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 Sair Correndo

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duram

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MensagemAssunto: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyTer Out 23, 2012 7:49 pm

No domingo aconteceu algo inusitado comigo e minha under, estava a 20 km/h na rua e
fui passar por uma van que estava parada chamando passageiros e derrepente um mané
resolveu sair da mesma e quando vi só meti a mão no freio e quando dei conta estava
em pé correndo na frente da bike.

Minha under levantou e me jogou para frente e acabei em pé, só deu tempo de virar e
segurá-la para não ir ao chão e quebrar algo ou arranhar.

alguém á teve esse problema? no fim achei legal pois cria um método de queda
com menos riscos que virar no ar e cair d cara no chão como é comum nas MTB
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyTer Out 23, 2012 10:03 pm

duram escreveu:
... e quando dei conta estava
em pé correndo na frente da bike.

Minha under levantou e me jogou para frente e acabei em pé, só deu tempo de virar e
segurá-la para não ir ao chão e quebrar algo ou arranhar.

alguém á teve esse problema?

Achei demais, só não chamaria isso de problema, mas de solução, rsss
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQua Out 24, 2012 12:06 pm

Já li sobre isso em fóruns gringos. Bizarro! Evidentemente você não estava usando pedais de encaixe.

Uma "solução" (para o que não chega a ser um problema) seria usar freios menos potentes.

Freios "de speed" são assustadoramente fracos, às vezes. Mas também não dá para usar freios muito fortes com pneus muito finos. Seria uma receita certa para perder a aderência ou mesmo destruir o pneu.

Isso me lembra de uma descida que eu fazia em alta velocidade, ao final da qual um carro fechou a passagem, obrigando-me a uma freada brusca. Estava em uma EXD com v-brakes. A roda traseira travou (freio forte!) e o atrito com o chão "comeu" o pneu até chegar à fita anti-furo Mr. Tuffy que eu usava à época. Somente graças à fita, a câmara não explodiu. Continei usando o pneu com aquele buraco por alguns dias, até achar uma loja que vendesse o pneu 1.0" (na verdade era de 23 mm, e não 25 mm).

Em outra ocasião, na minha primeira pedalada com a high-racer HP3, tive de frear bruscamente porque um moleque desgovernado veio direto em minha direção, em rota de colisão. A roda traseira travou e "comeu" um pouco o pneu, abrindo um buraco no mesmo. Desta vez sem fita anti-furo, mas o buraco foi menor e não chegou a estourar a câmara. Nesse caso foi falha do operador mesmo; exagerei no freio traseiro.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQua Out 24, 2012 7:55 pm

existe ABS para bikes? seria a solução ideal já que lembrar de freiar mais devagar em
momentos de risco é quase impossível, a começar lembrando qual o lado do freio
da frente e o de trás, na dúvida aperto os dois.

Como cada bike tem a posição dos freios em lados diferentes fica difícil lembrar
a posição certa em uma freiada brusca.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQua Out 24, 2012 9:34 pm

duram escreveu:
Como cada bike tem a posição dos freios em lados diferentes fica difícil lembrar
a posição certa em uma freiada brusca.
Eu pensava que havia uma convenção: alavanca esquerda para freio dianteiro e alavanca direita para freio traseiro.

Claro que a pessoa pode inverter, se preferir. O finado Sheldon Brown achava que a direita (supostamente a mão mais forte) deveria acionar o freio dianteiro, e assim usava em suas bikes.

Eu prefiro deixar a mão direita livre (ou menos solicitada em termos de esforço) para manter um melhor controle da direção. Seja qual for a sua preferência, o ideal é ter todas as suas bikes seguindo a mesma convenção.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQua Out 24, 2012 9:56 pm

a colocação dos cabos depende de várias coisas entre elas: distância das rodas,
posição do guidom, se o ciclista é ou não destro, etc

Sou destro para escrever mas ao pedalar pressiono sempre a mão esquerda primeiro
e na minha under o freio dianteiro está a esquerda devido a posição dos cabos

sou contra convenções, sempre da errado fazer todos serem iguais quando
todos somos diferentes.

Vou te dar um exemplo: todos arquitetos colocam a água quente a esquerda e fria a direita
mas a maioria escova os dentes coma mão direita obrigando a cruzar o braço em
frente a torneira para desligar a água e na maioria das vezes molhar o braço devido a posição da bica,
é uma convenção, as minhas inverti isso e não molho mais meu braço ao escovar os dentes.
(meu arquiteto e bombeiro piraram quando pedi para mudar)
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQua Out 24, 2012 10:15 pm

Seja como for, em que bike for, que convenção for...

Travou, solte a pressão até destravar e aperte de novo.
Ao travar (e manter travado) você está reduzindo a velocidade de forma mais lenta.
Já travei várias vezes em descidas de serra, mas nunca deu tempo de furar o pneu.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQua Out 24, 2012 10:22 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Seja como for, em que bike for, que convenção for...

Travou, solte a pressão até destravar e aperte de novo.
Ao travar (e manter travado) você está reduzindo a velocidade de forma mais lenta.
Já travei várias vezes em descidas de serra, mas nunca deu tempo de furar o pneu.
No caso da EXD, eu não notei que estava travado e arrombando o pneu traseiro. A EXD continuou em linha reta, super-estável.

Na HP3 foi mesmo muito rápido e, admito, resultado da minha inexperiência, pois foi minha primeira SWB.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQui Out 25, 2012 10:48 am

Eu travo a roda traseira da Fox DIRETO! Mas isso nunca me fez cair. Meus v-brakes são Avid Single Digit 7, com sapatas avid, e manetes Avid Speed Dial 7. Eles têm uma boa modulação, mas mesmo assim tem situações em que travo e saio derrapando a traseira rsrsrsr mesmo com bagagens pesadas ou com aquele violão desequilibrado.

De speed é bem mais assustador, uma vez vinha descendo de boa e freando de boa, aos poucos, e quando finalmente parei, a roda dianteira travou (ou parou!) e a traseira empinou e quase fui junto! Tb já travei a traseira numa descida que estava apenas ligeiramente molhada; um carro estava à frente e roda de trás foi deslizando de lado, e eu torcendo pra bike parar e tb para não cair rsrsrs.

O pessoal de fixa sem freios que vive de skids, é de um virtuosismo impressionante...

Em nenhuma dessas travadas tive os pneus comidos, mas todos em geral são bem protegidos: marathon na fox; durano plus e gatorskin na speed.

Sobre técnica pra cair, ou pra não se quebrar... não sei!
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQui Out 25, 2012 8:19 pm

Sem querer chover no molhado... (sei que vcs que postaram sabem disso, mas vou escrever para quem mais ler)

Pois é, a tendência de travar os traseiros é normal, mesmo nas de ciclismo, onde a maior parte do peso se concentra na roda traseira, no momento da frenagem o peso na roda traseira decai muito e por isso é fácil de travá-la. Por outro lado a roda da frente acaba recebendo muita carga e por isso pode-se frear muito mais forte com os freios dianteiros, porém se travar a roda da frente é muito fácil tomar um chão feio, já a roda de trás se travar é até divertido.

Porém sempre lembrando que se travar a roda, você estará freando mais devagar (por isso o perigo das fixas, só se freia travando):
atrito dinâmico (roda travada, superfície do pneu deslizando sobre o asfalto) < atrito estático (roda girando, superfícies aderidas uma a outra)

No caso do Duram, acredito que foi freio demais na frente deve te-lo catapultado para fora da bike.
Talvez a distribuição de peso pode favorecer isso:
- centro de gravidade alto
- centro de gravidade mais a frente da bike

Não sei se a under dele tem essas características... mas numa LWB duvido que ocorreria isso.
(mesmo assim gosto muito das SWB)
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptyQui Out 25, 2012 9:26 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
mas numa LWB duvido que ocorreria isso.
(mesmo assim gosto muito das SWB)
Acho que LWB é a configuração de melhor frenagem de todas as bicicletas, reclinadas ou não.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptySex Out 26, 2012 4:37 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Sem querer chover no molhado... (sei que vcs que postaram sabem disso, mas vou escrever para quem mais ler)

Pois é, a tendência de travar os traseiros é normal, mesmo nas de ciclismo, onde a maior parte do peso se concentra na roda traseira, no momento da frenagem o peso na roda traseira decai muito e por isso é fácil de travá-la. Por outro lado a roda da frente acaba recebendo muita carga e por isso pode-se frear muito mais forte com os freios dianteiros, porém se travar a roda da frente é muito fácil tomar um chão feio, já a roda de trás se travar é até divertido.

Porém sempre lembrando que se travar a roda, você estará freando mais devagar (por isso o perigo das fixas, só se freia travando):
atrito dinâmico (roda travada, superfície do pneu deslizando sobre o asfalto) < atrito estático (roda girando, superfícies aderidas uma a outra)

No caso do Duram, acredito que foi freio demais na frente deve te-lo catapultado para fora da bike.
Talvez a distribuição de peso pode favorecer isso:
- centro de gravidade alto
- centro de gravidade mais a frente da bike

Não sei se a under dele tem essas características... mas numa LWB duvido que ocorreria isso.
(mesmo assim gosto muito das SWB)

minha under até que tem o CG não tão alto e mais localizado no centro das rodas mas a freiada
foi brusca a eu estava rápido por isso aconteceu mas sem grandes violências, se o CG fosse
mal localizado já teria acontecido antes nesses 3600 km rodados em ruas e estradas, foi
a primeira vez.

Já uma LWB que é a minha D4 ela não gira mas as duas rodas patinam e perdem aderência
levando a boas quedas laterais.
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MensagemAssunto: Re: Sair Correndo   Sair Correndo EmptySáb Out 27, 2012 4:36 pm

Freios "de speed" são assustadoramente fracos, às vezes. Mas também não dá para usar freios muito fortes com pneus muito finos. Seria uma receita certa para perder a aderência ou mesmo destruir o pneu.




engraçado isso!!! sempre achei os freios ferradura de speed (modelo campgnolo) com sapatas de qualidade extremamente eficientes.

a pressão desses freios ferraduras chegam a serem tão fortes que entorta a lateral do aro, já vi vários assim entre os speedeiros, hoje os aros são de melhores qualidades e os modelos aeros são muitos bons, é um freio que gosto muito.

continuo mantendo os freios ferradura originais da minha speed monark positron, nunca me decepcionaram.

v-brake são freios ótimos, é só usar sapatas de qualidade e regular de acordo!

agora ruins mesmo é o tal de cantilever, ooo freiozinho ruim sô!!!!!


sempre achei que por convenção os freios eram esquerda = dianteiro e direita = traseiro, mudar só causa confusão!!
só imaginar se os diversos modelos de carros tivessem os pedais de freios e embreagem cada um numa posição, não é uma boa, um carro tem freios na esquerda e a embreagem na direita, outro embreagem na esquerda e os freios na direita!!

convenção tb se faz pelo item segurança!!


o comentário de freios abs nas bicicletas me fez dar boas risadas, kkkkk


freios a disco sei que tem uns modelos de pressão progressiva mas nunca vi!

duram, o piloto de bike selvagem, mesmo qdo jogado fora dela cai em pé, seguuuuuuuuuuuraaaaaaa peããããããõooooooooooooooooooooo!!!!!

abraços
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