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| Relação de marchas ampla | |
| | Autor | Mensagem |
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Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Relação de marchas ampla Qua maio 23, 2012 12:01 am | |
| Esbarrei em um problema, descobri uma solução para o mesmo e agora compartilho minhas descobertas. Tenho firme convicção de que, em bicicletas reclinadas, uma relação de marchas bem ampla é desejável. Ou seja, mais ampla que em bicicletas convencionais de estrada, e até mais ampla que em mountain-bikes. Isso porque nas reclinadas não há como "subir nos pedais". Muitos podem contra-argumentar, dizendo que é possível fazer bastante força contra o encosto do banco, mas não creio que essa seja a melhor técnica. Prefiro manter uma cadência alta com menos esforço, em vez de massacrar as pernas a uma cadência penosamente baixa. Para conseguir marchas leves que nos permitam girar a cadências elevadas em baixas velocidades (como em subidas íngremes) e, ao mesmo tempo, ter marchas pesadas para altas velocidades finais em planos ou descidas, recorre-se a cassetes de MTB, como 11-32, 11-34 ou mesmo 11-36. E, frequentemente, usam-se pedivelas triplas. Nas reclinadas importadas, são comuns pedivelas triplas de estrada (53-39-30 ou 52-42-30). Como não sou nenhum super-homem e, ainda por cima, uso pedivelas encurtadas, uma coroinha de 30 dentes é pesada para mim. Por isso uso na minha high-racer uma pedivela de MTB com coroas 48-32-20. A diferença entre um coroão de 48 dentes e uma coroinha de 20 dentes está (nominalmente) acima da capacidade de qualquer câmbio dianteiro, mas não tive problemas para ajustar o câmbio na high-racer porque o poste no qual o câmbio é fixado tem inclinação ajustável (como descrevi neste tópico). No entanto, ao tentar usar as mesmas coroas em outras reclinadas, observei que o ângulo do poste (sempre fixo) nunca é o ideal. A consequência disso é que o ressalto da gaiola do câmbio responsável por jogar a corrente da coroa do meio para a coroa pequena fica acima da linha da corrente, como evidenciado pela foto abaixo. Como esse ressalto (indicado pela letra "A") não atinge a corrente, esta não é empurrada em direção à coroinha e não há regulagem do câmbio que dê jeito nessa situação. Tive esse problema com a Slyway e a solução adotada foi trocar o coroão de 48 por um de 44 dentes. Até ficou mais apropriado porque a marcha mais pesada provavelmente acabaria sem uso mesmo. Numa outra montagem na qual eu não quis abrir mão da coroa 48, "prolonguei" o ressalto, simplesmente prendendo um pedaço de plástico com fita na gaiola do câmbio. Mesmo que não dure, serviu para testar o conceito. Se precisar, posso bolar depois uma versão melhorada. []s RT | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Qui maio 24, 2012 11:51 pm | |
| Até agora não tinha entendido o seu poste móvel. Valeu mesmo. Estou pensando em usar a tripla de ciclismo (por causa do qfactor), com possibilidade de trocar a menor de 30dentes para uma de 24 quando necessário... aí comecei a ver que os cambios dianteiros de ciclismo aceitam apenas 20 dentes de diferença, apesar de usarem um pouco mais às vezes. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sex maio 25, 2012 12:52 am | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Até agora não tinha entendido o seu poste móvel. Valeu mesmo. Estou pensando em usar a tripla de ciclismo (por causa do qfactor), com possibilidade de trocar a menor de 30dentes para uma de 24 quando necessário... aí comecei a ver que os cambios dianteiros de ciclismo aceitam apenas 20 dentes de diferença, apesar de usarem um pouco mais às vezes.
Com esse poste ajustável, dá para exceder bastante a capacidade do câmbio. Eu já usei tripla de estrada, 52-42-30, 175 mm, e coloquei uma coroinha de 24, sem trocar a do meio. Ficou um salto abissal entre a 42 e a 24, mas funciona. Quanto ao Q-factor menor, para mim foi um problema, porque meus calcanhares esbarravam na pedivela. Preciso de um Q-factor maior e, por isso, coloquei uns prolongadores de pedal (knee-savers). Depois troquei essa pedivela por uma Deore (FC-M510, eu acho) com coroas 48-36-26 (posteriormente trocada por 22), 170 mm, e dispensei os prolongadores. Nem sei mais onde estão! Agora só uso 48-32-20, 150 mm. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb maio 26, 2012 12:08 pm | |
| Vc sabe dizer se os câmbios de MTB são mais amplos que os de ciclismo (comparando os triplos de cada um) | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb maio 26, 2012 2:17 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Vc sabe dizer se os câmbios de MTB são mais amplos que os de ciclismo (comparando os triplos de cada um)
Acho que são a mesma coisa. O de estrada tem de comportar 52-30 = 22, e o de MTB tem de comportar 44-22 = 22. Tenho aqui um XT e um Ultegra triplo para comparar. São quase idênticos. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb maio 26, 2012 8:34 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Marcus Del Mastro escreveu:
- Vc sabe dizer se os câmbios de MTB são mais amplos que os de ciclismo (comparando os triplos de cada um)
Acho que são a mesma coisa. O de estrada tem de comportar 52-30 = 22, e o de MTB tem de comportar 44-22 = 22. Tenho aqui um XT e um Ultegra triplo para comparar. São quase idênticos. Agora que lembrei, eles também são feitos de acordo com o tamanho da coroa maior (mais ou menos), eu uso pedivela compacto, mas um câmbio para coroa 52, dá prá ver que não casa muito bem, mas funciona perfeitamente. O mesmo acontecia com a MTB que usava coroa 44 e agora está com uma 48 (é que encontrei essa pedivela com 152mm) e o câmbio dela também casou perfeitamente. O que talvez não role é um câmbio para 44 numa coroa 52... vixe me estendi demais no offtopic. Valeu, | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb maio 26, 2012 8:50 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- O que talvez não role é um câmbio para 44 numa coroa 52... vixe me estendi demais no offtopic.
Depende do modelo. Eu usava um câmbio Shimano bem básico (não era de nenhum grupo específico, mas com certeza não era de estrada) com coroas 52-42-24 e passava tudo perfeitamente. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb maio 26, 2012 9:25 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Marcus Del Mastro escreveu:
- O que talvez não role é um câmbio para 44 numa coroa 52... vixe me estendi demais no offtopic.
Depende do modelo. Eu usava um câmbio Shimano bem básico (não era de nenhum grupo específico, mas com certeza não era de estrada) com coroas 52-42-24 e passava tudo perfeitamente. Vc já pensou em usar apenas 2 coroas com grande amplitude, usando um gripshift ou alavanca? Tipo 48-24? 44-20? | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb maio 26, 2012 10:22 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Vc já pensou em usar apenas 2 coroas com grande amplitude, usando um gripshift ou alavanca? Tipo 48-24? 44-20?
Ficaria um "buraco" enorme. Ao trocar de coroa, eu teria de saltar cinco ou seis pinhões no cassete para não quebrar a cadência. No jeito que eu uso, é normal eu saltar um pinhão ao trocar entre a coroa grande e a média. Por exemplo, passo da coroa média para a grande e simultaneamente passo para um pinhão maior. Isso usando cassete bem espaçado. Se usar cassete "coladinho" (por exemplo, 12,13,14,15,16...), complica ainda mais. Falando nisso, estou pensando em combinar os pinhões do meu cassete 11-36 com os de um outro SRAM PG-1070, 12-vinteetantos, para fazer um híbrido, com marchas bem coladas nos pinhões pequenos e bem espaçadas nos grandes. Bem exponencial, como uma reedição 10v do Megarange! | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Seg maio 28, 2012 9:18 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Marcus Del Mastro escreveu:
- Vc já pensou em usar apenas 2 coroas com grande amplitude, usando um gripshift ou alavanca? Tipo 48-24? 44-20?
Ficaria um "buraco" enorme. Ao trocar de coroa, eu teria de saltar cinco ou seis pinhões no cassete para não quebrar a cadência.
No jeito que eu uso, é normal eu saltar um pinhão ao trocar entre a coroa grande e a média. Por exemplo, passo da coroa média para a grande e simultaneamente passo para um pinhão maior. Isso usando cassete bem espaçado. Se usar cassete "coladinho" (por exemplo, 12,13,14,15,16...), complica ainda mais.
Falando nisso, estou pensando em combinar os pinhões do meu cassete 11-36 com os de um outro SRAM PG-1070, 12-vinteetantos, para fazer um híbrido, com marchas bem coladas nos pinhões pequenos e bem espaçadas nos grandes. Bem exponencial, como uma reedição 10v do Megarange! Pelo que sei as marchas são projetadas para ter que puxar 2 ou 3 marchas de uma só vez quando se troca de coroa, é o que tenho que fazer na minha speed (o que é possível pois a alavanca puxa até 3 marchas). O que eu estava falando era radicalizar mesmo com o uso do gripshift e puxar 6, 7 marchas de uma só vez. Um tempo atrás eu conversei com alguém sobre ter uma pedivela tripla com grande range e utilizar cassete de speed, acho que vale muito a pena. Sobre ser exponencial eu também sou defensor (muitos defendem porcentagens iguais, o que me incomoda na Rohloff é exatamente isso), pois quanto maior a velocidade as marchas precisam ser mais juntas, com pouca diferença, pois o aumento de carga é muito maior de 50 para 55km/h (+10%) do que de 20 para 22km/h (também +10%), pois a aerodinâmica vai te combrar muito mais em altas velocidades. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Qui maio 31, 2012 8:38 pm | |
| Lembro que vc usou uma abraçadeira articulável (já até me passou o contato, obrigado),
Pelo que me lembro também as duas abraçadeiras era 1,5 polegada,... nunca tinha pensado, mas como fez? Pelo que eu saiba não existe câmbios para essa dimensão (a maior que já vi era 1,25).
Abraços, | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Qui maio 31, 2012 11:40 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Lembro que vc usou uma abraçadeira articulável (já até me passou o contato, obrigado),
Pelo que me lembro também as duas abraçadeiras era 1,5 polegada,... nunca tinha pensado, mas como fez? Pelo que eu saiba não existe câmbios para essa dimensão (a maior que já vi era 1,25).
Abraços, O tubo que usei para fixação do câmbio tem 34 mm de diâmetro externo. Para compatibilizar com a abraçadeira de 1,5", fiz um espaçador a partir de uma pequena seção desse mesmo tubo, com um corte longitudinal para "vestir" por fora. Não chegou a 38 mm porque é um tubo de parede fina, mas com um bom aperto a abraçadeira chegou junto. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sex Jun 01, 2012 10:47 am | |
| Obrigado mais uma vez, Roberto! | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb Jun 09, 2012 1:19 pm | |
| Nunca tinha visto isso... seria uma opção de não ter o poste? Prende ele na caixa do central? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=26693 | |
| | | ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb Jun 09, 2012 5:45 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Nunca tinha visto isso... seria uma opção de não ter o poste?
Prende ele na caixa do central? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=26693
sim, prende no movimento central. tem modelos bem simples da shimano que funcionam assim. mas mudando um pouco o foco da discussão, mordaz, já que sua bike é longa, pedivela lá na frente e tração traseira, portanto usando corrente longa, não pensou em usar duas relações sucessivas? a trek r200 usava um sistema assim. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sáb Jun 09, 2012 7:56 pm | |
| - ogum777 escreveu:
- mas mudando um pouco o foco da discussão, mordaz, já que sua bike é longa, pedivela lá na frente e tração traseira, portanto usando corrente longa, não pensou em usar duas relações sucessivas?
Não, isso agrega muito peso. | |
| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sex Out 05, 2012 10:21 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- ogum777 escreveu:
- mas mudando um pouco o foco da discussão, mordaz, já que sua bike é longa, pedivela lá na frente e tração traseira, portanto usando corrente longa, não pensou em usar duas relações sucessivas?
Não, isso agrega muito peso. muito peso seria qto, 2kg? | |
| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: Re: Relação de marchas ampla Sex Out 05, 2012 10:50 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Nunca tinha visto isso... seria uma opção de não ter o poste?
Prende ele na caixa do central? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=26693
uma vez eu vi um cambio bem original, era um tipo deslizante, a corrente passava por um elo de telflon/tecnyl. deslizava pra frente a corrente subia para as coroas maiores, deslizava para trás a corrente descia para as coroas menores, foi a única vez que vi esse tipo que deslizava num trilho!!!! me xingo até hoje de não ter tirado fotos da engenhoca!!!! | |
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| Assunto: Re: Relação de marchas ampla | |
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