Mensagens : 638 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 53 Localização : Porto Alegre - RS - Brasil
Assunto: Reclinadas dobráveis Qui Jun 11, 2009 12:17 am
Um sonho é ter uma bicicleta reclinada com a beleza e funcionalidade da Dahon Curve.
Esta é muito bonita, mas ainda acho um pouco pesada para carregar quando dobrada, o ideal seria de no máximo 12kg: http://www.hpvelotechnik.com/produkte/ghp/index_d.html
Um conceito: http://www.tomsarazac.com/tom/Bicycles/bentbent.html
Esta da m5 não achei o peso: http://www.m5-ligfietsen.nl/site/EN/Models/CMPCT
Abaixo o Brompton Recumbent Conversion Kit, bem interessante mas é para Brompton e achei meio feio: http://www.whpva.org/com/conKit/ http://www.junik-hpv.de/html/brompton_tuning.htm Detalhes: http://forum.ctc.org.uk/viewtopic.php?f=24&t=17221&start=15
Outra interessante: http://www.angletechcycles.com/bikes/folding/
Com o kit cruzbike: http://www.downtube.com/Convert_Folding_Bike_Into_Recumbent_Folding_Bike/
Assunto: Re: Reclinadas dobráveis Qui Jun 11, 2009 11:17 am
GrassHopper fx. Das faltbare Trekking-Liegerad von HP Velotechnik.
Recumbent Folder Concept
The CMPCT folder - M5
The Brompton Recumbent Conversion Kit
Port-a-bike Folding Bicycle is one that allows you to enjoy your love of cycling no matter where you a
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas dobráveis Sex Jul 24, 2009 9:58 pm
Esqueceram da TW-Bents Cobra: http://www.twbents.com.tw/HTM/cobra.htm
ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
Assunto: dobraveis Sex Jul 24, 2009 11:26 pm
Todas elas, se não estou enganado, usam aro 20 na roda de tração. E os conjuntos de coroas são tipo comum, e não de tamanho especial. Estas bicicletas não vão ficar com redução final muito curta?
Klaus
Mensagens : 423 Data de inscrição : 27/05/2009 Idade : 39 Localização : Puerto Felíz
Assunto: home buider Qua Ago 05, 2009 5:51 pm
esse link é das diversas bicicletas reclinada dobráveis de um construtor caseiro:
Mensagens : 33 Data de inscrição : 25/05/2009 Idade : 52 Localização : Triunfo/RS
Assunto: Re: Reclinadas dobráveis Qui Ago 06, 2009 9:27 am
Achei a CruzBike a melhor de todas, pois com aquela tração dianteira quando dobra a correia vai junto. É um sistema muito simples de manusear e transportar. Além disso ficou muito bonita.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Radnabel dobrável e pontencialidades das nacionais Ter Dez 07, 2010 2:05 pm
Desenterrando o tópico (troféu 'pá de ouro'??) só pra não abrir mais um sobre o mesmo assunto e ficar descentralizando tudo...
Antes, só passando os links de outros tópicos falando das reclinadas dobráveis (espero não ter esquecido de nenhum):
Acho q ainda tem outras dobráveis além das mostradas, e tb uns triciclos dobráveis, coisa q acho q não foi comentada.
Navegando no youtube, me deparei com os seguintes vídeos:
Dobrando ou desmontando:
Desdobrando ou montando:
Essa marca, Radnabel, parece não ser das mais comentadas. Achei apenas uma menção no Recumbent Blog, e nenhuma no Bentrider Online (tlvz no forum deles, mas não procurei). O site deles é apenas em alemão. Ela é meio esquisitona, banco pequeno (tlvz não tenha problema por causa do ângulo das costas), bagageiro dianteiro maior q o traseiro (essa dobrável não tem o traseiro; q tlvz tb seja bom por causa da distribuição de peso, não sei)...
O tiozinho aí de cima leva por volta de 40 e poucos segundos tanto pra montar qnto desmontar. Não é a coisa mais prática tipo Dahon, ou tipo a Optima do link acima. Mas tb não é nenhum absurdo, apenas tem q mexer em coisa demais, ou seja, tem mais lugar pra "dar errado". Ficar tirando pedal, por exemplo, acho f*da. Acho q nem precisa. De cara eu pensei no esquema de desmontagem das bikes do Solyom, que tb são baseadas num desarme do elastômero abaixo do banco. Não sei ainda como será o desmonte da Explorer (a minha está praticamente pronta e ele deve me mandar amanhã), mas imagino que o modelo teria um potencial pra desmontar ainda mais facilmente do q essa Radnabel, pois o quadro é mais descomplicado.
Talvez não seja o momento dos construtores nacionais pensarem tanto nessas coisas, pois a popularização dos modelos podem vir de formas diferentes... mas com certeza todos têm capacidade de fazerem coisas interessantes nesse sentido, e sempre será um ganho para nós. Eu penso muito em transportar bikes no busão, inclusive comentei com o Davilson de que quero levar a nova recli pras férias de fim de ano, e é o tipo de coisa que horroriza qualquer motorista de ônibus/trocador. Imagina chegar na rodoviária com uma bike toda esquisitona, querendo embarcar num ônibus lotado de véspera de natal, com todo mundo levando mil malas e bugigangas pras suas cidades? Bem, se todos têm o direito de levar suas coisas, eu tb me sinto no direito de levar as minhas, mas não sou aquele cara de ficar argumentando muito se o cara implicar, e tal... Claro q vou com a explorer desmontada, ela não fica muito grande; aliás, fica menor do que uma MTB normal sem a roda da frente.
Historinha relacionada: uns meses atrás, ganhei um bonsai de jaboticaba e embarquei no busão com ela. Viajei 8 horas com ele no meu colo. Chegando em BH, fui pegar mais um ônibus pra viajar mais 100km até onde moro, e o motorista perguntou sobre a planta: "é vivo?". Eu achei até q ele estava interessado, mas qndo confirmei, ele falou: "então tem q ir no bagageiro". Me revoltei, pq é uma falta de noção tremenda. Como q eu ia largar um bonsai chacoalhando no bagageiro de um ônibus, ainda mais pela 381?? Q risco a planta ia apresentar pros passageiros ou pro onibus? No bagageiro é q ia piorar, pois ia espalhar terra por tudo quanto é mala. Insisti um tanto e já estava quase largando mão, qndo chegou o trocador e falou "quê isso, deixa o carar levar com ele". O motorista fez cara ruim e aceitou q eu entrasse no veiculo.
Agora, se esses caras estressados fazem dificuldade pra coisa do tipo, imagina chegar com uma Easy Racer? Claro q pode ser o contrário, o cara simpatiza com a ideia - coisa q não aconteceu com o bonsai. Felizmente o trocador simpatizou.
Enfim, concluindo: mesmo q o esquema de dobrar certas reclinadas não seja o mais prático, dificultando muito o uso urbano, entrar no metrô, no escritório (sem precisar deixar a bike em bicicletário ou estacionamento), ainda assim qualquer tipo de ajuda pra diminuir as proporções facilita outras tarefas tb, como embarcar em certos veículos, como busão, carro, taxi, avião e pq não os aquáticos (já tive problema pra subir uma bike alugada numa embarcação em florianópolis... tive q esperar mais uma hora até vir uma nave de outro comandante, q aceitou a presença da bici).
Abraços!
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Butterfly Bicycles Sex Jan 14, 2011 6:07 pm
Subindo o tópico pq achei uma recli dobrável que ainda não tinha sido citada aqui: a Butterfly.
Apesar de ela não ser a coisa mais prática do mundo pra dobrar, achei ela uma commuter em potencial, pois é bem pequena: o entre-eixos é de 102 cm. Chega a ser ligeiramente menor que de uma Dahon 'padrão' aro 20, e menor q as mountain bikes em geral. Como usa aro 20, no total ainda consegue ser menos comprida.
Ela é feita em chromoly e pesa 15 kg, ou seja, um pouco pesadinha ainda. Não acho q a ideia dela é integrar com outros transportes, tipo entrar no onibus ou no metrô, mas uma boa ideia pra usar no dia-a-dia e ter uma alternativa pra viajar mais prática - com a qual vc perde alguns minutos na tarefa de desmontar e montar de novo, mas dá pra levar.
Desmontada "pra valer", cabe numa mala comum de, por exemplo, 78 x 53 x 30 cm, assim:
O preço q é meio salgadinho, quase 3 mil doletas (quase o dobro de uma Bacchetta de entrada [Giro 20], e praticamente o mesmo preço de uma HPVelotechnik GrassHopper [uma dobrável mostrada num post acima do marcelo montanhista].
Não achei nenhuma menção a esta bike nem no Recumbent Blog nem no Bentrider Online, mas tem uma boa galeria de fotos no site desta loja.
Pelo preço ela não é uma boa opção em comparação a tudo q se tem no mercado estrangeiro, me chamou atenção mesmo ela ser especialmente curta, o q poderia ser bacana para enfrentar trânsito, estacionar, etc. Mas se fosse pra eu desembolsar 3k eu iria de GrassHopper e conviveria com os poucos centímetros a mais, e toda a confiabilidade de uma marca desse naipe (além de ela ter lugar pra levar muita bagagem, e ser full-suspension).