Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 preservar joelhos ou coração num audax?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? EmptySáb Fev 13, 2010 7:30 pm

Salvem,

tenho notado que para mim, em uma subida de reclinada, a frequência cardiaca é menor com cadência menor em subidas de inclinação média.
Ou seja, canso menos o coração mudando a marcha para relações mais pesadas o quanto antes, ao invés de ficar girando muito.

Pode ser que isso se aplique a minha pessoa.

Mas dai fiquei na dúvida. Por que sempre fui fã e seguidor da cadência alta.
Mas tenho cansado mais (vide frequêncimetro) mantendo essa cadência alta por muito tempo.

E num brevet, me parece razoável evitar cansar para ter energia pros quilômetros finais.

Talvez com treino de cadência alta, a frequência cardiaca tenda a diminuir. Mas enquanto o treino não faz efeito?
Poupar coração ou joelho durante os brevets mais longos?

abs

marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: Re: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? EmptyDom Fev 14, 2010 6:24 am

marcelo_montanhista escreveu:


Talvez com treino de cadência alta, a frequência cardiaca tenda a diminuir. Mas enquanto o treino não faz efeito?
Poupar coração ou joelho durante os brevets mais longos?



oi Marcelo


me parece que, se a idéia é "poupar o coração", isso não precisa ser feito
às custas da técnica de pedalada/cadência/joelhos etc -
basta simplesmente trocar para uma marcha mais leve,
e assim diminuir o esforço (sem diminuir a cadência, ao menos não significativamente)

como você observou, com treino específico, a potência melhora, e a resistência tbém

pelo pouco que entendo de treinamento esportivo,
o fundamental é treinar intervalos no limiar de lactato ou próximo dele

é isso - mais o tempo de recuperação, que é crucial - que nos faz ficar mais fortes

https://recliforum.forumeiros.com/ciclismo-reclinado-geral-f2/dicas-de-treinamento-hans-wessels-t132.htm?highlight=wessels
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: Re: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? EmptyDom Fev 14, 2010 10:58 am

Essa comparação entre subir a uma cadência alta numa marcha leve ou subir a uma cadência baixa numa marcha pesada presume a mesma velocidade nos dois casos?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
daa




Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Petrópolis-RJ

preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: Re: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? EmptyDom Fev 14, 2010 12:59 pm

Se a musculatura está treinada e se a reposição energética é adequada (carboidratos, etc.), pode-se "forçar" o coração à vontade, desde que não ultrapasse o seu limiar de lactato (limite em que o esforço torna-se anaeróbico).

Mantendo-se o esforço próximo ao limiar de lactato tem a vantagem de fazer com que o corpo, cada vez mais, suporte um limiar mais elevado. Em outras palavras, se bem treinado você pode progressivamente colocar mais esforço no coração sem que "morra no gás".

Existem diversas maneiras de conhecer o seu limiar de lactato. Existem exames laboratoriais (mais confiáveis), fórmulas aproximadas (como fazer esforço pesado por 30min e obter a média de frequência cardíaca dos 20min finais), ou então conhecendo bem o próprio corpo (p.e.: a respiração fica ofegante ao ultrapassar o limiar de lactato).
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo_montanhista

marcelo_montanhista


Mensagens : 279
Data de inscrição : 22/05/2009

preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: Re: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? EmptyDom Fev 14, 2010 2:57 pm

Salvem,

Artur, penso que o tempo de recuperação que vc citou é chave fundamental. boa!

RT, certo, com mesma velocidade nas duas cadências, foi falha minha não ter especificado.

Daa- Esse limiar lactato me parece que muda a medida que a pessoa vai entrando em forma não?

abs

marcelo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/marcelomountain
daa




Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Petrópolis-RJ

preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: Re: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? EmptyDom Fev 14, 2010 9:38 pm

marcelo_montanhista escreveu:
Salvem,

Daa- Esse limiar lactato me parece que muda a medida que a pessoa vai entrando em forma não?

Sim, como o Artur disse, se você deseja melhorar o condicionamento, o ideal é trabalhar próximo do seu limiar de lactato para que esta frequência possa ser progressivamente empurrada pra cima. Esforços acima do limiar só para situações específicas e de curta duração, como sprints ou time trial curtos.

O meu limiar de lactato gira em torno de 180bpm ("aferidos" informalmente). Em pedais mais longos (acima de 100km) sem grandes pretensões de treinamento eu deixo uma margem e evito passar de 170bpm. Dessa forma eu elimino o coração como um dos possíveis responsáveis por uma eventual exaustão física; mas tenho que garantir ainda que a reposição energética está sendo administrada adequadamente e minha musculatura/articulações podem suportar todo o esforço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





preservar joelhos ou coração num audax? Empty
MensagemAssunto: Re: preservar joelhos ou coração num audax?   preservar joelhos ou coração num audax? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
preservar joelhos ou coração num audax?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Audax: Rio ou SP?
» Audax 200 Km LWB
» Treinamento & AUDAX
» Audax RdO 2014 - 300 km
» Audax Rio das Ostras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: