Ah, amigos, vamos ajudando a compor essa secao, se nao a cada voltinha q eu der, posto aqui!!
Entonces, nos proximos dias vou fazer umas visitas ai pra uns amigos nossos de forum, e preciso levar uns presentinhos locais! Bem, perde a surpresa pra eles, mas nao sei pq, nao me agrada a ideia de postar fotos e comentarios muito depois.
Assim, resolvi levar o mesmo que levei pro Klaus: uns legitimos pes-de-moleque aqui do sul das gerais, da cidade q e considerada a capital nacional desse quitute: Piranguinho.
Piranguinho fica pertinho, a uns 15 km de Itajuba, onde estou agora. Qndo levei pro klaus, fiz mais facil: so peguei uma bike emprestada e dei um pulo no mercado municipal. Ate pq eu nao tinha muito tempo. Desta vez, resolvi ir pedalando pro Piranguinho e buscar os doces.
Mas nao fui de Explorer, e sim de dobravelzinha aro 16, a mesma que era do joaorodrigocampos (nosso colega e autor
deste topico). Essa bici estava presa dentro do minha antiga republica em SP, e eu ia la buscar por esses dias, mas descobri q ja tinham trazido pra mim!
Assim, ontem de manha foi so o tempo de ir buscar a bike, conferir se estava tudo ok com ela, adaptar meu alforjezinho btwin no bagageiro (nao eh o q mais dava certo, mas me trouxeram a bike e deixaram o alforje ideal - q o joao me vendeu junto - la no apartamento...), adaptar meu traje
cycle chic pra dobravel e partir!!!
Acabei saindo tarde (10:30) e peguei um calor danado.
Comecei o trajeto la perto da casa do meu pai:
E passei pela Universidade Federal de Itajuba (q eh onde eu trabalho, mas num outro campus a mais de 600km de distancia - da pra entender?):
Essa foi a foto escolhida pra mostrar qual era meu traje cycle chic!!!
Adoro fotos e
campi sustentaveis!
Itajuba eh uma cidade q tem la seus morros, mas em geral eh bem plana e o uso da bike eh muito difundido. Eu mesmo so andava de bicicleta enquanto morava aqui. No entanto, apesar de ter muita bike nas ruas, eh uma zona e a sensacao eh de q os motoristas "aguentam" os ciclistas. Nessa avenida da foto abaixo - q eh a mesma da primeira foto - a pista eh de mao unica e as bicicletas vao SISTEMATICAMENTE na contra-mao (ou seja, os ciclistas tb nao tem la uma orientacao muito adequada). O canto esquerdo dessa avenida sempre teve um uso espontaneo como pista de cooper/caminhada, ate q a Unimed resolveu instalar uma pista oficial, com separacao apenas por pintura no solo. Isso ja deve ter uns 10 anos, e nao impediu q os ciclistas tb fizessem uso dessa "pista", o q causa alguns transtornos, ja q vem bicicletas e pedestres em ambas as maos e os carros tirando fina pela direita. Agora, elevaram a pista pra pedestres e segregaram da avenida, E das bikes, como a placa nao-cycle-friendly demonstra:
Nao vi ciclistas desrespeitando a placa, mas eles continuam usando ambas as maos pra se locomover.
Ja na rodovia saindo da cidade, o fluxo de bikes tb eh grande, e o bom eh q o acostamento eh bem razoavel, q acaba funcionando como ciclovia:
E tb via pros veiculos de tracao animal (o meu nao eh??)
Um dos meninos em cima dessa carroca gritou qndo eu passei: "olha a BAIQUINHA!!!!"
Exceto por um trecho bem perigoso perto de uma certa ponte, tem acostamento em todo o trajeto ate Piranguinho. Aqui, eu ja tava quase la:
E de novo realizei uma ultrapassagem no acostamento:
E cheguei!
Escolhi fazer minha compra na Barraca Vermelha. Tem barracas de tudo qnto eh cor, digamos q cada uma faz sua receita diferente de pe-de moleque. A vermelha eh a mais tradicional, fazendo o doce desde 1936:
Close no refrescar!!!
Embalando...
Pronto!
O movimento na barraca eh intenso; aqui, um moleque estava meio inconformado com a baiquinha (note q ele esta com os proprios pes-de-moleque no chao!):
Na volta, sempre eh hora de tirar as fotos que nao tiramos na ida! Primeiro as duas barracas q deixei pra tras:
Entre uma barraca e outra, uma placa importante q sempre espero q seja respeitada:
As paisagens aqui das terras da mantiqueira costumam ser assim:
A curva mais perigosa do caminho:
Resulta nisso:
E ali mesmo, o ipe deu florrrrr!
E a urtima foto eh na frente do colegio onde fiz meu segundo grau - pra onde eu ia numa Caloi Aspen Sport preta que era boa demais, ateh hoje eh usada por um tio meu:
O danado eh q nao comprei pe-de-moleque pra mim, entao eh um martirio ficar olhando praquelas embalagens e nao comer nada hudhuahuahha!!!
Pra quem esta acompanhando a lista Zohrer, ta rolando uma discussao sobre "pezinho" nos modelos. Pra falar a verdade, so li dois e-mails ate agora, mas eu digo q o pezinho nessa dobravelzinha eh tudo de bom!!! Quero conseguir ajeitar um desses em todas minhas bikes, eh muito pratico, tanto em ciclotour como em uso urbano
.