Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas
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Marcus Del Mastro
ZÖHRER
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ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Qua maio 23, 2012 9:19 am
Muitos de nós usam a bicicleta inclusive à note, seja em provas longas como o Audax seja no dia a dia seja nas viagens de cicloturismo. Esse tópico serve para a gente trocar ideias sobre o que existe de possibilidade quanto a isso. Tendo já feito vários Audax, notei que os faróis existentes no mercado para bicicletas em sua maioria são inapropriados para condições mais extremas de visibilidade noturna e longevidade das pilhas ou baterias para mais de 4 horas. As soluções para a iluminação tem sido o uso de dínamos de cubo ou faróis com baterias de lítio, ambas usando os novos LED's super fortes. com uma potencia luminosa sempre em torno de 900 lumins. Eu uso o Mágicshine: http://www.magicshineuk.co.uk/products/Magicshine-bike-light-set-MJ-808LSET Nas bicicletas reclinadas, em função das vária geometrias, a fixação tanto dos sistema de sinalização como de iluminação se tornam um problema a mais. Como já foi comentado uma vez pelo Roberto Tavares, existem reclinadas melhores e piores no quesito visibilidade a frente que no pedal noturno se agravam. Um exemplo são as reclinadas com posição mais deitadas e com guidom por cima. Quanto menor a área frontal pior a visibilidade á frente Alem disso existem ainda as sinalizações passivas(olhos de gato , adesivos refletivos , coletes etc.) e ativas (luzes piscantes ou não) que servem para melhorar a visualização da bicicleta pelos outros veículos.
Comentem suas dúvidas e suas soluções!
Última edição por ZÖHRER em Sex maio 25, 2012 8:01 am, editado 1 vez(es)
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sex maio 25, 2012 12:05 am
Sobre o assunto tenho perguntas a todos:
- Qual será o mínimo de lúmens para se pegar uma estrada à noite (estrada sem postes de iluminação)? - Quanto tempo dura essas baterias no modo de iluminação suficiente para estrada à noite? - Voces acham mais prático o uso de baterias na própria lanterna ou aquele que vai separado? - Posição da lanterna? (penso que em certos ângulos ela ofereça uma imagem chapada (como as fotos com flashes) e não ajudem muito a identificar os buracos)
Andei vendo no Ali-express uma série de equipamentos de 1200 até 3800 lúmens!!!
1200 lumens, 1800 lumens, 3800 pqp lumens
PS1: Ah! Acho imprescindível uma iluminação de sinalização presa ao corpo/cabeça, em caso de queda é primordial que o motorista desvie do ciclista. Se só a bicicleta estiver com iluminação, o motorista vai desviar da bicicleta e talvez passar por cima de vc. PS2: O Ricardo Michel postou um relato incrível sobre o audax que pode passar desapercebido por eu ter postado no mesmo momento que ele um pouco depois (além da minha costumeira tagarelice) e o nome dele não ficou exposto nem por alguns minutos, vão lá e confiram.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sex maio 25, 2012 12:20 am
Esse Ali-express é como o DealExtreme, né? Já comprou nele?
Acho que o ideal é ter um farol na bike e outro, talvez menor e mais leve, no capacete. Talvez dois na bike, para ter mais autonomia e redundância em caso de falha.
Estou achando esses 1800 e 3800 lm meio exagerados... É comum anunciarem mais que a realidade. Mas, dependendo do uso, o que mais importa mesmo é a autonomia da bateria.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sex maio 25, 2012 12:38 am
Mordaz escreveu:
Esse Ali-express é como o DealExtreme, né? Já comprou nele?
Acho que o ideal é ter um farol na bike e outro, talvez menor e mais leve, no capacete. Talvez dois na bike, para ter mais autonomia e redundância em caso de falha.
Estou achando esses 1800 e 3800 lm meio exagerados... É comum anunciarem mais que a realidade. Mas, dependendo do uso, o que mais importa mesmo é a autonomia da bateria.
Não encontrei o anúncio, mas em alguns diziam ter 3 modos, sendo que um deles "diving" (fiquei pensando, será que esse troço aguenta mergulho), então o modo "ciclismo" seria um mais baixo...
Autonomia,...é isso que queria saber, em geral só colocam a autonomia no modo flashing ou no mais econômico... o que não é para iluminar a estrada. De qq forma, andei verificando que há um monte de fornecedores das baterias, sejam elas quais forem. Essas especiais, eles até indicam que é para faróis de bicicleta. 18650-Battery-3-7V-3000mAh Battery pack Bike torch light
Conheço gente que comprou quadros de carbono, rodas de carbono por lá, mas é diferente do DealExtreme (que me parece uma loja), ele parece um "mercado livre" ou "ebay" de fabricantes/distribuidores. O louco é que tem muitos que oferecem frete gratis pelo correio chinês (penso que é isso).
No canto à esquerda aparece uma "avaliação do fornecedor" e quantos anos no sistema.
Dois problemas: - a maioria está a pouco tempo e tem poucas avaliações (comparado com o ebay) - não aceitam paypal
De novo, aqui em Sorocaba, não tenho notícia de alguém que não tenha recebi a sua encomenda. Tenho que conversar com um colega como foi que ele pagou para saber que tipo de segurança se tem na transação. Sei que ele o pagamento não era imediato, ele tinha que liberar no sistema. Eu ainda não comprei por aí (na verdade só comprei na CRC e no ebay)
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sex maio 25, 2012 7:47 am
Marcus, não precisa comprar nesse AliXpress, praticamente tudo isso aí tem na deal-extreme q tem o pagamento mais seguro por paypal. Quinta-feira passada, antes de eu ir dar as duas aulas que daria antes de pegar o busão pro Rio, me chegou pelo correio mais um envelopinho da deal extreme, com dois pares de pilhas 18650 q eu havia encomendado. Nem estava contando com elas pro audax, mas acabei levando. Eu ia levar 7 pares de pilhas; acabei levando 9 (repito, PARES) e sobrou.
Já estão pipocando as lanternas com muito mais lumens q 1200, mas elas em geral usam 2 ou 3 leds, e por isso precisam de 2 ou 3 pilhas ao mesmo tempo. Aí elas tb ficam muito mais compridas, provavelmente chato pra usar na bike.
No audax 300 eu levei a minha ultrafire de 1200 lumens, tendo uma de 900 como reserva. Levei poucas pilhas e peguei umas a mais com o Roberto. No 400, preferi usar as duas lanternas ao mesmo tempo, por isso levei tantas pilhas.
Na minha experiência, dpois de 1h30 de uso elas começam já a ficar mais fracas, dá pra usar até umas 2h só q a luz já fica bem paia; nunca usei até acabar, então não sei qnto dura. Isso no modo forte, q é o único útil pra estradas escuras. Na cidade, dá pra usar o modo fraco ou o strobo, aí dura uma eternidade, tlvz acima de 5h.
Detalhe: essas pilhas 18650 tem várias marcas, com vários valores de mAh. Talvez o Roberto possa dizer com mais propriedade, mas dificilmente elas tem toda essa capacidade. Nos reviews do Deal Extreme, vc pode procurar por uns caras q fizeram os testes em cada uma, aí vc vê quais são as mais confiáveis.
Dizem q uma pilha de, por exemplo, 2400mAh, se no teste resulta q ela na verdade tem 2100, tá ótimo, é considerada da mais top!!! Já vi coisas absuras, como 3600mAh na verdade não ter mais de 2000... No fim acho q tanto faz, todas as minhas parecem durar parecido. Eu tenho 5 pares de trustfires cinza, de 2500mAh, dois pares de ultrafire verdes de 2600mAh e dois pares de ultrafire "flamenguinho" 3600mAh. Tb já tive (ou melhor, usei) duas ultrafire azuis, esqueci a carga, antigamente eram as mais comuns, mas elas já foram muito usadas, enferrujando nos contatos e descascando a capinha, então aposentei-as (e ainda preciso descobrir onde descartar).
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sex maio 25, 2012 9:28 am
Olá a todos! Minha Magicshine foi comprada na Amazon, é do tipo com 4 estágios( farol alto-3horas, médio-6h, e baixo 12h) A bateria é de lítio com 4.4ah Pensando no Audax de 600km comprei uma bateria reserva de 4,4ah à prova d'água. Nas provas de Audax, uso alem do farol Magic shine, um farol de trés LED's fácil de ser removido para reserva e para usar quando troco pneus furados á noite. Trocar pneus a noite é o que há de mais difícil em se fazendo sozinho! Uso também um daqueles micro faróis de 2 Leds de corpo de silicone na frente na cor branca e um vermelho atrás na bike , alem de um Cateye vermelho preso ao capacete e o colete refletivo obrigatório. Aliais os coletes para os reclineiros só são úteis quando estamos fora da bike , pois como o banco cobrindo as costas , só a frente tem refletância, sendo que quanto mais deitado menos área de reflexão. O uso de adesivos refletivos tanto no capacete como na bike são uma ótima pedida, nos aros cria um efeito muito legal, e aqueles birros de câmera com luz um espetáculo a parte. A posição dos faróis são outro ponto interessante, pois dependendo do lugar pode criar sombras ou dificultar o acesso para acionamento com a bike em movimento. As reclinadas com guidom por baixo tem algumas vantagens e desvantagens, a visão não obstruída à frente é insuperável, mas por outro lado a fixação dos faróis, espelhos e computadores exigem um pouco mais de esforço, em geral uma mesa com om pequeno tubo preso no tubo do câmbio dianteiro resolve quase tudo.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sáb maio 26, 2012 12:06 pm
ZÖHRER escreveu:
Minha Magicshine foi comprada na Amazon, é do tipo com 4 estágios( farol alto-3horas, médio-6h, e baixo 12h) A bateria é de lítio com 4.4ah
Qual modo vc utiliza numa estrada escura? Alto ou Médio?
Abraços
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sáb maio 26, 2012 3:56 pm
Olá Marcus, eu uso em 80% do tempo em noites escuras o farol médio, uso o alto onde existem muitos buracos. Acredito que reposicionando o farol em uma posição mais baixa, posso acabar por usar o farol médio em 100% das situações.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sáb maio 26, 2012 8:26 pm
Bem, então menos de 900 lúmens é o suficiente... bom ter uma referência.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Seg Jun 11, 2012 10:58 pm
ninocoutinho escreveu:
Marcus, não precisa comprar nesse AliXpress, praticamente tudo isso aí tem na deal-extreme q tem o pagamento mais seguro por paypal. ...
No audax 300 eu levei a minha ultrafire de 1200 lumens, tendo uma de 900 como reserva. Levei poucas pilhas e peguei umas a mais com o Roberto. No 400, preferi usar as duas lanternas ao mesmo tempo, por isso levei tantas pilhas.
...
Putz Nino, não tinha visto até agora a sua postagem! Comi bola... desculpa. Estou pesquisando na dealextreme nesse exato momento. Estou pensando que em breve terei como único tempo para pedalar a madrugada, saindo umas 5h30... ai! Não sei se aguento, vai estar muito frio. Então preciso comprá-las urgentemente, já que demoram para chegar.
Pelo que vc disse, os 1200lm não foram suficiente para o Audax, preferiu usar 2100lm!!! Para isso não é melhor (e mais feio) usar aqueles faróis com bateria separada, talvez ter um no capacete para caso de pneu furado ou algum contratempo... Agora me atrapalhei todo, estava achando que 1000lm estava ok. Bem pelo que o Roberto falou ele acha um pouco de exagero 1800lm... O Pedro usa menos, mas não sei se é pedal urbano.
E quanto a qualidade construtiva desses farois (lanternas), vc acha que aguentam bem o tempo (chuva por exemplo)? A duração das pilhas de 1,5h vc acha problemática? Ou dá sempre tempo de chegar no próximo PC de Audax?
Acabei de ver a Ultrafire é até agora a mais bem acabada que vi,...bonita. Abraços,
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Qui Jun 14, 2012 6:37 am
Como o Roberto já havia dito, há uma grande entre o anunciado em Lumens pelo fabricante/vendedor e o que está se comprando efetivamente.
Uma diferença maior do que podia imaginar. Para se ter uma idéia tem gente vendendo no mercado livre mini lanternas de 4500-6000lumens que funciona com apenas uma bateria 18650 e ainda afirma que tem duração de 2-3h!!! Irreal.
Mesmo tirando o absurdo acima de vendedores, usuários indicam grande diferença na iluminação entre genéricos e produtos de "marca". <edit> tenho lido muito bons relatos da Magicshine e muita gente que está super satisfeita com Ultrafire<edit>
Como sei que há pessoas interessadas nesse assunto (como eu), vou linkar um tópico super extenso do pedal.com.br com 12 páginas de discussão: http://www.pedal.com.br/forum/farois-led-continuacao_topic34001_page1.html (apesar da primeira página ser de abril de 2011, a última é de deste mês).
Há ainda uma observação no primeiro post do link acima "antes de postar leia as 60 páginas do tópico X...." rsss
Abraços
Varda
Mensagens : 37 Data de inscrição : 26/02/2010 Localização : Florianópolis
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Qui Jun 28, 2012 8:46 pm
a discussão sempre é boa;
eu tenho um desses: http://dx.com/p/flood-to-throw-zooming-cree-p4-wc-3-mode-led-bike-light-with-mount-3-aaa-26800
e estou procurando baterias para utilizar nela, ou irei comprar uma magicshine genérica no DX...
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Qui Jun 28, 2012 11:10 pm
Que coincidência, acabo de vir de um pedal de teste de 20k pensando: vou resgatar aquele tópico...rsss
E não é que quando chego vejo que o Varda já o tinha resgatado...rsss
Bem vamos, lá, pelo que andei lendo, faróis iluminam melhor que as lanternas por ter uma ótica específica para o uso. As lanternas de foco fixo (não é o caso do Varda), muitas vezes tem um uma iluminação forte muito concentrada e uma outra mais fraca mais espalhada, isso no fim pode atrapalhar um pouco a visibilidade (esse pode ser um dos motivos do Nino usar duas lanternas, não sei)
Entre as lanternas a que me foi recomendada foi a spiderfire 900lm de 2modos. (sim existem lanternas com até 5 modos, um deles é o SOS, outro é um strobo de 900 lm!!!! duas funções praticamente inúteis). O problema é que muitos do fórum pedal.com.br reclamaram que mudava sozinho de um modo para outro em caso de trepidação (imagina num descidão ir para o modo strobo!!! com o botão lá longe no movimento central...rsss).
O que acontece nas lanternas de 5modos (ou na de 3 modos) é que o botão on/off, também é o seletor dos modos, com uma diferença, para ligar e desligar aperta-se até o fim do curso fazendo um clique, para mudar de modo basta empurrar de leve o botão por um pequeno periodo de tempo.
Já no de 2 modos é um sistema mais simples, um clique liga, outro clique muda a potência, outro clique desliga. É um sistema mais "velho" e parrudo. Sempre precisa apertar até o fim do curso, o que impossibilita as trocas indesejadas de modos.
Sabendo disso tudo, estava para fechar uma compra, eis que ganho uma Ultrafire WF501B 900Lumens, com pilha azul e um suporte para guidão...
Adorei é claro, apesar de ser de 5modos e provavelmente ser de 510Lumens. (Para esse "modelo" Ultrafire WF501B, há pelo menos 3 configurações diferentes de lâmpadas, uma é 510Lm, outra 800Lm e outra 900Lm, o que muda é apenas o LED... a primeira é o XM-L T6, a segunda é o MC-E e a última usa o SSC-P7... bem desmontando a minha vejo a inscrição XM-L...)
<Edit 23 jul 2012> Encontrei em outros sites gringos o modelo Ultrafire 1000lm WF501B, é provavelmente o modelo que estou usando agora. <Edit 23 jul 2012>
Bem, vamos ao que interessa, como era a primeira experiência noturna com iluminação própria, fui de MTB pneu liso, mas bem mais largo que o da speed, fui em velocidades menores a que estou acostumado, então não foi um teste para valer, foi mais um shakedown.
Sai com a lanterna no modo mais fraco na cidade com ela apontada um pouco para baixo para não ofuscar ninguém, chegando na estrada ligo o modo mais forte e começo a experimentar o ângulo que ela me dá uma imagem mais agradável... ia pegar só um trechinho e voltar, no fim rodei 20km, pois estava um pouco encantado com a coisa e quis ver como ela se saía numa descida razoável (de speed chego a uns 55-60km/h, de MTB com a cadeirinha paraquedas do Pedrinho, não devo ter chegado aos 45km/h), mas foi tranquilo. Porém temos que destacar que é uma estrada de 4 vias, canteiro central e acostamento de qualidade nos dois sentidos, que conheço essa estrada de bike há uns 20 anos, não sei se seria uma iluminação adequada para um Audax (em que se pedala à noite já exaurido fisica e mentalmente) e nem pára de estradas desconhecidas em péssimas condições ou trilhas
A única coisa que senti falta, foi o facho da lanterna fazer curva na descida do retorno, fico imaginando que numa descida de serra possa ser um problema, pois não se ilumina decentemente o ponto para onde iremos, por isso acho que vale a pena ter uma no capacete para ligar nessas horas.
Na subida mais forte experimentei usar a potência média para economizar a bateria, funcionou bem também (dicas do pedal.com.br), numa velocidade de uns 15km/h não senti necessidade de mais luz. Na volta já entrando na cidade vi que a iluminação foi reduzinho, até chegar em casa e eu conseguir olhar para o led na potência máxima sem me cegar. Deve ter durado apenas uns 40min na estrada, o que está bom por hora.
A minha idéia final é ter um farol MagicShine (dizem que tem uma qualidade melhor em todos os sentidos que os genéricos) e tê[er a lanterna como sobressalente no capacete (em caso de falha do farol), para momentos que eu precise de mais luz (buraqueira, velocidade), numa descida em curva ou para trocar pneus (sim, estou pensando seriamente nos Audaxes).
A que eu ganhei deve ser essa: http://www.dealextreme.com/p/ultrafire-wf-501b-xm-lt6-5-mode-510-lumen-memory-white-led-flashlight-with-strap-1-18650-55241?item=6
A que eu queria era essa: http://www.dealextreme.com/p/spiderfire-ssc-p7-ssc-p7-c-2-mode-900-lumen-led-flashlight-with-strap-1-18650-19767?item=2
O farol que quero é esse: http://www.dealextreme.com/p/mj-808e-ha-iii-cree-xm-lt60-3-mode-1000-lumen-led-bike-light-set-4x18650-57100?item=4
Uma coisa que seria muito bacana para as reclinadas e sei que existe, tanto para lanternas como para os faróis é um controle remoto com fio... como esses http://www.ebay.com/itm/MagicShine-MJ-808E-4-mode-1000-Lumen-LED-Bike-Light-with-a-REMOTE-CONTROL-BUTTON-/280838997592?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item41634f0658#ht_3377wt_1185
O suporte de farois e lanternas nas reclinadas ficam, em geral junto ao movimento central, e fica quase impossível ficar trocando de modo em movimento, ainda mais se já estiver cansado de longas horas de pedal,... o objetivo de alternar os modos é poder aumentar mais a autonomia das baterias...
Bem, já escrevi demais, preciso dormir...Abraços
Última edição por Marcus Del Mastro em Seg Jul 23, 2012 8:18 pm, editado 1 vez(es)
Varda
Mensagens : 37 Data de inscrição : 26/02/2010 Localização : Florianópolis
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Sex Jun 29, 2012 12:13 am
queres a lanterna com o led do farol que eu gostei.
estou absolutamente propenso a fechar até amanhã esse farol: http://www.dealextreme.com/p/p7-water-resistant-ssc-p7-3-mode-1200-lumen-white-led-bike-light-with-battery-pack-set-82734
e estou pensando em trocar algumas peças do meu FER; que ficaria de emergência na bike, nominalmente ele gera 3W / 6V ... estou pensando em colocar
um LED: http://www.dealextreme.com/p/3w-20mm-cree-p4-aluminum-pcb-board-with-warm-white-led-light-silver-122586 e um regulador de corrente ? http://www.dealextreme.com/p/mr16-3-1w-300-350ma-constant-current-regulated-led-driver-12-16v-input-13555?item=6 aí é que eu to me perdendo na brincadeira, essa história do regulador de corrente. já queimei lâmpada por conta do dínamo.
Em não sabendo de baterias, para a lanterna, vou tentar ligar ela no dínamo, caso não dê certo a instalação com o Led 3w ccree p4
manouchk
Mensagens : 159 Data de inscrição : 12/06/2010
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Dom Jul 01, 2012 7:46 am
(não consegui reduzir as fotos width="10" no bbcode não funcionou, se algupem souber)
Não se falou muito de iluminação traseira mas achei importante falar dela também. Descobri justamente hoje os faróis traseira com faixas laser que simula uma ciclofaixa. O conceito é o seguinte:
cf http://www.lightlanebike.com/about.html
Felizmente não é somente um conceito. Já tem faróis que fazem as duas linhas com dois lasers:
http://www.dealextreme.com/p/rechargeable-7-mode-red-5-led-safety-bike-tail-light-with-7-mode-2-red-laser-beam-35mw-90117?item=10 É bem caro para um farol traseiro mas não resisti, encomendei um hoje!! Eu gostei desse modelo porque basta conectar no seu carregador como um celular. Existe um modelo mais barato que tem a mesma funcionalidade mas para carregar ele tem que tirar as pilhas, colocar num carregador, perde-se tempo e espaço: http://www.dealextreme.com/p/waterproof-2-straight-lines-red-laser-3-mode-3-led-bike-tail-warning-safety-light-2-x-aaa-112925
Eu já usei um farol traseiro da magic shine. Ele está agora encostado. http://www.dealextreme.com/p/magicshine-mj-818-ha-iii-ssc-42180u-3w-3-mode-led-bike-tail-light-set-4-18650-included-42077
Eu adorei inicialmente. Era porém potente demais e chegava a atrapalhar os motorista(!) e os ciclistas. Eu acho que era tão forte que forçava os carros a desviar. Não sei se era 100% seguro porque tinha talvez o potencial de cegar um motorista. Nunca testei ele pessoalmente como motorista que fica atrás. Mas ele acabou caindo por causa dos buracos de Vitória e porque não dava para eu prender no lugar feito para isso (canote do selim) na minha bike urbana e o LED super-potente morreu, só ficou um pisca pisca de intensidade mais padrão (círculo en volta do LED). Eu achei que os conectores dos magic shine são problemáticos para um uso diário porque tem que ser desmontados, guardados delicadamente porque os conectores foram ruinzinhos no meu caso. Se esbarrar por engano no cabo, é muito fácil acabar com um cabo com mal contato. Eu acho que é muito longe de ser ideal, não combina muito com a pressa de uma rotina quotidiana. Pelo menos para o meu comute procuro algo mais eficiente na questão do tempo de instalação/desinstalação e algo mais imune a erro de manipulações.
Para o comute na cidade, eu uso um farol traseiro pisca-pisca que as pessoas da bicicletada dizem ser bem suficiente: http://www.dealextreme.com/p/solar-power-self-recharge-2-led-3-mode-bicycle-safety-tail-light-with-bike-mount-18859
Para mim é muito legal, não preciso recarregar ele, o sol faz isso para mim! Esse farol porém não gosta muita de chuva forte, já perdi um por causa disso mas tenho dois de reserva em casa! A água entra nele. Parece que tem dois melhores para isso mas ele estão sempre em falta: http://www.dealextreme.com/p/water-resistant-solar-powered-2-led-3-mode-bike-bicycle-safety-tail-light-120063?item=20 http://www.dealextreme.com/p/solar-powered-rechargeable-2-led-3-mode-bicycle-safety-tail-light-w-mount-holder-82325?item=22
Em paralelo com o farol traseiro principal, eu coloquei de maneira permanente um banda refletor pisca-pisca na traseira do capacete, não custa quase nada. Uma vizinha vizinha que me ultrapassou algumas, falou que era bem vizível.
Em termo de farol dianteiro eu também "comecei" com os magic shine para fazer o comute mas tive problema de conectores. Depois comprei a flashlight TrustFire P7-F15 SSC P7-WC 3-Mode 900-Lumen LED:
Eu estou usando ele a mais de 6 meses sem problema 2 ou 3 vezes por semanas. com essa bateria e esse carregador com esse suporte que não é totalmente ideal porque não guarda muito tempo a orientação mas eu ganho em praticidade na hora de tirar e colocar. Legal para o comute, deve ser chato num audax ou competição. Nunca caiu mas não sei qual a reação numa velocidade muito alta em caso de buraco.
A respeito dos revolights, eu quase dei um lance no kickstarter mas desisti, fiquei com medo a respeito do envio para o Brasil... Vou ver se dá para comprar um dia daqui ou nos Estados Unidos mas o chato é que tem que recarregar.
Um outra opção para ser luminoso é usar uma tinta fosforescente (por exemplo http://www.glonation.com/). Dizem que a luminosidade dura bastante tempo (they say 12 hours n the green paint) mas parece que a intensidade cai rapidamente. Eu ia comprar quando foi visitar minha irmã nos Estados Unidos mas a compra era no payal e não consegui mudar o endereço de entrega para a casa da minha irmã, só consigo entrega em casa (alguém sabe como fazer para que seja entregado em outro local?)
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Ter Jul 03, 2012 10:12 pm
manouchk escreveu:
com esse suporte que não é totalmente ideal porque não guarda muito tempo a orientação mas eu ganho em praticidade na hora de tirar e colocar.
Estou usando um com dois velcros e apresentava o mesmo problema, mas percebi prendendo ele onde tem a fita de quidão (speed) ele fica extremamente fixo. No seu caso talvez colocar um retalho de fita de guidão (1 volta) ou uma tira de câmara de bicicleta resolva o problema.
manouchk
Mensagens : 159 Data de inscrição : 12/06/2010
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Seg Jul 09, 2012 9:12 pm
Boa ideia. Eu justamente estou com fita de guidão ociosa para testar isso!
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Seg Jul 23, 2012 8:26 pm
Depois de 3 semanas pedalando pelo de 30-40 min no breu, vendo o dia clarear e o sol nascer... Estou bem satisfeito com a lanterna (que depois de uma nova pesquisa, parece ser realmente o modelo de 1000lm).
A sensação de pedalar no escuro com essa iluminação é bem bacana, só tenho que ter cuidado para não cegar pessoas que já estão na estrada esperando ônibus interurbano e eventuais pedestres e ciclistas (que andam na contramão).
O que mata é o frio que está fazendo esses dias, na última saída na madruga, usei uma camiseta e uma blusa de ciclismo e mais uma folha de revista entre as duas, é impressionante o que essa folha é capaz de fazer, é um poderoso escudo contra o frio. A certa altura eu já estava suando e resolvi tirar a folha, comecei a tirar e um frio terrível penetrando no peito, desisti e deixei a folha lá por mais um bom tempo.
Não sei o quanto isso significa, mas já vi os ciclistas do tour de france usando essa mesma técnica, só que com jornal.
Varda
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Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Qui Ago 02, 2012 10:22 pm
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Ter Ago 07, 2012 8:18 am
Legal o vídeo, com uma dose legal de humor... achei que meu monitor tinha pifado...rsss
Agora estou com uma lanterna 1000lm (?) e um Farol MagicShine 1000lm... em breve relatos e quem sabe um comparativo. Pelo que vi até agora: - o farol MS é mais forte (produz uma sombra mais escura quando ligado simultaneamente com a lanterna) e o modo intermediário é mais fraco (bem mais fraco) que a lanterna no forte. - o facho do farol é mais amplo - a luz do farol tem uma cor mais agradável (???)... o que quero dizer é que parece mais fácil reconhecer os objetos sob sua luz. A lanterna é um branco levemente azulado (?) enquanto que o farol tem um branco levemente amarelado. - A LANTERNA É MUITO MAIS PRÁTICA PARA O DIA-A-DIA. Para isso não há dúvidas, para percursos de 45min (com a pilha que veio, em breve chegará a preta vermelha) resolve muito mais do que eu preciso. Uso o suporte com velcro, rapidinho a gente monte e desmonta, já o farol tem duas coisas para arrancar e colocar (o que não é problema para quem não prende a bicicleta e fica longe dela).
Estou usando também uma luz branca presa na aba do capacete e outra vermelha atrás do capacete.
Farol - http://dx.com/p/mj-808e-ha-iii-cree-xm-lt60-3-mode-1000-lumen-led-bike-light-set-4x18650-57100 (se alguém souber onde eu compro o controle remoto com fio, seria muito bom, pois o farol vai ficar lá na frente e eu queria ter o controle no guidão)
Luz branca na aba capacete: http://dx.com/p/2-led-3-mode-white-red-light-fog-bicycle-lights-black-pair-2-cr2032-51737 (é o par, um vermelho e um branco, bem feito, acho que aguenta bem as intempéries, o que me incomodou é ter 3 modos, devia ter no máximo 2)
Luz vermelha presa no capacete: http://dx.com/p/2-mode-red-led-light-tie-on-bike-light-keychains-red-pair-2-x-cr2032-106401 (é o par, ambos vermelhos, construção é meia boca, mas a luz é forte)
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas Qui Ago 16, 2012 12:01 pm
Hoje usei pela primeira vez o farol Magic Shine,
Achei fabuloso, ele tem uma iluminação mais forte que a minha lanterna (liguei os dois e vi qual projetava a sombra mais escura), a diferença é perceptível, porém nada exagerado.
No começo até estava andando com ele na força média, é possível, mas o conforto de andar no máximo é válido.
Ainda não deu para saber sobre a autonomia, depois de 50min de pedal eu desliquei e se manteve no verde.
Abraços,
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Assunto: Re: Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas
Sistema de sinalização e iluminação para bicicletas