Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Ter maio 28, 2013 10:14 am
Ricardo Michel escreveu:
Old-fashioned que sou (prá não dizer velhote ), parece que as fotos traduzem o espírito do evento de maneira mais intensa do que os vídeos.
Moçada aqui no fórum tá TÃÃO old-fashioned que é só foto, foto, foto, e relato que é bão, nada!
Ricardo Michel escreveu:
Patrocínio: Colgate, Sorriso Brilhante !
É o espírito audax!
Mas, entonces...
Eu estava um tanto inseguro dias antes do audax pois não tenho tido tempo pra treinar direito e pra piorar ando tendo uma rotina com pouco sono. Páia pra caramba.
Quando decidi mesmo ir, não sabia se ia com a nova reclinada, com a Fox, ou mesmo com a speed. Na Meta eu havia pedalado apenas uns 160km, nem duas semanas de experiência, a Fox eu tinha depenado ligeiramente pra montar a Meta (depenar = retirar bagageiro e paralama traseiro), a speed, well, nunca fiz mais do que audax 200 na speed. E havia o medinho de ir de bike nova, colocar na rotina dos ônibus, desgatar num audax sem saber de quais problemas comuns poderia apresentar.
Por fim, claro que tirei a Meta do armário!
Mas organizei a rotina: saí daqui na quinta-feira à tarde, pra BH. De BH pro Rio, Cometão direto e, chegando no rio, chá de cadeira de umas cinco horas pra esperar o primeiro bus pra Rio das Ostras, às 03:40 da manhã de sexta-feira. Rodoviária vazia, tudo fechado, só sobra um self-service de salada de frutas aberto! Dormi no banco um pouco, até um segurança me acordar.
Cheguei em RdO quase 3 horas antes de a dona do albergue onde sempre fico, chegar. Fiquei vagando e tirando fotos, investigando a orla e ruas de paralelepípedo.
Teoricamente, a bagagem pro audax em si estava no alforje top e na bolsinha de guidão que pendurei atrás do banco, além dos líquidos nas três garrafas: uma no guidão, uma nos stays do banco, e outra na lateral do alforje top. Dentro do alforje lateral (coloquei num lado só) estavam roupas (de ciclismo, civis e de frio). A configuração da bike apenas com alforje lateral foi tranquila pra equilíbrio, nada anormal, dá pra pedalar tranquilamente sem nem perceber - gera apenas uma tendência lateral no guidão, me tirando somente a possibilidade de pedalar sem as duas mãos, algo perfeitamente possível sem essa carga não distribuída igualmente.
Fui pro albergue, tomei um banhão e mais um café da manhã, dei uma volta procurando um sinal de wifi grátis mas necas, e fiquei esperando o chamado dos amigos pra ir almoçar. A Leonor me ligou, e fui ao encontro de Roberto, Michel e Leo. Os dois deram uma voltinha na bike nova e fomos rangar:
Carinha ruim nessa foto! Mas tem gente que parece com fome!
Tentamos combinar qualquer coisa pra jantarmos mais à noite, mas a chuva não cessou! Aliás, o dia estava "feio" desde manhã cedo. Comi uma massa perto de "casa" e consegui me deitar bem cedo, já com praticamente tudo ajeitado pro dia seguinte. Felizmente, amanheceu um dia lindo, parece que chovera tudo que havia pra chover e limpou o céu:
Nos encontramos antes da largada e partimos. No início da prova, todo mundo se encontra mais. Michel:
Duram:
Leo:
Neste momento, dpois do PC1 de Cantagalo, estávamos nós quatro juntos:
Me separei deles, chegando antes ao PC2 de Macaé, mas de lá saímos todos mais ou menos juntos (Michel e Duram apenas ligeiramente atrás, nesta foto):
Parei pra almoçar no Bar e Restaurante do Deca, parada corriqueira, antes de Carapebus. Logo chegaram Michel, Leo e Ana, a ciclista da foto de cima, das meias coloridas. Comi macarrão e abóbora, e parti. O Duram não parou, me encontrei com ele em Carapebus, e seguimos pro PC3 de Quissamã, onde mandei ver outro macarrão heheheh. De lá, segui sozinho pro PC4 de Barra do Furado. Neste horário do crepúsculo estava muito, mas muito bonito o visual:
Com o detalhe pra essa ocorrência!
Liguei a luzes alimentadas pelo dínamo e tudo beleza, apenas tive que reposicionar o farol uma vez, pra visibilidade ficar ótima. Levei ainda a lanterna tática, que prendi no extremo direito da manopla direita do guidão, como um bar-end. Eu ligava essa lanterna apenas quando previa a passagem por um trecho um pouco mais esburacado, ou quando algo me obrigava a ir muito para o canto da pista. Como havia chovido, havia muitos trechos molhadas que dava dúvida se era um buraquinho, um buracão, ou apenas água. Não dá pra dar bobeira, tem q ficar atento.
Quando escureceu a lua ficou muito, muito linda!! Nenhuma foto minha saiu decente, e ainda não achei foto de ninguém desse momento.
De Barra do Furado segui com dois companheiros de SP até o PC 5 de Farol de São Tomé. Fomos num ritmo ótimo, 62km sem nem colocar os pés no chão. Infelizmente, a estrada que passa por locais essencialmente rurais, estava tomada de loucos ! Sim, são os próprios habitantes desse locais, mas andando em motocicletas, nos intimidando, tirando finas e tal. Muita gente já de cara cheia, isso devia ser umas 7 ou 8 da noite. Temia uma volta por ali, sozinho. Agradeci por estar junto aos outros dois. Ah, muitos cães, perseguições noturnas de cachorros também não são muito agradáveis!
Mas chegamos bem no Farol, onde um sanduba de queijo e doses cavalares de café nos aguardavam. Partimos de lá em quarteto, e avistamos Leo, Duram e Michel chegando. Um pouco à frente, meu pneu traseiro fura! Parece que Olavo e eu somos os únicos que ficam por aí furando os famosos Schwalbe Marathon Plus, poxa! Por sorte eu estava com mais gente pra ajudar, pois deu uma bela mão de obra, ainda mais na escuridão, pós meia noite. Achamos um araminho nojento de fino e pequeno, tirei do pneu, montamos nova câmara e, pra recolocar a roda, tivemos que tirar o pezinho, que fica preso na blocagem, dificuldando o fechamento "da mesma". Perdemos muito tempo nessa parada, e causou um belo desgaste cujo preço sinto que pagamos mais à frente. Felizmente, ainda estávamos com boa folga. Passou um carro da organização com a bike do Michel no rack, desistiu por não sentir-se bem.
Curiosamente, a volta pela estrada cheia de loucos, descrita por alguns como parecendo "cena de faroeste", foi tranquila! Parece que TODOS, TODOS já tinha ido dormir hahahahah!!! Exceto os cães, que continuaram alucinados. Chegamos bem no PC 6 de Barra do Furado, novamente, e de lá partimos novamente no mesmo quarteto, mas desta vez num ritmo mais forte que, somado ao desgaste do excesso de horas, noite virando sem dormir, deu aquela queda grande de rendimento! os 38 km dessa estrada pareciam infinitos! Se eu estivesse sozinho, já teria parado várias vezes pra descansar. Ainda assim, chegamos em Quissamã antes de amanhecer, umas 5 da manhã.
Meus três companheiros resolveram partir sem dormir, eu resolvi repousar. Deitei de 05:25 às 05:55. Demorei um tanto pra me reajeitar e parti de Quissamã, PC7, às 06:30, novamente sozinho, com um dia amanhecendo bonito:
Passei por Carapebus, pelo Deca novamente, e cheguei ao PC 8 de Macaé recuperando o tempo perdido com o furo e com a parada longa em Quissamã pra dormir. Sair de Macaé é sempre um saco, até chegar na estrada pra Cantagalo, que é bem gostosa. Aí foi só seguir até o final sem grandes ocorrências:
Comi o clássico yaki vegetariano do YakiOstras e depois o Duram chegou:
E fiquei na Av. Roberto Silveira, obrigatória pra quem chega, esperando a passagem da Leo e da Ana:
Fui embora de Rio das Ostras no bus das 18:50, um depois do Michel (putz, pedalar na Amaral Peixoto nesse horário, domingo à noite, é verdadeiro inferno!). Comi um nhoque no Spoletto e peguei o leito pra BH às 23:59 no Rio, e só acordei 6 horas depois, com alguém me cutucando por já ter chegado hahahaha! Bus pra cá às 07, cheguei em Itabira 09 e pouco da manhã, sem a mínima vontade de pedalar até em casa rsrsrs mas fazer o quê?? Parece que valeu a pena!
Senti que fiz um ótimo planejamento de alimentação e hidratação, tanto que me senti bem em toda a prova (exceto um pouco antes de almoçar no Deca, qndo senti uma quedinha de energia, e antes de dormir em quissamã, mas aí foi o sono, mesmo) e não tive aquela explosão de sede no dia seguinte. Foram muitos sachês de gel, muita banana, docinho de banana, paçoca, amendoim, bolachinhas e, claro, massas antes, durante e dpois - nhoque na véspera, três vezes macarrão durante a prova, yakisoba depois e nhoque (gnocchi???) mais à noite. Ah, acho que desta vez foram apenas 3 gatorades, duas cocas (com uma depois) e muito café! água, perdi a conta. Ah, tomei muito BCAA durante a prova, e também dpois, não tenho exata noção dos efeitos mas, em princípio, são aminoácidos pra evitar que seu corpo queime tanto os músculos (evitar o catabolismo), pela falta de fontes de energia.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Ter maio 28, 2013 3:04 pm
Mais um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rtjnsvGd7Ew
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Ter maio 28, 2013 3:14 pm
Pra quem gosta de gravar suas rotas em pedais longos e ainda não tem (meu caso) ou nem planeja ter um carregador em cima da bike, seja por dínamo, solar ou baterias, sugiro ter baterias extras pro celular. Eu levei três baterias do meu Sony Xperia Pro, mas só precisei de duas, e sobrou bastante da segunda. Deixei sempre no modo avião, pra poupar energia, mas tirei fotos à vontade durante o audax (gasta muito pq a tela fica ligada, no modo mais claro pra enxergar alguma coisa debaixo do sol), e nos PCs ainda ligava o 3G pra mandar uma fotinho ou outra pro facebook, e ver as mensagens de estímulo da patroa, de casa, e mesmo dos amigos do face.
Como usei duas baterias, tive que desligar no meio, claro, então gravei em dois arquivos, no strava. Depois, é só fazer o download dos arquivos e editá-los no bloco de notas, é simples, é só inserir todos os trkpoints do segundo arquivo, antes da tag </trkseg> do primeiro arquivo. Fica um arquivo razoavelmente grande, no caso, 8mb, que o strava custou a aceitar! Só consegui mandando por mail (upload@strava.com). Taqui ele:
http://app.strava.com/activities/56806873
Fiquei com essa média pedalada de 21,2 km/h. O Strava não dá a média "geral", contando com as paradas, que é o que vale pra audax, na verdade. Pelo endomondo (joguei o mesmo arquivo pra lá, aqui), essa média ficou em 15,9 km/h. Vejam que esse menos de 1km/h acima da média horária mínima pra completar um audax, me permitiu chegar 1h e meia antes do tempo limite (terminei oficalmente em 25h 36min, pelo que consta, apesar de cheguei na tocolândia uns minutos antes disso).
Luciano
Mensagens : 222 Data de inscrição : 26/08/2011 Idade : 48
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Qua maio 29, 2013 2:32 pm
Parabéns á todos reclineiros que participaram desse Audax. Belíssimas fotos, não menosprezarei os lugares por onde eu já fiz Audax, mas presciso ser sincero, nada comparável ás belezas naturais deste Rio Das Ostras, finalizando o u não a prova, vale pelas imagens. Honestamente, estou com inveja Mas é aquela inveja boa ;D
Lindas as reclinadas também, e variadas Dê início pensei que TODAS fossem do Nino, mas depois aos poucos fui vendo os seus respectivos donos ;D
Parabéns á todos!
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Qua maio 29, 2013 5:28 pm
Mordaz escreveu:
Mais um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rtjnsvGd7Ew
Continuação do vídeo anterior: https://www.youtube.com/watch?v=sfzx6F56U6s
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 76 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Qui maio 30, 2013 7:48 am
Vejam como a sombra do poste dá a ilusão de que a Leonor está sendo rebocada pela bike à frente. Ou será que o poste é obra de Photoshop???
...Assim até eu!!
Arthur HP3
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Qui maio 30, 2013 12:36 pm
ninocoutinho escreveu:
Um pouco à frente, meu pneu traseiro fura! Parece que Olavo e eu somos os únicos que ficam por aí furando os famosos Schwalbe Marathon Plus, poxa! Por sorte eu estava com mais gente pra ajudar, pois deu uma bela mão de obra, ainda mais na escuridão, pós meia noite. Achamos um araminho nojento de fino e pequeno, tirei do pneu, montamos nova câmara e, pra recolocar a roda, tivemos que tirar o pezinho, que fica preso na blocagem, dificuldando o fechamento "da mesma". Perdemos muito tempo nessa parada, e causou um belo desgaste cujo preço sinto que pagamos mais à frente. Felizmente, ainda estávamos com boa folga.
Qual foi a dificuldade? A escuridão ou o Marathon Plus é duro de colocar no seu aro?
Uma das preocupações da Leo é a dificuldade de se colocar o pneu no aro 20". Quando menor o aro, maior a dificuldade. No 300 ela usou um Schwalbe Durano de arame (não tem folding na medida 451 mm) que é brutalmente difícil de colocar ou tirar, até mesmo para mim. É preciso usar espátulas de metal, muita força e muita paciência. Para o 400, felizmente recebemos a tempo um par novo de Panasonic Panaracer Minits PT (folding), bem mais fácil (na verdade, menos difícil). Fácil mesmo, pelo menos nos aros em questão, é o Schwalbe Ultremo ZX de 23 mm. Ridiculamente fácil, mas o pneu parece ser tão frágil que não seria prudente usá-lo no Audax.
A propósito, uma coisa que fiquei sabendo que facilita a retirada e colocação de pneus nos aros é o uso de uma fita de aro mais fina. Vínhamos usando a tradicional Velox, mas troquei a fita do par de rodas reserva por uma de poliéster, mais fina, e ficou um pouco mais fácil. Agora estou pensando em experimentar a fita Rox, mais fina ainda e com a vantagem colateral de ser mais leve. Nas pressões não tão altas (aprox. 80 psi) que a Leonor usa, provavelmente não haverá problema de a fita ceder para dentro dos furos dos aros.
Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 76 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Qui maio 30, 2013 5:53 pm
Arthur HP3 escreveu:
Vejam como a sombra do poste dá a ilusão de que a Leonor está sendo rebocada pela bike à frente. Ou será que o poste é obra de Photoshop???
...Assim até eu!!
Arthur HP3
Brincadeiras à parte, e redimindo-me por não o ter feito no primeiro post, quero deixar registradas minhas felicitações à amiga Leonor por ter brevetado mais uma vez, desta feita nesse respeitável Audax 400.
Arthur HP3
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Sex maio 31, 2013 12:13 am
Arthur HP3 escreveu:
Arthur HP3 escreveu:
Vejam como a sombra do poste dá a ilusão de que a Leonor está sendo rebocada pela bike à frente. Ou será que o poste é obra de Photoshop???
...Assim até eu!!
Arthur HP3
Brincadeiras à parte, e redimindo-me por não o ter feito no primeiro post, quero deixar registradas minhas felicitações à amiga Leonor por ter brevetado mais uma vez, desta feita nesse respeitável Audax 400.
Arthur HP3
Agradeço em nome dela, já que ela não costuma frequentar o Recliforum (o que é uma pena, pois o fórum seria bem mais divertido!)
Estou cobrando dela um relato formal, como o do primeiro Audax. Numa prova tão longa acontece muita coisa e ela vai me contando muitos "causos" aos poucos, ao longo dos dias seguintes, conforme vai se lembrando.
Faltou comentar o episódio do acidente. Ainda na Serramar (ou seja, logo no início da prova), ela caiu em um trecho com areia na pista e se ralou bastante. Se não me engano, o Michel ajudou nos primeiros-socorros, e também havia uma ambulância por perto. Segundo ela me contou, queriam metê-la na ambulância a todo custo, mas ela insistiu que queria continuar. Eu teria desistido ali mesmo. Se já não me vejo pedalando 400 km, o que dizer de pedalar 400 km sentindo dor a cada volta dos pedais!
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Sex maio 31, 2013 8:31 pm
Parabéns pessoal!
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Seg Jun 03, 2013 7:31 am
Mordaz escreveu:
Qual foi a dificuldade? A escuridão ou o Marathon Plus é duro de colocar no seu aro?
Nossa, perdi essa sua penúltima mensagem. Pulei direto pra do Arthur na página seguinte (atual).
Então, a dificuldade é lidar com a bike nessa situação. Desajeitado! A Fox eu deixava de ponta cabeça, como uma bike normal! Ficava fixa e bem estática, com apoio na parte superior do banco e no suporte de faróis, em cima do câmbio dianteiro. Nunca me deu problema por causa disso. Claro que com a maioria das reclinadas deve ser igual à Meta, de ter que deixar deitada de lado, mas não tinha tido essa experiência ainda. Reencaixar a roda foi um parto, ainda mais que queria fazer com a blocagem junto, mais o pezinho, que fica entre a blocagem e a roda. Até resolvermos desmontar a blocagem e tirar o pezinho, custou, e aí sim, foi. Fico um camarada segurando a lanterna, outro segurando o quadro, e eu enfiando a roda! Depois, todos aplicados em remontar a blocagem no escuro.
Apesar dessa inexperiência, foi a primeira vez que fiz a operação de verificar um furo com mais propriedade. Tenho mania de tirar a câmara e, fora do pneu, entender o que aconteceu. E só depois investigar o pneu e o aro. Desta vez, tirei a câmara sem tirar a válvula do aro. Ao localizar o furo, fui então procurar o objeto perfurante, perto de onde deveria estar. O bendito aramezinho entrou no sulco do pneu, ou seja, onde tem menos borracha. Por isso vazou pra dentro. Eu sentia com o dedo, mas não enxergava. Empurrei com um alicate de bico até sair um pouquinho, e aí tirei com o próprio alicate. Instalei câmara nova e a quatro mãos colocamos o pneu pra dentro.
Mordaz escreveu:
Uma das preocupações da Leo é a dificuldade de se colocar o pneu no aro 20". Quando menor o aro, maior a dificuldade. No 300 ela usou um Schwalbe Durano de arame (não tem folding na medida 451 mm) que é brutalmente difícil de colocar ou tirar, até mesmo para mim. É preciso usar espátulas de metal, muita força e muita paciência. Para o 400, felizmente recebemos a tempo um par novo de Panasonic Panaracer Minits PT (folding), bem mais fácil (na verdade, menos difícil). Fácil mesmo, pelo menos nos aros em questão, é o Schwalbe Ultremo ZX de 23 mm. Ridiculamente fácil, mas o pneu parece ser tão frágil que não seria prudente usá-lo no Audax.
No aro 20 é mesmo um parto! Ontem instalei um marathon plus novo na dianteira da fox, 20x1,75. Eu tenho uma espátula de plástico que tem "alma" de metal... bem, a parte plástica foi pro saco!! Ficou reta! No fim, consegui instalar, mas terminei com os braços inchados e polegares esfolados! Se tiver que fazer isso no meio dum audax, a energia vai embora. Isso rolou no 400 do ano passado, fiquei lá me matando, e quem conseguir me ajudar a encaixar o pneu de novo foi o Fernando, aquele que tem um problema no braço (com um braço ele fez melhor do que eu com dois!!!). Ah, ele estava com espátulas de metal.
O ruim é que essa operação vai detonando a borda do pneu, e deixando o arame à mostra.
Mordaz escreveu:
A propósito, uma coisa que fiquei sabendo que facilita a retirada e colocação de pneus nos aros é o uso de uma fita de aro mais fina. Vínhamos usando a tradicional Velox, mas troquei a fita do par de rodas reserva por uma de poliéster, mais fina, e ficou um pouco mais fácil. Agora estou pensando em experimentar a fita Rox, mais fina ainda e com a vantagem colateral de ser mais leve. Nas pressões não tão altas (aprox. 80 psi) que a Leonor usa, provavelmente não haverá problema de a fita ceder para dentro dos furos dos aros.
Já imaginava; parece besteira, mas é verdade. Nessa minha também tem uma fita Velox, que parece ser ainda um pouquinho mais fininha que as Zefal. Acaba que nunca comprei fita de aro "inteiriça" própria pra aro 20. Vc tem os links aí, pra 406? Queria um dia substituir as minhas, já pesquisei várias vezes na CRC, mas elas vêm com poucas especificações. A Velox que instalei na minha caloi 10 começou a descolar e estourou minha câmara, mês passado. Mas não se acha fitas no tamanho do aro 27, só pra 700c, e aí tem que arriscar e ver se consegue esticar até caber. Segundo a Vzan, não cabe. Mas um cara no fórum pedal disse ter conseguido, com uma fita "azul". Bem, fitas azuis, pelo que lembro, são schwalbe ou shimano.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Seg Jun 03, 2013 8:23 am
ninocoutinho escreveu:
Apesar dessa inexperiência, foi a primeira vez que fiz a operação de verificar um furo com mais propriedade. Tenho mania de tirar a câmara e, fora do pneu, entender o que aconteceu. E só depois investigar o pneu e o aro. Desta vez, tirei a câmara sem tirar a válvula do aro. Ao localizar o furo, fui então procurar o objeto perfurante, perto de onde deveria estar. O bendito aramezinho entrou no sulco do pneu, ou seja, onde tem menos borracha. Por isso vazou pra dentro. Eu sentia com o dedo, mas não enxergava. Empurrei com um alicate de bico até sair um pouquinho, e aí tirei com o próprio alicate. Instalei câmara nova e a quatro mãos colocamos o pneu pra dentro.
Tenho a impressão (não comprovada cientificamente) de que pneus com sulcos são mais propensos a "catar" arames assim do que os pneus puramente lisos.
ninocoutinho escreveu:
No aro 20 é mesmo um parto! Ontem instalei um marathon plus novo na dianteira da fox, 20x1,75. Eu tenho uma espátula de plástico que tem "alma" de metal... bem, a parte plástica foi pro saco!! Ficou reta! No fim, consegui instalar, mas terminei com os braços inchados e polegares esfolados! Se tiver que fazer isso no meio dum audax, a energia vai embora.
Por sugestão do Zach Kaplan, do BROL, comprei para a Leonor umas tais de "VAR Levers" que tornam menos difícil esse trabalho.
ninocoutinho escreveu:
Acaba que nunca comprei fita de aro "inteiriça" própria pra aro 20. Vc tem os links aí, pra 406? Queria um dia substituir as minhas, já pesquisei várias vezes na CRC, mas elas vêm com poucas especificações. A Velox que instalei na minha caloi 10 começou a descolar e estourou minha câmara, mês passado. Mas não se acha fitas no tamanho do aro 27, só pra 700c, e aí tem que arriscar e ver se consegue esticar até caber. Segundo a Vzan, não cabe. Mas um cara no fórum pedal disse ter conseguido, com uma fita "azul". Bem, fitas azuis, pelo que lembro, são schwalbe ou shimano.
Não tenho links para fitas de aro 20" inteiriças de 406 mm; só de 451 mm. Sei que existe tal fita de 406 mm da Schwalbe porque as uso nas EXDs, mas nem para essas tenho links porque as comprei aqui no BR mesmo, há muito tempo, com aquele cara do RS que vende cubos Rohloff, chamado Klaus Rurack.
Uma sugestão do Zach Kaplan foi usar fitas não inteiriças dessas para tubeless, dando duas voltas. Ele recomendou especificamente a da Velocity, mas é importante que a largura da fita coincida bem com a largura do aro, para que a fita não se mova com o tempo.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Seg Jun 03, 2013 8:31 am
Mordaz escreveu:
Por sugestão do Zach Kaplan, do BROL, comprei para a Leonor umas tais de "VAR Levers" que tornam menos difícil esse trabalho.
Também tenho! Mas, da única vez que usei, qndo o pneu entrou no aro, a alavanquinha entrou junto, também! E, pra tirar, só tirando parte do pneu, de novo - justamente a parte mais chata tanto de tirar, quanto de colocar.
Essas das fotos parecem metálicas, mas são de plástico, não? A minha é azul clarinha. Tenho faz um bom tempo, mas acabou que não usei mais.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Seg Jun 03, 2013 9:16 am
ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Por sugestão do Zach Kaplan, do BROL, comprei para a Leonor umas tais de "VAR Levers" que tornam menos difícil esse trabalho.
Também tenho! Mas, da única vez que usei, qndo o pneu entrou no aro, a alavanquinha entrou junto, também! E, pra tirar, só tirando parte do pneu, de novo - justamente a parte mais chata tanto de tirar, quanto de colocar.
De fato, isso acontece, mas dá para tirar a ferramenta. Basta tirar de cima do aro aquela parte que serve como apoio da alavanca e continuar empurrando a ferramenta na mesma direção.
ninocoutinho escreveu:
Essas das fotos parecem metálicas, mas são de plástico, não? A minha é azul clarinha. Tenho faz um bom tempo, mas acabou que não usei mais.
É plástico. A que temos é azul também. Essas das fotos são o modelo antigo, mas só mudaram a cor, eu acho.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Seg Jun 03, 2013 10:02 am
Mordaz escreveu:
De fato, isso acontece, mas dá para tirar a ferramenta. Basta tirar de cima do aro aquela parte que serve como apoio da alavanca e continuar empurrando a ferramenta na mesma direção.
Hum, preciso testar de novo, então. Devo colocar fitas antifuro nos pneus da Meta, tlvz tirando as que estão na minha commuter (até bom pra ver se tem algo preso por ali), aproveito e faço o teste, e também me acostumo à manutenção dela deitada.
Uma das coisas danadas é que, qndo vc consegue colocar o pneu pra dentro apenas com as mãos, é praticamente impossível que se morda a câmara. Já colocando pra dentro com espátulas, direto o pneu aperta a câmara - já furei câmara nova desse jeito, estreando trocas na speed. Bem chato colocar um pneu pra dentro e ter que tirar imediatamente, pra trocar ou consertar câmara. Nunca tentei usar o tal sabão pra deslizar melhor, tenho medo é de atrapalhar.
Ricardo Michel
Mensagens : 29 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 56 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Ter Jun 04, 2013 1:14 pm
Uso talco para montar meus pneus. Ponho talco na mão e esfrego na câmara, ligeiramente inflada. Também coloco um pouco no pneu, por dentro, giro o pneu para espalhar bem e retiro o excesso. Parece que o talco ajuda a câmara a se acomodar melhor.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Audax RdO 400km 2013 Ter Jun 04, 2013 2:07 pm
Ricardo Michel escreveu:
Uso talco para montar meus pneus. Ponho talco na mão e esfrego na câmara, ligeiramente inflada. Também coloco um pouco no pneu, por dentro, giro o pneu para espalhar bem e retiro o excesso. Parece que o talco ajuda a câmara a se acomodar melhor.
Legal, eu uso talco, SEMPRE, pra instalar fitas antifuro, desse jeito que vc falou, colocando dentro do pneu e espalhando. Nunca não deu certo ! Faço pra evitar aquela história de fita mal instalada e mal acomodada cortar a câmara. Tava num vídeo em português sobre isso, no iutubiú.