Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Experiência de uma reclinada em terreno off-road

Ir para baixo 
+5
xamã
Mordaz
Olavo
ninocoutinho
Maurício Oliveira
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Maurício Oliveira

Maurício Oliveira


Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Localização : Brasília - DF

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 9:13 am

Olá Amigos Reclineiros,

No último domingo, dia 29/05/2011, testei minha EXD numa trilha muito bonita, cercada de um belo visual do cerrado brasileiro e, após um pouco mais da metade do percurso, o acesso a uma linda cachoeira, que dá nome a trilha - Tororó. O passeio foi organizado pelo grupo de mountain bike de Brasília, chamado Rebas do Cerrado, do qual sou membro desde 2008.

A trilha é fácil para uma mountain bike, tem 19 km e uma altimetria com pequena variação, no ponto mais alto 1.140 metros do nível do mar e no mais baixo 1.050 metros. Sou apaixonado pelo mountain bike e também pelas reclinadas e minha curiosidade era sentir como uma EXD se comportaria numa trilha, com terrenos variados: areias, cascalhos soltos, descidas e subidas com buracos, singletrack e etc.

Minha maior dificuldade foi conduzir a EXD em descidas e subidas com cascalhos soltos, onde a roda dianteira perde facilmente o contato com o chão. Na descida, a melhor opção é soltar o encaixe do pedal e garantir o equilíbrio com os pés. Outra dificuldade foi manter o giro em terreno arenoso, a direção parece sair das mãos. Numa mountan bike, essas dificuldades são vencidas com a ajuda da variação do centro de massa, inclinando o corpo para frente ou para trás. Numa reclinada, elas parecem mais difíceis de serem vencidas.

A posição de pedalar da reclinada é fantástica, é prazeroso observar a natureza com o olhar para frente, com ampla visão. Nos singletracks, não há preocupação em bater o pedal no chão e com o posicionado mais baixo do ciclista, os matos se tornam relativamente mais altos, o que proporciona uma sensação de maior aventura.

Gostei muito da experiência da reclinada em trilha, vou repetir em outras trilhas que não exigem técnica aprimorada em mountain bike, com terreno predominantemente de terra batida. Entretanto, considero que preciso aprimorar muito minha técnica de condução de bicicletas reclinadas em situação off-road. Alguém tem alguma dica?



Abraços,
Maurício Oliveira
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 1:09 pm

Parabéns, Maurício, e obrigado por compartilhar! Ótimas imagens, e essa sua foto em frente à catedral está supimpa!! flower

Eu acho, além de tudo, q as reclinadas ficam LINDAS nos estradões! A geometria da minha Solyom Explorer guarda muitas semelhanças com a Zohrer EXD e, já disse isso aqui uma vez, parece q o estradão é o terreno perfeito pra ela.

Engraçado, qndo estou com minha commuter (uma MTB adaptada pra uso urbano) e passo do asfalto para a terra, parece q estou fazendo "errado". Já na explorer, nas pouquíssimas (duas) vezes em q saí do asfalto e fui pra terra, parecia q eu estava fazendo o certo!!

Acho q esse é um assunto q vai e volta aqui nas nossas discussões: o uso de reclinadas em situações off-road. Seu vídeo é mais um q comprova a possibilidade e perfeita adaptabilidade (mesmo com sua comprada de terreno na areia!). As CLWB com pneus cravudos parecem ser uma das melhores opções, mesmo sem amortecimento. Se for full-suspention, SWB não vai mal (apesar de parecer meio preocupante andar clipado nessas situações):



Tem tambem este clássico do singletrack reclineiro q mostra q quase tudo é possível mesmo com uma LWB no meio da trilha:



Uma coisa q tlvz seja consenso, é q pra uma grande gama de terrenos off-road (provavelmente a maioria deles), uma recli com assento muito deitado não representa muita vantagem, pelo contrário.

E finalmente, eu bem que queria gostar mais de pedalar em trilhas. Acaba q desde meu início com as bikes, tenho ido em outra direção.

Novamente obrigado, Maurício, e seja bem vindo ao Recliforum! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 2:07 pm

Parabéns Maurício!
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 3:54 pm

ninocoutinho escreveu:
As CLWB com pneus cravudos parecem ser uma das melhores opções, mesmo sem amortecimento. Se for full-suspention, SWB não vai mal (apesar de parecer meio preocupante andar clipado nessas situações):
Acho que o "C" da CLWB é um problema. Uma LWB não compacta funciona bem, mas a CLWB empina a roda dianteira muito facilmente. Uma Shockster na EXD melhora um pouco isso, mas só mantendo a roda dianteira 20".

SWB full é legal, mas acho que um garfo com suspensão na frente já resolve bem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 4:09 pm

Uma opção maneira é colocar um garfo com suspensão na frente e uma Shockster atrás numa SWB rígida. Fácil de adaptar e funciona mesmo.

O legal dessa solução é que reduz bastante a complexidade do projeto. Olha aqui uma Bacchetta Aero modificada:

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 5068936013_5565db572a_z

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 5069544340_17671e5f2f_z

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 5068936327_3b374be625_z

Fica um pouco mais alta:

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 5069544062_97396e5eeb_z
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 7:47 pm

Mordaz escreveu:
Acho que o "C" da CLWB é um problema. Uma LWB não compacta funciona bem, mas a CLWB empina a roda dianteira muito facilmente. Uma Shockster na EXD melhora um pouco isso, mas só mantendo a roda dianteira 20".
Até hoje não senti a frente empinar na explorer. E não é pouca subida q eu pego - tá certo q poucas com irregularidades no terreno. Acho q tem algumas diferenças entre ela e a EXD q implicam nessa diferença de sensação (acho q a principal seria altura do assento, apesar de não ser muito grande a variação). Acho q alguém de pernas muito compridas na exd é q fica meio problemático, pois o assento fica muito pra trás, praticamente em cima da roda traseira. Se a pessoa for menor, fica mais pra frente e isso melhora. Imagino q vc tenha mais problemas de empinadas na exd do q sua mulher (q deve ter outro tipo de problemas, tlvz).

Pelas fotos do site, parece q a Explorer S teve a geometria remodelada (o Davilson já tinha comentado comigo). Ela está um pouco mais comprida, mais pra LWB. Longa mesmo é a Explorer rígida ( http://www.solyombikes.com/EXPLORER-R2026.php ), e além disso é baixíssima, mas não sei se ela seria ideal pra trilhas pela falta de suspensão (bem, a exd tb não tem...). Mas problema com empinadas acho improvável (acho q vc mesmo me disse isso, bem no início).

Já essa bacchetta aí ficou show demais!
Ir para o topo Ir para baixo
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 10:28 pm

hola, Maurício!
bem vindo...belo passeio Cool
eu tinha visto 3 vídeos do Bira,que foi com vocês e postou lá no fórum de motos M@D
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?f=6&t=508&start=4240

abraços
Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Maurício Oliveira

Maurício Oliveira


Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Localização : Brasília - DF

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer maio 31, 2011 10:46 pm

As subidas e descidas em terrenos irregulares, principalmente cascalhos soltos, são bem difíceis de realizar com uma reclinada (pelo menos com a minha). Isso foi o que mais me surpreendeu nessa experiência! Quando faço subidas ingrimes no asfalto, coloco a marcha adequada e subo devagar e sempre, mas sem problemas. Na trilha não foi bem assim! Existia um trecho pequeno, porém bem inclinado e a roda dianteira não parava no chão, mas subiu … Infelizmente a bateria da filmadora já tinha acabado e não deu para filmar esse momento.

Penso em experimentar uma roda aro 29 na traseira, mantendo a 20 na dianteira. Será que melhora? O problema do freio eu resolvo instalando o freio a disco da minha mountain bike. Sou alto e o banco da EXD fica completamente para trás, como já disse o Nino, essa característica piora bem minha situação. A roda maior também poderá amenizar o problema da falta de suspensão. Seria uma ideia maluca?

Nino: obrigado pelos vídeos e pelas dicas, gostei muito.
Olavo: valeu pelo incentivo.
Mordaz: essa bacchetta é um sonho, muito bacana! Você conhece o “caminho das pedras” para conseguir uma suspensão Shockster? É difícil comprar uma?
Xamã: conheci o Bira nesse passeio e sei que ele contribui com esse fórum. Vamos tentar mobilizar os reclineiros de Brasília para pedalarmos juntos ... O Luiz Paulo, dono de um triciclo HP3, também membro desse fórum, estava lá também.

Abraços,

Maurício Oliveira
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 1:39 am

ninocoutinho escreveu:
Acho q alguém de pernas muito compridas na exd é q fica meio problemático, pois o assento fica muito pra trás, praticamente em cima da roda traseira.
Exatamente!

ninocoutinho escreveu:
Se a pessoa for menor, fica mais pra frente e isso melhora. Imagino q vc tenha mais problemas de empinadas na exd do q sua mulher (q deve ter outro tipo de problemas, tlvz).
Com roda dianteira 26", então, fica realmente complicado. Nesse ponto, a Shockter ajuda um pouco porque aumenta (apenas um pouco) a distância entre-eixos.

A Leonor não tem esse problema, mas tem outro: A regulagem do banco, que não vai tão para frente quanto se deseja, mas já estou trabalhando numa solução definitiva para esse problema.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 1:56 am

Maurício Oliveira escreveu:
Penso em experimentar uma roda aro 29 na traseira, mantendo a 20 na dianteira. Será que melhora? O problema do freio eu resolvo instalando o freio a disco da minha mountain bike. Sou alto e o banco da EXD fica completamente para trás, como já disse o Nino, essa característica piora bem minha situação. A roda maior também poderá amenizar o problema da falta de suspensão. Seria uma ideia maluca?
Pelo contrário. É uma boa idéia.

Maurício Oliveira escreveu:
Mordaz: essa bacchetta é um sonho, muito bacana! Você conhece o “caminho das pedras” para conseguir uma suspensão Shockster? É difícil comprar uma?
Sim, já comprei algumas, para mim e para outros reclineiros. Até tenho uma novinha aqui em casa, que recomprei do Marcelo Montanhista e que ainda não usei. (E nem vou usar tão cedo; estou com outras prioridades.) Posso orçar uma nova e te vender a que eu tenho, para você não ter de esperar. Só não é plug-and-play. É preciso usar uma peça de adaptação para fixá-la ao quadro da EXD. A minha eu mesmo fabriquei e durou bastante (um ano e meio de uso intenso), mas eventualmente quebrou por fadiga. O problema foi bem identificado e fazer uma adaptação que não esteja sujeita a esse problema não é complicado. O Pedro Zöhrer até já o fez, mas ainda não tive a oportunidade de ver de perto como ficou.

Você pode ver fotos na minha instalação no meu antigo fotolog, mas já vou postando as fotos aqui:

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 2

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 3

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 4

Experiência de uma reclinada em terreno off-road 5

Primeira EXD Sport Plus, como o Pedro a batizou:
Experiência de uma reclinada em terreno off-road 67

Essas fotos e outras estão disponíveis em alta resolução em vários arquivos ZIP na seção de downloads do grupo zohrer.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 2:00 am

Maurício Oliveira escreveu:
Mordaz: essa bacchetta é um sonho, muito bacana!
A propósito, a roda que se encontra nessa Bacchetta Aero com Shockster é uma 29", apesar de a Shockster ser feita para aro 26" e não aceitar freio a disco.

Se bem me lembro, o cara usou um v-brake da Paul Comp com uns braços mais longos e uma faixa de ajuste mais ampla.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 2:07 am

Tópicos nos quais o assunto "reclinada off-road" foi abordado:

https://recliforum.forumeiros.com/t411-dicas-para-fabricar-uma-off-road
(Neste eu destaco a LWB do Richard Ehrlicht, única no gênero e, na minha opinião, a de melhor geometria para off-road. Outra digna de nota é a SWB Azub).

https://recliforum.forumeiros.com/t375-mais-uma-reclinada-off-road

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 11:09 am

Minha Shockster quebrou também, acho que depois de mais ou menos 1 ano de uso, eu com certeza sou mais pesado que o RT, e fiz a adaptação exatamente igual a dele.

Experiência de uma reclinada em terreno off-road DSC02450

Mais duas imagens aqui:

http://olavolu.multiply.com/photos/album/35/Shockster_quebrada#
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 11:17 am

Ah...esqueci, minha experiência com a suspensão.

Logo que instalei fiquei maravilhado, passava de propósito nos buracos.

Depois vi que a corrente ficava pegando no quadro e aquilo me incomodou, fiz o mesmo esquema do RT de colocar ali um pedaço grosso de mangueira, mas tive que usar umas 3 diferentes até acertar, a melhor é aquela com uma malha de aço interna.

Facilitou a descida de cordões, nunca fiz uma trilha!

Com o tempo se tornou meio que um trambolho.

Quando quebrou e retirei, fiquei feliz de ver minha EXD mais light, senti um pouco no início a falta do amortecimento, mas com o tempo acostumei e não pretendo colocar novamente outra.

Gostaria de fazer trilhas, mas ai eu queria uma AZUB pronta pra isso, ou uma Zohrer já prontinha bem adaptada, ou seja, uma bicicleta específica.

Mas para trilhas leves acho que basta ter um par extra de rodas com uns pneus grandes e com cravos, heim RT, o que acha?
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 2:20 pm

Olavo escreveu:
Minha Shockster quebrou também, acho que depois de mais ou menos 1 ano de uso, eu com certeza sou mais pesado que o RT, e fiz a adaptação exatamente igual a dele.
Nem sabia que a sua havia quebrado.

Mas, para não "difamar" a Shockster, é bom ressaltarmos que essas quebras não teriam ocorrido se ela fosse instalada conforme projetado, ou seja, rigidamente presa ao quadro. Não foi o que fiz, pois havia uma certa flexão lateral. A instalação do Pedro deve ter ficado bem mais rígida, embora eu tenha preferência por uma estrutura triangulada.

Nessa instalação da Shockstder na Bacchetta Aero, por exemplo, é improvável que venha a quebrar.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 6:27 pm

Maurício,
olhei novamente o teu vídeo e no leve tombo que levou foi a roda dianteira que deslizou para a esquerda, não é? sorte que vc já estava devagar e tinha areia quando deitou para a direita Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 6:52 pm

Mordaz escreveu:

Nem sabia que a sua havia quebrado.

Pois é quebrou sei lá quando no ano passado, não conseguia tempo para tirar as fotos e postar aqui, depois tirei as fotos e esqueci!

Tô feliz sem a shockster, desde que tinha instalado a suspensão eu sentia a EXD mais bamba, parecia que tinha algo errado, além dos probleminhas das adaptações!

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQua Jun 01, 2011 8:59 pm

Mordaz escreveu:
Tópicos nos quais o assunto "reclinada off-road" foi abordado:

https://recliforum.forumeiros.com/t411-dicas-para-fabricar-uma-off-road
(Neste eu destaco a LWB do Richard Ehrlicht, única no gênero e, na minha opinião, a de melhor geometria para off-road. Outra digna de nota é a SWB Azub).

https://recliforum.forumeiros.com/t375-mais-uma-reclinada-off-road

[]s
RT

Excelente tópicos... valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Maurício Oliveira

Maurício Oliveira


Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Localização : Brasília - DF

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyQui Jun 02, 2011 10:06 pm

Mordaz: Obrigado pela gentileza da oferecer a possibilidade de me vender a sua Shockster, é uma alternativa que considero. Porém, no momento, preciso testar soluções básicas, como o uso de pneus com cravos e aro 29 na traseira. Se no futuro eu decidir por usar a suspensão, voltarei a solicitar a ajuda de vocês sobre os detalhes da adaptação necessária.

Xamã: Realmente, essa foi a causa do meu tombo. Acho que isso ocorreu porque eu estava usando pneu liso na dianteira. Farei novos testes em areia com pneu apropriado.

Olavo: Muito obrigado pelo seu relato sobre a suspensão. Permita-me uma sugestão: experimente um pedal em trilha leve, em estrada do tipo “de fazenda”.


Farei novas trilhas (leves), filmarei e compartilharei com vocês minhas novas opiniões. Agradeço a todos pelas dicas, incentivos e interesse de compartilhar opiniões sobre o tema que postei.

Abraços,
Maurício Oliveira
Ir para o topo Ir para baixo
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptySex Jun 03, 2011 12:39 am

Maurício, bem que eu gostaria! Só não fiz uma trilha assim por falta de tempo e oportunidade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Maurício Oliveira

Maurício Oliveira


Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Localização : Brasília - DF

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptySeg Out 31, 2011 9:13 pm

Caros Amigos Reclineiros,

Estou devendo um depoimento neste tópico.

Instalei uma roda 29 na traseira da EXD, pneu Geax Barro Race, perfil baixo, e uma roda aro 20 na dianteira, pneu Maxxis 1.85.

Em agosto, fiz um trilha (tipo estradão) de Brasília até Pirenópolis, com o mesmo grupo Rebas do Cerrado, com aproximadamente 100km de distância. Foram muitas subidas e descidas ingrimes e a EXD superou todas! Fiquei muito satisfeito com a experiência. A roda 29 na traseira fez o papel da suspensão e o pneu mais largo e resistente promoveu o conforto que eu precisava. A roda pequena na frente, com pneu balão, me fez enfrentar as subidas sem patinar/empinar.

Experiência de uma reclinada em terreno off-road P1020765medium

Tive que instalar uma peça de alumínio embaixo do banco, para aumentar a altura e aproveitei para permitir uma regulagem mais ampla, levando o banco um pouco para trás (mais adequado para o tamanho de minhas pernas). Com isso, aumentei as hastes que sustentam o banco no quadro. Adaptei o freio traseiro com uma peça própria para instalar freios em quadros não preparados (comprei numa loja de bike bem simples), continuei usando o v-brake (veja foto).

Experiência de uma reclinada em terreno off-road P1020727small

Atualmente, não estou mais usando essa configuração 20 x 29, chegou a época de chuvas em Brasília e não pretendo fazer trilhas com a EXD até o próximo ano. Estou usando 26 na frente e 29 na traseira, com pneu slim, minha EXD ficou 69 Laughing .

Abraço,
Maurício
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyTer Nov 01, 2011 2:08 pm

Bem legal a sua experiência, Maurício.

Acredito q os suportes de freio q vc usou sejam os da JKS:

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Acess_sup_adpt_01

O pessoal qndo faz a adaptação de colocar um aro 700 num quadro pra aro 26 tem mania de comentar q só dá pra usar os freios mudando pro estilo ferradura, ou adotando freio a disco, ou usando os caros paul comp moto (foto). Já chamei atenção a esse acessoriozinho aí da jks mas até agora vc foi o primeiro q vi usar. Espero q tenha alguma qualidade e seja durável.

Como complemento à sua experiência, um video recém divulgado pelo Richard Ehrlich, adepto das reclis em terrenos fora de estrada:



Essas trilhas nas quais ele anda são bem diferentes da ideia comum de "trilha" por aqui, mas acho q a bike tb se prestaria bastante pros nossos caminhos de terra, pedras e areia.

A bike dele, pra quem não conhece, é mais ou menos assim:

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Recumbent%20LWB%2009

Abraços,


Nino
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Mais reclinadas off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptySeg Nov 21, 2011 10:20 pm

Vi no BROL uma nova conversão de reclinada de estrada para off-road com a suspensão Shockster e resolvi ressuscitar o tópico com umas fotos bem maneiras.

Então, aqui vai a novidade, uma Bacchetta Bella ATT, com Shockster e roda 29" na traseira, e garfo com suspensão e roda 26" na dianteira:
Experiência de uma reclinada em terreno off-road 6365112293_38dddb538d_b

O cara que fez essa adaptação já tinha adaptado uma Bacchetta Giro ATT com rodas 29", Shockster e garfo com suspensão:
Experiência de uma reclinada em terreno off-road 5867360307_592391152f_z

Fico vendo essas adaptações e me dá vontade de transformar minha EXD com Shockster numa reclinada (quase-)todo-terreno:
Experiência de uma reclinada em terreno off-road Dsc00693ys

Porém, a distribuição de peso na EXD com roda dianteira 26" não favorece o off-road. Em subidas íngremes, a dianteira comeca a sair do chão muito fácil, e controlar a bike sem a roda no chão é uma proeza. Talvez eu experimente botar um garfo com suspensão na frente (20" ou 26") e, talvez, uma roda 29" atrás.

Claro que, antes, preciso reprojetar a fixação da Shockster ao quadro para evitar a repetição da quebra que tive.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptyDom Nov 27, 2011 6:20 pm

Sempre gostei de testar minhas criações em terreno Off- Road, especialmente down hill.
Este é o teste derradeiro da resistência de um quadro de reclinada.
Os primeiros modelos tipo SWB-USS como a Under Control se mostraram valentes nas subidas mais íngremes sem empinar a frente, mas em descidas uma susp.dianteira ajudava muito.
Mas a roda pequena com uma distribuição de peso com 60% na frente não melhorava nas descidas.
Já com o modelo Chopper ficava melhor, mas ainda assim a roda pequena nos buracos limitava um pouco. Os modelos full susp, como nas fotos melhoraram muito o conforto, mas ao custo do maior peso, o que penalizava nas subidas.
Num modelo para cicloturismo isso parecia compensar veja foto da 20x20 Tour Around. Mas a verdade é que quem tem uma sup, vai sempre abusar e isso acaba refletindo na segurança.
Uma proposta a ser testada me veio da idéia das rabo longo ou S.U.B. Por que não usá-la para não só aumentar o entre eixo da Zohrer turismo e EXDs, como aproveitar e colocar uma susp. traseira?
Veja imagem com a simulação da idéia.
Acho que reclinadas com entre eixos mais longos e centro de gravidade mais baixos dariam reclinadas OFF-Road melhores independente da susp.
A nova Capoeira 26x26 talvez merecesse um teste OFF-Road para testar essa teoria , sei que a antiga Capoeira ia bem nessas situações mesmo sem os pneus adequados.
Experiência de uma reclinada em terreno off-road 101rg


Experiência de uma reclinada em terreno off-road 204dz


Experiência de uma reclinada em terreno off-road 20x20touaround


Experiência de uma reclinada em terreno off-road Zhrersuperconfortcomsup


Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: bom opcional para exd   Experiência de uma reclinada em terreno off-road EmptySeg Nov 28, 2011 7:25 am

Esse triangulo extra como acessorio da EXD seria um opcional e tanto. De preferencia que caiba pneus 29x2.50 e tenha suporte para freio a disco.
abs
marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
Conteúdo patrocinado





Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty
MensagemAssunto: Re: Experiência de uma reclinada em terreno off-road   Experiência de uma reclinada em terreno off-road Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Experiência de uma reclinada em terreno off-road
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mais uma reclinada off-road
» Reclinada off-road da English Cycles
» Martyn Ashton - Road Party
» Dicas para fabricar uma off road
» Hidratação na reclinada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: