Recliforum Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos. |
|
| reclinadas diversas para cicloturismo | |
|
+3Mordaz ag_favaro ninocoutinho 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: reclinadas diversas para cicloturismo Sáb Jan 01, 2011 3:13 pm | |
| Resolvi fazer esse post só para nos inspirar em nossas viagens reclinadas em 2011 !! Bisbilhotando blogs e foruns diversos na net, dá pra ver q, apesar de existirem bikes proprias e quase exclusivas pra ciclotour, tipo as várias Surly, qualquer bike pode se prestar à atividade com algum nível de adaptação, seja speed, mtb, full suspension, e até dobráveis. Evidentemente, nas reclinadas, o mesmo ocorre. No site fullyloadedtouring.com, entre as mais de 300 fotos da galeria de bikes cicloturísticas "carregadas", há 9 reclis q nos dão uma amostra disso. Curioso q as LWB (long wheelbase), apesar de serem um estereótipo de 'touring recumbents', não parecem ser as mais comuns - claro q o site não serve como estatística adequada. As mais vistas são mesmo as SWB (short wheelbase). Primeiro as USS (under seat steering): HPVelotechnik Street Machine: Challenge Focus (acho q é fora de linha agora): As SWB com OSS (over seat steering): Speed Ross (essa eu não conhecia, vejam a quantidade de água q leva à frente): Bacchetta Giro 20: Bacchetta Giro 26: Claro q tb tem as CLWB (compact long wheel base); Cycle Genius CGX (fora de linha tb, acho): E as LWB (long wheel base); Rans Stratus XP: Se existe algum padrão entre elas, é o uso dos alforjes abaixo do banco (além dos sobre a roda traseira), justamente uma das vantagens das reclis sobre as comuns, distribuindo melhor o peso. Também aparecem reclinadas com Bob trailer; Rans V-Rex: E com algo como Extrawheel; Challenge Mistral (não sei se esta é exatamente um extrawheel): As imagens tiradas desse site são apenas uma amostra, vasculhando pela net se vê coisas ainda bem diferentes. Por exemplo nos jornais do crazyguyonabike, vi uma Cruzbike com Xtracycle: E o falecido Valdo, q também era cruzbikeiro, levava bagagem numa traseira carenada (como o Lauro da Emília de Belém) e em tudo qnto é canto da bicicleta: Faltaram exemplos de bagagem em triciclos, fica pra uma próxima! Outros exemplos de brasileiros são bem vindos, não coloquei os q já vi por aí pois acho q fica mais interessante se cada um mostrar os seus. | |
| | | ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Sáb Jan 01, 2011 9:47 pm | |
| Trezentas e tantas bicicletas naquele site, cheias de alforges. Mas bem poucas são reclinadas. Pessoalmente, não imagino uma viagem em bicicleta convencional. É tão superior o conforto da reclinada que eu as classifico numa categoria muito acima. Pode ser preconceito, mas acho que é apenas conhecer as duas possibilidades. Em estradas boas, com acostamento, um triciclo reclinado deve ser o máximo. | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Dom Jan 02, 2011 3:41 pm | |
| Não tenho experiência para opinar nessa questão da diferença entre viajar de convencional e viajar de reclinada, apesar de parecer meio evidente a "superioridade" de percorrer longas distâncias de reclinada. Me chamou muita atenção, qndo li, o relato daquele casal q estava dando a volta ao mundo numa tandem convencional, e qndo chegaram ao Rio conheceram o Pedro Zohrer, q fez pra eles a tandem reclinada e eles continuaram sua viagem, a partir de João Pessoa, na nova bike (e doaram a convencional para alguma instituição). Esse relato está numa matéria da revista Velo Vision, tem a versão digital nos arquivos do grupo Zohrer do yahoo e também uma tradução pro português; as considerações finais são estas: - Citação :
- A troca do tandem convencional para o reclinado resultou numa melhora considerável de qualidade de vida na viagem, além do maior conforto da nova postura também permite ser ajustada à nossa medida. Seguimos fazendo jornadas de 80 a 100 km como antes mas terminamos o dia em melhor estado, sem dores no pescoço, ombros, braços ou nádegas, é como se tivéssemos um desgaste físico muito menor. Desfrutamos mais do caminho já que podemos ver melhor sem nenhum esforço adicional
Achei um link no crazyguyonabike com fotos, por marca, das diversas reclinadas que aparecem nos jornais dos colaboradores do site: http://www.crazyguyonabike.com/doc/?o=RrzKj&doc_id=8000&v=Lk Nessa galeria sim, as LWB parecem ser predominantes; veja a quantidade de Easy Racers e Rans Stratus. Também são abundantes as trikes carregadas. Apesar de eu estar começando neste mundo, sinto q não sou muito dessa praia das LWB. Sou apaixonado pelas mais 'curtinhas' da Challenge, Optima e Nazca, por exemplo - de preferencia as mais baixinhas, tb. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Seg Jan 03, 2011 1:47 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Apesar de eu estar começando neste mundo, sinto q não sou muito dessa praia das LWB. Sou apaixonado pelas mais 'curtinhas' da Challenge, Optima e Nazca, por exemplo - de preferencia as mais baixinhas, tb.
Ué? A Solyom com a qual você aparece no avatar é uma LWB. | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Seg Jan 03, 2011 2:06 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Ué? A Solyom com a qual você aparece no avatar é uma LWB.
Hahaha sabia q alguém podia falar isso! Nos meus parcos conhecimentos, ela está mais pra uma CLWB, q eu acho mais simpáticas q as LWB. O entre-eixos dela é 1,35m, ou seja, alguns dedos menor q a EXD, q tb entra nessa categoria das "longas compactas" - definição realmente estranha, mas tem sim uma diferença clara, comparando com uma tour easy por exemplo. Veja bem, tem reclinadas q se dizem SWB, ou melhor, q parecem SWB, e vão até mais de 1,20 de entre-eixos. A minha explorer definitivamente não é short, mas tb não é long. Uma Tour Easy ou Gold Rush vão a mais de 1,70 de entre-eixos. A Stratus XP chega a quase 1,90. (essas medidas q estou comentando são as tipo GGG; essas bikes são feitas em vários tamanhos) Que fique claro q não estou desdenhando de longwheelbasebikers! Cada um na sua!! Editado: observação: depois de uma semana pedalando apenas a Solyom, q é baixa e tem rodas pequenas, voltei hoje para o trabalho na minha mtb diária e parecia q eu estava pedalando uma dobrável pequena rsrsrs pior q foi bem gostoso, e não tenho nada contra continuar pedalando bicicletas "normais" ou caretas. A ideia é não deixar nenhuma bike juntando poeira - a não ser q seja do estradão!! | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Seg Jan 03, 2011 5:35 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
- ela está mais pra uma CLWB
Concordo. Mas acho que a principal diferença entre as (C)LWB e as SWB é a posição da pedivela em relação à roda dianteira. | |
| | | ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Seg Jan 03, 2011 8:31 pm | |
| Elas tem diferenças significativas no andar. Minha primeira é de quadro longo, com a pedaleira mais baixa que o banco e atrás da roda dianteira. https://2img.net/r/ihimizer/img577/469/dsc02922.jpg A segunda é uma de quadro curto, com pedaleira mais alta que o banco e bem na frente da roda dianteira. Hoje a 01 é 26 X 26 motorizada, mas antes foi 20 x 26 só pedal, como é a 02. https://2img.net/r/ihimizer/img258/1384/dsc029190.jpg Na prática, apesar da diferença de peso, percebi as seguintes diferenças para andar: A longa funciona melhor nas retas de estrada (asfalto), ruinzinha de manobrar em lugares estreitos, mas boa para curvas velozes e abertas. É um pedalar mais "solto". A 02 vai bem em lugares apertados, entretanto pedalar alto exige adaptação para não cansar. O banco mais reclinado da 02 apóia melhor o corpo, e dá para ir mais longe com conforto. Claro que não vai servir como referência, são apenas as minhas impressões. Mas se tivesse que fabricar, optaria por construir um modelo de quadro longo compacto. O "caminho do meio" do provérbio chinês, com a pedaleira sobre a roda dianteira. Como escolheram os dois fabricantes nacionais. Mas também uso convencional: Uma "verona" com cestinha e cadeirinha no bagageiro para ir no mercado ou passear perto de casa com o netinho (1 ano). | |
| | | ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Ter Jan 04, 2011 7:00 am | |
| O tema cicloturismo me encanta desde os primórdios da Zöhrer Bicicletas Reclinadas. É interessante notar que apesar de ter criado os primeiros modelos reclinados no Brasil objetivando performance e alta velocidade, foi andando de reclinada que pude perceber que o que mais se destacava era o conforto em longas pedaladas e foi natural depois de um tempo andando de reclinada que a cidade pareceu cada vez menor. Em 1993, já tínhamos um grupo grande de reclineiros e o que mais gostávamos de fazer além dos longos passeios dos finais de semana, eram pequenas viagens de cicloturismo. Alguns se entusiasmaram mais e começaram a planejar e fazer grandes viagens: Em 1994, Gilberto Bezerra, conhecido como Trota Mundo, entusiasmado com a reclinada resolve fazer a volta ao mundo de reclinada( Zöhrer Under Control), escrevendo também um livro sobre a viagem de bicicleta, considerado um dos livros mais picantes sobre cicloturismo. Também em 1996, foi convidado para o programa do Jô Soares para falar de suas aventuras. http://pagina20.uol.com.br/09112003/c_050911.htm No final de 1994, Marcus Caribé e Janine Brandão iniciaram a primeira grande aventura brasileira sob um reclinada brasileira (Zöhrer under control), pedalando uma parte da América Latina (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia e Peru) Em 1995, Alexandre Northfleet faz Rio de Janeiro - Porto Alegre numa Under Control Também em 1995, Aurélio Moreira torna-se o primeiro reclineiro do mundo a fazer o Caminho de Santiago de Compostela com o modelo Zöhrer New Under Control (já trazia aprimoramentos de projetos obtidos com as informações dos cicloturistas que usaram o modelo anterior) fazendo tanto o caminho Francês (saindo de Saint Gean Pied du Port (900km + 300Km até Galícea) como o Português (900 km feito em zigue-zague saindo de Lisboa). Também fez outras viagens como: Caminho de Anchieta (200Km) Teresópolis - Casimiro de Abreu Volta de Conservatória – Santa isabel - Santa Rita de Jacutinga – Rio Preto Barra Mansa – Parati Em 1998, é criada a primeira bicicleta reclinada brasileira destinada ao cicloturismo, a 20x20 Tour Around com principais características: Suspensão traseira livre de manutenção que usava um coxim e que soltando a suspensão o quadro se dobrava ao meio facilitando o transporte. Ela se utilizava de duas rodas 20 que foram escolhidas por serem rodas mais robustas e tinha um porta-alforje especial que ficava localizado debaixo do banco que tinha capacidade para quatro alforjes. Essa localização tinha como objetivo melhorar o centro de gravidade da bicicleta, facilitando o seu equilíbrio em lugares não pavimentados. Esse sistema inovador de suspensão também foi usado nos modelos under control full suspension e chopper Full suspension, rendendo uma patente. Em 2002, esse modelo foi utilizado numa longa viagem pelo Rodrigo Arnoud: http://www.clubedecicloturismo.com.br/entrevistas/percorrendo_horizontes/percorrendo_horizontes.html Essa foto foi tirada numa viagem minha de cicloturismo (1999 com o modelo 20x20 Tour Around) que começou em Resende, subida na Serra da Bocaina, passando em Cunha e terminando em Parati Esse modelo saiu de produção por ser muito pesado (16kg) e por ter desenvolvido outros modelos que o substituiria. Atualmente, o modelo direcionado para cicloturismo é a Zöhrer EXD (Extra-Distance), pensado para ser um modelo leve, resistente, compacta e muito confortável. Esse modelo se difundiu tão bem no âmbito cicloturístico, que há várias histórias de viagens com esse modelo pela internet. Para citar os mais antigos cicloturistas reclineiros (tendo usado quase todos os modelos da Zöhrer): http://fotolog.terra.com.br/danielinglid Em 2006, Eneko e Miyuki conheceram o universo das reclinadas no Rio de Janeiro durante a viagem pelo mundo de tandem. http://www.acercandoelmundo.com/elViaje/elDiario.asp Apesar de vários e diferentes modelos de bicicletas reclinadas poderem ser utilizadas para o cicloturismo, as bicicletas especificamente projetadas para o cicloturismo terão uma performance melhor na prática do mesmo, por levar em conta questões relevantes de uso da bicicleta como; sobrecargas, facilidades em controlar a bicicleta em diferentes tipos de terreno, facilidade no transporte, facilidade de manutenção, além de levar em conta as questões ambientais (o banco não pode enxarcar), etc. É importante está apto a experimentar diferentes bicicletas e descobrir qual é a melhor bicicleta para você. Ótimas pedaladas!!! | |
| | | Marco Di Martino
Mensagens : 248 Data de inscrição : 21/05/2009
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Ter Jan 04, 2011 2:51 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Que fique claro q não estou desdenhando de longwheelbasebikers! Cada um na sua!!
É, acho bom mesmo... Se não, apanha!!! Ah, ha, ha, ha, ha... Podes ficar tranqüilo Nino que a Explorer é uma CLWB mesmo... Acho que deveriam chamá-las MWB... Uma vez alguém aqui no Fórum já mencionou esse termo... Saudações iniciais para 2011 a todos! Marco | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Qua Jan 05, 2011 6:56 am | |
| - Marco Di Martino escreveu:
- É, acho bom mesmo... Se não, apanha!!! Ah, ha, ha, ha, ha...
Vou tentar ficar quietinho pra não levar uma contrabaixada na fuça rsrsrs!!! O post do Pedro foi uma beleza! Abraços! | |
| | | Braga Tepi
Mensagens : 115 Data de inscrição : 13/03/2011 Localização : Teresima-PI
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Qui Mar 17, 2011 1:45 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Resolvi fazer esse post só para nos inspirar em nossas viagens reclinadas em 2011 !!
Bisbilhotando blogs e foruns diversos na net, dá pra ver q, apesar de existirem bikes proprias e quase exclusivas pra ciclotour, tipo as várias Surly, qualquer bike pode se prestar à atividade com algum nível de adaptação, seja speed, mtb, full suspension, e até dobráveis.
Evidentemente, nas reclinadas, o mesmo ocorre. No site fullyloadedtouring.com, entre as mais de 300 fotos da galeria de bikes cicloturísticas "carregadas", há 9 reclis q nos dão uma amostra disso.
Curioso q as LWB (long wheelbase), apesar de serem um estereótipo de 'touring recumbents', não parecem ser as mais comuns - claro q o site não serve como estatística adequada. As mais vistas são mesmo as SWB (short wheelbase). Primeiro as USS (under seat steering):
HPVelotechnik Street Machine:
Challenge Focus (acho q é fora de linha agora):
As SWB com OSS (over seat steering):
Speed Ross (essa eu não conhecia, vejam a quantidade de água q leva à frente):
Bacchetta Giro 20:
Bacchetta Giro 26:
Claro q tb tem as CLWB (compact long wheel base); Cycle Genius CGX (fora de linha tb, acho):
E as LWB (long wheel base); Rans Stratus XP:
Se existe algum padrão entre elas, é o uso dos alforjes abaixo do banco (além dos sobre a roda traseira), justamente uma das vantagens das reclis sobre as comuns, distribuindo melhor o peso. Também aparecem reclinadas com Bob trailer; Rans V-Rex:
E com algo como Extrawheel; Challenge Mistral (não sei se esta é exatamente um extrawheel):
As imagens tiradas desse site são apenas uma amostra, vasculhando pela net se vê coisas ainda bem diferentes. Por exemplo nos jornais do crazyguyonabike, vi uma Cruzbike com Xtracycle:
E o falecido Valdo, q também era cruzbikeiro, levava bagagem numa traseira carenada (como o Lauro da Emília de Belém) e em tudo qnto é canto da bicicleta:
Faltaram exemplos de bagagem em triciclos, fica pra uma próxima! Outros exemplos de brasileiros são bem vindos, não coloquei os q já vi por aí pois acho q fica mais interessante se cada um mostrar os seus. Falando do banco da SKylab para viagens...E aí.... foi justamente para viagens longas que projetei a quele banco ,ele é feito com aluminio ACM de lehua... possue uma camada interna de plástico calulóide é muito leve ..são duas peças ...até vir a espuma e o couro ....em termo do suor ainda não vi problema ,o banco de couro tambem ajuda quando pegar uma chuva....e o movimento do corpo na hora em uma pedalada de descida é bastante rígido , é apropriado apenas para viagens em asfalto e paralelepipedes....O banco de nilon com cano è menos esportivo, a quele com espuma exposta eu ja tive um ....com um tempo fica um odor indesejavel,não tem sabão que tira..... mas sempre vou testar outros materiais....falou... | |
| | | ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo Sáb Nov 24, 2012 7:58 am | |
| Só para complementar, no grupo Zöhrer as dúvidas em relação ao cicloturismo de reclinada giram em torno das seguntes perguntas: Qual modelo é o melhor? Como elas se comportam em estradas de terra e atoleiro? Quanto de bagagem se pode levar e como se leva e o que se leva ? É preciso porta alfojes especiais ou alforjes especiais para reclinadas, ou da para usar os tradicionais? Melhor será usar reboque, duas rodas , uma roda ? Nas subidas elas sobem ou tem que empurar? Tem malabike grande o suficiente para colocar uma bike? É melhor malabike rígido ou flexível, ou é melhor só enrolar em plástico bolha ou papelão e depois descartar? Com susp. é melhor , faz diferença? E o peso a mais das sup. compensa? Rodas grandes ou pequenas? É bom usar paralamas, qual tipo fica melhor em reclinadas? Que tipo de sinalização usar, farois , dinamo ou bateria, adesivos refletivos, bandeirolas? Que roupas usar, que roupas levar? Usar capacete, chapeu ou boné? Melhor pedal clip ou firma pé, sapato , tenis, sandália? Os descansos( pezinhos) aguentam tanto peso? Qual é o melhor? Como vcs podem ver são muitas varíáveis e a maior delas é o ciclista (alto , baixo, magro, gordo, o exigente quanto a hospedagem, o que acampa, viajar só ou acompanhado. Marcos Caribé e Janine Brandão em 1995 | |
| | | jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
| Assunto: reclinadas diversas para cicloturismo Sáb Dez 01, 2012 5:56 pm | |
| olá. alguém sabe dizer se existe algum documentário sobre as viagens do valdo? tipo vídeos ,entrevistas , fotos . acho que seria de grande valia se as revistas sobre ciclismo tentassem algo sobre, pois pelo pouco que sei ele rodou muito. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: reclinadas diversas para cicloturismo | |
| |
| | | | reclinadas diversas para cicloturismo | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|