Nunca sei se posto sobre velomóveis em "ciclismo alternativo" ou em "ciclismo reclinado geral". Acho q cabe melhor aqui, no alternativo.
Sempre acompanho o Copenhagenize e, no post de sexta passada, contaram sobre o documentário q estão fazendo a respeito dos "Pioneiros do Ciclismo Dinamarquês". Um desses caras é o Carl Georg Rasmussen, que inventou o Leitra - abreviatura para "transporte individual leve".
Aqui vcs podem ver criador e criatura:
Essa tirei de outro site; as fotos do copenhagenize são lindas e coloridas, como sempre:
Muito interessante a matéria; logo no início, comentam q, apesar dos 76 anos do camarada, ele ainda pedala entre 10 mil e 12 mil km por ano
! (o "apesar de" foi por minha conta). E ainda tem uns casos curiosos com a polícia de Copenhagen, na década de 80. De fato, é de se pensar bem sobre o caso, pq um velomóvel desse, mesmo só no pedal, deve ser mais adequado pra andar na rua (e tlvz fosse o q ele estivesse fazendo), e não nas ciclovias mas, se está sendo pedalado, tlvz devesse estar na ciclovia... bem, nem é esse o ponto sobre a historinha contada, o lance é q ninguém sabia o q era aquilo e tentavam encontrar motivos pra impedir o cara de circular.
Vale lembrar, e a matéria destaca isso, q a Dinamarca nunca foi muito adepta dos velomóveis. Provavelmente pq bicicleta lá foi se tornando uma coisa "fácil". O camarada aí sempre viveu na Dinamarca e vivia mais das exportações pra Holanda, Alemanha e Austria. Os velomóveis holandeses se inspiraram no Leitra.
A matéria está aqui:
http://www.copenhagenize.com/2011/11/danish-cycling-pioneer-carl-georg.html
Como complemento, o Leitra custa por volta de 4500 euros SEM a carenagem (só o triciclo) e pesa em torno de 28-30 kg COM a carenagem. Pra adicionar a carenagem, vai gastar no mínimo mais uns 2000 euros.
Abraços,
Nino