Assunto: delícias do sub-mundo do ciclismo Sáb Jan 19, 2013 8:11 pm
Existe uma cena ciclística bem efervescente, completamente fora dos circuitos formais - na verdade fora-da-lei, tbém!
(comentários moralistas em tópico separado, obrigado )
As corridas estilo Alley Cat já estão se tornando uma tradição em Porto Alegre, sob o nome transliterado de "Alicate". Participei do último, foi muito legal. De M5, é claro. Os dizeres do evento dão uma boa idéia do clima:
"Ao que indica o calendário Maia, em 23/12/2012, na parte da noite, deve ocorrer o grande evento dado como o "Fim do Mundo", ou como diriam outros "O Juízo Final."
Então venha celebrar correndo o ultimo e melhor alicate da sua vida.
VENHA PARA MORRER.
Meninas, venham correr também, por favor!!!
Pra quem não conhece...
... Alicates são corridas informais em bicicleta, geralmente ligando vários pontos de controlo ('checkpoints'), em que o vencedor não é sempre o mais rápido, dado que conhecer bem a cidade em que se corre é fundamental para a vitória.
Regulamento...
...A regra base define que não existe um percurso de prova definido, mas sim vários pontos de controlo que devem ser validados pelos participantes. Cada participante escolhe o percurso que acha melhor e dessa forma, a ordem pela qual quer validar os diferentes pontos de controle."
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Sáb Jan 19, 2013 8:23 pm
... e ontem tivemos uma prova noturna estilo critério-kamikaze, percurso de cerca de 20 km percorrendo a Avenida Ipiranga (que ladeia o Arroio Dilúvio) ida e volta na sua totalidade mais um pouquinho. Cerca de 40 participantes (chutando). Alguns "animais" capazes de fazer quase 40 de MÉDIA, nessas condições (trânsito, semáforos, etc). Para minha surpresa, obtive um honroso 6º lugar, atrás de 5 dessas bestas-feras (todos com bicicletas relativamente baratas, diga-se de passagem), quase todos com cerca de 15 a 20 anos a menos que eu. Por outro lado, disputei (e venci por pouco) uma posição, durante vários kms, com um cara que deve ter a minha idade, provavelmente um pouco mais, e estava com uma espídi e guidão chifrudo (de longe parecia uma bici de contra-relógio). Ultrapassei o Helton (que alguns aqui conhecem, é um ex-reclineiro e membro do VPH Brasil no yahoo) nos últimos metros, mas na real ele tava na categoria pinha-fixa. Muito massa.
O pessoal da Pedal Express (bike massengers profissionais full time) foi pra corrida DEPOIS de trabalhar o dia inteiro. Inclusive uma mulher (que venceu a categoria). A gurizada começou a se ligar na vantagem aerodinâmica da reclinada; não me surpreenderia se começarem a brotar reclinadas no meio underground. Eles não vão querer perder pro tio.
Ganhei mais um spoke card pra coleção. Não sei em qual bicicleta prender.
O campeão de cada categoria ganhou 30 pilas (moeda local) além do spoke card.
Existe esporte fora do capitalismo selvagem...
"Grite as margens do rio Ipiranga Bicicleta ou Morte...
Concentração na esquina da Borges com a Ipiranga!!! NA ciclo coisa as 20:00 saida as 21:00!!!
5 pilas por sua conta e risco!!! não nos responsabilizamos por deflorações e nem dedadas!!!
terá a Categoria Super Bunda Mole a Corrida acontecera na Ciclovia ida e volta , mas somente na Ciclovia!!!"
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Jan 21, 2013 2:06 pm
Que massa, Artur!
Neste fim de semana eu estava mostrando pra um amigo meu, os vídeos do Lucas Brunelle, que registrou vários Alley Cats pelo mundo. Iutubiú:
"Fora-da-lei" é o que define, mesmo, hahahaha!! "FUCK THE POLICE" é pouco ! Coração na boca só de ver! Honestamente, eu fico é babando!
Lembrando que não é só condição física que esses caras tem de sobra, e não só loucura extrema. É um VIRTUOSISMO que poucos atingem! Sabem o que estão fazendo, mesmo que sempre por um fio...
Nessa onda, descolei uma fixa pra mim! Peguei ela terça-feira passada, mas choveu demais e até hoje só rodei 90km nela. 80 apenas neste fim de semana, em BH, escolhi com especial atenção os caminhos, mas tem coisa que fica inviável, ou muito difícil (subidas em que ou não dá, ou não compensa seguir pedalando, gira a 30 rpm e quase arrebenta tanto a pedivela quanto o guidão, só pra dar mais uma voltinha no pedal hahaha). Descida também é fogo, mas aos poucos fui me soltando. A força que vc faz pra frear com as pernas, parece trabalhar uma musculatura diferente da usada pra pedalar (tlvz isso seja lógico... ). Evidentemente, estou com freio dianteiro, mas cogito sim instalar um freio traseiro, também (um dos fixeiros companheiros nossos de audax é mais conservador [por sinal é o mais bruto de todos] e usa os dois freios).
Eu só acho que fudi com a rosca da pedivela direita dela (e nisso me dei muito mal, pq pedivela de fixa é pedivela de fixa). Instalei o pedal sozinho e achei que estava de boa, mas ontem de manhã, quando ainda ia pedalar mais uns 35 km, percebi o que o pedal estava ligeiramente fora... mas não conseguia nem tirar, nem colocar. Tive que rodar assim (não tive outra saída, a bici era meu veículo) e suspeito ter espanado uma parte da rosca, já que fiz força enorme com o pedal não inteiramente encaixado. Vou tentar levar à oficina pra ver se tira o pedal e se ainda está aproveitável; se não, é tentar encontrar uma pedivela 165mm confiável, e que dê uma linha de corrente decente na minha.
PS: não sei se suas postagens tinham fotos ou vídeos; aqui no trampo tem uns bloqueios e direto não consigo acessar certas coisas.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Jan 21, 2013 6:07 pm
Vocês dois estão me surpreendendo...
Não fazia idéia de que o Artur curtisse esse tipo de coisa. A reclinada não fica em desvantagem? Ou não foi tão caótico assim?
Não imaginava também que desse para andar de fixa em Minas, com tanto sobe e desce. E aí, Nino, já está treinando "skids"?
Conheço um ciclista (que é também mecânico de bike) que curte muito esses lances perigosos, teima em não usar capacete, pega vácuo atrás de ônibus, "surfa" em cima da bike (é a especialidade dele), e outras coisas mais.
Eu estou fora! Para mim, mais endorfina e menos adrenalina!
Franz Admin
Mensagens : 181 Data de inscrição : 11/02/2009 Idade : 52 Localização : Pelotas - RS - Brasil
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Jan 21, 2013 9:26 pm
Código:
Não fazia idéia de que o Artur curtisse esse tipo de coisa.
A título de curiosidade. Comprei uma fixa em início de 2012 e ando nela aqui na cidadezinha onde estou. Mas deixei ela como single, e não coloquei ainda a pinha fixa.
Confesso que tenho corrido meus riscos por aqui. Há algo de instigante e bom em quebrar as regras, desde que dentro de alguns limites de controle.
abrçs.,
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Jan 21, 2013 10:21 pm
Mordaz escreveu:
Vocês dois estão me surpreendendo... Não fazia idéia de que o Artur curtisse esse tipo de coisa. A reclinada não fica em desvantagem? Ou não foi tão caótico assim?
ah mermão, o tio aqui é careta mas apronta de vez em quando
a M5 de todas as minhas bicicletas é a única que passa tranqüilo ao lado de um famigerado poste que tem num trecho de passeio não calçado na chamada "curva do Estaleiro" aqui no início da Zona Sul de PoA
em outras palavras: com aquele guidão mínimo (e perfeito para ela), passo entre filas de carros mais rápido, seguro e fácil do que o mais hipster dos fixeiros
(não obstante, eu vejo uma fixa no meu futuro - está escrito nos raios)
mesmo assim, no Alicate teve um gordinho que numa estrada não veria nem o pó dos meus pneus que chegou na minha frente - aí tem muito uma coisa de raciocínio rápido, fazer escolhas, conhecer muito bem a cidade, e um elemento aleatório maravilhoso - o Alicate NÃO é uma corrida justa! ninguém sabe quem vai ganhar nem o que vai acontecer! hehehe
já no Criterium rola uma estratégia de como lidar com os semáforos, um pouco de sorte tbém, antecipação, cálculo de risco, etc
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Jan 21, 2013 10:31 pm
ninocoutinho escreveu:
Neste fim de semana eu estava mostrando pra um amigo meu, os vídeos do Lucas Brunelle, que registrou vários Alley Cats pelo mundo. Iutubiú:
Eu já era fã do Brunelle anos antes do universo bike messenger/fixeiro chegar ao Brasil (ao RS pelo menos).
Na noite depois do Alicate passei muitas horas vendo TODOS esses vídeos e baixando filmes e o escambau.
Respeito muito esses caras, os couriers de verdade. Não o modismo. Me lembra a questão da "puta por definição" e a "vadia da marcha (das vadias)", abordada em um texto que li hoje.
Um camarada meu que trabalha em uma recém-fundada micro-empresa de bike-entrega entrou para a lista dos 20 maiores pedaladores do Strava (Brasil) no último mês. Esse cara foi atropelado meses atrás (acho que foi antes de se alistar), quebrou dentes, perdeu o quadro da espídi, montou uma fixa com o que sobrou e ajuda dos amigos, trabalha com o pedal tipo Look que ele já tinha, não tem grana pra um sistema SPD que seria bem mais confortável para o dia-a-dia. A "forma" da pedalada dele é perfeita, não mexe o quadril, muito limpa e redonda.
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Jan 21, 2013 11:26 pm
ha!
olhaí uma palhinha do Alicate do Fim do Mundo:
https://www.youtube.com/watch?v=lQGv_Covja8
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Ter Jan 22, 2013 8:51 am
artur elias escreveu:
olhaí uma palhinha do Alicate do Fim do Mundo:
Parece bem civilizado.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Ter Jan 22, 2013 9:06 am
Mordaz escreveu:
Não imaginava também que desse para andar de fixa em Minas, com tanto sobe e desce.
Talvez não seja possível! A questão é escolher previamente os caminhos e, caso tenha algum com um morro intransponível, preferir um que seja curto, ou que seja empurrável num local mais seguro.
Mordaz escreveu:
E aí, Nino, já está treinando "skids"?
Eu não pretendia, mas dizem que é necessário saber fazer, pra uma emergência. Acho que não seria emergência de frear, pois foi um camarada que usa freio na frente e atrás, que me avisou. Ele disse que sabe skidar mas nunca precisou fazer, mas que eu preciso saber fazer, se fosse pra um audax rio das ostras de fixa, por exemplo. Imagino que seja necessidade em algum momento em que, além de parar, vc tem que travar o pedal.
Mordaz escreveu:
Conheço um ciclista (que é também mecânico de bike) que curte muito esses lances perigosos, teima em não usar capacete, pega vácuo atrás de ônibus, "surfa" em cima da bike (é a especialidade dele), e outras coisas mais.
Disso aí eu não gosto mesmo, mas não uso capacete no dia-a-dia.
artur elias escreveu:
Respeito muito esses caras, os couriers de verdade. Não o modismo. Me lembra a questão da "puta por definição" e a "vadia da marcha (das vadias)", abordada em um texto que li hoje.
Demais, demais. Deixei pra ler esse texto depois, vou fazer o mais breve possível.
Franz escreveu:
A título de curiosidade. Comprei uma fixa em início de 2012 e ando nela aqui na cidadezinha onde estou. Mas deixei ela como single, e não coloquei ainda a pinha fixa.
Comigo foi o contrário. Minha bike chegou na garagem da Cometa, em Contagem, fui lá buscar e montá-la no local, mesmo, e já sair pedalando. Como era noite, lugar com trânsito intenso de ônibus, paradas previstas em vários semáforos (com descida e subida) e havia uma chuvinha constante, meu plano era montar do lado livre. Mas não resisti e montei do lado fixo ! Acho difícil, agora, que eu queira trocar.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Ter Jan 29, 2013 6:52 pm
Acho que o importante em derrapar com a traseira (skid) é mudar de direção rapidamente, não?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Ter Jan 29, 2013 9:54 pm
Marcus Del Mastro escreveu:
Acho que o importante em derrapar com a traseira (skid) é mudar de direção rapidamente, não?
Não, o mais importante é fazer com estilo!
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Seg Dez 02, 2013 6:39 pm
mas é muito legal esse treco!!!!
habilidade, raciocínio rápido mesclados com pura loucura e velocidade seja do jeito que for!
como é determinado os locais de PC? como são as regras desse Alley Cat/alicate!!!!
tem um link para essa coisa doida!!
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Ter Dez 03, 2013 9:31 pm
prof carlos henrique escreveu:
mas é muito legal esse treco!!!!
habilidade, raciocínio rápido mesclados com pura loucura e velocidade seja do jeito que for!
como é determinado os locais de PC? como são as regras desse Alley Cat/alicate!!!!
tem um link para essa coisa doida!!
a PRINCIPAL regra é:
FIQUE VIVO!
as outras mudam conforme o evento - pelo menos aqui em PoA, onde os Alicates costumam ser temáticos
teve o "Alicate do Cafezinho" - em um dos PCs tinha que beber um café (bem quente) antes de largar de novo! e quem não apresentasse o copinho descartável no último PC tava desclassificado hahaha
agora tem uma onda de Alicates Beneficientes, bem legal
tem um MONTE de vídeos no you tube, é só digitar Alley Cat race (ou Alicate se quiser ver os nossos, provincianos)
[ ] do a.
------
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Ter Dez 03, 2013 10:49 pm
acabei de ver este vídeo do último "Criterium" local - gostei
o Criterium (obviamente) não é um Alicate, não tem PCs - mas o espírito (kamikaze) é muito parecido...
infelizmente não pude comparecer a esse - acho que não faria feio nesse trajeto
http://vimeo.com/80781065#at=684
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Qua Dez 04, 2013 7:38 am
arthur
a que eu queria entender como se determina o vencedor, é quem chegar primeiro? pontuação de acordo com a chegada em cada PC e depois soma-se as pontuações?
entendi o espirito da coisa FIQUE VIVO mas o resto...
minha cidade aqui é ideal para um alicate maluco, estou pensando em organizar um mas preciso de mais dados.
esse critérium se eu for pedalar de noite sem farol morro na primeira esquina, minha visão noturna é um lixo!!!!
achei mais legal o alicate!
é só entender como as engrenagens da coisa se encaixam que já me mexo aqui para organizar um alicate e claro que temático!
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: delícias do sub-mundo do ciclismo Qua Dez 04, 2013 7:45 am
artur elias escreveu:
... e ontem tivemos uma prova noturna estilo critério-kamikaze, percurso de cerca de 20 km percorrendo a Avenida Ipiranga (que ladeia o Arroio Dilúvio) ida e volta na sua totalidade mais um pouquinho. Cerca de 40 participantes (chutando). Alguns "animais" capazes de fazer quase 40 de MÉDIA, nessas condições (trânsito, semáforos, etc). Para minha surpresa, obtive um honroso 6º lugar, atrás de 5 dessas bestas-feras (todos com bicicletas relativamente baratas, diga-se de passagem), quase todos com cerca de 15 a 20 anos a menos que eu. Por outro lado, disputei (e venci por pouco) uma posição, durante vários kms, com um cara que deve ter a minha idade, provavelmente um pouco mais, e estava com uma espídi e guidão chifrudo (de longe parecia uma bici de contra-relógio). Ultrapassei o Helton (que alguns aqui conhecem, é um ex-reclineiro e membro do VPH Brasil no yahoo) nos últimos metros, mas na real ele tava na categoria pinha-fixa. Muito massa.
O pessoal da Pedal Express (bike massengers profissionais full time) foi pra corrida DEPOIS de trabalhar o dia inteiro. Inclusive uma mulher (que venceu a categoria). A gurizada começou a se ligar na vantagem aerodinâmica da reclinada; não me surpreenderia se começarem a brotar reclinadas no meio underground. Eles não vão querer perder pro tio.
Ganhei mais um spoke card pra coleção. Não sei em qual bicicleta prender.
O campeão de cada categoria ganhou 30 pilas (moeda local) além do spoke card.
Existe esporte fora do capitalismo selvagem...
"Grite as margens do rio Ipiranga Bicicleta ou Morte...
Concentração na esquina da Borges com a Ipiranga!!! NA ciclo coisa as 20:00 saida as 21:00!!!
5 pilas por sua conta e risco!!! não nos responsabilizamos por deflorações e nem dedadas!!!