
Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 IMG_5650w1-400
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 EmptySeg Fev 27, 2012 6:24 pm

Mordaz escreveu:
Braga Tepi escreveu:
Posso está errado , mas a altura e o tamanho da roda dianteira deve dificultar em subidas.....
A Cruzbike Silvio não tem a pedivela tão alta assim, e sendo MBB, não há como esbarrar o pé da roda dianteira.
Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 IMG_5650w1-400


É realmento a foto por este ângulo, nota-se o Pé de vela bem centralizado....
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!   Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado! - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reclineiro destaca-se em escalada e é desclassificado!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escalada Serramar
» Copa VO2 - Escalada do Império
» Escalada Serramar 2011
» Será impressão ou tornar-se reclineiro no BR é missão impossível?
» Ultra-randoneiro, ultra-reclineiro, ultra-durão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: