Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Câmbio Traseiro - ajuda

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Câmbio Traseiro - ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda EmptyQua Fev 24, 2010 12:43 pm

Pessoal,

Tô achando que meu câmbio traseiro foi para o espaço, então pergunto aqui para quem tem experiência.
A minha corrente na parte de cima fica muito solta, e não era assim, apertei tudo que deu num parafuso que um cara me falo que aperta uma mola, não melhorou.
Isso é na minha EXD, e o câmbio é um Shimano Alívio, pode um câmbio "cansar" com menos de 3 mil km rodados?
Esse problema da corrente é do câmbio?
Eu já tive um outro problema com o câmbio traseiro alívio, soltou um parafuso que segurava uma daquelas roldaninhas e deu um rolo, tive que trocar o câmbio, coloquei outro igual, e agora, menos de 3 mil km tá dando esse problema.
Alguma dica?
Seria melhor eu colocar um outro câmbio?
Qual seria um câmbio mais durável que esse alívio e que não seja tão mais caro?
Meus trocadores são aqueles integrados com freio, rapid fire, e também é alívio.
Ah...tem roda livre de 8V e cubo chosen
Ajuda por favor!!!!!!! Tô sem tempo de levar a bici numa bicicletaria.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda EmptySáb Fev 27, 2010 12:34 pm

Oi Olavo!!

Tu pode ver se as engrenagens do câmbio estão com folga. Ali perto daquela mola bem grande tem algumas dobradiças que vem lacradas de fábrica e se da folga não vale a pena concertar. Eu comprei um câmbio LX na RodoCiclo e deu uns cento e tantos reais para substituir um câmbio tapa furo que comprei quando o meu XT entrou no meio dos raios.

Tem um cara que vende os XT pelo mercadolivre por 220, foi dele que eu comprei. Meu XT estragou pois entrou no meio dos raios e quebrou as hastes que seguram as roldanas. Cheguei a colar as hastes aqui com fibra de carbono e ficou super forte mas aí descobri que quando o cambio entrou nos raios também estragaram algumas dessas dobradiças dando folga ali, :-/

Pior é que o melhor mesmo é ir em uma bicicletaria. Tu pode ir na Adventure Bike que é no fim da Ipiranga onde ela encontra a Bento que lá tem de tudo e o preço é bom mas ali é mais enrolado a mecânica, hmmmmm Eles não tem muito espaço e uma reclinada é grande, hmmmm Bom, além da Adventure só a Rodociclo mesmo na minha opinião.

Trocar o câmbio por um novo é fácil e regular ele também, não tem mistério. Eu sempre tento concertar as coisas mas o câmbio é uma peça bem importante e a mais suscetível a te deixar na mão. Tu pode vir na minha casa qualquer hora se tu tiver tempo pois como ainda estou de férias ou to pedalando ou to em casa construindo bicicleta ou aqui no computador, heheh

Escrevi um mail pro carinha do ML para ver se ele ainda tem os XT shadow(ainda melhor que o XT convencional) por 220. Vou ver com ele se tem o LX tb.

Como se comportou o câmbio desde o dia que tu postou esse tópico?

[]!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda EmptySáb Fev 27, 2010 1:30 pm

Oi Klaus,

Oolha só:

1) Na quarta mesmo, irritado com aquela bateção passei na mbike no final da tarde, conclusão do mecânico de lá: "pois é o câmbio tá com folga, tem que trocar..."olhei alguns mas como estava sem dinheiro e tempo naquele momento fui, pensando em passar lá outra hora.

2) Na sexta, atrasado para o trabalho e ainda irritado, resolvi passar ali na Vitória Bike, já fui atendido lá e gostei do pessoal, e é o lugar mais perto do trabalho, já cheguei dizendo que queria trocar o câmbio, mas só tinham o alívio e o xtr, ai comprei o alívio né.

3) Não resolveu o problema, tô achando que é falta de uma limpeza e lubrificação geral, faz 3 meses que não faço isso, só toco um óleo na correia Shocked

4) tem um mecânico bem pertinho aqui do dmae, parece que é o "Jambra", or Artur falou dele uma vez acho que vou deixar a bici com ele enquanto estou no trabalho, é o único tempo que posso ficar sem ela Rolling Eyes

Valeu a força!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
dandji




Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/08/2009
Localização : Gay Harbor

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda EmptySáb Fev 27, 2010 3:10 pm

Oi Olavo,

A minha bike estava com o cambio todo emperrado, e o problema estava no conduite do cabo do cambio. troquei o conduite e o cabo e ficou uma beleza. Fiz com o pessoal da Bike Sul, que já tem os cabos e conduites longos.

abraço,

Daniel
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Câmbio traseiro   Câmbio Traseiro - ajuda EmptySáb Fev 27, 2010 5:46 pm

Olavo,

Já me deparei com problema semelhante ao que você narrou, com a trike. Digo semelhante no efeito, mas não obrigatoriamente na causa. De qualquer forma, apesar de ser coisa bem simples, certamente já conhecida pela maioria dos reclineiros, vou descrever o que aconteceu porque se não for exatamente o teu caso, serve de ajuda para quem venha a ter problema igual, .
Na trike a corrente passa por mangueiras plásticas em dois trechos, um do lado tenso e um do lado "bobo". Essa passagem pelas mangueiras, quando a corrente não está bem lubrificada ou está suja com o óleo já ressecado, resulta em atrito excessivo entre a corrente e o interior da mangueira guia. Esse atrito, no lado tenso, é facilmente vencido pela tração do pedalar, na corrente, mas do lado "bobo", como a única força disponível para puxar a corrente é a da mola do câmbio, o atrito provoca um esforço maior do que o normal (de projeto) esticando o braço do câmbio traseiro, isto é: tensionando muito a mola do câmbio traseiro. A primeira impressão que se tem ao ver o que está acontecendo é que o problema é com a mola do câmbio, mas na verdade não é esse o problema. Depois que aprendi essa lição, passei a me esmerar na limpeza e lubrificação da corrente e não tenho mais o problema. Meu câmbio também é um Alívio e já bem rodado, mas funciona muito bem.
Não sei qual é a configuração de passagem da tua corrente, mas se houver alguma roldana ou mangueira que possa estar dificultando a livre passagem da corrente no lado "bobo", mesmo que por sujeira ou falta de lubrificação, é bom verificar.

abraço
Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda EmptySex Abr 16, 2010 2:58 pm

Pessoal,

Escrevendo para deixar o registro do problema e solução.

Eu uso na EXD o cubo Choosen, muito leve e excelente funcionamento, mas oque ocorreu foi a quebrado eixo que é de alumínio.

Isso explica porque a corrente ficava bamba, o k7 ficava meio trancado deixando a corrente mais solta.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
jonaldo baptista

jonaldo baptista


Mensagens : 100
Data de inscrição : 23/11/2010

Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: csmbio traseiro-ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda EmptyQua Nov 24, 2010 8:00 am

olá. o amigo está se fixando no problema da roda livre, não se esqueça que a corrente tambem sofre desgaste.espero (é claro ) que já tenha solucionado seu problema .não podemos esquecer que estes componentes trabalham expostos e recebem muita areia. abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Câmbio Traseiro - ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Câmbio Traseiro - ajuda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Câmbio Traseiro - ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ângulo do poste para o câmbio dianteiro
» Coisas que os reclineiros ouvem na rua
» Ajuda para compra de um triciclo TRIKE
» Ajuda dos universitários por favor.
» duvida -cambio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: