Olá a todos.
O Cézar ia pedalar com seu protótipo da Racer Low, mas como apareceu uma trinca após mais de 10.000km, achamos melhor avaliarmos a trinca junto a um técnico para ver se dava para salvar o mesmo.
Apenas para lembrar, tanto o quadro do Cézar como o meu da Racer em alumínio , foram soldados com Mig(o ideal é Tig) onde os tubos usados da liga 6063 tinham parede de 3.5mm.( normalmente se usa 2,2mm)
Esta parede grossa foi escolhida por que em se tratando de um protótipo não teríamos como fazer o devido tratamento térmico aqui no RJ( muitos fabricantes de bike de alumínio nacional de segunda linha optam por aumentar a espessura de parede ao invés de gastar tempo e dinheiro com tratamento térmico)
Mas apesar de protótipos anteriores com este mesmo tubo e solda terem resistido bem( foram feitos uma NEW Chopper e duas Under Control)
Estes modelos de geometria mista monotubo com treliça parcial, não tiveram problema.
No entanto o meu quadro( racer emprestado ao Cézar) que tinha poucos km rodados se partiu na prova de Audax de 400km em POA, mostrando o como um protótipo pode ser perigoso para os pilotos de teste.
Graças a legião de anjos da guarda que costumeiramente protegem tanto bêbados , crianças como pilotos de prova reclineiros, o Cézar não teve nada alem de pequenos aranhões causados pela queda.
A bike deve estar retornando apenas na próxima semana de POA, onde só então poderei avaliar junto com um técnico as possíveis razões da fratura.
A boa notícia, é que esta semana testaremos o novo substituto deste quadro, agora com o uso de tubos de cromo-molibidênio, garfo traseiro de fibra de carbono,dianteriro em cromo-molibidênio e banco em fibra de carbono.
O quadro de cromo pesa 1.600kg, o garfo traseiro 300gramas o banco novo 300gramas( o antigo de kevler e carbono pesava 650gramas o mais leve), garfo dianteiro em cromo 600gramas.
Ela está mais leve que o quadro de alunínio e muito mais forte e flexivel ( dispensa talvez uma susp.)
Em breve fotos.
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Abraços
Pedro Zöhrer