InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Câmbio Traseiro - ajuda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Olavo

avatar

Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

MensagemAssunto: Câmbio Traseiro - ajuda   Qua Fev 24, 2010 12:43 pm

Pessoal,

Tô achando que meu câmbio traseiro foi para o espaço, então pergunto aqui para quem tem experiência.
A minha corrente na parte de cima fica muito solta, e não era assim, apertei tudo que deu num parafuso que um cara me falo que aperta uma mola, não melhorou.
Isso é na minha EXD, e o câmbio é um Shimano Alívio, pode um câmbio "cansar" com menos de 3 mil km rodados?
Esse problema da corrente é do câmbio?
Eu já tive um outro problema com o câmbio traseiro alívio, soltou um parafuso que segurava uma daquelas roldaninhas e deu um rolo, tive que trocar o câmbio, coloquei outro igual, e agora, menos de 3 mil km tá dando esse problema.
Alguma dica?
Seria melhor eu colocar um outro câmbio?
Qual seria um câmbio mais durável que esse alívio e que não seja tão mais caro?
Meus trocadores são aqueles integrados com freio, rapid fire, e também é alívio.
Ah...tem roda livre de 8V e cubo chosen
Ajuda por favor!!!!!!! Tô sem tempo de levar a bici numa bicicletaria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://olavolu.blogspot.com/
Klaus

avatar

Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 31
Localização : Puerto Felíz

MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Sab Fev 27, 2010 12:34 pm

Oi Olavo!!

Tu pode ver se as engrenagens do câmbio estão com folga. Ali perto daquela mola bem grande tem algumas dobradiças que vem lacradas de fábrica e se da folga não vale a pena concertar. Eu comprei um câmbio LX na RodoCiclo e deu uns cento e tantos reais para substituir um câmbio tapa furo que comprei quando o meu XT entrou no meio dos raios.

Tem um cara que vende os XT pelo mercadolivre por 220, foi dele que eu comprei. Meu XT estragou pois entrou no meio dos raios e quebrou as hastes que seguram as roldanas. Cheguei a colar as hastes aqui com fibra de carbono e ficou super forte mas aí descobri que quando o cambio entrou nos raios também estragaram algumas dessas dobradiças dando folga ali, :-/

Pior é que o melhor mesmo é ir em uma bicicletaria. Tu pode ir na Adventure Bike que é no fim da Ipiranga onde ela encontra a Bento que lá tem de tudo e o preço é bom mas ali é mais enrolado a mecânica, hmmmmm Eles não tem muito espaço e uma reclinada é grande, hmmmm Bom, além da Adventure só a Rodociclo mesmo na minha opinião.

Trocar o câmbio por um novo é fácil e regular ele também, não tem mistério. Eu sempre tento concertar as coisas mas o câmbio é uma peça bem importante e a mais suscetível a te deixar na mão. Tu pode vir na minha casa qualquer hora se tu tiver tempo pois como ainda estou de férias ou to pedalando ou to em casa construindo bicicleta ou aqui no computador, heheh

Escrevi um mail pro carinha do ML para ver se ele ainda tem os XT shadow(ainda melhor que o XT convencional) por 220. Vou ver com ele se tem o LX tb.

Como se comportou o câmbio desde o dia que tu postou esse tópico?

[]!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
Olavo

avatar

Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Sab Fev 27, 2010 1:30 pm

Oi Klaus,

Oolha só:

1) Na quarta mesmo, irritado com aquela bateção passei na mbike no final da tarde, conclusão do mecânico de lá: "pois é o câmbio tá com folga, tem que trocar..."olhei alguns mas como estava sem dinheiro e tempo naquele momento fui, pensando em passar lá outra hora.

2) Na sexta, atrasado para o trabalho e ainda irritado, resolvi passar ali na Vitória Bike, já fui atendido lá e gostei do pessoal, e é o lugar mais perto do trabalho, já cheguei dizendo que queria trocar o câmbio, mas só tinham o alívio e o xtr, ai comprei o alívio né.

3) Não resolveu o problema, tô achando que é falta de uma limpeza e lubrificação geral, faz 3 meses que não faço isso, só toco um óleo na correia Shocked

4) tem um mecânico bem pertinho aqui do dmae, parece que é o "Jambra", or Artur falou dele uma vez acho que vou deixar a bici com ele enquanto estou no trabalho, é o único tempo que posso ficar sem ela Rolling Eyes

Valeu a força!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://olavolu.blogspot.com/
dandji



Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/08/2009
Localização : Gay Harbor

MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Sab Fev 27, 2010 3:10 pm

Oi Olavo,

A minha bike estava com o cambio todo emperrado, e o problema estava no conduite do cabo do cambio. troquei o conduite e o cabo e ficou uma beleza. Fiz com o pessoal da Bike Sul, que já tem os cabos e conduites longos.

abraço,

Daniel
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Arthur HP3

avatar

Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Câmbio traseiro   Sab Fev 27, 2010 5:46 pm

Olavo,

Já me deparei com problema semelhante ao que você narrou, com a trike. Digo semelhante no efeito, mas não obrigatoriamente na causa. De qualquer forma, apesar de ser coisa bem simples, certamente já conhecida pela maioria dos reclineiros, vou descrever o que aconteceu porque se não for exatamente o teu caso, serve de ajuda para quem venha a ter problema igual, .
Na trike a corrente passa por mangueiras plásticas em dois trechos, um do lado tenso e um do lado "bobo". Essa passagem pelas mangueiras, quando a corrente não está bem lubrificada ou está suja com o óleo já ressecado, resulta em atrito excessivo entre a corrente e o interior da mangueira guia. Esse atrito, no lado tenso, é facilmente vencido pela tração do pedalar, na corrente, mas do lado "bobo", como a única força disponível para puxar a corrente é a da mola do câmbio, o atrito provoca um esforço maior do que o normal (de projeto) esticando o braço do câmbio traseiro, isto é: tensionando muito a mola do câmbio traseiro. A primeira impressão que se tem ao ver o que está acontecendo é que o problema é com a mola do câmbio, mas na verdade não é esse o problema. Depois que aprendi essa lição, passei a me esmerar na limpeza e lubrificação da corrente e não tenho mais o problema. Meu câmbio também é um Alívio e já bem rodado, mas funciona muito bem.
Não sei qual é a configuração de passagem da tua corrente, mas se houver alguma roldana ou mangueira que possa estar dificultando a livre passagem da corrente no lado "bobo", mesmo que por sujeira ou falta de lubrificação, é bom verificar.

abraço
Arthur HP3
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Olavo

avatar

Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   Sex Abr 16, 2010 2:58 pm

Pessoal,

Escrevendo para deixar o registro do problema e solução.

Eu uso na EXD o cubo Choosen, muito leve e excelente funcionamento, mas oque ocorreu foi a quebrado eixo que é de alumínio.

Isso explica porque a corrente ficava bamba, o k7 ficava meio trancado deixando a corrente mais solta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://olavolu.blogspot.com/
jonaldo baptista

avatar

Mensagens : 100
Data de inscrição : 23/11/2010

MensagemAssunto: csmbio traseiro-ajuda   Qua Nov 24, 2010 8:00 am

olá. o amigo está se fixando no problema da roda livre, não se esqueça que a corrente tambem sofre desgaste.espero (é claro ) que já tenha solucionado seu problema .não podemos esquecer que estes componentes trabalham expostos e recebem muita areia. abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Câmbio Traseiro - ajuda   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Câmbio Traseiro - ajuda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajuda precisa-se.
» Barulho no Eixo Traseiro
» Ajuda pessoal!!! Problema eléctrico no farolim traseiro
» [Ajuda] Peça que prende o cinto do Afrodite 1.0
» Ajuda no Blog Cloth Myth Revolution

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: