Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tubo Quadrado ou redondo?

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyDom Nov 20, 2011 11:39 am

Um pedaço de 1000 mm de tubo 1,5” x 0,035” pesa aproximadamente 815 g.
Um pedaço de 1000 mm de tubo 2” x 0,035” pesa aproximadamente 1108 g.


quanto pesa um tudo de 1000 mm de 1,5" x 0,049"?
não seria melhor que usar 2" x 0,035"?

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyDom Nov 20, 2011 1:09 pm

duram escreveu:
Um pedaço de 1000 mm de tubo 1,5” x 0,035” pesa aproximadamente 815 g.
Um pedaço de 1000 mm de tubo 2” x 0,035” pesa aproximadamente 1108 g.


quanto pesa um tudo de 1000 mm de 1,5" x 0,049"?
não seria melhor que usar 2" x 0,035"?


Daniel,

Um tubo 1,5” x 0,049” pesa, aproximadamente, 38,5% mais do que um tubo 1,5” x 0,035” de igual comprimento.
Comparando o 1,5” x 0,049” com o 1,5” x 0,035”, novamente considerando solicitação à flexão, resultam:
- aumento na rigidez – para mesma solicitação de flexão, a deformação do tubo de 0,049” é cerca de 76% da deformação do tubo de 0,035”
- aumento da resistência - para mesma solicitação de flexão, há uma redução de cerca de 26 % na tensão máxima a que é submetido o material do tubo.

A conclusão, portanto, é que usar o tubo de 1,5” x 0,049” e não o tubo 2” x 0,035” em lugar do 1,5” x 0,035” é desvantajoso, porque:

haverá um maior aumento de peso (38,5 % para o 1,5” x 0,049” contra 33,6 % para o 2” x 0,035”) para uma pior resposta em termos de aumento da rigidez (40 % da deformação para o 2” x 0,035” contra 76 % da deformação para o 1,5” x 0,049”) e uma pior resposta da resistência (redução de só 26 % da tensão para o 1,5” x 0,049” contra 44 % da tensão para o 2” x 0,035”).

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyDom Nov 20, 2011 7:11 pm

Arthur, parece que aquela sua planilha não está muito "user-friendly"...

Para simplificar a comparação entre os tubos, tomo a liberdade de postar aqui uma tabela comparativa de sua autoria (Copyright 2011 HP3trikes):

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Comparativodetubos
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyDom Nov 20, 2011 8:03 pm

Mordaz escreveu:
Arthur, parece que aquela sua planilha não está muito "user-friendly"...

Para simplificar a comparação entre os tubos, tomo a liberdade de postar aqui uma tabela comparativa de sua autoria (Copyright 2011 HP3trikes):

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Comparativodetubos

Legal Roberto, assim fica mais fácil e completo. Obrigado.
Eu não me lembrava mais desse arquivo.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptySeg Nov 21, 2011 8:55 pm

Me dê uma aula: momento de inércia é mais importante
que o peso? o que exatamente é essa medida MI?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyTer Nov 22, 2011 6:25 pm

duram escreveu:
Me dê uma aula: momento de inércia é mais importante
que o peso? o que exatamente é essa medida MI?

Tá abusando...rsss
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyTer Nov 22, 2011 6:33 pm

duram escreveu:
Me dê uma aula: momento de inércia é mais importante
que o peso? o que exatamente é essa medida MI?

Ô Daniel! Didática não é meu forte, acho que toda vez que tento explicar alguma coisa o que consigo é piorar tudo. Mas vamos tentar:
Você tem em mãos, por exemplo, uma barra de alumínio de 40 mm de largura por 3 mm de espessura por aproximadamente uns 30 cm de comprimento, cuja seção transversal é um retângulo (ver figura). Pelo centro de gravidade desse retângulo maciço, imagine que passam dois eixos, um vertical e um horizontal.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/546/seoretangular.jpg/

Segurando nas extremidades dessa barra e tentando flexioná-la, dobrá-la, você terá toda a facilidade em fazê-lo em torno do eixo horizontal, mas certamente não conseguirá dobrá-la em torno do eixo vertical.
O Momento de Inércia é a grandeza que expressa, numericamente, essa maior ou menor resistência à flexão exemplificada acima.

O Momento de Inércia mede a resistência à flexão (rigidez) de uma viga em relação a um eixo definido.

O cálculo do Momento de Inércia leva em conta a área da seção e a distância da fibra mais afastada da seção em relação ao eixo considerado.

No caso do exemplo acima, isto é, uma seção retangular maciça, a fórmula para calcular o momento de inércia é:

J = A x (B)ao cubo /12

sendo A e B os lados da seção retangular e J o momento de inércia em relação ao eixo que passa pelo centro de gravidade da seção e é paralelo ao lado A.

Voltemos, então, ao exemplo da barra, para colocarmos valores:

- Momento de inércia em relação ao eixo vertical
Jv= espessura x (largura)ao cubo/12
Fazendo as contas: 3 x (40)3 /12 = 16000 mm4

Se mudarmos o eixo de referência, do vertical para o horizontal, o “B” da fórmula passa a ser a espessura e o “A” a largura, e aí o resultado é um valor muito menor de rigidez à flexão, atestado por um Momento de Inércia muito menor:

- Momento de Inércia em relação ao eixo horizontal
Jh= largura x (espessura)ao cubo/12
Fazendo as contas: 40 x (3)3 /12 = 90 mm4.

Arthur HP3



Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyTer Nov 22, 2011 6:52 pm

Arthur HP3 escreveu:
duram escreveu:
Me dê uma aula: momento de inércia é mais importante
que o peso? o que exatamente é essa medida MI?

Ô Daniel! Didática não é meu forte, acho que toda vez que tento explicar alguma coisa o que consigo é piorar tudo. Mas vamos tentar:
Você tem em mãos, por exemplo, uma barra de alumínio de 40 mm de largura por 3 mm de espessura por aproximadamente uns 30 cm de comprimento, cuja seção transversal é um retângulo (ver figura). Pelo centro de gravidade desse retângulo maciço, imagine que passam dois eixos, um vertical e um horizontal.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/546/seoretangular.jpg/

Segurando nas extremidades dessa barra e tentando flexioná-la, dobrá-la, você terá toda a facilidade em fazê-lo em torno do eixo horizontal, mas certamente não conseguirá dobrá-la em torno do eixo vertical.
O Momento de Inércia é a grandeza que expressa, numericamente, essa maior ou menor resistência à flexão exemplificada acima.

O Momento de Inércia mede a resistência à flexão (rigidez) de uma viga em relação a um eixo definido.

O cálculo do Momento de Inércia leva em conta a área da seção e a distância da fibra mais afastada da seção em relação ao eixo considerado.

No caso do exemplo acima, isto é, uma seção retangular maciça, a fórmula para calcular o momento de inércia é:

J = A x (B)ao cubo /12

sendo A e B os lados da seção retangular e J o momento de inércia em relação ao eixo que passa pelo centro de gravidade da seção e é paralelo ao lado A.

Voltemos, então, ao exemplo da barra, para colocarmos valores:

- Momento de inércia em relação ao eixo vertical
Jv= espessura x (largura)ao cubo/12
Fazendo as contas: 3 x (40)3 /12 = 16000 mm4

Se mudarmos o eixo de referência, do vertical para o horizontal, o “B” da fórmula passa a ser a espessura e o “A” a largura, e aí o resultado é um valor muito menor de rigidez à flexão, atestado por um Momento de Inércia muito menor:

- Momento de Inércia em relação ao eixo horizontal
Jh= largura x (espessura)ao cubo/12
Fazendo as contas: 40 x (3)3 /12 = 90 mm4.

Arthur HP3




Mandou bem Arthur,...

Por isso, Daniel, que as vigas de um edifícil edifício são, em geral, mais altas do que largas, certo Arthur? Mais ou menos?
edit: pelo amor de deus "edifícil" é difícil!!!


Última edição por Marcus Del Mastro em Qua Nov 23, 2011 8:58 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyQua Nov 23, 2011 6:13 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Arthur HP3 escreveu:
duram escreveu:
Me dê uma aula: momento de inércia é mais importante
que o peso? o que exatamente é essa medida MI?


Mandou bem Arthur,...

Por isso, Daniel, que as vigas de um edifícil são, em geral, mais altas do que largas, certo Arthur? Mais ou menos?

Marcus,

Não é mais ou menos, é exatamente isso que você comentou! Obrigado pela ajuda.

E isso fica bem explicado pela fórmula de cálculo do MI da viga, que é exatamente o mesmo do exemplo que eu postei, já que o MI tem variação diretamente proporcional ao cubo da dimensão “B”, no caso a altura da viga. Isto é: se eu dobro a dimensão “A” eu dobro o MI, mas se eu dobro a dimensão “B”, em multiplico por 8 o MI. Esse fator multiplicador resulta em aumento de rigidez com o menor aumento de peso possível.

Essa, em tese, é a mesma explicação para ser mais vantagem aumentar o diâmetro do tubo do que a sua espessura, para aumentar a rigidez com o mínimo de aumento de peso.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptyQua Nov 23, 2011 9:42 am

Arthur,
Valeu,
Depois dessa vou voltar a faculdade de engenharia e vc será
meu professor hehehehe Smile
Daniel



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 65
Localização : Araçatuba - sp

Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 EmptySex Mar 02, 2012 1:50 pm

Arthur HP3 escreveu:
...Eu de novo:
O assunto levantado pelo Daniel sobre avaliação comparativa de formato de tubos para construção de quadros é indagação de todos nós que nos interessamos por esse universo das bikes, especialmente dos que se envolvem na construção dessas máquinas cativantes. Justamente pelas muitas variáveis envolvidas, e pela enorme gama de perfis e materiais possíveis, a questão nos deixa mesmo com muitas dúvidas e, muitas vezes, nos sujeita a conclusões erradas, levados pelas aparências.
A comparação entre tubos de seção circular e tubos de seção quadrada (e também retangular), que são as opções mais facilmente encontradas no mercado, é um exercício interessante.
Eu havia postado algumas afirmações sobre essa comparação (circular x quadrada), mas, pensando que posso não ter sido tão claro ou preciso, montei uma planilha na qual é possível alterar livremente os dados dimensionais das seções dos tubos e avaliar melhor, comparativamente, algumas informações de resposta, dadas pela planilha, e tirar conclusões.
Os dados de saída da planilha - que dizem respeito a resistência (maior resistência = sujeição do elemento estrutural a menor tensão máxima, sob carga), rigidez (maior rigidez = menor deformação do elemento estrutural sob dada carga) e a peso (maior peso = maior área da seção) - não têm significado em termos absolutos, mas são diretamente proporcionais a essas grandezas, quer dizer: o aumento do seu valor significa aumento da respectiva característica física a que ele é proporcional.
Os valores de resposta da planilha, relacionados a uma determinada grandeza, são comparáveis entre perfis diferentes, por exemplo: maior valor proporcional a rigidez de um perfil em relação ao valor proporcional a rigidez de outro significa maior rigidez do que tem maior valor em relação ao que tem menor valor.
Dessa forma, é possível avaliar as conseqüências de uma variação de espessura, ou diâmetro, ou lado, na variação da resistência, da rigidez e do peso do elemento.
As variações das razões resistência/peso e rigidez/peso, outros dados de saída da planilha, também nos dão informações interessantes em relação a cada perfil.

A planilha é apenas uma sugestão, um exercício de avaliação comparativa dos perfis, que compartilho com o Recliforum e coloco para crítica, discussão e comentários.
Segue o link para baixar a planilha:

https://rapidshare.com/files/2198064902/Comparação_tubo_quadrado_x_tubo_redondo.xlsx

tem como republicar o link desse arquivo que se encontra no limbo!!!!

abraços


Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tubo Quadrado ou redondo?   Tubo Quadrado ou redondo? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tubo Quadrado ou redondo?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Itambé, Serra dos Alves, Cachoeira Alta, Morro Redondo
» Solyom Bless 26" x 2
» Mangueira ou tubo para corrente?
» Tubo do câmbio dianteiro totalmente ajustável
»  inclinação ideal do tubo para o cambio dianteiro?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: