Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 review da Slyway Team

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySáb Abr 28, 2012 5:27 pm


Bela reclinada, parabéns!

Acho engraçado a high racer americana mais famosa se chamar "Bacchetta" e a italiano se chamar "Slyway". Não devia ser o contrário hehehe?

De qualquer forma, parece que você conseguiu montar uma SlyChetta. Ficou ótima.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptyDom Abr 29, 2012 1:40 am

artur elias escreveu:

Bela reclinada, parabéns!

Acho engraçado a high racer americana mais famosa se chamar "Bacchetta" e a italiano se chamar "Slyway". Não devia ser o contrário hehehe?

De qualquer forma, parece que você conseguiu montar uma SlyChetta. Ficou ótima.
Também sempre achei curiosa essa questão dos nomes em inglês e italiano. Os estadunidenses têm alguma razão em usar um nome italiano. Em uma bicicletaria onde fui com essa Slyway, um dos mecânicos imediatamente notou a inscrição "Handmade in Italy" e, numa outra ocasião em que eu falava das minhas reclinadas, ele perguntou, "Qual? Aquela italiana?" Parece que ser italiana conta pontos a favor das bicicletas, apesar de que a esmagadora maioria das bicicletas italianas atuais é feita em Taiwan.

Não é o caso da Slyway. Ela é feita na Itália mesmo, mas e daí? Construtivamente, as reclinadas são tão diferentes das bicicletas convencionais que a tradição ciclística italiana de nada serve.

Quanto à "SlyChetta" ter ficado "ótima", eu não diria tanto. Para ficar ótima mesmo, eu trocaria o banco original por um M5 ou Velokraft de carbono, mas teria de bolar alguma adaptação, porque o sistema de fixação do banco original não é diretamente compatível com esses bancos "concha". Também substituiria as mangueirinhas e a roldada simples por uma roldana "over/under", como a que uso na high-racer HP3. A TerraCycle tem um acessório que permite fixar uma roldana em um quadro sem previsão para isso, mas aí mudaria a trajetória da corrente e eu teria de mudar o ângulo do poste onde é fixado o câmbio traseiro (ou seja, eu teria de fazer um tubo telescópico alternativo ou usar um da Performer, que parece ter o ângulo apropriado; não medi ainda).

Resta a questão do ângulo da caixa de direção, de 70 graus. Isso não dá para mudar, a não ser usando um garfo com um offset maior OU (...suspense...) trocando garfo e rodas 26" por garfo e rodas 20"!

Fiz uns cálculos e vi que, usando um garfo de carbono Trigon para roda 20" (451 mm) e usando rodas dessa medida tanto na frente quanto atrás, o ângulo da caixa de direção vai para quase 73 graus. Coincidentemente, 73 graus é o ângulo da caixa de direção das Bacchetta. Isso, por si só, não diz muito, porque o trail depende também do offset do garfo, mas esse Trigon tem um offset de 33 mm, resultando em um trail bastante semelhante ao das Bacchetta.

Para meu uso não seria tão interessante assim usar rodas 20". Em vez de fazer tantas modificações na Slyway, melhor seria tentar comprar uma Bacchetta Corsa. Ou fazer uma HP3 2.0. Mas, para uma pequena ciclista que mora comigo, essas rodinhas 20" viriam a calhar. O ajuste telescópico também permite encurtar a distância entre a pedivela e a caixa de direção, algo impossível numa Bacchetta. Então, comprei o tal garfo Trigon full-carbon, montei rodas 20" de 451 mm com aros comprados aqui no Brasil mesmo (comentei isso em outro tópico), fiz umas furações a mais no banco da Slyway para movê-lo mais para frente e remodelei seu contorno usando algumas camadas de Etaflon (para ficar com o contorno semelhante a um inexistente "M5 extra-small"), e aqui está o resultado da primeira iteração da idéia:

review da Slyway Team 240320121151

review da Slyway Team 240320121152

review da Slyway Team 240320121154

review da Slyway Team 240320121155

review da Slyway Team 240320121156

review da Slyway Team 240320121157

review da Slyway Team 240320121158

Um detalhe da adaptação do banco é que, com ele posicionado mais para frente, usando os furos extras que fiz na base do banco, os furos de regulagem de inclinação (aqueles ao longo das laterais do encosto) ficam inusáveis. Em todos eles o banco fica muito "em pé". A solução foi usar os furos de regulagem da curva superior do banco. O ajuste não fica lá muito "fino", mas deu certo.

Nas fotos acima ainda estava sem o freio traseiro. Como a roda é menor, precisei fabricar um "drop bolt" (como o Sheldon Brown chamava) para levar o freio até a distância apropriada do aro.

review da Slyway Team 090420121192

Funcionou esplendidamente!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Tubos correia   review da Slyway Team EmptyDom Abr 29, 2012 7:28 pm

Mordaz, como é o funcionamento dos tubos da corrente...? Vi que tem um preso ao quadro, como ele acompanha o mov de lateralidade da correia? Muito bonita tua bike, legal mesmo! e se der, queria saber como tu fizeste aquela viseira pro teu capacete que tu está usando nas fotos do audax com a reclinada prata... Achei legal tbm...! valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptyDom Abr 29, 2012 11:16 pm


Ficou super fofinha.

(pra mim isso é elogio!)

Na verdade quase nem parece aro 20 - essas rodas são grandes e malvadas (para aro 20)!

Que trabalheira.

E a "pequena ciclista", gostou da macchina?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptyDom Abr 29, 2012 11:24 pm

Lele escreveu:
Mordaz, como é o funcionamento dos tubos da corrente...? Vi que tem um preso ao quadro, como ele acompanha o mov de lateralidade da correia?
As mangueiras são fixas. Elas não se deslocam lateralmente. Como são usadas apenas no lado "frouxo" da corrente, não influenciam muito, mas eu prefiro roldanas "over/under", que dispensam mangueiras. É um possível upgrade futuro.

Lele escreveu:
Muito bonita tua bike, legal mesmo!
Obrigado, mas não é mais minha. Agora é da Leonor, a "pequena ciclista" que mencionei no post acima!

Se você comparar as fotos com rodas 26" e com rodas 20", verá que o tubo telescópico foi encurtado ao máximo.

Lele escreveu:
e se der, queria saber como tu fizeste aquela viseira pro teu capacete que tu está usando nas fotos do audax com a reclinada prata... Achei legal tbm...! valeu!
Se bem me lembro, já tivemos um ou dois tópicos sobre isso. Um deles é este aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptyDom Abr 29, 2012 11:28 pm

artur elias escreveu:

Ficou super fofinha.

(pra mim isso é elogio!)
Também achei.

artur elias escreveu:
Na verdade quase nem parece aro 20 - essas rodas são grandes e malvadas (para aro 20)!
A diferença "visual" entre 406 mm e 451 mm é considerável. Tomara que a diferença de rolagem também seja.

artur elias escreveu:
Que trabalheira.
Ufa, foi mesmo! tongue

artur elias escreveu:
E a "pequena ciclista", gostou da macchina?
Adorou! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySeg Abr 30, 2012 1:02 pm

Uau, que upgrade para sua pequena notável!

Ficou muito muito legal. Vc sentiu a melhora na direção com o aumento do ângulo da caixa de direção?

E o quadro é de alumínio (pelos tamanho das seções...)?

Queria ver a dupla no pedal (HR/Sly + Roberto/Leo)

Abraços e parabéns.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySeg Abr 30, 2012 3:05 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Uau, que upgrade para sua pequena notável!

Ficou muito muito legal. Vc sentiu a melhora na direção com o aumento do ângulo da caixa de direção?
Sim. Ficou melhor. Se eu ficasse com essa bike para mim, acho que manteria essas rodas pequenas.

Antes de mudar garfo e rodas, fiz uns cálculos aproximados de trail:

1) Slyway original, c/ rodas 650c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 70°, offset do garfo = 43 mm -----> TRAIL = 66 mm

2) Slyway, mesma configuração acima, mas trocando o garfo por um que tenha 50 mm de offset -----> TRAIL = 59 mm

3) Bacchetta, c/ rodas 650c, pneus de 23 mm, ângulo do headtube = 73°, offset do garfo = 43 mm -----> TRAIL = 49 mm

4) Slyway com garfo e rodas 20" (451 mm), ângulo do headtube = 72,8º, offset do garfo = 33 mm -----> TRAIL = 44 mm

Marcus Del Mastro escreveu:
E o quadro é de alumínio (pelos tamanho das seções...)?
É.

Marcus Del Mastro escreveu:
Queria ver a dupla no pedal (HR/Sly + Roberto/Leo)
Oportunidades não faltarão!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySeg Abr 30, 2012 11:19 pm

[/quote]
Sim. Ficou melhor. Se eu ficasse com essa bike para mim, acho que manteria essas rodas pequenas.
[/quote]


Fiquei curioso. Ficou melhor como? comparando com 559 x 559.

E como a redução no trail teria contribuído para essa sensação de melhoria?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptyTer maio 01, 2012 12:44 am

artur elias escreveu:
Citação :

Sim. Ficou melhor. Se eu ficasse com essa bike para mim, acho que manteria essas rodas pequenas.


Fiquei curioso. Ficou melhor como? comparando com 559 x 559.

E como a redução no trail teria contribuído para essa sensação de melhoria?
Contribuiu reduzindo o "wheel flop". A dirigibilidade da configuração original não era ideal. Isso ficava mais evidente em subidas íngremes a baixas velocidades, nas quais a bike exigia constantes correções de rumo. Com menos trail, ficou "normal", como estou habituado na HP3.

Acho que o headtube a 70° foi um erro no projeto da Slyway. Não consigo ver lógica nisso. O novo modelo Endorphin usa 72°. Embora seja de uma geometria bem diverente, talvez o Stephano (o designer) tenha chegando à mesma conclusão que eu.

A título de curiosidade: A Carbent costumava ter um headtube bem deitado, de aprox. 69º, variando um pouco conforme o tamanho do quadro. Esse dado me deixava meio apreensivo quanto à possibilidade de eu não gostar da dirigibilidade, caso resolvesse adquirir uma Carbent (já pensou, depois de gastar aquela fortuna...?)

Pois recentemente visitei o novo site da Carbent HPV (agora dissociado do site da Bent Up Cycles) e está lá a informação de que o ângulo de headtube foi padronizado em 72° para todos os tamanhos de quadro. Esse mesmo ângulo também é usado nas high-racers Zockra. Não acho que seja coincidência.


Voltando às rodinhas, outro aspecto positivo delas é seu menor peso. Quase meio quilo a menos (em relação a rodas que já eram razoavelmente leves) FAZ diferença! What a Face

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: obrigado   review da Slyway Team EmptyQui maio 03, 2012 9:25 am

Mordaz obrigado pelo limk da viseira, eu mão conhecia ele... rs Boa idéia. Valeu !
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySáb Jun 09, 2012 9:16 pm

Vc chegou a ver esse assento de fibra de carbono, há 4 tamanhos...

Small: 23" or less
Medium: 23" to 24.5"
Large: 24" to 26.5"
X-Large: 26.5" or more

http://hostelshoppe.com/cgi-bin/readitem.pl?Accessory=1089843061
review da Slyway Team La_volae_carbon_seat
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySáb Jun 09, 2012 9:26 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Vc chegou a ver esse assento de fibra de carbono, há 4 tamanhos...

Small: 23" or less
Medium: 23" to 24.5"
Large: 24" to 26.5"
X-Large: 26.5" or more
Sim, já conhecia. Para mim não tem problema; posso usar o tamanho médio, e de fato estou usando um Velokraft médio na Performer. Para a Leonor é que complica, pois ela é X-Small.

Colocar um banco desses na Slyway também é complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team EmptySáb Jul 13, 2013 11:00 pm

Que estranho! As primeiras mensagens deste tópico (as mais antigas) simplesmente sumiram!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





review da Slyway Team Empty
MensagemAssunto: Re: review da Slyway Team   review da Slyway Team Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
review da Slyway Team
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Slyway Endorphin Carbon
» Nova "Carbon MBB" da Slyway
» BUEMBA! carbon trike da Slyway
» novo protótipo do Slyway - mesmo quadro, várias configurações
» review da schlitter encore + configuração exótica de k7

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: