- Mordaz escreveu:
- Resolvi abrir um tópico do jeito que o Nino gosta!
Rsrsrs pior que são muitos tópicos q abri com esse naipe
de título, mesmo!!
Crê que, já há quase duas semanas, tenho pensado regularmente sobre o assunto que vc puxou? E não é por causa desse audax, que parece que terá trechos casca-grossa (vi um relato no fórum pedal
de alguém que foi
DE CARRO e não conseguiu passar). E sim pq, well, sempre quis aumentar minha frequência por estradas
de terra, escolhendo passar por elas não apenas em cicloviagens, e no fim
de semana retrasado, conheci um lugar aqui que ADOREI, mas só fomos parar lá pois fomos
de jipe... fiquei pensando em poder ir pra lá frequentemente,
de bike, e pra isso, seria mais do que indicada, uma mtb, mesmo... seria a desculpa-mor pra finalmente montar uma, ou transformar minha mtb urbana, em mtb rural
.
Porém, não sei se vou poder voltar a andar
de bike normal com o mínimo
de performance, ou ao menos, por algumas longas horas... por causa do lance da mão. Tá paia, mesmo. Mas,
de reclinada, iria. Acho que eu encararia ter uma recli só pra off-road. E tenho algumas ideias, sobre o que privilegiar e o que evitar:
a) evitar pedivela alta. uma pena, pq gosto muito. isso é mais crítico pra subidas íngremes, não pela subida em si, mas pq nem sempre a subida íngreme é limpinha, lisinha... direto traz imperfeições, grandes valas ou pedras. reclinado, enxergando menos o chão próximo à bike, tem mais chance
de bater ou cair em algo que te desequilibre. aí, a pedivela alta pode te levar pro saco, ou pro chão! não dá tempo direito
de atingir o equilíbrio parado.
b) evitar ângulos deitados. na minha opinião, isso tem mais a ver com descidas. bate muito. chutaria serem legais ângulos por volta
de 35 graus, como mínimo. mais ou menos assim que fui
de fox na
estrada real. com a meta, percorri estradas
de terra a 25 graus, e tive que pedalar longos trechos desencostado, até em subidas. dá pra fazer, mas força o meu abdômen, que é fraco.
c) privilegiar pneus gigantescos, mas não lunares. já usei 26x1.95, mas acho que é o mínimo. quero testar 2.10 ou apelar pra 2.3, 2.35. só ressaltando: costumo ir pra
estrada de terra com a bike ou o pneu que tiver, e aconselho a todo mundo. já fiz cicloviagens inteiras com muita
estrada de terra, e usando pneu 1.3. também gosto
de ir pro estradão
de caloi 10. passo por uns trechinhos até
de speed. mas um pneu mais largão fica simplesmente melhor, especialmente pra reclinada.
d) evitar bancos altos. acho que qualquer coisa
de 55 cm pra baixo, vai muito bem. combinado com uma pedivela não muito alta, fica uma beleza.
e) privilegiar rodão na frente. apesar da azub 5 ser uma bike comprovadamente acertada pra todo terreno, e a azub mini ser a preferida do honza galla pra estradas
de terra, eu acho que perde demais pra aro 26 (o que não me impediria
de pensar numa 20x20 full pra esse tipo
de estrada). o problema é q as azub ficam com banco alto demais com 26 na frente, elevando também a pedivela. é o problemão da azub max. seria a bike "perfeita" pra off-road, com o porém da insegurança a mais.
O assunto suspensão ou não, ainda não tenho muitas convicções. Eu acho que, se for SWB e exclusiva pra andar na
terra, seria legal ser full. OU ao menos, ter suspa traseira. Se for LWB, acho que pode ser uma beleza uma bike tipo a rans stratus (com 26 na frente) ou a nova capoeira. Toda rígida. Acho a truck do Daniel também massa. Apesar do banco não ser propriamente baixo, pedivela é baixa e assento em pé. Só desconfio, sinceramente,
de que ela não precisa
de suspensão dianteira. Acho que ali vai muito pouco peso.
Se o tempo ajudar, vou tentar pegar uns trechos
de estradão neste fds, com a meta. Planejo colocar um 1.95 na frente, q já tenho, e descolar um maior pra montar na roda traseira, e elevar bem o ângulo do banco, pra pelo menos 30 graus.