Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Banco reclinada curvo ou reto

Ir para baixo 
+4
manouchk
SOLYOM
ZÖHRER
Adriano
8 participantes
AutorMensagem
Adriano




Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 50
Localização : Torres - RS

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyTer Jun 14, 2011 9:10 am

Alguém poderia me explicar, em relação aos bancos de reclianda, talvez o SOLYOM, a diferença em relação ao conforto ou postura, etc, dos bancos de reclinada. Os que aparecem no site do SOLYOM são retos, sem o encaixe da coluna e os do ZOHRER, parecem possuir um ajuste de lombar. Quais as diferenças em relação ao conforto? Pergunto pois estou terminando uma bike, e descobri as reclinadas justamente pelo conforto, pois tenho o famoso bico de papagaio.
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyTer Jun 14, 2011 4:47 pm

A principal diferença entre os bancos retos e curvos( tipo concha rígida) do ponto de vista ergonômico, é que os bancos curvos são mais apropriados para reclinadas onde o banco fique mais deitadas( mais de 120graus) com pedais altos, já os bancos com as costas mais retas são aceitáveis para reclinadas com o banco numa inclinação mais ereta e pedal baixo.Um bom exemplo desta última opção são as Easy Racer.No entanto problemas na coluna podem influenciar sobremaneira essas opções.
Lembrado que não é apenas o desenho externo da concha que conta mas também o tipo de espuma e estofado, possíveis ajustes( como o de lombar) e como os impactos do piso se dissipam na estrutura da bicicleta atá o banco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
SOLYOM

SOLYOM


Mensagens : 103
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 52
Localização : Araçoiaba da Serra - SP

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyTer Jun 14, 2011 10:37 pm

Oi Adriano!

Creio que o Pedro já explicou bem as diferenças

No meu caso, na verdade tenho feito a curva lombar nos exemplares construidos, mas são pouco acentuados.

Você pode também experimentar, aplicando ou retirando enchimento na região da curva lombar no banco, até achar a melhor forma.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.solyombikes.com
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQui Jun 30, 2011 9:25 pm

Tópico interessante!
Vou pensar nisso para mim! Vou ver se consigo alguma melhoria em termo de conforto, mexendo no enchimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQui Jun 30, 2011 11:28 pm

Vou dar minha pequena contribuição para o tópico com esta foto de alguns bancos e seus ângulos entre assento e encosto:

Banco reclinada curvo ou reto Ngulos

Ao fundo, um banco clone de M5 feito pelo Klaus e que estou usando na high-racer HP3;

No meio, um Zox/Flux que comprei do Pedro para usar no que viria a ser a "EXD Sport";

Na frente, um Zöhrer modificado que também comprei do Pedro, mas que nunca usei.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Rocca




Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 59
Localização : São José do Rio Preto - SP

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQua Jul 06, 2011 4:54 pm

Mordaz escreveu:
Vou dar minha pequena contribuição para o tópico com esta foto de alguns bancos e seus ângulos entre assento e encosto:



Ao fundo, um banco clone de M5 feito pelo Klaus e que estou usando na high-racer HP3;

No meio, um Zox/Flux que comprei do Pedro para usar no que viria a ser a "EXD Sport";

Na frente, um Zöhrer modificado que também comprei do Pedro, mas que nunca usei.

Mordaz,
Seria muito pedir para nos dizer a medida dos assentos e encostos. Estou tentado fazer um banco, mas não sei a média dessas medidas...
E qual dos 3 bancos apresentados vc indicaria para se colocar em uma reclinada 20/26 com os pedais na linha do assento?
Obrigado!

Rocca
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQui Jul 07, 2011 2:00 am

Rocca escreveu:
Mordaz,
Seria muito pedir para nos dizer a medida dos assentos e encostos. Estou tentado fazer um banco, mas não sei a média dessas medidas...
Se vc puder esperar um pouco, posso medir, sim, sem problema.

Rocca escreveu:
E qual dos 3 bancos apresentados vc indicaria para se colocar em uma reclinada 20/26 com os pedais na linha do assento?
Qualquer dos dois últimos, dependendo da inclinação que você deseja usar. Explico: Se for deitar muito, é bom que o ângulo entre o assento e o encosto seja maior, para que a ponta do assento não incomode a parte de trás das suas coxas.

O M5 não funciona bem com os pedais na mesma altura que o assento.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Rocca




Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 59
Localização : São José do Rio Preto - SP

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQui Jul 07, 2011 7:23 am

Mordaz escreveu:
Rocca escreveu:
Mordaz,
Seria muito pedir para nos dizer a medida dos assentos e encostos. Estou tentado fazer um banco, mas não sei a média dessas medidas...
Se vc puder esperar um pouco, posso medir, sim, sem problema.

Rocca escreveu:
E qual dos 3 bancos apresentados vc indicaria para se colocar em uma reclinada 20/26 com os pedais na linha do assento?
Qualquer dos dois últimos, dependendo da inclinação que você deseja usar. Explico: Se for deitar muito, é bom que o ângulo entre o assento e o encosto seja maior, para que a ponta do assento não incomode a parte de trás das suas coxas.

O M5 não funciona bem com os pedais na mesma altura que o assento.


Valeu Roberto, já desconfiava que o formato do M5 iria incomadar a parte de tras das coxas.
Irei aguardar as medidas. Não tenha pressa, pois minha recli está sendo construída a passos de tartaruga, à medida da disponibilidade de recursos e tempo...
Abraços,

Rocca
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptySeg Fev 15, 2016 8:40 am

Ressuscitando o tópico com quase 5 anos de atraso Razz  pra passar as medidas do banco M5 médio. Perdão pela foto ruim e pelo acabamento de "Paintbrush" Laughing

Banco reclinada curvo ou reto IMG-20160211-WA0003

(Bem aproximado, ok? Tanto ângulos quanto comprimentos. Só alinhei uns tubos de alumínio que tinha aqui com as bordas do banco, medi os segmentos com fita métrica e os ângulos no computador com o GIMP.)

Esse é um banco copiado pelo Klaus. A parte inferior é a da esquerda; a da direita, a superior. Na inferior está colado um E.V.A. q em geral não é necessário. Acho q ele "segura" a pessoa que sinta que está escorregando pra baixo. Não era um problema que eu tinha, quando usava sem esse adendo. Mas quando emprestei por um tempo o banco pro Davilson, ele colou e depois eu não quis tirar.

O que não consigo definir com o desenho é a curva lombar. Mas pela foto dá pra ter uma ideia. Como está dito mais acima, ela pode ser simulada com uso de outras espumas.

Ah, a largura do banco é variável. Bem no centro dele é o mais largo, por volta de 24cm, e quando se direciona pras duas extremidades vai afinando aos poucos. Outros bancos em concha da atualidade, como o Ocean Cycle, são ao contrário, ficando mais largos na bunda e no alto das costas, como é possível ver nesta foto (banco visto por trás):

Banco reclinada curvo ou reto OCS-3

Mas aquelas medidas base que passei acima são bem similares (talvez na porção destinada às costas, o ângulo seja mais aberto um pouco; na 'bunda', mais fechado ou igual).
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptySeg Fev 15, 2016 1:29 pm

Caraca, que furo que eu deixei aí com o colega...  

Nino, você me faria um favor?  (Não vá levar 5 anos...)  Você poderia medir, nesse seu banco Ocean Cycle, a distância entre os pontos de tangência das curvas do banco, da mesma forma que eu medi no M5 da foto abaixo?

Banco reclinada curvo ou reto Qsw285

Com esa espuminha fina original da M5, o banco tam. M está me parecendo pequeno.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyTer Fev 16, 2016 5:55 am

Já respondi separado ao Mordaz, mas registro aqui: no ocean cycle essa medida deu cerca de 31cm, 32. Difícil medir com precisão. No meu M5 pareceu dar 30cm. O Pedro acabou nos mandando as medidas do banco tamanho L, da Optima. Essa medida dos pontos de tangência é 36cm, e as outras eu tomei a liberdade de rascunhar com selo paintbrush de qualidade, sobre uma foto dele:

Banco reclinada curvo ou reto Avk4XoyGj7N52lD00Nv-_yZnrLg9_fwx8t3g17m-WWQk
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQua Fev 17, 2016 7:57 am

Fiz uma experiência.

Colei fita crepe na lateral do banco, na parte do assento, e colei em mim mesmo um pedaço de fita crepe com uma seta desenhada, para servir como marcador.

Banco reclinada curvo ou reto 37YGJPVoU8EfGjNuq_bSYOaZsmQvZg08Od7a3bp6q5UpWRKpffp_d7parxrzFDGLa5tw4qlYDJVdV1tXiKnuB6gQQgYJeNFMyVF1x-kWmgM_EHvWbLcUyWV-grGAcI0WZWnt6y_9Kcy-PgDUWc3DEXJTxekMfJgP2iqqPS0EHqUHTphLK0XSs_XxucWCgppxyQwn0niZd0oK89qntpjo4C2T-XR9JjV2BCd5aNtW3FtPUF82Mabt2NKLC3h8ezZhXuSswGUajSrTAtV6O9e_OkrHs_bzWm35MI66wol5PDtrOrr1iOyc_xbFUWlAEJvPSlxwRqo_VbyVe2QLWtNBwFa4abV_oDZRSOk5WRwGJByW8onRNHXUYV9QV-fAX4WXlgxNi0G5EMezLee-Cd4e33gUEro34vMYqdzJa62S76ZAN8O4U9pLqTCVx7Cl5qv_HmQInqn6kBs42qO58UvaSn6RQdNJDljIQWzy0_z4NJvAg2YbwrJ59esmm87T-dXknjnU_2ROMQUh4YauBszsyRSipUxhgc6306TVSjjd53qao9hhFQ75eJDF14s1HYZtEQGMHk8E77sX_lbfbbv6rO5KT9z6FMLVD2ZpZhcEVhcChUdOJ1lhqh3Y_qUVmjnPE0ZDHSJb44iuwfAZwRtHXis9zi66r5kknKqKpcaTuwEN7aFj-kSZ=w944-h708-l75-ft

Sentei no banco como de costume, com o quadril bem "encaixado" no assento, e pedi à minha assistente que marcasse na fita do banco a posição.  Em seguida, deslizei o corpo para frente até ajustar bem as costas no encosto do banco, e novamente pedi à minha assistente que marcasse a posição.

Banco reclinada curvo ou reto H4xwmGa7uZ9WYOdlFEQHDOwKKHsx6tuielhVQyZQ4orfy1xUCHfkH-7dOYq3Xn8LwC3aSdXVNOB8gGavPOWsAPTrGiQJ4_W0cTI-msgnV_cGfejaVIULv3dStyUVtgfMtGBL0Qi1-LMuv1KfnnoxMDfpjr7jq-mK672Tfl7K0LdYo1s2V4m4p3u8yhXh1IQR_3gB6TYNGvUb6iiQG0v_nQv86fbhq6Q_7yTQlf-epg0VTUZ71_lsydM5sGwSLJUfp28VMqenTvqVY7FfK-8jpfNUJUirOzF2hq1xZj56NPMZDZ7VN9XHgOkYddp3rhytSQ7VENWL6zmr1BOf1NUlEWRvuOo9ZJWebOZN_zSEQrButQkoCo2egiIa4pcpIxdgl5azBpFCnVUs6yi4cut9Ro_oXLZuEto9-HlQqqlL7OeYtp76Z5C7a03NIBcmPpIurywM5hsP0cUeeIruEVIiwXKjal0ZjiGF93CKcmgyc_lPAUTqtWb9i88RvwU01DZSPK18deCe5OXBxbsqv97BXSbijJpnXTzcr1HpAs_llLJPYDdmYAUtkIYBVuxvkZl8rcd4W5u_2fBcaD2UFgmG9vnDQyn-Rmdb811aoHMB0W5BIu_Tz456QdkFPW1C8dbGG3MIJdl-LkTSyNi1x0V8GJ3aN6qUDNItac7H0aiea3hFyhm3hg=w944-h708-l75-ft

As duas posições ficaram distantes uns 4 cm entre si.  

Presumo, então, que um banco ideal para mim seria uns 4 cm mais longo.  O tamanho L da M5 é 6 ou 7 cm mais longo que o M.  Talvez dê para ajustar com algumas camadas de tapete de ioga na parte superior do encosto.

A propósito, perguntei ao Bram e ele confirmou que o formato do assento é idêntico em ambos os tamanhos M e L.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQua Fev 17, 2016 8:07 am

Procurei no BROL os tamanhos desses bancos de reclinada e achei um post interessante do Dana Lieberman com os comprimentos de ponta a ponta de cada um e as recomendações que ele faz em função da altura do ombro do ciclista sentado:

Banco reclinada curvo ou reto 2el5jt0

Minha altura de ombro é 61 cm, ou seja, bem no início da recomendação do tamanho M.

Não sei ao certo, mas suspeito que esses Bancos da Bacchetta são cópias dos M5.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptyQua Fev 17, 2016 10:56 am

Um detalhe curioso: além do tapetinho fino original da M5, experimentei um combo de etaflon+espuma D45 com capa que tenho guardado, parecido com o que uso na HP3. É bem mais espesso que o original da M5 e, por isso, eu imaginava que ficaria mais para frente no banco e que teria de estender o telescópio para compensar. Porém, aconteceu precisamente o oposto: fiquei mais longe dos pedais, certamente porque também fiquei mais para cima.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto EmptySeg Jun 20, 2016 8:47 pm

Depois que eu fiz um apoio pra minha lombar no meu banco reto Solyom, meu pedal, postura e conforto melhoraram muitíssimo. Como ainda me considero novato, observei isso somente depois de 2 anos. Atualmente sento em 3 camadas de espuma, munha lombar apoia-se em 4 camadas. As costas restantes Wink em duas camadas. Um sofá. Espetáculo. Apoiando minha lombar até minha força em subidas aumentou.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Banco reclinada curvo ou reto Empty
MensagemAssunto: Re: Banco reclinada curvo ou reto   Banco reclinada curvo ou reto Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Banco reclinada curvo ou reto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bikes reclinadas quebradas
» Reclinada Mountainbike”
» quero uma reclinada
» Reclinadas urbanas Guidão Baixo ou Alto?
» Dual 700c High-Racer

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: