Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Diferença de altura entre banco e pedivela

Ir para baixo 
+4
ZÖHRER
Rudinei Pimentel
duram
Mordaz
8 participantes
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 8:42 am

Criei este tópico para responder a uma pergunta do Rudinei em outro tópico e para divulgar alguns dados que pesquisei recentemente. A pergunta foi a seguinte:
Rudinei Pimentel escreveu:
Pessoal, já que entrarão no assunto rodas 700, estou tentando melhorar a pedalada em minha HR26x26 feita pelo Davilson. A pedalada dela é excelente,
mas como preciso comprar mais um jogo de rodas 700 para a bike de minha esposa, gostaria de saber a opinião de vcs sobre o uso de aro 26 na frente
e 700 atrás. Ai iria transformar um dos aros dela, aumentando um dos aros e trocando os raios....

A vantagem, ao meu ver, seria que as pernas não ficariam tão inclinadas, já que a diferença de altura, usando os pneus 26x1,5 na frente e 700x32 atrás
seria de 5 cm. Com a roda traseira 5 cm mais alto, a diferança entre a pedivela e o banco ficaria em 8cm.

O que acham que essa alteração acarretaria ??? Ficaria melhor em termos de desempenho.
Se eu entendi bem, a questão é se a Solyom HR26x26 ficaria melhor com uma roda traseira 700c, e com a conseqüente redução na diferença de altura entre o banco e a pedivela (a roda traseira maior deixaria o banco mais alto e a pedivela um pouco mais baixa, reduzindo a diferença de altura entre banco e pedivela).

Não sei de quanto é essa diferença atualmente na HR26x26, mas, pessoalmente, acho que não ficaria melhor. Minha preferência é por uma pedivela bem alta em relação ao banco. No projeto da HP3 HR, eu e o Arthur colocamos o movimento central bem alto, mais alto até que na maioria dos modelos comerciais. Meu entendimento foi de que isso permitiria deitar razoavelmente o banco sem aumentar demais o ângulo traçado pelo tronco, quadris e pernas.

A esse respeito (do ângulo ideal definido por tronco, quadris e pernas), encontrei recentemente um estudo que corrobora o que já tinha sigo sugerido por outros. Segundo esse estudo, o ângulo ideal estaria em torno de 135°.

Na HP3 HR, o banco fica a aprox. 60 cm e o movimento central a 86 cm de altura, resultando em uma diferença de 26 cm. Com o banco a 24° (o que muitos considerariam até muito deitado), a sensação é de um ângulo "fechado" entre tronco, quadris e pernas. Sinto um apoio muito firme contra o qual empurrar os pedais, sem abrir mão da aerodinâmica proporcionada pelo banco deitado. Até onde sei, a única reclinada comercial que se assemelha nesse aspecto é a Carbent Raven.

Na Performer HR, estou experimentando algo completamente diverso. Com o banco a 19°, estou com um ângulo entre tronco, quadris e pernas bem mais "aberto", tentando obter o máximo de aerodinâmica, mas estou apenas começando a adaptar a musculatura e essa nova posição, de maneira que ainda não sei se vou atingir o mesmo nível de produção de potência que na HP3 HR. Na opinião de alguns reclineiros americanos que usam o banco deitado a ângulos até mais rasos, é possível atingir o mesmo nível de produção de potência depois de um período de adaptação da musculatura. É o que pretendo descobrir.

Segue uma lista de medidas de diferença de altura entre banco e movimento central de várias reclinadas comerciais:

Marca/modelo Altura do banco Altura do mov. central Diferença de altura
Performer High-Racer 700c 54 cm 79 cm (aprox.) 25 cm
Bacchetta Carbon Aero 2.0 650c 61 cm (aprox.) 81 cm 20 cm
Bacchetta Carbon Aero 2.0 700c 65,5 cm (aprox.) 85 cm
Metaphysic 700c 60 cm 83 cm (aprox.) 23 cm
Metaphysic 29 (c/ pneus 2.25") 65 cm 90 cm (aprox.) 25 cm

Algumas medidas são aproximadas porque dependem do ajuste da distância do banco ou da pedivela.

OBS.: Não estou levando em consideração eventuais problemas de circulação que resultem em dormência nos pés com o uso de pedais muito altos em relação ao banco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 12:07 pm

Mordaz escreveu:

OBS.: Não estou levando em consideração eventuais problemas de circulação que resultem em dormência nos pés com o uso de pedais muito altos em relação ao banco.

Sobre esse assunto acho que deveriamos debater melhor, não sou de ter dormencia
nas minhas 2 bikes antigas mas na nova FWD sinto as vezes um pouco que ocorre somente quando
sento errado no banco (ainda estou me adaptando a ela)

com isso me veio a dúvida: a dormencia é devida a posição ou a diferença
de altura?

estou desconfiado que uma parte das nadegas quando comprimidas reduzem a circulação
do sangue, quando mudo a posição, consequentemente o angulo, o problema some.

já o fato que ter os pés para cima não vejo porque teria problema se a posição certa
permitisse a circulção do sangue livremente, a diferença de altura é pouca.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 1:19 pm

duram escreveu:
estou desconfiado que uma parte das nadegas quando comprimidas reduzem a circulação
do sangue, quando mudo a posição, consequentemente o angulo, o problema some.
Concordo que essa compressão das nádegas é um fator relevante. Ter o peso do corpo distribuído pelas costas em vez de apoiado no traseiro ajuda, mas também é preciso observar se a borda dianteira do banco não está comprimindo a parte posterior da coxa.

Mesmo observadas essas precauções, o fato é que algumas pessoas têm mesmo problema em ficar com os pés pra cima.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Rudinei Pimentel

Rudinei Pimentel


Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/03/2012

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 1:40 pm

Quando comprei minha reclinada, ela veio com garfo rigido na frente. Depois sei lá porque, coloquei uma suspa de 80 mm e o conforto melhorou e muito.
Sumiram aquelas batidas nas costas quando se passa por buracos ou mesmo subindo uma calçada.

Mas como a diferença de altura entre banco e pedivela aumentou ainda mais, meus dedos dos pé direito somente ficavam dormentes após 30 ou 40km.

Retirei a suspensão e o problema passou. Hoje a minha tem 14cm de deiferença e acho que está adequado.

É que sempre ouvi falar que as low racer andam melhor, te melhor aerodinamica, então, teoricamente, erguendo a roda traseira com um aro e pneu maiores, estariamos nos aproximando desta configuração....

Será que altera estabilidade, desempenho ????


Abs.

Rudi
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 3:00 pm

Rudinei Pimentel escreveu:
É que sempre ouvi falar que as low racer andam melhor, te melhor aerodinamica, então, teoricamente, erguendo a roda traseira com um aro e pneu maiores, estariamos nos aproximando desta configuração....
É verdade que lowracers são mais aerodinâmicas que highracers, mas supondo que ambas tenham o banco na mesma inclinação, a diferença é mínima.

Eis aqui uma comparação interessante entre uma Bacchetta Corsa e uma M5 Low Racer.

Acrescente-se a isso o fato de que o mais recente recorde de uma hora, em velódromo, foi conquistado com uma highracer (com o banco extremamente deitado) de duas rodas 700c.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 9:21 pm

Apenas para termos mais modelos para comparações.

Marca/modelo Altura do banco Altura do mov. central Diferença de altura
Performer High-Racer 700c 54 cm 79 cm (aprox.) 25 cm
Bacchetta Carbon Aero 2.0 650c 61 cm (aprox.) 81 cm 20 cm
Bacchetta Carbon Aero 2.0 700c 65,5 cm (aprox.) 85 cm
Metaphysic 700c 60 cm 83 cm (aprox.) 23 cm
Metaphysic 29 (c/ pneus 2.25") 65 cm 90 cm (aprox.) 25 cm

Zöhrer Racer High (26x26 1.0) 65 cm 82cm 17cm
Zöhrer Racer Low (20x 700c) 50 cm 74 cm 24 cm
Zöhrer Decision (700cx700c) 59 cm 88cm 27cm
Zöhrer Nova Capoeira (26x26) 50 cm 72cm 22 cm
Zöhrer Under Control 2013 (20x700c)53cm 77cm ( variável) 24 cm

Notei que com certeza o uso de bancos diferentes, e estofados diferentes podem influenciar a tendência a dormência nos pés alem das próprias sapatilhas.
Ninguem falou ainda, mas a angulação entre as costas do banco e a base afetam muito o conforto e a tendência a dormência nos pés.
Notei que a Zöhrer Decision de todos os modelos é a que mantem a média mais alta( 40km/h) mas com o problema de muita dormência nos pés.( em menos de 30km) e olhe que ela tem apenas 3cm a mais que Racer low.
Note a que a Zöhrer Racer Low, tem uma diferênça de altura pouco menor que na Decision, mas significando menos problema de dormência ( acredito que seja em função também do tipo de banco e da inclinação do banco).( a dorméncia aparece lá pelos 70km)
A Racer Low mantêm uma média mais baixa tambêm ( 35km/h) mas tem uma velocidade máxima e aceleração muito melhor que a Decision.
A Under Control 2013 não está com pneus de corrida, mas se nota apesar da grande diferença de altura banco/ mov.central uma tendencia a dormência tal qual a Racer Low.
A nova Capoeira é uma das mais confortáveis para transitar em pavimentos ruins, e tem pouca tendência a dormência nos pés , em geral só se percebe depois de 100km.


Última edição por ZÖHRER em Seg Jan 14, 2013 10:20 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 9:52 pm

ZÖHRER escreveu:


Ninguem falou ainda, mas a angulação entre as costas do banco e a base afetam muito o conforto e a tendência a dormência nos pés.


falei sim, só que outras palavras, veja os textos acima
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 10:34 pm

duram escreveu:
ZÖHRER escreveu:


Ninguem falou ainda, mas a angulação entre as costas do banco e a base afetam muito o conforto e a tendência a dormência nos pés.


falei sim, só que outras palavras, veja os textos acima

Isso foi mencionado no primeiro post. Segue um excerto do estudo mencionado:
Diferença de altura entre banco e pedivela Hipangle
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jan 14, 2013 10:51 pm

Na verdade Daniel ao ler o seu texto, me pareceu que vc estava falando da pressão das nadegas em função de angulação das costas do banco com a horizontal e não com a base do banco, pois uma posição mais sentada colocaria mais pressão sobre a base do banco e consequentemente sobre as nádegas.
Me refiro ao ângulo formado pela base e as costas do banco independente de sua relação com a horizontal ( típico dos cascos rígidos de fibra de vidro e carbono)ou com os àngulos das costas e a posição do mov.central( que me pareceu tratar o assunto do Roberto).Fabricantes como a Rans fabricam bancos com possibilidade de mudança da angulação entre a base e as costas do banco.Eu mesmo já fiz um desses com ótimos resultados, o poblema era conseguir a fabricação a um custo menor que o casco rígido aliado ao baixo peso e resistência as forças de oposição a pedalada sem grandes deformações e perdas da tranferência de potência.
Diferença de altura entre banco e pedivela Bast0034t


Diferença de altura entre banco e pedivela Bancomenor

Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptyTer Jan 15, 2013 8:02 am


Apenas um parênteses:


Muitas pessoas sofrem com um tipo de dormência que não tem relação com alturas e bancos.

Trata-se de um desagradável, às vezes doloroso mesmo, desconforto na sola do pé,
na região exata que recebe a maior parte da pressão do eixo do pedal.

Os americanos chamam isso de "hot feet", tem um nome técnico muito bonitinho e complicado
com a palavra metatarso no meio.

Isso TEM uma solução simples:

1) botar o taco na posição mais próxima do meio do pé que a sapatilha permitir

2) se não for suficiente, modificar a sapatilha para que uma posição ainda mais "retro" se torne possível

Em breve posto fotos de uma bem-sucedida cirurgia em sapatilha.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptyTer Jan 15, 2013 2:12 pm

ZÖHRER escreveu:
Na verdade Daniel ao ler o seu texto, me pareceu que vc estava falando da pressão das nadegas em função de angulação das costas do banco com a horizontal e não com a base do banco, pois uma posição mais sentada colocaria mais pressão sobre a base do banco e consequentemente sobre as nádegas.
Me refiro ao ângulo formado pela base e as costas do banco independente de sua relação com a horizontal ( típico dos cascos rígidos de fibra de vidro e carbono)ou com os àngulos das costas e a posição do mov.central( que me pareceu tratar o assunto do Roberto).Fabricantes como a Rans fabricam bancos com possibilidade de mudança da angulação entre a base e as costas do banco.Eu mesmo já fiz um desses com ótimos resultados, o poblema era conseguir a fabricação a um custo menor que o casco rígido aliado ao baixo peso e resistência as forças de oposição a pedalada sem grandes deformações e perdas da tranferência de potência.


vi que no banco da D6 existe uma subida, que não ocorre nos da foto, e ele impede que o corpo
escorregue ao pedalar mas tem seu ponto positivo que segura o corpo em angulo mais aberto
e a dormencia some em segundos se posicionado corretamente, fica dificil explicar, te mostro ao nos encontrarmos.

mas no fim me parece que o angulo é importante e a pressão nas nádegas tb, ou seja, distribuir o
peso é necessário, quanto a diferença de altura não posso falar pois nunca pedalei algo com pe de vela alto
por um tempo longo para sentir o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 65
Localização : Araçatuba - sp

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptyTer Dez 03, 2013 6:04 pm

artur elias escreveu:

Apenas um parênteses:


Muitas pessoas sofrem com um tipo de dormência que não tem relação com alturas e bancos.

Trata-se de um desagradável, às vezes doloroso mesmo, desconforto na sola do pé,
na região exata que recebe a maior parte da pressão do eixo do pedal.

Os americanos chamam isso de "hot feet", tem um nome técnico muito bonitinho e complicado
com a palavra metatarso no meio.

Isso TEM uma solução simples:

1) botar o taco na posição mais próxima do meio do pé que a sapatilha permitir

2) se não for suficiente, modificar a sapatilha para que uma posição ainda mais "retro" se torne possível

Em breve posto fotos de uma bem-sucedida cirurgia em sapatilha.

já postou essas fotos?!
Ir para o topo Ir para baixo
Márcio ArtTrike

Márcio ArtTrike


Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 35
Localização : Porto Alegre - RS

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptyDom Jun 01, 2014 10:38 am

Durante a expobici aqui em Porto Alegre, conheci um ciclista chamado dr. Ênio Aguzzoli. Ele é médico cardiovascular.
Aproveitei a visita dele no estande da Art Trike e questionei a respeito da altura do pedal.

Ele me afirmou que não há diferença alguma em relação a altura do pedal, pois o retorno venoso é gerado pela compressão das artérias quando fazemos força ao pedalar.
Porém, disse-me que para uma pessoa que tem algum tipo de problema de circulação (trombose, varizes etc) a bicicicleta reclinada tem a vantagem da "ajuda" do retorno pela gravidade.


"As veias dos músculos dos membros inferiores são providas de válvulas, que garantem o influxo unidirecional do sangue em sentido centrípeto. Estas válvulas, associadas a uma compressão da veia ocasionada pela contração muscular, expulsam o sangue venoso em direção cefálica, não permitindo seu refluxo, representando um grande auxílio ao retorno venoso durante os exercícios ou trabalho normal."
Nos membros inferiores, o comportamento da pressão venosa e do retorno do sangue ao coração se dá de forma semelhante as que acontece com os membros superiores, sendo que se associa ainda como fator que facilita o retorno venoso, o Coração Venoso da Planta do Pé, que consiste em um lago venoso dentro de capilares que são comprimidos durante a marcha, impulsionando o sangue em direção ao coração (Bjordal, 1970)."


Sr. Ênio e seu filho fizeram um passeio no Estados Unidos do Pacífico ao Atlântico. http://captaincrossamerica.blogspot.com.br/?view=snapshot
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arttrike.com.br
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySex Jun 20, 2014 9:25 pm

prof carlos henrique escreveu:
artur elias escreveu:

Apenas um parênteses:


Muitas pessoas sofrem com um tipo de dormência que não tem relação com alturas e bancos.

Trata-se de um desagradável, às vezes doloroso mesmo, desconforto na sola do pé,
na região exata que recebe a maior parte da pressão do eixo do pedal.

Os americanos chamam isso de "hot feet", tem um nome técnico muito bonitinho e complicado
com a palavra metatarso no meio.

Isso TEM uma solução simples:

1) botar o taco na posição mais próxima do meio do pé que a sapatilha permitir

2) se não for suficiente, modificar a sapatilha para que uma posição ainda mais "retro" se torne possível

Em breve posto fotos de uma bem-sucedida cirurgia em sapatilha.

já postou essas fotos?!


Sim, botei no meu álbum para fóruns,

a partir daqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Convidado
Convidado




Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySex Jun 27, 2014 8:37 pm

Márcio ArtTrike escreveu:
Durante a expobici aqui em Porto Alegre, conheci um ciclista chamado dr. Ênio Aguzzoli. Ele é médico cardiovascular.
Aproveitei a visita dele no estande da Art Trike e questionei a respeito da altura do pedal.

Ele me afirmou que não há diferença alguma em relação a altura do pedal, pois o retorno venoso é gerado pela compressão das artérias quando fazemos força ao pedalar.
Porém, disse-me que para uma pessoa que tem algum tipo de problema de circulação (trombose, varizes etc) a bicicicleta reclinada tem a vantagem da "ajuda" do retorno pela gravidade.


"As veias dos músculos dos membros inferiores são providas de válvulas, que garantem o influxo unidirecional do sangue em sentido centrípeto. Estas válvulas, associadas a uma compressão da veia ocasionada pela contração muscular, expulsam o sangue venoso em direção cefálica, não permitindo seu refluxo, representando um grande auxílio ao retorno venoso durante os exercícios ou trabalho normal."
Nos membros inferiores, o comportamento da pressão venosa e do retorno do sangue ao coração se dá de forma semelhante as que acontece com os membros superiores, sendo que se associa ainda como fator que facilita o retorno venoso, o Coração Venoso da Planta do Pé, que consiste em um lago venoso dentro de capilares que são comprimidos durante a marcha, impulsionando o sangue em direção ao coração (Bjordal, 1970)."


Sr. Ênio e seu filho fizeram um passeio no Estados Unidos do Pacífico ao Atlântico. http://captaincrossamerica.blogspot.com.br/?view=snapshot

Pois é Márcio, lendo atenciosamente o texto continuo na dúvida sobre a diferença de altura entre banco e pedivela.

O texto afirma que existem válvulas que garantem o fluxo unidirecional em direção cefálica, não permitindo o seu refluxo. Isto me faz ficar na dúvida, será que existe também um mecanismo que garante o fluxo em direção aos pés? Em posição de pé a própria força da gravidade se encarrega disso, mas e com os pés para cima? A nossa bomba (coração) deverá vencer toda a perda de carga sozinha.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela EmptySeg Jul 07, 2014 11:33 am

2SWIM escreveu:
Pois é Márcio, lendo atenciosamente o texto continuo na dúvida sobre a diferença de altura entre banco e pedivela.

O texto afirma que existem válvulas que garantem o fluxo unidirecional em direção cefálica, não permitindo o seu refluxo. Isto me faz ficar na dúvida, será que existe também um mecanismo que garante o fluxo em direção aos pés? Em posição de pé a própria força da gravidade se encarrega disso, mas e com os pés para cima? A nossa bomba (coração) deverá vencer toda a perda de carga sozinha.

Claro que não é minha praia, mas vou dar um pitaco.

Há dois fluxos sanguíneos, o venoso e o arterial. A conversa se limitou a focar o fluxo venoso, o de retorno do sangue venoso ao coração, neste caso tudo que foi dito está ok e o fato dos pés estarem elevados favorecerá o fluxo venoso, pela gravidade e pelo sentido favorável da abertura das válvulas de retenção das veias.

Mas há que se considerar o fluxo arterial, que vai no outro sentido, pelas artérias.
É o sangue arterial, bombeado pelo coração. É este fluxo que leva o sangue com os nutrientes e glicose para os músculos.
No caso das pernas, este fluxo está “acostumado” com o favorecimento da gravidade para irrigar os membros inferiores. Evidentemente, os pés elevados não o favorecem, e por isso é comum reclineiros se queixarem de formigamento - dormência, o que é consequência característica de pouco fluxo arterial nos pés.
Uns sentem mais, outros menos, e o interessante é que depois de certo tempo de pedal isso tende a melhorar.
Mas acho que, nessa consideração, há uma relação direta entre elevação dos pés em relação ao banco e agravamento desse problema de irrigação para os pés.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Diferença de altura entre banco e pedivela Empty
MensagemAssunto: Re: Diferença de altura entre banco e pedivela   Diferença de altura entre banco e pedivela Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diferença de altura entre banco e pedivela
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Quem ri por último, ri melhor...
» `kit elétrico
» COPA UNIÃO DE CICLISMO - CATEGORIA RECLINADAS
» reclinadas 26x26 aos desprovidos de altura
» Pedivela curta "top"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: